SEGUNDA-FEIRA, 04/03/2024
Publicidade

'Golpe da novinha', a nova modalidade de cibercrime no Brasil

Criminosos seduzem vítimas e cobram para não vazar imagens íntimas

Publicado em 

'Golpe da novinha', a nova modalidade de cibercrime no Brasil - News Rondônia

O cibercrime, que já havia registrado crescimento no Brasil em 2020, voltou a bater recordes em 2021. Um levantamento da empresa Kaspersky revela que o Brasil teve um aumento de 23% nos casos de cibercrimes nos primeiros oito meses de 2021 em comparação ao mesmo período no ano anterior. E uma modalidade de crime vem fazendo um número cada vez maior de vítimas: o sextortion, do inglês, extorsão sexual, caracterizado quando o criminoso pede dinheiro para não divulgar fotos e vídeos íntimos da vítima.

O advogado criminalista Renan Farah explica que, dentre as formas de extorsão sexual, uma vem atingindo com frequência os homens: o chamado ‘golpe da novinha’, também conhecido como 'golpe da falsa delegacia'. “Uma pessoa usa uma conta falsa e se faz passar por uma bela mulher. Ela aciona as vítimas pelas redes sociais, como Instagram e Facebook, e estabelece um relacionamento virtual que rapidamente evolui para a troca de fotos íntimas. Quem começa enviando os nudes é o criminoso e quando a vítima envia imagens íntimas que permitem identificá-la, o estelionatário entra em ação”, explica.

Nesse momento, explica Farah, a suposta mulher bloqueia a vítima e um falsário entra em contato, se identificando ou como pai da menina ou delegado de polícia. O golpista informa que a moça é menor de idade e pede dinheiro para que a vítima não seja exposta à família, ao empregador, à polícia e à imprensa. “Quando o golpista se apresenta como delegado, envia um vídeo com um trecho da suposta denúncia da mãe da moça. Todo o cenário é montado de forma a levar a vítima crer que se trata de uma delegacia de polícia, tem banner, uniforme e até carteiras funcionais falsificadas. Em alguns casos, enviam documentos falsificados com o timbre da corporação e certidões de nascimento falsas. Assustados, muitos homens não percebem os indícios de fraude e costumam pagar as quantias exigidas para não serem expostos”, completa Farah.

Confira o vídeo em que a suposta mãe da garota registra o boletim de ocorrência contra o homem, vítima do golpe.

O criminalista explica que, para muitas vítimas, o que pesa é a falsa acusação de ter cometido um crime de pedofilia. “É importante ressaltar que não há, nesse golpe, a possibilidade de a vítima ter cometido o crime, uma vez que o perfil falso é administrado por um criminoso que, muitas vezes, é homem e está preso. Em nenhum momento as vítimas são informadas de que a suposta mulher é menor de idade, eles acreditam que estão conversando com uma mulher maior de idade, mas ficam apavorados de serem falsamente acusados e acabam cedendo às chantagens”, comenta.

'Golpe da novinha', a nova modalidade de cibercrime no Brasil - News Rondônia

Uma das vítimas conta, em condição de total anonimato, que só percebeu que havia sido vítima de um golpe dois dias depois, ao consultar um advogado. Antes de ter essa noção, no entanto, pagou R$ 10 mil aos criminosos. Mas diz que o prejuízo financeiro foi menor que os danos psíquicos provocados pela chantagem. “Eles colocam tanta pressão que abalam o nosso psicológico e fazem a gente pensar até em suicídio”, narra.

O advogado explica que esse golpe teve um crescimento em 2021, provocado pelo prolongado isolamento social. “A quarentena deixou muita gente carente e as relações virtuais se intensificaram. Tudo isso transformou a internet em um terreno fértil para ação dos criminosos”, completa.

Segundo Farah, a maior dificuldade de coibir esse tipo de crime é a vergonha da vítima, que a impede de denunciar e solicitar a instauração de um inquérito policial. “Minha orientação é para que as pessoas desconfiem de relações com estranhos que rapidamente evoluem para a troca de nudes. Elas também devem evitar ao máximo ter esse tipo de relação virtual com desconhecidos e jamais enviar fotos e vídeos que as identifiquem”, completa.

Em outro vídeo, os golpistas filmam o que seria a mesa do delegado ou escrivão de polícia.

'Golpe da novinha', a nova modalidade de cibercrime no Brasil - News Rondônia

O criminalista orienta as vítimas a bloquearem os golpistas e não cederem à chantagem. “Se a pessoa for comprometida, o ideal é que abra o jogo para a companheira porque muitos estelionatários costumam enviar os vídeos mesmo que tenham recebido alguma quantia”, conta.

Outra orientação é procurar um advogado de confiança e registrar o crime na delegacia. “Sempre que perceber que está sendo coagido, ameaçado e não estiver seguro de procurar as autoridades policiais, procure um advogado da sua confiança. Nesse caso as vítimas não procuram porque têm certeza de que estão sendo autores do crime de pedofilia, quando na verdade estão conversando com falsários. Essa é a principal estratégia dos golpistas, fazer a vítima se sentir culpada e pensar que está sendo beneficiada ao ceder à extorsão”, afirma o criminalista.

'Golpe da novinha', a nova modalidade de cibercrime no Brasil - News Rondônia

Farah explica que o advogado da vítima pode ingressar com o requerimento de instauração de inquérito policial. “Nesse documento é possível juntar provas de forma ordenada, narrar os fatos com a versão da vítima e depois passa a participar do inquérito como assistente da acusação. A polícia tem condições de identificar, por meio de investigações e perícias criminais, os autores do golpe”, completa.

Além do crime de extorsão, os golpistas podem ser processados por estelionato; organização criminosa, já que o crime é feito por várias pessoas; falsidade ideológica; falsificação de documento público e falsificação de documento particular. “Apesar de não ser um crime com emprego de violência, a soma das penas atinge um mínimo de 16 anos e 4 meses e a máxima de 42 anos, então não cabe penas alternativas, é regime fechado”, completa.

Em uma dessas ações, no final de agosto, policiais do Rio Grande do Sul fizeram uma operação para coibir o golpe, cumprindo 16 mandados judiciais. Em três presídios, a polícia encontrou um roteiro que explicava como abordar e extorquir as vítimas. Seis pessoas foram presas.

'Golpe da novinha', a nova modalidade de cibercrime no Brasil - News Rondônia

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Kodak volta com câmera instantânea Mini Shot Retrô

Kodak volta com câmera instantânea Mini Shot Retrô

Cada modelo oferece uma proporção de impressão diferente.
L
Inovações tecnológicas estão revolucionando o cenário corporativo

Inovações tecnológicas estão revolucionando o cenário corporativo

Especialista em tecnologia da informação explica como o mercado de trabalho está se adaptando à evolução da tecnologia.
L
A Revolução da Fibra Óptica: Transformação Digital em Rondônia

A revolução da fibra óptica: transformação digital em Rondônia

Nos últimos anos, a evolução da fibra óptica foi impulsionada pela demanda crescente por serviços de internet mais rápidos e pela necessidade de suportar um volume cada vez maior de dados.
L
Expedição científica desenvolve ações socioambientais nas comunidades quilombolas no Vale do Guaporé em Rondônia

Expedição científica desenvolve ações socioambientais nas comunidades quilombolas no Vale do Guaporé em Rondônia

Segundo o presidente da Fapero, Paulo Haddad, todo o conhecimento gerado em futuras ações, deverá ser retornado às comunidades, para validação dos resultados obtidos.
L

Serviços de Declaração de Doadores e Resultado de Exames para Doador de Sangue são integrados ao Portal do Cidadão

Declaração de Doadores e Resultados de Exames para Doador de Sangue integrados ao Portal do Cidadão
L
Publicidade
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Agenda News: Porto Velho Shopping recebe a Carreta do Amor com exames gratuitos para mulheres

Mamografia e Papanicolau são oferecidos por ordem de chegada até o dia 15 de março no acesso D.
L
POLÍGONOS: PF RO deflagra operação para combater extração ilegal de minério

POLÍGONOS: PF RO deflagra operação para combater extração ilegal de minério

Foram inutilizados maquinários e motores, com o auxílio de uma aeronave tática e duas embarcações.
10

Inscrições para seleção do MP para estágio em Direito serão abertas na próxima sexta-feira

O processo seletivo busca a formação de cadastro de reserva em Porto Velho e em outras 22 comarcas.
L

Defesa tenta, mas o TRE-RO manteve a condenação de empresário que prometeu ‘churrasco e folga’, caso Bolsonaro vencesse as eleições

A investigação revelou que o homem ameaçava os funcionários de demissão, se eles não votassem no ex-presidente.
L
no acre, barco com prefeito de cruzeiro do sul naufraga

No Acre, barco com prefeito de Cruzeiro do Sul naufraga

Diante da situação, o titular da pasta reconhece o momento como ‘condições vividas diariamente pelos moradores’.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Vaga de Empregos

Vaga de Emprego: Copeira na Pousada Surya

Se você possui habilidades culinárias, experiência na área e proatividade, essa oportunidade pode ser para você!
L

Prefeitura divulga homologação dos inscritos para serviço voluntário

Os candidatos selecionados prestarão serviço diário, com duração de quatro horas por dia, de segunda a sexta-feira
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Empresa Abre Vagas para Auxiliar de Escritório para Pessoas com Deficiência (PCD) em Porto Velho

Se você possui habilidades administrativas, está em busca de oportunidades de trabalho e deseja fazer parte de uma empresa que valoriza a inclusão, esta pode ser a chance que você esperava!
L
Vaga de Empregos

Empresa Privada Abre Vaga para Auxiliar de Escritório em Porto Velho

Se você possui habilidades administrativas, gosta de trabalhar em equipe e está em busca de novos desafios, esta pode ser a oportunidade que você estava esperando!
L
Publicidade

POLÍTICA

Governo Lula apresenta projeto de lei para regulamentar trabalho por aplicativos

Governo Lula apresenta projeto de lei para regulamentar trabalho por aplicativos

PL prevê pagamento de piso por hora e contribuição ao INSS, mas deixa entregadores de fora.
L
Deputado Edevaldo Neves agradece prefeito pela parceria desde a época de vereador

Deputado Edevaldo Neves agradece prefeito pela parceria desde a época de vereador

Parceria entre Edevaldo Neves e Prefeito Hildon Chaves resulta em melhorias para a região norte de Porto Velho.
L

Lei de cota racial criada por Cláudia de Jesus para concursos começa ser aplicada

Legislação estabelece 20% de vagas em concursos para pessoas negras
L

Projeto de Lei da Deputada Federal Cristiane Lopes busca atender necessidades de pacientes com doenças raras

Com total comprometimento com a causa, em 2023 protocolou o Projeto de Lei nº 2684, que propõe a instituição da Política de Atenção Integral à Saúde das Pessoas com Doenças Raras.
L

Dra Taíssa propõe distribuição gratuita de uniforme para alunos da rede estadual que possuem Cadastro Único

Proposta visa garantir o acesso à educação e reduzir o índice de evasão escolar.
L
Publicidade

POLÍCIA

Motoboy vítima de mal súbito morre no hospital em Porto Velho

Motoboy vítima de mal súbito morre no hospital em Porto Velho

Tiago que trabalhava seguia pela Amazonas sentido bairro, quando acabou passando mal ao parar no semáforo.
18
Em Rondônia, PRF promove aula de defesa pessoal em comemoração ao mês da mulher

Em Rondônia, PRF promove aula de defesa pessoal em comemoração ao mês da mulher

O evento aconteceu em Porto Velho/RO e reuniu cerca de 22 mulheres.
L
PRF recupera veículo adulterado em Ariquemes

PRF recupera veículo adulterado em Ariquemes

O veículo foi interceptado na BR 364.
10
Bombeiros salvam motoboy vítima de infarto na Avenida Amazonas

Bombeiros salvam motoboy vítima de infarto na Avenida Amazonas

De acordo com testemunhas, o motoboy estaria seguindo pela Amazonas, quando parou no semáforo, em seguida, caiu do veículo e ficando desacordado.
L
URGENTE: Homem é encontrado morto em residencial na zona sul

Homem é encontrado morto em residencial na zona sul

As primeiras informações dão conta que a vítima foi encontrada pela esposa que acionou a PM e o Samu, onde a equipe médica fez a constatação do óbito.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Surfe: Brasil domina ISA Games e vai com força máxima para Paris 2024

Surfe: Brasil domina ISA Games e vai com força máxima para Paris 2024

Título de Medina e 2º lugar de Tati Weston Webb garantem mais 2 vagas
L

Erro Judicial: Idosa de 77 Anos detida por engano no Maranhão

Uma falha judiciária em Rondônia leva à prisão indevida de uma senhora no Maranhão, desencadeando uma onda de indignação e pedidos de justiça.
L
Barroso diz que risco à democracia era maior do que se pensava

Barroso diz que risco à democracia era maior do que se pensava

Ministro do STF ressalta que estabilidade institucional foi rompida.
L
Dengue: 14,7% das vacinas distribuídas aos municípios foram aplicadas

Dengue: 14,7% das vacinas distribuídas aos municípios foram aplicadas

Distrito Federal avalia ampliar público-alvo para não perder doses
L
Novela Elas por Elas: Conflitos e Resgates

Reviravoltas e Confrontos em ” Elas por elas “

Intrigas e revelações abalam as relações familiares
L

Sobrevivência Inacreditável: deslizamento destrói caminhões no Peru sem deixar feridos

Milagrosamente, passageiros sobrevivem a catastrófico deslizamento de terra
L
Tramas e Desconfianças em Renascer

Conflitos e Confrontos em “Renascer”

Intrigas familiares e amores em disputa
L
Preparada para a temporada de chuvas, Energisa moderniza Sistema Elétrico e destaca Plano de Contingência

Preparada para a temporada de chuvas, Energisa moderniza Sistema Elétrico e destaca Plano de Contingência

No ano passado, Rondônia enfrentou temporais, granizo, rajadas de ventos de até 100 km/h.
L
MP Itinerante garante acesso à emissão de documentos e fiscaliza setores da educação no 1º dia de projeto

MP Itinerante garante acesso à emissão de documentos e fiscaliza setores da educação no 1º dia de projeto

Durante a tarde foi a vez de servidores do Município ouvirem sobre as questões práticas da nova Lei de Licitações voltadas à realidade municipal.
L

Requerimento da Licença Ambiental: I. M. S. Construtora LTDA

Licença de Operação – (LO)
L