SEXTA-FEIRA, 14/02/2025

L

Saúde

Saúde intensifica campanha e alerta sobre sintomas de arboviroses

Primeiras semanas de 2025 registram 11 mortes por dengue

Por PAULA LABOISSIÈRE - REPÓRTER DA AGÊNCIA BRASIL - 20

Publicado em 

Saúde intensifica campanha e alerta sobre sintomas de arboviroses
FERNANDO FRAZÃO/AGÊNCIA BRASIL

Com mais de 93 mil casos prováveis de dengue, além de 11 mortes confirmadas e 104 em investigação perla doença apenas nas primeiras semanas de 2025, o Ministério da Saúde intensificou a campanha de conscientização e combate a arboviroses. O trabalho será intensificado sobretudo em estados com tendência de aumento de casos não apenas de dengue, mas também de Zika e chikungunya.

O foco da campanha está nos sintomas das doenças, incentivando a busca por unidades básicas de saúde (UBS) diante de sinais como manchas vermelhas no corpo, febre, dores de cabeça e dores atrás dos olhos. A iniciativa, segundo a pasta, é direcionada aos seguintes estados: Acre, Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais, Mato Grosso, Goiás, Tocantins e ao Distrito Federal.

A campanha alerta ainda para a eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti e incentiva a população a dedicar 10 minutos por semana para controlar focos de reprodução do vetor. “A campanha é parte de um esforço maior do governo federal para reforçar a vigilância e a prevenção das arboviroses, especialmente no período chuvoso”, destacou o ministério em nota.

No comunicado, o ministério reforçou ainda a importância da vacinação contra a dengue como estratégia preventiva, “embora a disponibilidade de doses ainda dependa do fornecimento pelos fabricantes”. Atualmente, o imunizante Qdenga está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) apenas para crianças e adolescentes com idade entre 10 e 14 anos.

Centro de Operações de Emergência

No início do ano, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, instalou o Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública para Dengue e outras Arboviroses (COE Dengue). A ideia é coordenar o planejamento e a reposta por meio do diálogo constante com estados, municípios, pesquisadores e instituições científicas, além de outras pastas.

Entre as ações previstas estão se antecipar ao período sazonal da dengue para adequar as redes de saúde; mitigar riscos para evitar casos e óbitos; ampliar medidas preventivas para melhor preparar estados e municípios, além de uma articulação nacional para resposta a eventuais situações classificadas como críticas.

Dados da pasta indicam que, para 2025, há previsão de aumento na incidência de casos de dengue em pelo menos seis estados brasileiros: São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Tocantins, Mato Grosso do Sul e Paraná. Todos eles, segundo o ministério, estão sendo monitorados “ainda mais de perto”.

Reunião

Nesta quarta-feira (22), Nísia se reúne com representantes de conselhos, sociedade civil, sindicatos, federações, instituições de saúde, associações e especialistas no intuito de alinhar estratégias e ações de controle da dengue e outras arboviroses.

“A reunião é mais uma medida do Ministério da Saúde – por meio do COE Dengue – para articulação conjunta de ações estratégicas e monitoramento do cenário epidemiológico em todo o país”, informou o ministério.

Estão previstas as seguintes participações:

– Conselho Federal de Medicina;

– Conselho Federal de Enfermagem;

– Conselho Federal de Farmácia;

– Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional;

– Conselho Federal de Medicina Veterinária;

– Conselho Federal de Psicologia;

– Central Única dos Trabalhadores;

– Central Única das Favelas;

– Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior;

– Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil;

– União Nacional dos Estudantes;

– Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia;

– Instituto Todos Pela Saúde;

– Associação Brasileira de Municípios;

– Associação Nacional dos Prefeitos e Vice-Prefeitos;

– Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos;

– Serviço Social do Comércio;

– Serviço Social da Indústria;

– Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial;

– Federação Nacional de Jornalistas;

– Central Nacional Unimed;

– Central Geral dos Trabalhadores do Brasil;

– União Brasileira dos Estudantes Secundaristas;

– Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica;

– Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica;

– ⁠Confederação Nacional de Municípios(CNM).

Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Governo amplia Farmácia Popular: medicamentos e fraldas geriátricas agora são 100% gratuitos

Programa expande acesso a medicamentos essenciais e abre credenciamento para mais cidades
L

Cientista revoluciona a medicina e elimina o HPV em 29 pacientes

Pesquisadora mexicana desenvolve tratamento inovador que pode mudar a história da luta contra o papilomavírus humano
L
Casos de SRAG aumentam em crianças com a volta às aulas, diz Fiocruz

Casos de SRAG aumentam em crianças com a volta às aulas, diz Fiocruz

Cenário tem sido registrado principalmente no estado de Goiás e no DF
L

MEU EXAME ON: Plataforma já disponibilizou mais de 50 mil resultados de exames laboratoriais online

Sistema foi pensado para ser acessível, simplificado e proporcionar facilidade aos usuários
L
Médicos discutem uso da IA em benefício de deficientes visuais

Médicos discutem uso da IA em benefício de deficientes visuais

Aplicação da tecnologia envolve desafios éticos e técnicos
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Encontro entre Bolsonaro e Marcos Rocha acende sinal para as eleições de 2026

Governador de Rondônia e ex-presidente se reuniram em Brasília
L

#FalaêPodCast | Entrevista Jamilton Costa

O Falaê Podcast recebe Jamilton Costa, Superintendente de Tecnologia da Informação da Assembleia Legislativa de Rondônia.
L

#AgendaNews | Entrevista Geandeson Mosini – cineasta

O Programa Agenda News recebe Geandeson Mosini, cineasta e humorista de 28 anos, para uma conversa sobre sua trajetória e o lançamento do longa-metragem “Memórias Fantasmas”.
L

Governador Marcos Rocha faz jogada de mestre e assume articulação política

O processo de diálogo contou com o apoio irrestrito do deputado Ribeiro do Sinpol, que, embora sofresse uma retaliação, continuou leal ao governador Marcos Rocha, defendendo a diplomacia.
L

Em Cima da Hora: Detalhes exclusivos sobre o Bloco Concentra Mas Não Sai

Tudo sobre o bloco tradicional de Porto Velho que promete animar o Carnaval 2025.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU: convocados têm até hoje para confirmar curso de formação

CNU: convocados têm até hoje para confirmar curso de formação

Curso é a terceira etapa do certame para nove cargos
L

Jovens no Mercado de Trabalho: Governo de Rondônia lança programa para o primeiro emprego

A iniciativa acontece de 17 a 21 de fevereiro, voltada aos adolescentes e jovens a partir de 14 anos que desejam ingressar no mercado de trabalho.
L
CNU convoca 2ª leva de candidatos para curso de formação de 9 cargos

CNU convoca 2ª leva de candidatos para curso de formação de 9 cargos

Convocados devem confirmar online participação na formação até amanhã
L
O governo de Rondônia disponibiliza mais de 2 mil oportunidades de emprego e cursos gratuitos, facilitando a entrada no mercado de trabalho

O governo de Rondônia disponibiliza mais de 2 mil oportunidades de emprego e cursos gratuitos, facilitando a entrada no mercado de trabalho

Os interessados podem acessar o Geração Emprego de forma simples, tanto pelo celular quanto pelo computador.
L

Sine Municipal oferece vagas de emprego: Confira!

Sine também oferece orientação profissional, sobre Carteira de Trabalho Digital, Seguro-Desemprego e emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN).
L
Publicidade

POLÍTICA

Dr. Fernando Máximo destina R$ 500 mil para a saúde de Candeias do Jamari

Dr. Fernando Máximo destina R$ 500 mil para a saúde de Candeias do Jamari

O cheque foi entregue diretamente ao prefeito da cidade, Lindomar Garçon (REP) durante visita institucional. Vale destacar que os recursos são provenientes de emendas parlamentares destinadas por Máximo, em Brasília-DF.
L

Governador de Rondônia Marcos Rocha se reúne com Jair Bolsonaro em Brasília

O governador concluiu sua publicação reafirmando seu compromisso com Rondônia e agradecendo Bolsonaro e Antônio Rueda pelo apoio e parceria na construção de um estado cada vez mais forte.
L
Deputada Cristiane Lopes recebe em Brasília o Governador de Rondônia Cel. Marcos Rocha

Deputada Cristiane Lopes recebe em Brasília o Governador de Rondônia Cel. Marcos Rocha

O Encontro reforça compromisso com o desenvolvimento do estado e a aprovação da LOA 2025
L

Deputado Edevaldo Neves marca presença na Show Rural Coopavel e destaca avanços na agricultura de Rondônia

O parlamentar participou do evento ao lado do secretário municipal de Agricultura, Luíz Paulo, e destacou a importância da presença do Parlamento Estadual em iniciativas dessa magnitude
L

Vereador Everaldo Fogaça participa de palestra sobre desafios urbanos de Porto Velho

Evento discute soluções para drenagem, saneamento e reciclagem em Porto Velho
L
Publicidade

POLÍCIA

Motoboy morre em grave acidente no centro de Porto Velho

Devido às múltiplas lesões, a vítima não resistiu e faleceu no local.
18

PM fecha boca de fumo e prende dupla com drogas na zona leste

De acordo com informações apuradas no local, a guarnição realizava patrulhamento quando avistou dois suspeitos correndo ao perceberem a viatura.
10

Mulher fica ferida em acidente e pode ter fratura na perna em Rolim de Moura

Ela foi socorrida e encaminhada à UPA pelo Corpo de Bombeiros.
12

Motociclista sofre fraturas em grave acidente na Pinheiro Machado

A Polícia Militar ficou responsável pelo registro da ocorrência.
12

Dupla é detida após fingir estar armada para roubar celular

A vítima contou que estava fazendo caminhada quando foi abordada pela dupla.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ximenes Folia VIP: o camarote mais animado da BVQQ!

Tradição, exclusividade e muita festa no Carnaval mais esperado do ano!
L

84 anos de amor: a história do casamento mais longo do Brasil

Seu Manoel e Dona Maria construíram uma vida inteira juntos, provando que o amor verdadeiro não tem prazo de validade
L
Rondônia e Acre ampliam parceria técnica para o desenvolvimento regional no Norte do Brasil

Rondônia e Acre ampliam parceria técnica para o desenvolvimento regional no Norte do Brasil

A troca de conhecimentos entre as equipes de Rondônia e Acre reafirma a importância da colaboração institucional para o fortalecimento dos sistemas de controle no serviço público.
L
Governo de RO marca presença no Fórum Anual do Programa Progestão em Recife

Governo de RO marca presença no Fórum Anual do Programa Progestão em Recife

A certificação avalia critérios de transparência, eficiência administrativa e conformidade com as diretrizes nacionais.
L
Governo de RO realiza oficinas sobre execução e prestação de contas para agentes culturais beneficiados pela Lei Paulo Gustavo

Governo de RO realiza oficinas sobre execução e prestação de contas para agentes culturais beneficiados pela Lei Paulo Gustavo

Os participantes terão a oportunidade de tirar dúvidas, a fim de garantir o cumprimento das normas estabelecidas, contribuindo para uma gestão mais eficiente e responsável dos recursos recebidos.
L
Com 80% de avanço, obra da Ciretran de Guajará-Mirim será finalizada no primeiro semestre de 2025

Com 80% de avanço, obra da Ciretran de Guajará-Mirim será finalizada no primeiro semestre de 2025

O projeto também contempla o Espaço 60+, iniciativa criada pelo Detran-RO, para garantir um atendimento prioritário às pessoas idosas.
L
TCE-RO dá prazo de 90 dias para Secretaria Estadual de Saúde solucionar falhas no Hospital de Base

TCE-RO dá prazo de 90 dias para Secretaria Estadual de Saúde solucionar falhas no Hospital de Base

A exigência veio, nesta quinta-feira (13.02), durante uma reunião, na sede do TCE.
L
Sebrae apresenta casos de sucesso em encontro de Prefeitos em Brasília

Sebrae apresenta casos de sucesso em encontro de Prefeitos em Brasília

Prefeito premiado nacionalmente e Sala do Empreendedor modelo marcaram presença em evento de gestão pública municipal
L
Prazo para inscrições em cursos profissionalizantes de beleza em Guajará-Mirim vai até terça-feira, 18

Prazo para inscrições em cursos profissionalizantes de beleza em Guajará-Mirim vai até terça-feira, 18

Muitos alunos atualizam o currículo com o objetivo de trabalhar para custear os estudos, quando chegarem ao ensino superior.
L
Com vigilância 24 horas em residenciais populares, índice de crimes diminui em Porto Velho

Com vigilância 24 horas em residenciais populares, índice de crimes diminui em Porto Velho

A atuação bem sucedida da força policial de Rondônia é elogiada e reconhecida pela população.
L