TERÇA-FEIRA, 08/07/2025
Publicidade

L

Saúde

Conheça as ações do Ministério da Saúde para a prevenção e controle da obesidade em Rondônia

Segundo a pesquisa Vigitel, enfermidade já atinge 24% dos brasileiros. Além de estar associada a doenças crônicas como diabetes, hipertensão e outras, também é causa de problemas psicológicos

Por Ministério da Saúde - 20

Publicado em 

Conheça as ações do Ministério da Saúde para a prevenção e controle da obesidade em Rondônia
Franklin Paz/MS

O Dia Nacional de Prevenção da Obesidade foi celebrado na última sexta-feira (11), o Ministério da Saúde reforça a importância da conscientização da população sobre os riscos dessa doença crônica e a adoção de hábitos saudáveis para sua prevenção. A obesidade acomete pessoas de todas as idades e está associada a diversos problemas graves de saúde, como doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão, além de estigmas e estereótipos preconceituosos relacionados ao excesso de peso, que podem desencadear problemas psicológicos, depressão, baixa autoestima e angústia.

O Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), realiza uma pesquisa por telefone com adultos em cada uma das capitais brasileiras chamada Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel). A Vigitel mostrou que a obesidade segue em crescimento desde 2006, quando correspondia a 11,8% dos entrevistados. Em 2023, ela chegou a 24,3% do público. No mesmo período, em Porto Velho, capital de Rondônia, cerca de 22,4% dos homens e 21,1% das mulheres estão obesos.

De acordo com o Institute for Health Metrics and Evaluation de 2020, estima-se que, em 2019, o sobrepeso e a obesidade foram responsáveis por aproximadamente 8,8% do total de mortes no mundo, e 12,6% no Brasil, caracterizando-se como uma das principais causas de óbitos.

Enfrentamento às doenças crônicas não transmissíveis

Caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal, a obesidade pode impactar diretamente a qualidade e a expectativa de vida das pessoas afetadas. Para a diretora do Departamento de Análise Epidemiológica e Vigilância de Doenças Não Transmissíveis (Daent) do Ministério da Saúde, Letícia de Oliveira Cardoso, o monitoramento constante de indicadores sobre o estado nutricional e o consumo alimentar são fundamentais para se conhecer a saúde da população.

“O planejamento e a avaliação das políticas públicas depende do monitoramento constante e oportuno. Esses indicadores ajudam a medir o progresso ou pontos de atenção em relação às metas globais e nacionais no enfrentamento dessas doenças”, afirma Letícia.

O Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das DCNT no Brasil, que compreende o período de 2021 a 2030, inclui as metas propostas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Ele determina, entre outros objetivos, conter o crescimento da obesidade entre adultos até 2030, com uma prevalência máxima de 20,3%, com base em estimativas de 2019; e aumentar em 30% o consumo recomendado de frutas e hortaliças, resultando em uma porcentagem de 29,8% de toda a população ingerindo a quantidade recomendada já em 2030.

Outras ferramentas importantes elaboradas pelo Ministério da Saúde que orientam a população sobre hábitos saudáveis são o Guia Alimentar para a População Brasileira, publicado em 2014; e o Guia de Atividade Física para a População Brasileira, publicado em 2021.

Cuidados na atenção primária

No SUS, a Atenção Primária à Saúde (APS) é o contato mais próximo da população com a saúde pública. A oferta de acompanhamento multidisciplinar – com a equipe da Estratégia Saúde da Família (ESF) e equipe multiprofissional (e-Multi) – e ações que visam informar a população sobre como buscar uma alimentação mais adequada e saudável, auxiliam no cuidado ao sobrepeso e na prevenção da obesidade, que está associada não só ao consumo excessivo de alimentos mas a má qualidade do hábito também. Para casos de maior complexidade, a exemplo da necessidade de intervenções cirúrgicas, a APS compartilha o cuidado com outros pontos da Rede de Atenção à Saúde (RAS).

O Ministério da Saúde ainda dispõe de diversos recursos voltados à qualificação dos profissionais de saúde com o intuito de garantir um atendimento integral à pessoa com sobrepeso e obesidade em todas as fases do cuidado. Isto inclui acolhimento, diagnóstico e assistência às pessoas com sobrepeso ou obesidade, que podem ser trabalhados nos estados, municípios e Distrito Federal, como os instrutivos de Abordagem Individual e de Abordagem Coletiva para manejo da obesidade no SUS.

A formação qualificada reafirma o compromisso de garantir uma abordagem não estigmatizante e busca colaborar com atendimentos mais empáticos e cuidadosos das pessoas com obesidade. Outra forma de trazer soluções para os problemas sociais é estimular pesquisas e projetos desenvolvidos por universidades e institutos, no tema do cuidado e prevenção do sobrepeso e obesidade. Nesse sentido, produtos como o Material teórico para suporte ao manejo da obesidade no Sistema Único de Saúde são frutos de parcerias da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (Saps) com pesquisadores da área que buscam se apoiar na realidade dos territórios para promoção do cuidado às pessoas com obesidade.

Para a coordenadora-geral de Alimentação e Nutrição, Kelly Alves, é preciso garantir a implementação de políticas públicas que incentivem as pessoas a terem melhores escolhas para sua saúde, além de promover ações de prevenção e de tratamento oportunas. “Também são necessárias estratégias que protejam as pessoas das práticas e estratégias que as expõem a ambientes obesogênicos, induzindo o consumo de alimentos ultraprocessados e favorecendo o comportamento sedentário, que prejudicam sua saúde”, conclui a coordenadora.

Alimentação saudável e atividade física

A prevenção da obesidade é a melhor estratégia para garantir a saúde e o bem-estar da população desde a infância. Sabe-se que o padrão alimentar relacionado às doenças crônicas não transmissíveis é caracterizado, especialmente, pelo baixo consumo de alimentos in natura e minimamente processados em paralelo ao consumo excessivo de alimentos ultraprocessados. A obesidade está mais relacionada à qualidade do que se come do que à quantidade ingerida. Além disso, outros fatores, como a falta ou insuficiência de atividade física, também desempenham um papel importante no desenvolvimento da doença.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Anvisa suspende venda e determina recolhimento de Azeite, Molho e Polpa de Fruta

Anvisa suspende venda e determina recolhimento de Azeite, Molho e Polpa de Fruta

Medidas sanitárias foram adotadas pela agência após laudos laboratoriais apontarem irregularidades em produtos de diversas marcas.
L
Brics amplia produção de medicamentos e Vacinas para o Sul Global

Brics amplia produção de medicamentos e Vacinas para o Sul Global

Parceria visa reduzir dependência externa e fortalecer soberania sanitária dos países membros.
L
Anvisa alerta sobre riscos do formol e Ácido Glioxílico em alisantes de cabelo

Anvisa alerta sobre riscos do formol e Ácido Glioxílico em alisantes de cabelo

Produtos irregulares podem causar desde irritações na pele a problemas respiratórios e danos irreversíveis aos fios.
L

Com novos leitos e moderna estrutura, governo de RO anuncia reta final de obras no Cemetron

Obra do Cemetron está com 99% da execução finalizada
L

Clínica de Neurologia do Hospital de Base é reformada pelo governo de RO

A iniciativa garante mais conforto, segurança e qualidade no atendimento aos pacientes
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Marcos Rocha nomeia Lauro Fernandes para SEDEC após exoneração de vice-governador

Marcos Rocha nomeia Lauro Fernandes para SEDEC após exoneração de vice-governador

A confirmação foi publicada em edição extra do Diário Oficial do Estado.
L
Agenda News: Spa dos Pés no Loft Feminino oferece alívio para o cansaço e bem-estar em cada passo

Agenda News: Spa dos Pés no Loft Feminino oferece alívio para o cansaço e bem-estar em cada passo

Com hidratação profunda e massagem relaxante, o tratamento cuida dos pés e renova corpo e mente em uma experiência completa.
L
Horóscopo do dia: veja as previsões para os 12 signos nesta terça-feira (08/07)

Horóscopo do dia: veja as previsões para os 12 signos nesta terça-feira (08/07)

Conexões inesperadas, criatividade e recomeços marcam o horóscopo do dia. Descubra o que os astros reservam para seu signo nesta terça-feira.
L

Renault troca comando no Brasil e aposta em executivo estrangeiro

Ariel Montenegro assume liderança da Renault do Brasil após saída de Ricardo Gondo
L

Conexão RH | Entrevista Isabele Morgado

O programa Conexão RH desta terça-feira, 08 de julho, às 09h, recebe Isabele Morgado, empreendedora cultural e fundadora da marca O Boto Morgado.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU 2025: Prazo Final para pedido de isenção da taxa de inscrição termina hoje

CNU 2025: Prazo Final para pedido de isenção da taxa de inscrição termina hoje

Candidatos ao Concurso Público Nacional Unificado têm até as 23h59 desta terça-feira (8) para solicitar a isenção, confira os critérios e como proceder.
L
CNU dos Professores: 1.508 Municípios e 22 Estados aderem à Prova Nacional Docente

CNU dos Professores: 1.508 Municípios e 22 Estados aderem à Prova Nacional Docente

MEC anuncia ampla adesão à iniciativa que usará a nota em seleções de professores para as redes públicas, com inscrições de 14 a 25 de julho.
L

Sine Municipal de Porto Velho divulga vagas disponíveis de emprego

Estão disponíveis 216 vagas para diversos níveis de escolaridade
L
Prazo final para isenção da taxa da Prova Nacional Docente encerra nesta sexta-feira (4)

Prazo final para isenção da taxa da Prova Nacional Docente encerra nesta sexta-feira (4)

Inscritos no CadÚnico e doadores de medula têm direito à gratuidade
L

POLÍTICA

Governador exonera vice-governador Sérgio Gonçalves do cargo de secretário da SEDEC

A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado por meio de decreto assinado pelo próprio chefe do Executivo.
L
Dra. Taíssa solicita reconstrução da ponte sobre o Rio Capivari em Jacinópolis, distrito de Nova Mamoré

Dra. Taíssa solicita reconstrução da ponte sobre o Rio Capivari em Jacinópolis, distrito de Nova Mamoré

Deputada estadual alerta para risco à população e pede ação urgente do governo para recuperar ponte essencial à mobilidade rural
L

Trump afirma que Bolsonaro é alvo de “caça às bruxas” no Brasil

Declarações do ex-presidente dos EUA reacendem debates sobre perseguição política e polarização no país
L
Deputada Sílvia Cristina entrega R$ 500 mil para início das obras da nova sede da Apae de Alvorada do Oeste

Deputada Sílvia Cristina entrega R$ 500 mil para início das obras da nova sede da Apae de Alvorada do Oeste

Parlamentar garante também mais R$ 1,3 milhão para conclusão da estrutura, atendendo pedido da Câmara Municipal.
L
Lula: Ameaça de taxação de Trump não preocupa nações do Brics

Lula: Ameaça de taxação de Trump não preocupa nações do Brics

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que declaração foi ignorada na cúpula e defendeu a soberania dos países.
L
Publicidade

POLÍCIA

Jovem é preso após agredir a mãe em Porto Velho

Jovem é preso após agredir a mãe em Porto Velho

Homem de 18 anos, com transtorno psicológico, agrediu a mãe a socos ao ser medicado, na região central da capital rondoniense.
16
PRF de folga prende ladrão de fios no forro de residência em Porto Velho

PRF de folga prende ladrão de fios no forro de residência em Porto Velho

Policial Rodoviário Federal atuou em flagrante no bairro Liberdade, resultando na prisão de suspeito de furto de fiação elétrica.
10
Menina de 4 anos passa por exames após suspeita de violência sexual, em Rondônia

Menina de 4 anos passa por exames após suspeita de violência sexual, em Rondônia

Irmã mais velha denuncia adolescente por agressões físicas, e a vítima mais nova é submetida a exames para investigar possível abuso sexual.
16
Após tentar matar cliente de barbearia, faccionado invade escola armado e se entrega, em Rondônia

Após tentar matar cliente de barbearia, faccionado invade escola armado e se entrega, em Rondônia

Jovem de 21 anos, ligado ao Comando Vermelho, tentou executar rival, baleou barbeiro e buscou refúgio em escola, onde se entregou à polícia após diálogo com professor.
16
Operação da Polícia Civil combate tráfico interestadual em Porto Velho e DF

Operação da Polícia Civil combate tráfico interestadual em Porto Velho e DF

Departamento de Narcóticos lidera ação contra criminosos em Rondônia, Goiás e Distrito Federal, com apreensões de drogas e prisões já realizadas.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Prefeitura de Porto Velho investiga suspeita de fraude no IPAM e adota medidas para garantir transparência

Prefeitura de Porto Velho investiga suspeita de fraude no IPAM e adota medidas para garantir transparência

Auditoria interna foi determinada por Léo Moraes após denúncias de pagamentos irregulares no instituto previdenciário; relatório será enviado ao MP e TCE.
L
Copa Jaru 2025 bate recorde de inscrições e começa nesta quinta (10) no Ginásio Sebastião Mesquita

Copa Jaru 2025 bate recorde de inscrições e começa nesta quinta (10) no Ginásio Sebastião Mesquita

Com 79 equipes confirmadas, torneio se consolida como a maior competição de futsal de Rondônia; cerimônia de abertura terá amistoso e fanfarra.
L

Rolex 6 Horas de São Paulo movimenta Interlagos com velocidade e cultura

FIA WEC chega ao Brasil com programação extensa entre os dias 11 e 13 de julho
L
Mulher de Fibra/IFRO abre inscrições para cursos gratuitos de Operadora de Computador e Artesã em Biojoias em Porto Velho

Mulher de Fibra/IFRO abre inscrições para cursos gratuitos de Operadora de Computador e Artesã em Biojoias em Porto Velho

Projeto oferece formação profissional a mulheres em situação de vulnerabilidade; inscrições seguem até 14 de julho de 2025.
L
IFRO divulga resultado preliminar do PSS 2025/2 e abre prazo para recursos até esta terça (8)

IFRO divulga resultado preliminar do PSS 2025/2 e abre prazo para recursos até esta terça (8)

Instituto Federal de Rondônia oferece 160 vagas gratuitas em cursos técnicos e de graduação com ingresso no segundo semestre de 2025.
L
Fórum econômico Brasil–Índia discute novas parcerias e impulsiona Comércio Bilateral

Fórum econômico Brasil–Índia discute novas parcerias e impulsiona Comércio Bilateral

Evento no Rio de Janeiro, em honra à visita do primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, aponta 385 oportunidades de negócios para produtos brasileiros e anuncia criação de Conselho Empresarial.
L
Fluminense enfrenta Chelsea por vaga na Final do Mundial de Clubes

Fluminense enfrenta Chelsea por vaga na Final do Mundial de Clubes

Tricolor Carioca busca classificação inédita contra o gigante inglês nesta terça-feira, em Nova Jersey, nos EUA.
L

Requerimento de Outorga de Uso Recursos Hídricos e Licença Ambiental (LP, LI, LO): SERVICO AUTONOMO DE AGUA E ESGOTO

Licenças: Prévia L.P., Licença de Instalação L.I. e Licença de Operação L.O. E OUTORGA.
L
Mega-Sena sorteia R$ 28 milhões nesta terça-feira

Mega-Sena sorteia R$ 28 milhões nesta terça-feira

Prêmio acumulado do concurso 2.885 será sorteado às 20h, com aposta simples valendo R$ 5 até as 19h.
L
Justiça do Trabalho em RO e AC realiza audiência pública para definir metas do Judiciário em 2026

Justiça do Trabalho em RO e AC realiza audiência pública para definir metas do Judiciário em 2026

Evento híbrido será realizado nesta quinta-feira (10), em Porto Velho, e busca ampliar a participação social nas decisões da Justiça do Trabalho
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.