TERÇA-FEIRA, 29/04/2025

L

Saúde

Entidades criticam permissão para farmacêutico prescrever medicamento

CFM classifica resolução como “absolutamente ilegal"

Por Paula Laboissière – Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Entidades criticam permissão para farmacêutico prescrever medicamento
Arquivo/Agência Brasil

Na última segunda-feira (17), o Conselho Federal de Farmácia (CFF) publicou uma resolução que respalda oficialmente o profissional farmacêutico a prescrever medicamentos categorizados como tarjados e que exigiriam receita médica. O documento causou reação por parte de algumas entidades médicas.

>> Resolução permite que farmacêuticos prescrevam medicamentos

Em nota, o Conselho Federal de Medicina (CFM) classifica a resolução como “absolutamente ilegal e desprovida de fundamento jurídico” e avalia que a prática coloca pacientes em risco.

“A prescrição exige investigação, diagnóstico e definição do tratamento, competências exclusivas dos médicos.”

De acordo com o conselho, não há competência em lei que autorize farmacêuticos a prescrever medicamentos de qualquer natureza. “O CFM adotará as medidas judiciais cabíveis contra a resolução. A entidade diz que repudia veementemente uma resolução que coloca a saúde pública em perigo ao permitir que não médicos, sem formação clínica adequada, prescrevam medicamentos. “Trata-se de “uma invasão flagrante das atribuições médicas.”

“Diagnosticar doenças e prescrever tratamentos são atos privativos de médicos, formados para tal. Farmacêuticos não possuem treinamento para investigar patologias, definir terapias ou gerenciar efeitos adversos de medicações”.

Em nota, a Associação Médica Brasileira (AMB) cita “preocupação” e se manifesta contrária à resolução, “pois entende que a prescrição de medicamentos é o ato final de um processo complexo de anamnese, exame físico e exames subsidiários que permitem o correto diagnóstico das doenças”.

“Só quando concluído o processo é que se pode fazer a receita de um determinado fármaco. Cabe aos médicos essa tarefa”, avaliou a entidade. “O farmacêutico não tem a formação necessária para prescrever medicamentos que podem, uma vez prescritos, afetar a saúde do paciente, caso seja utilizado de maneira equivocada.”

A associação, como entidade médica, diz que está alinhada com o Conselho Federal de Medicina e que tomará todas as providências necessárias para sustar esta decisão tomada pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF) com o único propósito de garantir a segurança na prescrição de medicamentos à população.

Em comunicado, a Associação Paulista de Medicina (APM) também manifestou preocupação com a resolução. “A prescrição de medicamentos é fundamental para a segurança e eficácia dos tratamentos. Ela envolve a orientação detalhada de um médico sobre quais medicamentos um paciente deve tomar, em que dose, com que frequência e por quanto tempo.”

“Um médico cursa a faculdade por seis anos e, depois, de três a seis anos de residência para se formar e poder estabelecer o diagnóstico e a terapêutica com segurança. Esta segurança vem com a história clínica inicial seguida de um minucioso exame físico. Mesmo assim, muitas vezes, é necessário a solicitação de exames complementares para que a prescrição possa ser feita após um diagnóstico adequado.”

“A Associação Paulista de Medicina e a Associação Médica Brasileira (AMB) estão atentas para denunciar prejuízos que os pacientes possam vir a sofrer com essas irresponsáveis resoluções”, concluiu a entidade.

Entenda

O plenário do CFF aprovou, no dia 20 de fevereiro deste ano, uma resolução que respalda oficialmente o profissional farmacêutico a prescrever medicamentos categorizados como tarjados. No início desta semana, a resolução foi publicada no Diário Oficial da União e entra em vigor em 30 dias.

Em nota, o conselhoinformou que o direito à prescrição de medicamentos foi conquistado pela categoria há 12 anos. “A prescrição farmacêutica é respaldada pela Lei Federal nº 13.021 de 2014, que determina que o farmacêutico tem a obrigação de estabelecer o perfil farmacoterapêutico dos pacientes, além do próprio acompanhamento farmacoterapêutico.”

Para o CFF, a resolução aprovada e publicada este ano não traz “nenhuma novidade” em relação à prescrição em si.

“O que o Conselho Federal de Farmácia fez foi aprimorar os instrumentos normativos para a fiscalização e garantir maior segurança para pacientes e profissionais.”

Segundo a entidade, a norma vincula a prescrição farmacêutica ao Registro de Qualificação de Especialista (RQE), mecanismo aprovado em 2025 e recém-adotado pelo CFF para assegurar que os farmacêuticos atuem de acordo com sua formação e especialização.

“Agora, a sociedade vai poder consultar quais farmacêuticos são prescritores diretamente no site do CFF, melhorando substancialmente a fiscalização e promovendo o melhor cuidado em saúde.”

Em comunicado, o Conselho de Federal de Farmácia destaca que o profissional farmacêutico não pode prescrever todo tipo de medicamento e que sua atuação é limitada à prescrição daqueles que são isentos de prescrição e tarjados, “mediante protocolos ou diretrizes preestabelecidos”.

“Isso garante segurança para a sociedade, pois, diferentemente de outras categorias profissionais que têm liberdade prescritiva (podendo recomendar tratamentos de eficácia questionável como cloroquina, hidroxicloroquina e ivermectina para covid-19 ou ainda medicamentos sem indicação, com doses e/ou posologias fora do padrão), os farmacêuticos somente podem prescrever baseados nas evidências científicas mais robustas.”

“Além disso, os farmacêuticos não podem prescrever medicamentos que possuem notificação de receita, como os chamados tarja preta. Ou seja, nenhuma prescrição feita por um farmacêutico será baseada em achismo ou interesses comerciais, mas, sim, na melhor ciência disponível”, completou a entidade.

Críticas

Ao rebater alegações de que a resolução banaliza o cuidado em saúde, o conselho avalia que o documento apenas “organiza” a prescrição farmacêutica, “garantindo que os farmacêuticos atuem dentro de protocolos clínicos bem estabelecidos e embasados na melhor evidência científica disponível”.

“Nenhuma outra categoria profissional tem motivos para se sentir atingida, pois a norma trata exclusivamente da atuação dos farmacêuticos dentro de suas competências definidas em lei federal.”

“É fundamental esclarecer que o farmacêutico realiza consultas farmacêuticas, que possuem objetivos distintos dos demais tipos de consulta e não invadem a atuação de nenhum outro profissional. O papel do farmacêutico é garantir que o uso de medicamentos seja seguro, eficaz e apropriado, atuando em equipe com outros profissionais de saúde. O paciente só tem a ganhar com isso.”

Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Período de adesão de instituições ao 6º Enare vai de 28 de abril a 20 de maio

Período de adesão de instituições ao 6º Enare vai de 28 de abril a 20 de maio

Inscrições são para entidades públicas e privadas
L
Casos de covid-19 fazem cidade do Amazonas retomar uso de máscara

Casos de covid-19 fazem cidade do Amazonas retomar uso de máscara

São Miguel da Cachoeira tem 400 registros positivos da doença
L
Países das Américas promovem Semana de Vacinação para combater surtos de sarampo e febre amarela

Países das Américas promovem Semana de Vacinação para combater surtos de sarampo e febre amarela

Atenção especial é com o sarampo, após surtos na América do Norte
L

Unidade Manoel Amorim de Matos amplia horário de atendimento

Atendimento do corujão é de segunda a sexta-feira, das 18h à meia-noite e, agora, com médico pediatra
L
Cuidado cardiovascular deve fazer parte do acompanhamento do diabetes

Cuidado cardiovascular deve fazer parte do acompanhamento do diabetes

Alerta é de especialista que organizou material sobre o tema
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Inscrições para o Encceja 2025 terminam nesta sexta-feira

Inscrições para o Encceja 2025 terminam nesta sexta-feira

Exame certifica quem não concluiu ensino na idade certa
L

Borderline: música de Maraisa gera polêmica e reacende debate sobre transtornos psicológicos

Você sabe o que é borderline? Entenda por que o tema vai muito além de uma letra de música
L
Seleção Brasileira anuncia uniforme vermelho para a Copa de 2026, e cores geram revolta

Seleção Brasileira anuncia uniforme vermelho para a Copa de 2026, e cores geram revolta

O lançamento oficial está previsto para ocorrer durante a Data Fifa de março de 2026, última janela antes do início do torneio, que será disputado nos Estados Unidos, Canadá e México.
L

Jovem News | Rato Andrade fala sobre sucesso e influência digital

Nesta segunda-feira, dia 28, às 17h, estreia o programa Jovem News com uma entrevista especial com o influencer digital Rato Andrade.
L
'SÓ POR HOJE': Diretor de Porto Velho lança curta-metragem gravado na capital

‘SÓ POR HOJE’: Diretor de Porto Velho lança curta-metragem gravado na capital

Com duração de 15 minutos, classificação indicativa de 14 anos e entrada gratuita, o filme aborda temas como superação, recaídas e esperança em um drama urbano.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Veja como consultar resultados finais do concurso nacional unificado

Governo anuncia 3.352 vagas para a segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado

Edital deve sair em julho; provas objetivas serão aplicadas em outubro
L
Concurso Nacional Unificado terá maior contratação de servidores federais em dez anos, com 6.640 vagas

MGI autoriza a nomeação de 4.330 aprovados na 1ª edição do Concurso Público Nacional Unificado

Primeiras nomeações estão previstas para maio em 16 órgãos federais
L
Cebraspe é escolhido como organizador do novo concurso da Polícia Federal com 192 vagas administrativas

Cebraspe é escolhido como organizador do novo concurso da Polícia Federal com 192 vagas administrativas

Processo seletivo oferecerá 192 vagas para cargos administrativos
L
Novo Concurso Público Nacional Unificado deve oferecer 3 mil vagas com inscrições previstas para junho

Novo Concurso Público Nacional Unificado deve oferecer 3 mil vagas com inscrições previstas para junho

Ministra Esther Dweck prevê que inscrições começarão em junho
L
Sine Municipal anuncia 93 oportunidades de trabalho nesta semana

Sine Municipal anuncia 93 oportunidades de trabalho nesta semana

Sine também oferece orientação profissional, sobre Carteira de Trabalho Digital, Seguro-Desemprego e emissão da nova CIN.
L
Publicidade

POLÍTICA

Sílvia Cristina reforça cobrança para que a Câmara dos Deputados analise a PEC 47 da transposição

Sílvia Cristina reforça cobrança para que a Câmara dos Deputados analise a PEC 47 da transposição

Deputada apelou ao presidente da Casa, Hugo Motta, para que coloque a matéria em pauta.
L
Deputado Cássio Gois impulsiona Motocross em Rondônia

Deputado Cássio Gois impulsiona Motocross em Rondônia

Além da competição, o evento teve um caráter social, com a arrecadação de alimentos não perecíveis, que serão doados a famílias carentes.  
L
Perseguição Política: Vereadora Sofia Andrade é alvo de ataques após liderar pesquisas para 2026

Perseguição Política: Vereadora Sofia Andrade é alvo de ataques após liderar pesquisas para 2026

Sofia vem sofrendo uma série de tentativas de difamação política e pessoal.
L

Em Vista Alegre do Abunã, Dra. Taíssa reafirma compromisso com a regularização fundiária e apoio aos produtores

Parlamentar se reúne com lideranças locais para buscar soluções para conflitos agrários e garantir segurança jurídica aos moradores.
L

Deputada Dra. Taissa homenageia ferroviários com votos de louvor durante Sessão Solene na Alero

Solenidade reconheceu a contribuição histórica dos trabalhadores da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré.
L
Publicidade

POLÍCIA

Polícia Civil deflagra grande ofensiva planejada para desestabilizar facções criminosas em todo o Estado

Polícia Civil deflagra grande ofensiva planejada para desestabilizar facções criminosas em todo o Estado

A Operação FLASH POINT é fruto de meses de investigação e inteligência coordenada pela DRACO2.
10

Vulgo “Pilão” morre durante troca de tiros com BPTAR em Vilhena

De acordo com informações apuradas pelo site, a equipe policial recebeu denúncias de que um homem armado estaria circulando em uma moto Honda Biz.
18
Batida entre carros deixa passageira ferida na zona leste

Batida entre carros deixa passageira ferida na zona leste

De acordo com testemunhas, o Gol com quatro pessoas seguia na Pimenteira, quando entrou na Mamoré e acabou batendo na traseira da Strada.
14
Polícia Civil prende investigado por tentativa de feminicídio em Rondônia

Polícia Civil prende investigado por tentativa de feminicídio em Rondônia

O mandado de prisão foi cumprido em 26 de abril pela Polícia Civil do Acre, onde J.M. estava foragido.
16
Polícia Civil deflagra operação integrada contra crime organizado em Rondônia

Polícia Civil deflagra operação integrada contra crime organizado em Rondônia

Mais de 120 agentes da PC e da Polícia Militar (PM) foram mobilizados, com o apoio de unidades especializadas.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Fernando Von Noble lança novos livros que tornam filosofia e arte ainda mais próximas do leitor

Obras unem educação, sensibilidade e impacto visual para despertar o pensamento crítico em todas as idades
L
Gestão municipal de Porto Velho soluciona pendências e avança na retomada das obras da rodoviária

Gestão municipal de Porto Velho soluciona pendências e avança na retomada das obras da rodoviária

Ajustes técnicos e contratuais estão sendo providenciados para garantir a entrega de uma rodoviária digna à população.
L
André Mendonça vota por soltura de Collor, mas STF mantém maioria para prisão do ex-presidente

André Mendonça vota por soltura de Collor, mas STF mantém maioria para prisão do ex-presidente

Placar está em 6 a 1 pela manutenção da prisão
L
AGU entra com ação contra Meta por anúncios fraudulentos com símbolos do governo e pede indenização por danos morais coletivos

AGU entra com ação contra Meta por anúncios fraudulentos com símbolos do governo e pede indenização por danos morais coletivos

Publicações em plataformas da empresa usam imagens do governo federal
L
Dólar tem sétima queda seguida e bolsa atinge maior nível desde setembro com influência de fatores internos

Dólar tem sétima queda seguida e bolsa atinge maior nível desde setembro com influência de fatores internos

Bolsa sobe 0,2% e continua no maior nível desde setembro
L
Auditoria da CGU revela que maioria de aposentados do INSS desconhecia descontos em folha por entidades investigadas

Auditoria da CGU revela que maioria de aposentados do INSS desconhecia descontos em folha por entidades investigadas

Auditoria aponta que descontos irregulares somaram R$ 45,5 milhões
L
Lima será a cidade-sede da final única da Copa Libertadores de 2025, anuncia a Conmebol

Lima será a cidade-sede da final única da Copa Libertadores de 2025, anuncia a Conmebol

Decisão ocorrerá em 29 de novembro, mas estádio segue indefinido
L
Auditoria do INSS revela que descontos associativos não autorizados geraram prejuízo de R$ 5,9 milhões e impactaram atendimento a beneficiários

Auditoria do INSS revela que descontos associativos não autorizados geraram prejuízo de R$ 5,9 milhões

Demanda acaba por impactar na fila de espera por benefícios
L
Morre Marco Aurélio Krieger, vice-presidente da Fiocruz e defensor das vacinas contra a covid-19

Morre Marco Aurélio Krieger, vice-presidente da Fiocruz e defensor das vacinas contra a covid-19

Cientista era defensor das vacinas contra covid-19
L
Bolsonaro indica Tarcísio e mais 14 testemunhas em ação do STF sobre tentativa de golpe

Bolsonaro indica Tarcísio e mais 14 testemunhas em ação do STF sobre tentativa de golpe

Ex-ministro Pazuello e general Gomes Freire estão na lista
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.