SEGUNDA-FEIRA, 14/07/2025
Publicidade

L

Saúde

Prefeitura de Porto Velho registra redução nos casos de Covid-19, mas destaca a importância da vacinação e de outras medidas preventivas

A vacina, somada às ações de saúde pública, são as principais formas de prevenir casos mais graves

Por Humberto Oliveira\SMC\PMPV - 010

Publicado em 

Prefeitura de Porto Velho registra redução nos casos de Covid-19, mas destaca a importância da vacinação e de outras medidas preventivas - News Rondônia
Foto: SMC/ Leandro Morais/ Wesley Pontes

Apesar do cenário de queda nos casos de covid-19, a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), alerta à população que é essencial manter as medidas preventivas. A vacina continua sendo a principal estratégia para proteger contra a contaminação, principalmente no caso das variações mais recentes.

Além da vacinação, a Semusa reforça a importância de manter medidas de prevenção, como o uso de máscaras, higienização das mãos frequentemente com água e sabão ou álcool em gel. Outra dica é a testagem em caso de sintomas, quando a pessoa deve procurar uma unidade de saúde para realizar o teste e, caso positivo, receber o tratamento adequado. O diagnóstico é fundamental para evitar complicações da doença.

A chegada do inverno amazônico potencializa o aumento das síndromes gripais, incluindo a covid-19. Como forma de prevenir o aumento de casos da doença, a Prefeitura reitera a necessidade de manter atualizado o calendário vacinal, bem como outras medidas de prevenção.

Prefeitura de Porto Velho registra redução nos casos de Covid-19, mas destaca a importância da vacinação e de outras medidas preventivas - News RondôniaOs casos mais graves, como problemas respiratórios, devem procurar as UPAs

O prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, ressaltou que todo cuidado é pouco em relação à higiene e às outras medidas de proteção. “Temos os testes de covid nas nossas unidades de saúde. Os casos mais graves, como problemas respiratórios, devem procurar as Unidades de Pronto Atendimento. Estamos trabalhando com o intuito de diminuir a superlotação das UPA e, por isso, conseguindo entregar esses atendimentos também nas unidades básicas de saúde”, explicou.

Todas as unidades básicas de saúde da rede municipal estão preparadas para vacinar a população contra a covid-19 e demais imunizantes. São 19 unidades na zona urbana e 19 na área rural.

Segundo o secretário da Semusa, Jaime Gazola, a secretaria elencou estrategicamente algumas unidades de saúde para a realização dos exames que detectam a doença. Pessoas que com tosse, dor de garganta e coriza, seguido ou não de perda de olfato, perda do paladar, diarreia, dor abdominal, febre, calafrios, mialgia, fadiga e/ou cefaleia há mais de dois dias podem fazer o teste, basta apresentar o cartão do SUS e um documento oficial com foto.

Prefeitura de Porto Velho registra redução nos casos de Covid-19, mas destaca a importância da vacinação e de outras medidas preventivas - News RondôniaTodas as UBS estão preparadas para vacinar a população contra a covid-19

“É importantíssimo que as pessoas se vacinem, seja contra a gripe, seja contra a covid-19, pois assim diminuímos a incidência das infecções respiratórias e, com isso, as pessoas deixam de procurar as unidades de pronto atendimento e se expor ainda mais”, finalizou Gazola.

A coordenadora de Imunizações da Semusa, comentou que é fundamental que as pessoas procurem as unidades para buscar a proteção contra as síndromes gripais. “A vacina de reforço contra a covid é específica para os grupos preconizados pelo Ministério da Saúde. Pedimos a esse público que procure a unidade mais perto de casa para atualizar o cartão de vacina. Também reforçamos àqueles que não iniciaram o esquema, que vacinem o quanto antes, pois é uma proteção a mais contra as formas graves da covid”, alerta Elizeth Gomes.

GRUPOS PRIORITÁRIOS

A vacinação contra a covid-19 entrou no Calendário Nacional de Vacinação como rotina para grupos específicos, sendo crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade, idosos com 60 anos ou mais, gestantes e os grupos especiais.

Prefeitura de Porto Velho registra redução nos casos de Covid-19, mas destaca a importância da vacinação e de outras medidas preventivas - News RondôniaA vacinação contra a covid-19 entrou no Calendário Nacional de Vacinação como rotina para grupos específicos

Idosos – Quem tem 60 anos ou mais deve atualizar a vacina duas vezes por ano, com intervalo de seis meses entre as doses.

Gestantes – Para as gestantes, a vacina é recomendada a cada gestação e em qualquer período, independente da quantidade de doses recebidas anteriormente.

Grupos Especiais – As pessoas que integram o grupo especial devem receber anualmente uma dose de reforço da vacina contra a covid-19, independente da quantidade de doses recebidas anteriormente.

Pessoas imunocomprometidas – Aqueles indivíduos acometidos por doenças preexistem, com o sistema imunológico enfraquecido, a partir de 6 meses de idade, devem receber duas doses de reforço anualmente, com intervalo de seis meses entre as doses.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Porto Velho lança campanha Julho Amarelo para prevenção das hepatites virais

Porto Velho lança campanha Julho Amarelo para prevenção das hepatites virais

Ação da Prefeitura de Porto Velho reforça testagem gratuita, vacinação e informações sobre hepatites virais em toda a rede municipal de saúde.
L

Gestão Marcos Rocha investe em unidades de saúde e fortalece rede hospitalar de Rondônia

Rede hospitalar de Rondônia recebe investimentos da gestão Marcos Rocha com foco em qualidade, modernização e ampliação de atendimentos em diversas regiões.
L
Julho Amarelo 2025 é lançado em Rondônia com foco na eliminação das hepatites virais até 2030

Julho Amarelo 2025 é lançado em Rondônia com foco na eliminação das hepatites virais até 2030

Campanha Julho Amarelo 2025 reforça ações de prevenção, testagem e vacinação contra hepatites virais em todo o estado de Rondônia.
L
Gestores de Rondônia discutem novas pactuações do SUS em reunião da Comissão Intergestores Bipartite

Gestores de Rondônia discutem novas pactuações do SUS em reunião da Comissão Intergestores Bipartite

Evento da Comissão Intergestores Bipartite reúne Sesau e secretários dos 52 municípios de Rondônia para pactuar políticas de saúde do SUS.
L
Reforma do Cemetron em Rondônia atinge 99% e garante atendimento durante as obras

Reforma do Cemetron em Rondônia atinge 99% e garante atendimento durante as obras

Com 99% concluída, reforma do Cemetron amplia estrutura, adiciona 10 leitos de UTI e mantém serviços do SUS em Rondônia.
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Hildon Chaves revela plano para disputar o Governo de Rondônia em 2026

Hildon Chaves revela plano para disputar o Governo de Rondônia em 2026

Sem esconder o jogo, Chaves afirmou que está reorganizando a estrutura partidária e percorrendo o estado com o objetivo de fortalecer a sigla e abrir caminho para um projeto majoritário.
L

Jovem News | Entrevista Luís Norberto

Nesta segunda-feira, dia 14, às 17h, o programa Jovem News recebe Luís Norberto, coordenador da Juventude no governo de Rondônia. Na pauta, as ações e políticas públicas voltadas ao desenvolvimento dos jovens no Estado. Uma conversa essencial para quem acredita no futuro!
L
Marcha para Jesus 2025: Prefeitura de Porto Velho confirma apoio e espera 80 mil fiéis

Marcha para Jesus 2025: Prefeitura de Porto Velho confirma apoio e espera 80 mil fiéis

Edição 2025 da Marcha para Jesus conta com apoio da Prefeitura de Porto Velho e expectativa de público recorde para louvar e clamar bênçãos para a capital.
L
Flávio Dino cobra explicações da Alero sobre arquivamento de projeto para fiscalização ambiental em Rondônia

Flávio Dino cobra explicações da Alero sobre arquivamento de projeto para fiscalização ambiental em Rondônia

Ministro do STF quer justificativa da Assembleia Legislativa por rejeição de crédito de R$ 10 milhões à Sedam para combate ao desmatamento.
L

Giro News | Entrevista Dra Tânia Sena

O programa Giro News desta segunda-feira, dia 14, às 15h, recebe a Dra. Tânia Sena para uma entrevista especial. Vamos conversar sobre o garimpo, abordando seu histórico, a legislação que regula a atividade e os impactos do uso do mercúrio no meio ambiente e na saúde. Informação de qualidade sobre um tema de grande relevância para a região!
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Inscrições do CNU 2025 podem ser pagas via PagTesouro

Inscrições do CNU 2025 podem ser pagas via PagTesouro

Plataforma do Tesouro Nacional oferece Pix, cartão de crédito e carteira digital para facilitar pagamento de taxa
L
Concurso Nacional Unificado 2025 supera meio milhão de inscritos em uma semana

Concurso Nacional Unificado 2025 supera meio milhão de inscritos em uma semana

A segunda edição do CPNU, que oferece 3.652 vagas em 32 órgãos federais, registrou mais de 500 mil inscrições nos primeiros sete dias, com prazo final em 20 de julho de 2025.
L
CNU 2025: nova retificação altera quadro de vagas e atribuições de cargos

CNU 2025: nova retificação altera quadro de vagas e atribuições de cargos

Segunda retificação do edital do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) de 2025 muda distribuição de vagas, pesos dos eixos e remunerações, mantendo o total de 3.652 vagas.
L

Energisa oferece oportunidades de trabalho em Rondônia: Inscrições vão até 11 de Julho

A Energisa está com vagas abertas em Rondônia. As oportunidades abrangem a capital Porto Velho e as cidades de Vilhena, Costa Marques, Ji-Paraná e Ariquemes.
L
CNU 2025: Prazo Final para pedido de isenção da taxa de inscrição termina hoje

CNU 2025: Prazo Final para pedido de isenção da taxa de inscrição termina hoje

Candidatos ao Concurso Público Nacional Unificado têm até as 23h59 desta terça-feira (8) para solicitar a isenção, confira os critérios e como proceder.
L

POLÍTICA

Deputada federal Cristiane Lopes destina 300 mil à marcha para Jesus de Porto Velho

Deputada federal Cristiane Lopes destina 300 mil à marcha para Jesus de Porto Velho

Cristiane Lopes, que sempre participou da Marcha para Jesus, celebra a oportunidade de contribuir diretamente com o evento.
L
Edevaldo Neves solicita aplicação do ENEM em distritos de Porto Velho

Edevaldo Neves solicita aplicação do ENEM em distritos de Porto Velho

Deputado Edevaldo Neves protocola requerimento para descentralizar provas do ENEM e garantir acesso a estudantes de Vista Alegre do Abunã, Extrema e Nova Califórnia.
L

PROJETO FORÇA DO CAMPO: Senador Bagattoli anuncia equipamentos aos pequenos produtores de Vila Nova Samuel

Projeto Força do Campo investe em capacitação e maquinário para fortalecer agricultura familiar, destaca senador Bagattoli em Candeias do Jamari.
L
Sílvia Cristina entrega rolo compactador para apoiar obras em Mirante da Serra

Sílvia Cristina entrega rolo compactador para apoiar obras em Mirante da Serra

Equipamento foi entregue à Prefeitura a pedido do vereador Neném do Bode e vai reforçar a infraestrutura do município.
L
Bagattoli anuncia equipamentos do projeto Força do Campo a produtores de Vila Nova Samuel

Bagattoli anuncia equipamentos do projeto Força do Campo a produtores de Vila Nova Samuel

Senador Jaime Bagattoli leva maquinário e capacitação a pequenos produtores rurais de Rondônia por meio do projeto Força do Campo.
L
Publicidade

POLÍCIA

Governo de Rondônia reforça policiamento e orienta população sobre segurança nas férias

Governo de Rondônia reforça policiamento e orienta população sobre segurança nas férias

Ações da Polícia Militar de Rondônia aumentam patrulhamento e prevenção para evitar furtos e garantir segurança nas férias escolares.
L
Mulher é encontrada morta em residência na zona sul

Mulher é encontrada morta em residência na zona sul

Devido a suspeita de morte violenta foi solicitada a presença de Agentes da Delegacia de Homicídios.
18
Câmera flagra acidente com ambulância do Samu na zona sul

Câmera flagra acidente com ambulância do Samu na zona sul

Colisão na zona sul da capital rondoniense deixa acompanhante de paciente do Hospital de Amor lesionada
12
Motociclista fica ferido após acidente causado por quebra-mola não sinalizado em Ji-Paraná

Motociclista fica ferido após acidente causado por quebra-mola não sinalizado em Ji-Paraná

Homem cai de motoneta na Rua T-26; falta de pintura e visibilidade do obstáculo são fatores de alerta
14
Motociclista morre em colisão com caminhão na Zona Rural de Ji-Paraná

Motociclista morre em colisão com caminhão na Zona Rural de Ji-Paraná

Acidente na Linha 128 resulta em vítima fatal ainda não identificada; embriaguez é uma das hipóteses investigadas
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Programa "Brasil Antenado" inicia instalação gratuita de Parabólicas Digitais em cidades sem acesso à TV Aberta

Programa “Brasil Antenado” inicia instalação gratuita de Parabólicas Digitais em cidades sem acesso à TV Aberta

Iniciativa beneficia famílias de baixa renda em 323 municípios, garantindo acesso à TV digital.
L
Novo cadastro nacional de celulares com restrição aumenta segurança na compra

Novo cadastro nacional de celulares com restrição aumenta segurança na compra

Ferramenta unifica dados de roubo, furto e extravio para consulta de IMEI.
L
Prefeitura de Porto Velho inicia capacitação para implantar sistema SEI

Prefeitura de Porto Velho inicia capacitação para implantar sistema SEI

Ferramenta moderniza gestão pública, garante economia e mais agilidade nos processos administrativos
L
RO-133 recebe 10 km de asfalto e garante mais segurança para Espigão d’Oeste

RO-133 recebe 10 km de asfalto e garante mais segurança para Espigão d’Oeste

Obra fortalece escoamento da produção de calcário e agricultura no município.
L
Oposição sindical do SINDMOTO realiza reunião de pré-campanha e aprova as primeiras propostas de trabalho

Oposição sindical do SINDMOTO realiza reunião de pré-campanha e aprova as primeiras propostas de trabalho

A reunião foi coordenado pelo líder do grupo o mototaxista Maycom e contou a participação do advogado especializado em direito trabalhista e sindical Itamar Ferreira.
L
Plataforma P-78 da Petrobras deixa Singapura para reforçar Pré-Sal em Búzios

Plataforma P-78 da Petrobras deixa Singapura para reforçar Pré-Sal em Búzios

Novo FPSO já viaja com tripulação embarcada para agilizar início da produção de petróleo no pré-sal da Bacia de Campos.
L
Brasil oferece visto eletrônico gratuito para participantes da COP30

Brasil oferece visto eletrônico gratuito para participantes da COP30

País facilita entrada de estrangeiros para conferência climática em Belém.
L
Idaron obriga cadastro de empresas de outros estados que vendem sementes para Rondônia

Idaron obriga cadastro de empresas de outros estados que vendem sementes para Rondônia

Nova medida reforça controle fitossanitário, combate fraudes e assegura a qualidade das sementes comercializadas no estado.
L
Governo de Rondônia investe mais de R$ 320 milhões na pavimentação da TransRondônia

Governo de Rondônia investe mais de R$ 320 milhões na pavimentação da TransRondônia

Obra histórica avança para fase final com 81 km já asfaltados, sinalização, pontes de concreto e dispositivos de segurança no Cone Sul.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.