Em recente visita ao Brasil, observei de perto os avanços das soluções open source e seu forte impacto no cenário tecnológico, tanto global quanto local. As inovadoras tecnologias abertas, como as quais desenvolvemos na SUSE, têm sido a base para progredirmos em áreas como computação em nuvem, inteligência artificial (IA) e segurança digital nas organizações.
Isto só acontece, pois o open source oferece um ambiente de colaboração que favorece a inovação e amplia o acesso ao conhecimento. Diferente do software proprietário, que limita o desenvolvimento e o compartilhamento, e pode te prender a uma plataforma que pode funcionar menos bem ao longo do tempo, o open source permite que as ideias fluam livremente e a tecnologia evolua de forma rápida e inclusiva. Essas características atendem às necessidades das organizações que exigem respostas rápidas e eficientes às mudanças de mercado.
Open source sempre foi minha paixão antes de se tornar minha carreira. Sou engenheiro e ainda programo nos finais de semana. Minha vida profissional tem sido definida pela crença de que o desenvolvimento de código aberto ajuda o mundo a progredir.
Ao longo dos meus 30 anos de experiência no setor, tenho acompanhado como o código aberto mudou o panorama tecnológico. Desde os primeiros avanços em machine learning, o desenvolvimento colaborativo e transparente deste modelo têm sido fundamentais para novas tecnologias. A mais recente onda de inovação trazida pela IA não é diferente – são apenas os modelos de código aberto que realmente trarão o potencial infinito da IA para as mãos dos usuários.
Hoje, diante de um cenário cada vez mais desafiador, as empresas precisam de soluções inovadoras e abertas, mas que também garantam a segurança. Para isso, empresas como a SUSE, estão desenvolvendo tecnologias com ênfase na proteção de dados e na privacidade para garantir que as informações sensíveis permaneçam seguras, mesmo diante de potenciais ameaças. Isso será verdade para a SUSE AI, assim como tem sido para outras inovações que trouxemos ao mercado.
Acredito fortemente que o crescimento das empresas brasileiras pode ser impulsionado pelo uso de código aberto. Estou confiante de que as soluções de código aberto atenderão às necessidades das empresas locais devido à sua flexibilidade, eficiência e, mais importante, seu compromisso em manter um caminho aberto para a inovação.