SEXTA-FEIRA, 24/01/2025
Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia

L

Saúde

Novo plano para combater câncer de colo tem foco em rastreio e vacina

Doença é a quarta maior causa de morte no país

Por TÂMARA FREIRE - REPÓRTER DA AGÊNCIA BRASIL - 20

Publicado em 

Novo plano para combater câncer de colo tem foco em rastreio e vacina
MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL

Em 20 anos, o câncer de colo de útero pode se tornar doença residual no Brasil, se o país seguir um novo plano de combate à doença, que prevê avanços no rastreio, tratamento e, principalmente, na vacinação contra o HPV. Hoje, esse é o terceiro tipo mais prevalente de tumor entre as mulheres brasileiras e a quarta maior causa de morte, com cerca de 17 mil novos casos por ano, e aproximadamente 7 mil mortes. Quase 100% dos casos são decorrentes da infecção pelo Papilomavírus Humano, ou HPV, um vírus com mais de 200 tipos, dos quais apenas dois – o 16 e o 18 – são responsáveis por 70% dos casos.

Quase 65% das pacientes só descobrem a doença em estágio já avançado. Por isso, uma das principais novidades do novo Plano Nacional para a Eliminação do Câncer de Colo de Útero é a intenção de implementar no Sistema Único de Saúde um novo tipo de teste, do tipo molecular, para diagnóstico do HPV, em substituição ao exame citopatológico feito atualmente, conhecido popularmente como preventivo ou papanicolau. “É um teste que te permite saber a persistência ou não do vírus. As pessoas se contaminam com o HPV com muita frequência, em idade precoce, provavelmente 90% da população. Normalmente, esse vírus desaparece, mas quando ele persiste, tem possibilidade maior de desenvolver doenças associadas, levando a lesões precursoras e ao próprio câncer de colo uterino”, explica o diretor-geral do Instituto Nacional do Câncer (Inca), Roberto Gil.

De acordo com Gil, no momento, os testes disponíveis estão sendo validados para a escolha da melhor opção. Mas resultados de testes-modelo feitos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que eles podem reduzir em 46% os casos de câncer e em 51% a mortalidade pela doença, índices superiores aos do exame citopatológico. O público-alvo é composto por todas as mulheres, ou pessoas com útero, de 25 a 64 anos, principalmente aquelas que nunca fizeram exame preventivo.

Associado ao novo diagnóstico, os serviços públicos também devem implementar um sistema de autocoleta, em que a própria paciente poderá extrair o material para a análise, sem a necessidade de uma consulta ginecológica. “Um gargalo que a gente tem pra fazer o rastreamento é que muitas mulheres não vão ao posto ou se sentem intimidadas, principalmente se for um homem fazendo o exame. Como esse exame molecular é mais simples de ser colhido, começamos a trabalhar também com a autocoleta”, complementa o diretor-geral do Inca. O método já está sendo testado em cidades de Pernambuco e São Paulo e, a partir do início do ano que vem, deve ser adotado de forma escalonada, em lugares selecionados, principalmente nas regiões Norte e Nordeste, que apresentam as maiores taxas de mortalidade pela doença.

Além do rastreio tardio, as pacientes sofrem com a demora até o início do tratamento. Apesar da lei brasileira determinar que ele deve começar em até 60 dias, cerca de metade delas só recebe algum tratamento depois desse prazo nas regiões Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste. O Sul é a única região onde a situação mais frequente é que as pessoas diagnosticadas comecem a se tratar em até 30 dias, o que ocorre com 44% dos pacientes. No Norte, em 65% dos casos, o tratamento só começa após os dois meses. Essa demora também impacta a proporção de óbitos, que passa dos 15% na região, bem acima da média brasileira, que é de 6%.

A meta da Organização Mundial da Saúde é o rastreamento de pelo menos 70% das mulheres, com testes de alta performance. A partir disso, 90% dos casos positivos para HPV devem ser tratados rapidamente. O diretor do Inca explica qual o percurso ideal, a partir do diagnóstico: “Se você fez o teste e detectou o vírus, o ideal é que faça um exame de colposcopia, para avaliar se tem alguma lesão e fazer a biópsia quando necessário. Se for identificada lesão precursora, já fazer a excisão e se tiver o diagnóstico da doença, com um adenocarcinoma já instalado, a paciente deve ser encaminhada a um serviço de alta complexidade para tratar o câncer de colo.” Para alcançar a meta da OMS, o Brasil precisa aumentar em pelo menos 56% o número de colposcopias e em mais de 600% a quantidade de biópsias.

Vacinação

A eliminação do câncer de colo do útero, no entanto, só será possível se novas infecções pelo HPV deixarem de ocorrer, o que depende da vacinação. A meta é alcançar 90% do público-alvo, hoje composto por meninas e meninos de 9 a 14 anos. A vacinação pelo Sistema Único de Saúde (SUS) também está disponível para pessoas imunodeprimidas, vítimas de violência sexual e usuários de Prep, a Profilaxia Pré-Exposição ao HIV, com até 45 anos. Além disso, o Ministério da Saúde lançou uma estratégia de resgate de jovens com até 19 anos que não tenham se vacinado na idade adequada.

O diretor do Programa Nacional de Imunizações, Eder Gatti, explica porque esse é o esquema adotado pelo SUS: “Esse é o público que ainda não entrou na vida sexual, ou seja, ainda não se expôs ao vírus. É o público que tem o maior risco e, ao mesmo tempo, a melhor oportunidade de se proteger. Por uma questão de direcionamento dos esforços, considerando que o PNI é uma ação programática e preventiva, escolhemos esse grupo alvo de 9 a 14 anos. Quanto mais tempo passa na vida da pessoa, maior o risco de ela já ter vivido situações de exposição ao HPV, que é um vírus muito comum. Então, em termos de resultado, acaba sendo melhor direcionar para os adolescentes.”

A vacinação contra o HPV no Brasil completa dez anos em 2014 e foi incluindo público-alvo maior de lá para cá. Os números mais atualizados mostram que até o ano passado, o Brasil alcançou uma cobertura vacinal média entre as meninas de 81,1%, que passou de 96% no Paraná, mas não chegou a 43% no Acre. A vacinação dos meninos é mais preocupante, com cobertura média de 56,9% no Brasil e de apenas 25% no estado da Região Norte.

Nesta sexta-feira (6), o PNI deve lançar nova ferramenta de acompanhamento da aplicação da vacina, com as taxas de cobertura divididas por cada uma das idades do público-alvo. Ela mostra que a cobertura entre as crianças de 9 anos ficou abaixo de 69% no ano passado, mas entre os adolescentes com13 anos, já tinha alcançado 100%.

Desde abril, o PNI adota o esquema vacinal de apenas uma dose, substituindo as duas que eram necessárias anteriormente. A mudança é recomendada pela OMS, por evitar que o adolescente precise retornar ao posto de saúde para tomar a dose de reforço e só assim ficar completamente imunizado. Este ano, mais de 6 milhões de doses da vacina foram distribuídas aos estados e municípios. De acordo com o diretor do Programa Nacional de Imunizações Eder Gatti, a prioridade para o ano que vem é aumentar o alcance nos municípios que ainda estão com cobertura baixa, especialmente entre os meninos.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

IMUNIZAÇÃO: Ministério da Saúde prorroga vacinação contra gripe em Rondônia até 31 de janeiro

Desde 2023, estratégia de imunização contra a gripe na região Norte ocorre no segundo semestre do ano, devido às particularidades climáticas e sazonalidade da doença
L
ANS lança ferramenta para mapeamento de profissionais de saúde

ANS lança ferramenta para mapeamento de profissionais de saúde

Ferramenta contribuirá para disseminação de dados no setor privado
L

Hospital Regional de Cacoal realizou mais de 90 mil serviços em consultas, cirurgias e exames no ano de 2024

Além de atender pacientes da região do Café, Central, Vale do Guaporé, Zona da Mata e Cone Sul, a unidade abrange um total de 34 municípios.
L
Vacinação em massa contra dengue não ocorrerá em 2025

Vacinação em massa contra dengue não ocorrerá em 2025

Previsão do Butantan é fornecer um milhão de doses neste ano
L
Saúde intensifica campanha e alerta sobre sintomas de arboviroses

Saúde intensifica campanha e alerta sobre sintomas de arboviroses

Primeiras semanas de 2025 registram 11 mortes por dengue
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Librelato e Macri participam da 18ª CooperShow

Empresas destacam produtos e serviços em feira agroindustrial
L

110 Anos de Instalação Política do Município de Porto Velho – A Pérola do Madeira, Por Ruzel Costa

Os moradores estão esperançosos com a criação da Guarda Municipal, uma promessa de campanha que representará mais uma força para a segurança da capital.
L

É preciso banir o PMMA do Brasil, por José Hiran Gallo

Atualmente, a prática clínica e evidências científicas sólidas revelam problemas complexos decorrentes da injeção dessa substância em preenchimentos cutâneos e de partes moles.
L

Passeio de litorina será destaque nas celebrações dos 110 anos de Porto Velho

Será feita a substituição de alguns dormentes dentro do Complexo da EFMM para que o veículo volte a circular
L
Prouni 2025: inscrições começam nesta sexta-feira

Prouni 2025: inscrições começam nesta sexta-feira

Inscrições são gratuitas e devem ser feitas pela internet até dia 28
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

TRIBUNAL DE JUSTIÇA: Concurso Público para servidores – Confira lista final de inscritos e relação de candidatos por vagas

O cartão de confirmação de inscrição, com detalhes sobre datas, horários e locais de aplicação das provas, poderá ser consultado e impresso no site do Instituto Consulplan a partir de 27 de janeiro de 2025
L
Carteira de Trabalho Digital agora permite consultas a vagas do Sine

Carteira de Trabalho Digital agora permite consultas a vagas do Sine

Trabalhador deve atualizar dados para receber ofertas de emprego
L
Plataforma oferta mais de 2,4 mil vagas de emprego e cursos de qualificação para diversas áreas em Rondônia

Plataforma oferta mais de 2,4 mil vagas de emprego e cursos de qualificação para diversas áreas em Rondônia

A plataforma tem sido fundamental ao recrutamento de profissionais qualificados ao oferecer uma interface mais fácil aos usuários, tanto como quem busca emprego ou é empregador.
L
Inscrições para concurso da Ebserh terminam nesta segunda

Inscrições para concurso da Ebserh terminam nesta segunda

As 545 vagas são distribuídas por 45 hospitais e também para a sede
L
Taxa de desemprego global permanece em 5% em 2024, diz OIT

Taxa de desemprego global permanece em 5% em 2024, diz OIT

Jovens de países pobres sofrem mais para conseguir um emprego
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputada Sílvia Cristina assegura R$ 800 mil para reforçar a saúde de Cacoal

Parlamentar garantiu o recurso para ser aplicado na rede municipal de saúde
L

Serviços públicos começam a ser realizados no Ecoparque Pirarucu após solicitação do vereador Edimilson Dourado

O pedido foi formalizado pelo parlamentar no dia 8 de janeiro, diante das reclamações da comunidade local sobre o estado de abandono do espaço. 
L

PREFEITOS DE RONDÔNIA: Conheça Gilliard Gomes de Theobroma

Neste mandato, iniciado em 2025, Gilliard busca intensificar os esforços para atender às demandas da comunidade e impulsionar o desenvolvimento de Theobroma.
L

PREFEITOS DE RONDÔNIA: Conheça Zé Wellington, de São Francisco do Guaporé

Com uma trajetória marcada pelo compromisso com o desenvolvimento de São Francisco do Guaporé, Zé Wellington assume a prefeitura com a missão de implementar projetos que atendam às necessidades da população.
L

Moradora do Parque Amazônia leva ao vereador Everaldo Fogaça demanda urgente sobre alagamentos no bairro

Moradora do Parque Amazônia Sara Medeiros no gabinete do vereador Everaldo Fogaça (PSD)
L
Publicidade

POLÍCIA

Vídeo: Suspeitos de homicídio são presos e polícia apreende armas

A ação também levou à apreensão de armas, munições e materiais possivelmente relacionados à prática criminosa.
10

Motociclista sofre fratura em acidente com Saveiro na zona leste de Porto Velho

Com o impacto, a vítima sofreu uma fratura na perna e foi socorrida por uma equipe do Samu, sendo encaminhada ao Hospital João Paulo II.
12

CORTOU O PESCOÇO: Homem é atacado a golpe de facão e suspeito é preso na zona sul

A Polícia Militar foi acionada e, enquanto a equipe do Samu prestava socorro à vítima, o suspeito retornou ao local e confessou ter cometido o crime.
14

TENTOU CORRER: Foragido por tráfico é preso após dar nome falso

De acordo com a Polícia Militar, o suspeito, que já possui passagens por roubo e tráfico de drogas, foi encaminhado ao presídio Urso Branco.
10

Batida entre motos deixa dois feridos na Avenida Calama, bairro Planalto, em Porto Velho

Com o impacto, a passageira da motocicleta da frente e o piloto do outro veículo ficaram feridos
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Polícia prende o foragido, ‘Gordinho do CV’, investigado por crimes de estupro

Marcos estava foragido da justiça e possuía mandado de prisão em aberto.
L

EDITAL DE CONVOCAÇÃO – AGE: CASA DE ORAÇAO MONTE DE ISRAEL-CDOMI

dia 04 de fevereiro de 2025
L

Conselheiro reitera recuperação do prédio e retorno dos atendimentos do IPAM na sede antiga

O retorno à antiga sede, diminuiria custos de locação do atual prédio, localizado na Carlos Gomes, em frente ao antigo Hotel Villa Rica.
L

Desigualdade persiste como grande mazela nacional, por Samuel Hanan

O Brasil é um país de enormes contradições. A mais chocante delas, com certeza, está em sua enorme riqueza e a precária situação econômica de significativa parcela de sua população.
L

As emoções e as lágrimas de um governador que vestiu sua farda de coronel e foi saudado no Orgulho do Madeira

Foi ali, no quartel da avenida Tiradentes, que as emoções afloraram com mais força.
L
Chamadas de emergência usando Android terão localização compartilhada

Chamadas de emergência usando Android terão localização compartilhada

Não é necessário instalar nenhum aplicativo adicional
L
Conab aponta queda de preço da batata e alta da cebola e tomate

Conab aponta queda de preço da batata e alta da cebola e tomate

Companhia atua para garantir preço a produtores e consumidores
L
Setor de máquinas de construção tem alta de 22,2% nas vendas em 2024

Setor de máquinas de construção tem alta de 22,2% nas vendas em 2024

A informação foi divulgada nesta quinta-feira pela Anfavea
L
Dnit conclui retirada de veículos da ponte Juscelino Kubitschek

Dnit conclui retirada de veículos da ponte Juscelino Kubitschek

Veículos ficaram presos na estrutura da ponte que caiu no TO
L

Porto Velho celebra 110 anos de instalação: uma trajetória de conquistas e desenvolvimento

A fundação de Porto Velho está profundamente ligada à construção da estrada de ferro Madeira-Mamoré, iniciada em 1907.
L