TERÇA-FEIRA, 15/07/2025

L

Saúde

Rondônia registra redução de 72% nos casos de dengue em 2025

O estado acompanha o cenário nacional quando foram registrados 281.049 casos prováveis nas seis primeiras semanas de 2025, contra 698.482 no mesmo período do ano passado

Por Ministério da Saúde - 010

Publicado em 

Rondônia registra redução de 72% nos casos de dengue em 2025 - News Rondônia
Foto: Divulgação

Nas primeiras seis semanas de 2025, o número de casos prováveis de dengue no Brasil é aproximadamente 60% menor em relação ao mesmo período de 2024. Os dados são do painel de monitoramento das arboviroses do Ministério da Saúde. Em 2025, até o dia 13 de fevereiro, foram registrados 281.049 casos prováveis, contra 698.482 casos no mesmo período do ano passado. O estado de Rondônia acompanha o cenário nacional e registra uma redução de 72% na comparação entre os dois períodos, passando de 923 casos em 2024 para 258 neste ano. O resultado é parte do Plano de Ação para Redução dos Impactos das Arboviroses, lançado pelo Governo Federal em setembro de 2024.

“Essa redução substancial do número de casos de dengue no país é um reflexo da mobilização nacional promovida pelo Ministério da Saúde, de forma conjunta com estados e municípios de todo o país, com participação ativa da população. O objetivo do Governo Federal é salvar vidas e proteger a saúde dos cidadãos e, para isso, é fundamental fortalecer as ações de preparação da rede de assistência, mantendo os esforços necessários para evitar adoecimentos”, destaca a ministra Nísia Trindade.

Para o pesquisador da Fiocruz Brasília, Claudio Maierovitch, “temos as tarefas de sensibilização da população para as atividades de prevenção e de organização da rede de saúde, para que as pessoas tenham acesso fácil, saibam onde e quando procurar, e o que fazer no caso de qualquer sintoma”, disse.

Entre os estados, 17 registraram redução nos casos prováveis da doença e 10 apresentaram aumento no comparativo entre as seis primeiras semanas epidemiológicas. As maiores reduções foram registradas no Distrito Federal (97%), Rio de Janeiro (91%), Minas Gerais (88%), Amapá (79%) e Paraná (74%).

Circulação do sorotipo 3 preocupa em São Paulo

Em relação à incidência, os estados que registram o maior número de casos prováveis por 100 mil habitantes são Acre, São Paulo, Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais. São Paulo é o estado que registra o maior número do país, com 164.463 mil casos prováveis de dengue em 2025 até o momento, o que representa um aumento de aproximadamente 60% em relação ao ano passado.

“Essa elevação contínua no estado de São Paulo nos preocupa devido a maior presença do sorotipo 3, que não circulava no país há mais de 15 anos. Estamos em estreito diálogo com a secretaria estadual de saúde, conselho de secretarias municipais do estado e secretarias municipais de saúde daqueles municípios com maiores números de casos de dengue, com visitas e apoio técnico”, alerta Rivaldo Venâncio, secretário-adjunto de Vigilância em Saúde e Ambiente. Neste momento, por exemplo, a Força Nacional do SUS mantém equipe em São José do Rio Preto, no interior do estado.

Na opinião do infectologista e pesquisador da Fiocruz no Rio de Janeiro, André Siqueira, “a prontidão com que a rede assistencial é estruturada e promove o adequado manejo dos casos suspeitos de dengue é o que define se uma epidemia, uma vez instalada, resultará em baixo ou alto número de óbitos”.

Para o infectologista, há que se reconhecer e saudar as inúmeras iniciativas da ministra Nísia Trindade desde o lançamento do Plano, em 2024. “Ela tem ouvido diversos setores direta e indiretamente envolvidos na gestão da saúde, como governadoras e governadores, prefeitas e prefeitos, Conselho Nacional de Saúde, Conselho Nacional de Secretarias de Estado de Saúde, Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, bem como centrais sindicais, associações e sociedades das diversas categorias profissionais e de especialistas”, disse.

De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS), os casos de dengue são registrados em vários países da América. Um alerta para risco de surtos devido à circulação do sorotipo DENV-3 foi emitido pela instituição no início de fevereiro. Segundo a Opas, além do Brasil, o sorotipo 3 da dengue está presente na Argentina, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, México, Nicarágua, Peru e Porto Rico.

Plano de controle da dengue do Ministério da Saúde

O plano de ação do Governo Federal brasileiro foi construído com base nas evidências científicas mais atualizadas, novas tecnologias e representa um pacto nacional para o enfrentamento a essas doenças. A articulação com estados e municípios – em todas as unidades da federação, além de entidades representativas de diversas categorias profissionais, instituições públicas e privadas da sociedade civil, foram fundamentais para garantir o controle do Aedes aegypti no território nacional.

De maneira preventiva, o Ministério da Saúde também instalou, em janeiro de 2025, o Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE) para Dengue e outras Arboviroses, buscando ampliar o monitoramento das arboviroses, orientar a execução de ações voltadas à vigilância epidemiológica, laboratorial, assistencial e o controle de vetores. Por meio do COE, a pasta realiza a Caravana da Saúde, intensificando o controle da dengue pelo Brasil. Em 2025, o Ministério da Saúde já enviou equipes para 22 municípios de 12 estados para aprimorar a assistência à população e reorganizar os serviços de saúde.

Nesse cenário, a população brasileira também representa importante papel na prevenção da doença, aderindo à campanha “Tem 10 minutinhos? A hora de prevenir contra o contra o Aedes aegypti é agora”, praticando a limpeza adequada dentro das residências. O Ministério da Saúde reitera que 75% dos focos do mosquito estão dentro das residências. Os Agentes de Saúde, que realizam visitas e orientações de casa em casa, também contribuíram para que o resultado fosse alcançado.

O trabalho dos conselhos de Secretários de Saúde (CONASS) e de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) evidenciaram o esforço nacional para o combate ao mosquito e cuidado com a população.

Nessa direção, o Ministério da Saúde reforça, ainda, o envio de insumos aos entes federados como larvicidas, inseticidas e testes rápidos para diagnóstico de dengue, além da implantação de outras tecnologias para controle do mosquito Aedes aegypti, como Estações Disseminadoras de Larvicidas (EDLs), monitoramento entomológico por ovitrampas, Borrifação Residual Intradomiciliar (BRI) e inseto estéril por irradiação.

Em janeiro de 2025, o Ministério da Saúde anunciou a distribuição de 6,5 milhões de testes rápidos inéditos para dengue. Todos os estados brasileiros já receberam os insumos que, agora, seguem para os municípios. É a primeira vez que a pasta envia esse tipo de teste para detectar a dengue. A iniciativa vai ampliar a identificação precoce dos casos, especialmente em municípios distantes e com acesso limitado a serviços laboratoriais. O investimento nesse tipo de teste somou mais de R$ 17,3 milhões.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Alimentação que cuida: programa garante suporte nutricional para pacientes em Rondônia

Iniciativa oferece fórmulas especiais para quem mais precisa, fortalecendo cuidado humanizado em todo o estado
L

Porto Velho terá clínica de bem-estar animal com atendimento veterinário gratuito

Primeira clínica de bem-estar animal de Porto Velho garante atendimento veterinário de qualidade para cães e gatos
L

Cirurgias eletivas devolvem esperança a pacientes em Porto Velho

Convênio entre Prefeitura e Hospital Santa Marcelina amplia oferta de cirurgias eletivas e melhora qualidade de vida
L
OMS recomenda Lenacapavir para prevenção do HIV

OMS recomenda Lenacapavir para prevenção do HIV

Medicamento injetável administrado a cada seis meses oferece nova estratégia global contra o vírus.
L
Porto Velho intensifica vacinação contra o sarampo para evitar reintrodução do vírus na fronteira com a Bolívia

Porto Velho intensifica vacinação contra o sarampo para evitar reintrodução do vírus na fronteira com a Bolívia

Semusa reforça equipes e amplia cobertura com 2.200 novas doses da vacina Dupla Viral; Dia D será em 26 de julho.
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Quando empreender tem cheiro de bolo quente: Michela Barros é a entrevistada do Agenda News

Nesta terça-feira, 15 de julho, às 17h, o Agenda News recebe Michela Barros, franqueada da Fábrica de Bolo Vó Alzira, para um bate-papo especial sobre empreendedorismo, sabor e afeto. Michela comanda duas unidades da franquia em Porto Velho — uma no bairro Olaria e outra na Zona Sul — levando aos clientes mais de 50 sabores que conquistam pelo aroma e pela qualidade.
L

Rondônia dispara na produção agro e reduz desmatamento na Amazônia

Estado alcança safra recorde, valor bruto de R$ 32 bilhões e lidera queda no desmatamento, segundo MapBiomas e Inpe
L

Giro News | Entrevista Dra. Daiane Paraguassu

Nesta terça-feira, dia 15, às 16h, o programa Giro News recebe a Dra. Daiane Paraguassu, médica veterinária com vasta formação e atuação em oncologia veterinária.
L

Em Cima da Hora | Entrevista DJ Gaguinho

Nesta terça-feira, dia 15, às 14h, o programa Em Cima da Hora recebe DJ Gaguinho para um bate-papo sobre sua trajetória artística e os detalhes da festa Retrô Gold, que promete agitar o JD36. Música, carreira e bastidores de um dos eventos mais esperados da cena noturna!
L

Leitura Finalizada: A Jornada das Empreendedoras revela caminhos de coragem e autenticidade no universo feminino dos negócios

Histórias reais inspiram mulheres a liderar com inteligência emocional, romper crenças limitantes e transformar vulnerabilidades em força.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Inscrições do CNU 2025 podem ser pagas via PagTesouro

Inscrições do CNU 2025 podem ser pagas via PagTesouro

Plataforma do Tesouro Nacional oferece Pix, cartão de crédito e carteira digital para facilitar pagamento de taxa
L
Concurso Nacional Unificado 2025 supera meio milhão de inscritos em uma semana

Concurso Nacional Unificado 2025 supera meio milhão de inscritos em uma semana

A segunda edição do CPNU, que oferece 3.652 vagas em 32 órgãos federais, registrou mais de 500 mil inscrições nos primeiros sete dias, com prazo final em 20 de julho de 2025.
L
CNU 2025: nova retificação altera quadro de vagas e atribuições de cargos

CNU 2025: nova retificação altera quadro de vagas e atribuições de cargos

Segunda retificação do edital do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) de 2025 muda distribuição de vagas, pesos dos eixos e remunerações, mantendo o total de 3.652 vagas.
L

Energisa oferece oportunidades de trabalho em Rondônia: Inscrições vão até 11 de Julho

A Energisa está com vagas abertas em Rondônia. As oportunidades abrangem a capital Porto Velho e as cidades de Vilhena, Costa Marques, Ji-Paraná e Ariquemes.
L
CNU 2025: Prazo Final para pedido de isenção da taxa de inscrição termina hoje

CNU 2025: Prazo Final para pedido de isenção da taxa de inscrição termina hoje

Candidatos ao Concurso Público Nacional Unificado têm até as 23h59 desta terça-feira (8) para solicitar a isenção, confira os critérios e como proceder.
L

POLÍTICA

Dra. Taíssa celebra início de hemodiálise em Guajará-Mirim e agradece a Coronel Marcos Rocha

Serviço essencial reforça a saúde pública e garante mais dignidade para pacientes do município
L

Alan Queiroz avança com solicitação para implantação de EJA na zona rural de Machadinho D’Oeste

Governo confirma chamada escolar e avalia viabilidade para atender demanda da comunidade
L

Cláudia de Jesus prestigia assinatura de ordem de serviço para novo Kartódromo de Ji-Paraná

Investimento de R$ 10 milhões fortalece infraestrutura esportiva e garante lazer para a juventude
L

Deputada Dra. Taíssa prestigia a 7ª Cavalgada da Linha 25-B em Nova Dimensão

Evento reúne cavaleiros e famílias rurais em celebração cultural no interior de Rondônia
L

Prefeitura e TRE/RO ajustam urnas para eleição distrital em Porto Velho

Primeira eleição distrital de Porto Velho vai eleger administradores dos 13 distritos com apoio do TRE/RO
L
Publicidade

POLÍCIA

PF prende duas pessoas por incêndios criminosos em Rondônia

PF prende duas pessoas por incêndios criminosos em Rondônia

Operação Sentinelas da Amazônia resulta em prisões em flagrante por queimadas ilegais nas Florestas Nacionais do Jamari e Jacundá.
12
Foragido por tráfico é preso pelo DENARC em Porto Velho

Foragido por tráfico é preso pelo DENARC em Porto Velho

Weliton C. F., com mandado em aberto, é detido no bairro Aeroclube com cocaína e apetrechos para venda.
14
PRF apreende quase 150 kg de drogas em operação de tráfico em Jaci Paraná

PRF apreende quase 150 kg de drogas em operação de tráfico em Jaci Paraná

A ação resultou na prisão de dois homens por tráfico e associação ao tráfico de drogas.
10
Condutor embriagado causa acidente e companheira é presa com drogas em Ji-Paraná

Condutor embriagado causa acidente e companheira é presa com drogas em Ji-Paraná

Colisão em cruzamento deixa feridos; motorista bêbado e sem CNH é detido, e mulher flagrada com crack e cocaína.
12
Polícia Civil prende suspeitos de roubo a propriedade rural em Porto Velho

Polícia Civil prende suspeitos de roubo a propriedade rural em Porto Velho

Três indivíduos são detidos por envolvimento em assalto que subtraiu R$ 90 mil em dezembro de 2024.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Boi-Bumbá Estrela de Rondônia estreia no Flor do Maracujá 2025 com tema que celebra raízes amazônicas

Nova agremiação leva ao Parque dos Tanques a força da cultura popular no maior arraial de Rondônia
L

Projeto de Lei da Devastação: Neide Cardozo encabeça campanha contra o PL que flexibiliza regras para os crimes ambientais

“Esse PL pode causar a sua morte e a morte de milhares de animais e de pessoas, como aconteceu nas tragédias de Brumadinho e Mariana. Não podemos permitir que isso aconteça”.
L
Prefeitura de Jaru renova gratificação para profissionais da educação básica

Prefeitura de Jaru renova gratificação para profissionais da educação básica

Projeto aprovado pela Câmara assegura bonificação a servidores da Semed, reforçando valorização e compromisso com a qualidade do ensino.
L
CONAB São Paulo entrega 38 toneladas de feijão da agricultura familiar em ações contra a fome

São Paulo entrega 38 toneladas de feijão da agricultura familiar em ações contra a fome

Programação inclui encontro de cozinhas solidárias e reforço alimentar com apoio da Conab, MDS e Instituto Céu Estrela Guia.
L

Requerimento da Outorga e Licença Ambiental (LP-LI-LO): ELLO COMERCIO E SERVICOS DE ALIMENTACAO LTDA

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS – LICENÇAS PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO E DE OPERAÇÃO
L
IntegraSEFIN fortalece integração técnica e busca excelência no atendimento público em Rondônia

IntegraSEFIN fortalece integração técnica e busca excelência no atendimento público em Rondônia

Evento da Secretaria de Finanças reúne servidores para alinhar diretrizes, incentivar boas práticas e qualificar o atendimento ao cidadão.
L

Requerimento da Outorga e Licença Ambiental (LP-LI-LO): CONDOMINIO RESIDENCIAL ITAPEMA

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS – LICENÇAS PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO E DE OPERAÇÃO
L
TRT-14 qualifica servidores em obrigações fiscais para otimizar gestão e ampliar transparência

TRT-14 qualifica servidores em obrigações fiscais para otimizar gestão e ampliar transparência

Curso telepresencial aborda eSocial, EFD-Reinf e SIGEP-JT, com foco em eficiência administrativa e conformidade legal.
L
Ministério Público de Rondônia participa da celebração dos 10 anos da Politec-RO

Ministério Público de Rondônia participa da celebração dos 10 anos da Politec-RO

Promotor Anderson Batista destacou papel técnico-científico da instituição na elucidação de crimes complexos em todo o estado.
L
MPRO reúne Rede Lilás para alinhar ações do Agosto Lilás em defesa das mulheres

MPRO reúne Rede Lilás para alinhar ações do Agosto Lilás em defesa das mulheres

Reunião realizada nesta segunda (14) contou com representantes do sistema de justiça e sociedade civil para planejar as ações de enfrentamento à violência contra a mulher.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.