SÁBADO, 15/06/2024

Precisa transferir suas mensagens de um celular para outro? Conheça 5 alternativas! (a 3ª é a melhor opção)

Diferentes métodos podem auxiliar o usuário a transferir mensagens, mas qual deles é o melhor?

Por Luana Biral - ƒ

Publicado em 

Precisa transferir suas mensagens de um celular para outro? Conheça 5 alternativas! (a 3ª é a melhor opção) - News Rondônia

Segundo levantamento realizado pela empresa de estudos de mercado GfK, o brasileiro costuma trocar de smartphone a cada dois ou mais anos. Antes da crise econômica e sanitária provocada pela pandemia de coronavírus, a frequência de troca era menor: em média, um celular por ano.

Quando chega o momento de trocar de aparelho, seja anualmente ou bianualmente, é comum querer transferir diferentes tipos de arquivos de mídia para o novo celular, para utilizá-lo normalmente o mais rápido possível.

Um dos arquivos mais importantes costuma ser o histórico de mensagens de conversas realizadas por meio do WhatsApp. Manter essas conversas é necessário para retomar todas as interações imediatamente, sem perda de informações valiosas.

Nesse contexto, muitos usuários ficam em dúvida sobre como realizar a migração de forma eficiente. Neste artigo, vamos explorar cinco formas de transferir suas mensagens de um celular para outro, sem precisar recorrer à assistência técnica ou a profissionais especializados. Abaixo, você aprenderá cinco métodos eficazes e simples para realizar essa transferência.

5 formas de transferir mensagens do WhatsApp entre celulares

Transferir mensagens do WhatsApp de um aparelho para outro pode parecer uma tarefa complicada, especialmente em casos de transferência Android para iPhone, visto que os aparelhos não possuem o mesmo sistema operacional. Esse tipo de migração exige aplicativos especializados como o MobileTrans e o Move to iOS, que abordaremos adiante.

Independente do tipo de transferência, há diversos métodos para fazê-las de forma eficiente. Vamos explorar cinco alternativas populares.

  1. Restaurar o histórico de conversas

O processo de restaurar o histórico de conversas do WhatsApp, através do backup mais recente, é um método prático de transferir mensagens entre aparelhos, pois utiliza os recursos nativos do aplicativo.

O backup, que inclui mensagens e mídias enviadas e recebidas nas comunidades, será salvo na conta do Google Drive associada ao aplicativo se o dispositivo utilizar o sistema Android. Para celulares Apple, a plataforma de armazenamento é o iCloud.

Para fazer backup das suas mensagens e restaurá-las no novo dispositivo:

  1. Abra o WhatsApp no celular antigo e acesse “Configurações”. Em seguida, selecione “Conversas” e, depois, “Backup de conversas” e “Fazer Backup”.
  2. Desinstale o WhatsApp do celular antigo e instale no novo dispositivo.
  3. Abra o aplicativo, toque em “Concordar e Continuar” e insira o número de telefone (deve ser o mesmo número utilizado no celular anterior).
  4. Confirme o número por meio do código enviado por SMS e selecione “Avançar”. Toque em “Permitir” para que o aplicativo acesse fotos e mídias e atente-se à próxima tela.
  5. Na tela de “Restaure seu backup”, confira os dados do backup, como a data em que ele foi realizado para certificar-se que se trata do backup mais recente. Toque em “Restaurar”.

Esse método não funciona para transferências de Android para iOS e vice-versa devido a diferença entre plataformas de armazenamento.

Além dessa limitação, esse processo pode ser demorado e depende de uma conexão de internet estável para fazer upload e download dos dados.

Precisa transferir suas mensagens de um celular para outro? Conheça 5 alternativas! (a 3ª é a melhor opção) - News Rondônia
Foto de Unsplash
  1. Transferir conversas por código QR do WhatsApp

Assim como o anterior, essa alternativa utiliza os recursos nativos do WhatsApp, mas se baseia na leitura de um QR code para conectar os aparelhos.

Antes de iniciar o processo, conecte ambos celulares a um rede Wi-Fi e a uma fonte de energia a fim de evitar que o desligamento por falta de bateria interrompa o processo.

  1. Abra o WhatsApp no celular antigo.
  2. Acesse “Configurações”, selecione “Conversas”, “Transferir conversas” e por fim “Iniciar”.
  3. Caso alguma solicitação de permissão de acesso apareça, permita o acesso e mantenha o celular por perto para escanear o código QR que o WhatsApp gerará no celular novo após a realização dos passos a seguir.
  4. No celular novo, instale o aplicativo, abra-o e siga as instruções para configuração de conta normalmente, o que inclui concordar com os termos e condições e confirmar o número de telefone (o mesmo número utilizado no celular anterior).
  5. Na tela de “Transferir o histórico de conversas do aparelho antigo”, selecione “Iniciar” e, se solicitado, permita o acesso do WhatsApp ao seu dispositivo.
  6. Feito isso, um QR code deve aparecer na tela do celular novo. Para lê-lo, use o seu celular antigo e, em seguida, aceite a solicitação que surgir no celular novo a fim de conectá-lo ao antigo aparelho.
  7. Durante a transferência, mantenha a tela dos aparelhos desbloqueadas e não feche o WhatsApp. Assim que o processo terminar, toque em “Ok”.

Especialmente desenvolvida para transferência de mensagens, esse método é eficaz. Porém, não funciona para trocas entre celulares Android e iOS.

  1. Transferência pelo MobileTrans

Para transferências diretas entre celulares de diferentes sistemas operacionais pode ser necessário recorrer a um programa especializado, como o Wondershare MobileTrans, capaz de migrar conversas e outras mídias do WhatsApp entre dispositivos móveis.

Com a ferramenta desenvolvida pela Wondershare, a transferência se baseia na conexão direta dos celulares por USB em um computador com o MobileTrans instalado. Para baixar a versão de teste grátis, visite o site oficial do software e siga as instruções de instalação.

Com o programa aberto e os celulares e cabo a mão, faça o seguinte:

  1. Clique em “Transferência do WhatsApp”.
  2. Selecione o tipo de transferência entre “Transferir” (substitui as conversas antigas pelas transferidas) e “Transferir e mesclar” (mantém e mescla mensagens novas e antigas).
  3. Conecte ambos celulares através de seus respectivos cabos USB ao computador.
  4. Selecione os tipos de dados do WhatsApp que deseja transferir (mensagens, fotos, vídeos etc.).
  5. Clique em “Iniciar” e aguarde alguns instantes enquanto a migração é realizada.

O passo a passo acima é praticamente o mesmo de como transferir conversas do WhatsApp Business para outro celular Android, a única diferença é que o usuário deve selecionar “Transferência do WhatsApp Business” no primeiro passo.

Precisa transferir suas mensagens de um celular para outro? Conheça 5 alternativas! (a 3ª é a melhor opção) - News Rondônia

O MobileTrans é a melhor alternativa de transferência porque é simples de usar, funciona em trocas de Android para iOS e vice-versa e transfere diversos tipos de arquivos compartilhados pelo aplicativo.

Embora seja um serviço pago, o MobileTrans compensa por sua versatilidade de recursos que também inclui backup e restauração de arquivos apagados do WhatsApp.

  1. Transferência pelo Samsung Smart Switch

Até agora exploramos alternativas nativas ao aplicativo e um programa especializado em transferências entre celulares, mas existem outros tipos de métodos, mais específicos, para transferir mensagens.

Um deles é o aplicativo Samsung Smart Switch, especialmente desenvolvido pela marca homônima para transferir dados do WhatsApp (histórico de conversas, foto do perfil, arquivos multimídia, conversas individuais e em grupo e configurações) de um Samsung para outro ou de um iPhone para um Samsung.

O processo demanda acesso a ambos dispositivos, assim como uma conexão entre eles por um cabo USB-C para Lightning ou adaptadores equivalentes (quando o aparelho de origem é um iPhone ou iPad). Mantenha os celulares conectado à internet e siga os passos abaixo para transferir conversas:

  1. Instale o WhatsApp e o Samsung Smart Switch em ambos dispositivos e conecte-os.
  2. Siga as instruções do Samsung Smart Switch no aparelho novo.
  3. Leia o QR code gerado no celular novo com a câmera do aparelho antigo e toque em “Iniciar”.
  4. No novo aparelho, siga as instruções apresentadas pelo aplicativo para continuar o processo de migração.
  5. Abra o WhatsApp no novo dispositivo e faça o login normalmente com o mesmo número utilizado no aparelho antigo.
  6. Assim que o aplicativo informar que a importação pode ser feita, toque em “Importar” e mantenha os celulares conectados até que o processo seja concluído.

Ideal para quem está mudando entre dispositivos Samsung ou da Apple para Samsung, esse método não é útil para outras marcas, perdendo pontos por não ser versátil.

  1. Transferência pelo Move to iOS

Move to iOS ou Migrar para iOS, em português, é o aplicativo desenvolvido pela Apple para transferência de dados do Android para o iPhone ou iPad de forma segura.

Essa alternativa, ao contrário do Samsung Smart Switch, não requer conexão via cabo USB-C ou similares, pois a conectividade é estabelecida ao ligar ambos os dispositivos a mesma rede Wi-Fi. Caso não seja possível acessar a internet dessa maneira, é necessário rotear os dados móveis do iPhone para o Android a fim de conectá-los.

Outra particularidade diz respeito ao estado do aparelho novo. Ele tem de ser novo, ou seja, tem as definições de fábrica para utilizar o Migrar para iOS como forma de transferência de dados. Se você cumprir esses requisitos, faça o seguinte:

  1. Instale e abra o Migrar para iOS no celular Android.
  2. Siga as instruções fornecidas pelo aplicativo para que um código seja gerado no iPhone.
  3. Insira o código no Android quando for solicitado.
  4. Toque em “Continuar” e siga as instruções novamente.
  5. Na tela de “Transferir dados”, toque em “WhatsApp” e em “Iniciar”.
  6. Aguarde enquanto os dados são preparados para exportação e quando a opção “Seguinte” estiver disponível, toque nela.
  7. Selecione “Continuar” e aguarde até o aviso de que a transferência foi realizada.
  8. Abra o WhatsApp no iPhone e faça o login normalmente com o mesmo número utilizado no aparelho antigo.

Esse método é eficaz e seguro, porém apresenta o mesmo problema que o anterior: não é versátil, pois não é útil para outras marcas.

Qual alternativa escolher para transferir mensagens entre celulares?

Embora todas essas alternativas possam ser úteis, o MobileTrans se destaca pela sua capacidade de funcionar entre diferentes sistemas operacionais, facilidade de uso e segurança.

Portanto, vale a pena experimentá-la ao migrar de um dispositivo para o outro e também para aproveitar os demais recursos que ela tem a oferecer.

Publicidade
Publicidade
ELEIÇÕES
Publicidade
Publicidade
ELEIÇÕES

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Rondônia é o primeiro estado a aderir à Rede Federal de Gestão de Incidentes Cibernéticos

Rondônia é o primeiro estado a aderir à Rede Federal de Gestão de Incidentes Cibernéticos

Além de fornecer informações críticas, a ReGIC serve também, como uma plataforma de compartilhamento de experiências entre seus membros.
L

Manaus Tech Hub e ADPVH realizam workshop gratuito sobre Projetos Prioritários da Suframa em Porto Velho

As inscrições são gratuitas e seguem abertas até o próximo dia 24 de junho
L

Segurança da Informação: Rondônia adere à Rede Federal de Gestão de Incidentes Cibernéticos

A assinatura aconteceu no dia 4 de junho, no edifício sede do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, em Brasília.
L
Nova ferramenta dá mais celeridade ao processo de regularização fundiária em Porto Velho

Nova ferramenta dá mais celeridade ao processo de regularização fundiária em Porto Velho

Sistema desenvolvido pela SMTI permite agilidade nos trabalhos de regularização dos imóveis pela Prefeitura
L

Centro de Convivência do Idoso de Porto Velho e Ifro lançam o projeto Inclusão Digital CCI/PVH

Projeto foca na inclusão dos idosos em conhecimentos básicos de informática e digitais
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

No Beni, FELCC e Umopar apreendem aviões e um extenso carregamento de pasta base de cocaína

A droga de origem peruana tinha como destino o Brasil.
10, L

Em Manaus, polícia monta operação para prender PMs envolvidos com o tráfico de drogas

MP-AM revela que PMs foram flagrados por câmeras carregando drogas.
10

#EntreLevels | Entrevista MC Wset

O apresentador Alisson conversará com o MC Wset sobre sua trajetória na música e muito mais.
L

#NortProTeam | Entrevista Charles Oliveira (One Punch), campeão de MMA pela SFT Combat

Na próxima sexta-feira, dia 14, às 15h, o programa Nort Pro Team! traz uma entrevista exclusiva com Charles Oliveira One Punch,
L

Emoção de Cinema: News Rondônia e Cine Araújo Revelam os Felizardos!

Aventura Cinematográfica com os Ingressos Premiados!
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Concurso TRF 1ª Região: Oportunidade de carreira no Tribunal Regional Federal

Edital Oferece Vagas Imediatas e Cadastro de Reserva para Analista e Técnico Judiciário
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L

PROCESSO SELETIVO: Inscrições para contratação imediata na Semasf encerram nesta quinta-feira (13)

Prefeitura de Porto Velho oferece 51 vagas para níveis fundamental, médio e superior
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
Aprovados em processo seletivo para serviço voluntário na Sema são convocados

Aprovados em processo seletivo para serviço voluntário na Sema são convocados

Convocados devem comparecer entre os dias 12 a 14 de junho na Sema, no horário das 8h às 12h
L
Publicidade

POLÍTICA

Vao Oliveira apresenta propostas transformadoras para Porto Velho no #ComunidadeNews

Pré-candidata a vereadora, Vao Oliveira, discute suas visões e planos em entrevista ao Comunidade News
L

Compromisso com a Comunidade: Sabiá se apresenta como pré-candidato a vereador de Porto Velho

Em entrevista ao Comunidade News, Sebastião L. de Araújo destaca propostas para infraestrutura, juventude e políticas públicas
L

Ieda Chaves solicita policiamento ostensivo e novos totens de segurança no Morar Melhor

Atuação da Sesdec deve ser ampliada na região dos residenciais Total Ville 1 e 2, na capital.
L
Deputado Ribeiro defende e vota favorável ao pagamento de R$ 12 milhões em RPVs

Deputado Ribeiro defende e vota favorável ao pagamento de R$ 12 milhões em RPVs

O projeto atende todos os servidores públicos e fomenta a economia.
L
Deputada Sílvia Cristina destinou emenda e CREAS de Machadinho do Oeste é entregue à população

Deputada Sílvia Cristina destinou emenda e CREAS de Machadinho do Oeste é entregue à população

Novo prédio atende a comunidade do bairro Bom Futuro e adjacências.
L
Publicidade

POLÍCIA

URGENTE: Pirata do Madeira suspeito de fazer arrastão em pousada é preso pelo BPTAR – Veja Vídeo

Com eles foram apreendidas diversas TVs e outros objetos provenientes do roubo.
10

ATUALIZADO: Motociclista ferido é socorrido depois de grave acidente no centro

A PM foi acionada para fazer o registro.
12
Em Rondônia, PRF participa de Operação para remoção de invasores da Terra Indígena Karipuna

Em Rondônia, PRF participa de Operação para remoção de invasores da Terra Indígena Karipuna

A ação tem como objetivo retirar os invasores, majoritariamente garimpeiros e madeireiros ilegais, para devolver o domínio da região aos povos originários.
10
Criminoso atrapalhado sofre tiro acidental após assalto na zona leste

Criminoso atrapalhado sofre tiro acidental após assalto na zona leste

Criminoso teria feito um assalto onde chegou a agredir a vítima com coronhada na cabeça, e na hora de fugir, colocou a arma na cintura, momento que houve um disparo acidental que atingiu o órgão genital do criminoso.
16
Briga de irmãos termina em facadas na zona sul de Porto Velho

Briga de irmãos termina em facadas na zona sul de Porto Velho

De acordo com as primeiras informações, durante a briga ambos foram esfaqueados, no entanto, o rapaz em estado mais grave foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros para o Hospital João Paulo II.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Síndrome de Dandy-Walker: O que é e como afeta os pacientes

Essa condição rara é caracterizada por uma tríade de anomalias.
L

Médica usa embalagem de bolo e salva bebê em estado crítico

História de criatividade e resiliência viraliza
L

Projeto Cine Itinerante leva cinema para escolas municipais e IFRO

Projeto inicia na sexta-feira (21) e segue até novembro em instituições educacionais
L

Mais de 126 mil famílias em Rondônia recebem o Bolsa Família em junho

Valor médio recebido pelos beneficiários no estado é de R$ 693,67. Cronograma de pagamentos segue até o dia 28
L

Requerimento da Licença Ambiental: SERVICE BOYS LTDA

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA – LAS
L
Governo instala sala de crise para queimadas e seca no país

Governo instala sala de crise para queimadas e seca no país

No primeiro momento, foco será no Pantanal e na Amazônia
L
Porto Velho Shopping amplia acesso à vacinação com Espaço Saúde

Porto Velho Shopping amplia acesso à vacinação com Espaço Saúde

O local, que funcionará de segunda a domingo, das 10h às 22h, servirá como um ponto focal para informações sobre campanhas de saúde e vacinação, além da aplicação de diversas doses.
L
Nova presidente da Petrobras troca três dos oito diretores da estatal

Nova presidente da Petrobras troca três dos oito diretores da estatal

“Alterações são naturais do processo de gestão”, diz Magda Chambriard
L
Canjica, munguzá, pé-de-moleque: conheça a origem das comidas juninas

Canjica, munguzá, pé-de-moleque: conheça a origem das comidas juninas

Pratos típicos retratam mistura de culturas no Brasil
L