SEXTA-FEIRA, 19/04/2024

Expedição científica desenvolve ações socioambientais nas comunidades quilombolas no Vale do Guaporé em Rondônia

Segundo o presidente da Fapero, Paulo Haddad, todo o conhecimento gerado em futuras ações, deverá ser retornado às comunidades, para validação dos resultados obtidos.

Por Victória Angelo Bacon e Cíntia Xavier\Secom\Gov-RO-010

Publicado em 

Expedição científica desenvolve ações socioambientais nas comunidades quilombolas no Vale do Guaporé em Rondônia

Com ações voltadas à preservação ambiental, ao resgate cultural e Educação Ambiental na região do Vale do Guaporé, em Rondônia, a Fundação de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas, Tecnológicas e à Pesquisa (Fapero) realizou entre os meses de janeiro e fevereiro uma ação interinstitucional de pesquisadores, que visa elaborar diagnósticos e promover práticas que possam fomentar o turismo de base comunitária e práticas sustentáveis na gestão dos territórios quilombolas amazônicos.

Expedição científica desenvolve ações socioambientais nas comunidades quilombolas no Vale do Guaporé em Rondônia

O projeto prevê a caracterização socioambiental e cultural da área e o diagnóstico de impactos na região do Vale do Guaporé, com foco nas Comunidades Rolim de Moura do Guaporé (município de Alta Floresta d’Oeste); Forte Príncipe da Beira e Santa Fé (no município de Costa Marques) e Pedras Negras (município de São Francisco do Guaporé), localidades que estão na área de fronteira fluvial entre Brasil e Bolívia.

O projeto denominado “Diagnóstico de gestão do território e dos impactos socioambientais na região do Vale do Guaporé, Rondônia”, aprovado junto ao Programa Nacional de Desenvolvimento de Capacidades para o Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (PCDR/MIDR), em associação com o projeto “Caracterização socioambiental, diagnóstico da gestão territorial e análise do potencial de sustentabilidade no Vale do Guaporé, Rondônia e do Vale do Jari, Amapá: desafios para o desenvolvimento do turismo sustentável, gestão da água e educação ambiental”, foram aprovados na chamada Iniciativa Amazônia+10.

Expedição científica desenvolve ações socioambientais nas comunidades quilombolas no Vale do Guaporé em Rondônia

A Fapero, Fundação de Amparo à Pesquisa do Acre (FAPs), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amapá (Fapeap), Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná (FA) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) realizaram atividades conjuntas preparatórias e de campo, na região do Vale do Guaporé, em Rondônia. Durante os sete dias, a equipe de pesquisadores realizou as atividades de extensão preparatórias no Campus da Universidade Federal de Rondônia (Unir), no município de Ji-Paraná, com o projeto intitulado “Desafios e perspectivas de projetos sócio ambientais na Amazônia”.

INTEGRAÇÃO

A expedição, realizada entre os meses de janeiro e fevereiro, integra a equipe do projeto vinculado ao Ministério do Desenvolvimento Regional  (MIDR), com a participação do coordenador da Unir, Ederson Lauri Leandro, e a equipe multidisciplinar e interinstitucional vinculada ao projeto Amazônia +10, da qual participam pesquisadores e coordenadores que representam as instituições parceiras que integram os projetos. sendo elas: Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), sob a coordenação da doutora Irene Carniatto; Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), sob a coordenação do doutor Frederico Hanai; Instituto Federal do Amapá (Ifap), sob a coordenação da doutora Nubia Caramello e a Universidade Federal de Rondônia (Unir), sob a coordenação da doutora Nara Luisa Reis de Andrade.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha reforçou que, “as ações desenvolvidas pela Fapero geram conhecimentos e estimulam os pesquisadores no prosseguimento de suas atividades de pesquisa. Contribuem para que as Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs) absorvam os pesquisadores nas áreas consideradas de vanguarda científico-tecnológica e em temas estratégicos, visando o desenvolvimento de Rondônia”, destacou.

AÇÕES 

No auditório do Campus Unir foram realizadas palestras para apresentação dos projetos e oficina preparatória, como formação para o trabalho de campo na região do Vale do Guaporé, nos dias 25 e 26 janeiro. Junto às comunidades, foram realizadas, no período de 28 de janeiro a 3 de fevereiro, rodas de conversa, oficinas participativas, devolutivas de resultados de pesquisas obtidas no projeto, entrevistas semiestruturadas, coleta de dados de campo, registro audiovisual de todas as etapas da expedição, bem como, das memórias e atividades tradicionais das Comunidades Quilombolas de Pedras Negras, Santa Fé e Forte Príncipe da Beira.

Além dos 11 integrantes dos projetos, uma parte das atividades foi desenvolvida com a participação de alunos e professores do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária e do Mestrado em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (ProfÁgua) da Unir/Ji-Paraná, bem como representantes de órgãos públicos e da sociedade civil, como forma de interação e divulgação das ações da atividade de extensão.

PERSPECTIVAS

A partir dos levantamentos realizados durante a expedição, o próximo passo será a sistematização e análise dos dados, tendo como resultado o diagnóstico integrado, propondo alternativas e ações que possibilitem a gestão socioambiental, o turismo sustentável e o desenvolvimento local, construídos de forma conjunta (comunidades – academia).

Segundo o presidente da Fapero, Paulo Haddad, todo o conhecimento gerado em futuras ações, deverá ser retornado às comunidades, para validação dos resultados obtidos. “A experiência da expedição conjunta foi uma vivência fundamental para que a equipe de pesquisadores possa melhor compreender as dinâmicas das comunidades locais, e a partir desta compreensão, contribuir com o desenvolvimento territorial da região; em especial, das comunidades tradicionais quilombolas do Vale do Guaporé, em Rondônia”, ressaltou.

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Nova tecnologia é aliada do Instituto de Criminalística de Rondônia na resolução de crimes com armas de fogo

Cada projétil contém uma característica específica, o microestrilhamento, que é como o DNA.
L

Quais são os tipos de cabos para eletrônicos que existem?

Conhecer os cabos certos para seu eletrônico é considerar uma série de características muitas vezes desconhecidas para os não adeptos à tecnologia.
L

O Pendrive: de revolução tecnológica a pilar da portabilidade de dados

Do Disquete ao Terabyte: Uma Jornada Inovadora.
L

Rondônia, Acre e Mato Grosso firmam parceria para compartilhamento de sistemas e tecnologias de segurança

Rondônia faz compartilhamento de sistemas e tecnologias de segurança pública com Mato Grosso e Acre
L

Samsung lança no Brasil o Galaxy Tab Active5, seu novo tablet robusto

Voltado ao mercado corporativo, o dispositivo chega ao Brasil com recursos que promovem a durabilidade, trabalho contínuo, produtividade e segurança
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Dia dos Povos Indígenas: Uma Celebração de Respeito e Reconhecimento

Refletindo sobre a Cultura e os Direitos dos Primeiros Habitantes do Brasil
L
Alcance a Excelência: Tour Internacional de Alta Performance com Paulo e Camila Vieira!

Alcance a Excelência: Tour Internacional de Alta Performance com Paulo e Camila Vieira!

Descubra como dobrar sua produtividade e eficiência com os especialistas em inteligência emocional.
L
EVENTOS - Vai ter sertanejo e baile funk neste final de semana no O Monarka

EVENTOS – Vai ter sertanejo e baile funk neste final de semana no O Monarka

Dois eventos, um no estilo sertanejo, que ocorrerá hoje, sexta-feira, dia 19, e outro no estilo funk, que vai acontecer neste sábado, dia 20, vão agitar o final de semana da nova casa de shows, o Monarka.
L

Júnior Lopes anseia investimentos na Cultura para fortalecer economicamente a Amazônia

Júnior Lopes, participou do evento como debatedor na Câmara Setorial de Cultura.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Instituto de Ortopedia e Traumatologia de Rondônia está em busca de Gerente Administrativo

Se você possui experiência na área administrativa e está em busca de novos desafios em uma instituição de saúde de renome, essa pode ser a sua oportunidade.
L
Vagas de Emprego

Nova Era abre vaga para Auxiliar de Limpeza nos Serviços Gerais em Porto Velho

Se você é responsável, proativo e possui experiência na área de limpeza, esta pode ser a chance que você estava esperando para fazer parte de uma equipe dedicada e comprometida.
L
Vagas de Emprego

Nova Era abre vaga para Operador(a) de Caixa em Porto Velho

Se você tem experiência ou interesse em trabalhar na área de atendimento ao cliente e possui habilidades administrativas, esta pode ser a oportunidade que você estava esperando.
L
Vaga de Empregos

FORTAL SUPERMERCADO abre vaga para Açougueiro em Porto Velho

Se você possui experiência na área e está em busca de uma colocação no mercado de trabalho, essa pode ser a sua chance.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Modi Serviços Administrativos abre vaga para Motorista de Caminhão em Porto Velho

Se você possui experiência na área e está em busca de uma oportunidade de trabalho, essa pode ser a sua chance.
L
Publicidade

POLÍTICA

Ieda Chaves destina emenda para programação alusiva ao Dia dos Povos Originários

Projeto foi mobilizado para interação em cinco comunidades de Nova Mamoré.
L
FINANCIAMENTO ESPORTIVO - Lei de vereadora Márcia Socorristas Animais garante incentivo fiscal para empresários

FINANCIAMENTO ESPORTIVO – Lei de vereadora Márcia Socorristas Animais garante incentivo fiscal para empresários

A vereadora destacou que o esporte é, sem dúvida, um fator relevante na formação do cidadão.
L
Deputado Alan Queiroz propõe melhorias em ramais para impulsionar desenvolvimento rural em Vista Alegre do Abunã

Deputado Alan Queiroz propõe melhorias em ramais para impulsionar desenvolvimento rural em Vista Alegre do Abunã

Revitalização visa garantir segurança e crescimento regional no distrito portovelhense.
L
Capacitação em primeiros socorros nas escolas é sugerida por Cláudia de Jesus

Capacitação em primeiros socorros nas escolas é sugerida por Cláudia de Jesus

Iniciativa busca implementar treinamento obrigatório para professores e funcionários.
L
Publicidade

POLÍCIA

Capotamento deixa três feridos na Estrada da Penal em Porto Velho

Capotamento deixa três feridos na Estrada da Penal em Porto Velho

Devido o capotamento, as vítimas ficaram bastante feridas.
14

Alerta em Porto Velho: Onda de Roubos de Fios de Energia Elétrica Preocupa População

População sofre com o alto índice de furtos de cabos elétricos em locais públicos e privados
L
Motocicleta furtada por menor em Vale do Anari é recuperada em Jaru

Motocicleta furtada por menor em Vale do Anari é recuperada em Jaru

O menor e o veículo foram encaminhados às autoridades para os procedimentos legais, encerrando assim o caso com um desfecho positivo para a comunidade.
10
Colisão entre caminhões deixa motorista ferido na BR-364

Colisão entre caminhões deixa motorista ferido na BR-364

Os veículos sendo um caminhão caçamba e um caminhão baú, seguiam em sentidos opostos e por motivos desconhecidos vieram a colidir na cabeceira da ponte do Rio Branco.
10
Motociclista sofre fratura em colisão com caminhonete na Guaporé

Motociclista sofre fratura em colisão com caminhonete na Guaporé

Segundo testemunhas, o motociclista pilotava olhando o celular, quando acabou batendo na traseira de uma caminhonete Frontier que carregava peças de madeira na carroceria.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dia dos Povos Indígenas é marcado pela chegada da energia elétrica em aldeia de Rondônia

Sistema de energia solar está em fase final de implantação e será entregue em maio
L

Ações governamentais contemplam famílias indígenas em Rondônia

Cestas básicas foram entregues às famílias indígenas em situação vulnerável
L

Feira de Empreendedores ‘Sabores da Praça’ acontece nesta sexta e sábado em Porto Velho

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o objetivo é promover iniciativas que impulsionem o desenvolvimento econômico e social do Estado.
L

Remoção de curvas perigosas garante maior segurança na trafegabilidade na RO-135

Estradas trafegáveis são sinônimo de progresso
L

Escola Estadual em Tempo Integral Brasília é destaque pela história e transformações, em Rondônia

O titular da Secretaria de Estado de Patrimônio e Regularização Fundiária (Sepat), David Inácio destacou a importância da regularização da área da escola, facilitando o acesso a recursos públicos para melhorias estruturais.
L

Prefeitura convida população a participar das audiências para elaboração do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA/2025)

Novas datas definidas foram nos dias 14 e 23 de maio, sempre das 19h às 20h30, no Teatro Banzeiros, com transmissão on-line
L

Preparativos para reabertura do Museu da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré estão em andamento

Semdestur ficará responsável pelo museu por 90 dias, e a Amazonfort cuidará do restante do complexo
L
Mais de 55 castrações já foram realizadas em cerca de 15 dias de atendimento na Clínica Pública Veterinária

Mais de 55 castrações já foram realizadas em cerca de 15 dias de atendimento na Clínica Pública Veterinária

Os procedimentos são feitos em empresa terceirizada pela Sema.
L
Apesar do período chuvoso, Prefeitura realiza manutenções da rede dentro das medidas de segurança

Apesar do período chuvoso, Prefeitura realiza manutenções da rede dentro das medidas de segurança

Mesmo com as fortes chuvas, Emdur continua atendendo às solicitações da comunidade.
L
Sancionadas leis que transformam diversos locais de Porto Velho em patrimônios históricos e culturais

Sancionadas leis que transformam diversos locais de Porto Velho em patrimônios históricos e culturais

Museu Internacional do Presépio Padre Enzo Guarino é um dos locais que recebeu o reconhecimento.
L