SÁBADO, 12/10/2024

L

Saúde

OMS mantém pólio como emergência global

Vírus circulante foi detectado na Faixa de Gaza e outros países

Por Paula Laboissière – Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

OMS mantém pólio como emergência global
Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou nesta terça-feira (13) que decidiu manter a poliomielite como emergência em saúde pública de interesse internacional. Em nota, a entidade destacou que um comitê de emergência analisou os dados disponíveis sobre a circulação do vírus, sobretudo nos seguintes países: Afeganistão, Etiópia, Guiné Equatorial, Quênia, Mali, Níger, Paquistão, Senegal e Somália.

“O comitê concordou, por unanimidade, que o risco de propagação internacional do poliovírus continua a configurar uma emergência em saúde pública de importância internacional e recomendou a prorrogação de orientações temporárias por mais três meses”, destacou a OMS no documento.

Dentre os fatores levados em consideração estão:

– Vacinação de rotina fraca: muitos países possuem sistemas de imunização fracos e que podem ser ainda mais afetados por emergências humanitárias, incluindo conflitos. O cenário, segundo a OMS, representa risco crescente, já que as populações dessas localidades ficam vulneráveis ​​a surtos de poliomielite.

– Falta de acesso: a inacessibilidade continua a representar um grande risco para o combate à pólio, especialmente no norte do Iêmen e na Somália, onde existem populações consideráveis ​​que não foram alcançadas pela imunização contra a poliomielite durante longos períodos (mais de um ano).

Poliovírus selvagem

Desde a última reunião do comitê de emergência, há três meses, 12 novos casos de poliovírus selvagem foram notificados, sendo cinco no Afeganistão e sete no Paquistão, elevando para 14 o total de casos registrados em 2024. As amostras de ambiente que testaram positivo para o vírus no Paquistão passaram de 126 ao longo de 2023 para 186 este ano, enquanto no Afeganistão, o salto foi de 44 para 62 casos positivos no mesmo período.

Poliovírus derivado da vacina

Já os casos do chamado poliovírus circulante derivado da vacina, em 2024, chegaram a 72, sendo 30 registrados na Nigéria. Há, segundo a OMS, dois novos países que reportaram casos desse tipo desde a última reunião do comitê de emergência: Etiópia e Guiné Equatorial. A maioria dos casos foi importada do Sudão e do Chade.

Esse tipo de manifestação da doença acontece porque a vacina oral contém o vírus ativo, mas enfraquecido. A dose faz com que o organismo humano produza uma defesa imunológica contra a doença e o vírus enfraquecido se multiplica no intestino da criança, sendo eliminado pelas fezes.

Em locais com saneamento precário, o vírus enfraquecido eliminado dessa forma pode contaminar outras pessoas, o que não é de todo mal já que, com isso, elas adquirem imunidade. A cepa não encontra mais hospedeiros e desaparece do meio ambiente. O problema é quando isso acontece em regiões com baixa cobertura vacinal para a pólio, onde o vírus pode continuar circulando livremente, atingindo crianças suscetíveis ou que não foram imunizadas.

De acordo com a OMS, Argélia, Costa do Marfim, Egito, Guiné Equatorial, Gâmbia, Libéria, Moçambique, Senegal, Serra Leoa, Sudão, Uganda e Zimbábue detectaram o poliovírus circulante derivado da vacina em amostras de ambiente, mas sem casos confirmados para a doença.

Em 2023, foram confirmados 527 casos de poliovírus circulante derivado da vacina, sendo 224 (43%) na República Democrática do Congo.

Faixa de Gaza

Após a reunião do comitê de emergência, em 8 de julho, a OMS foi informada sobre a detecção de poliovírus circulante derivado da vacina em seis amostras ambientais colhidas na Faixa de Gaza. Todas as amostras ambientais positivas foram recolhidas em 23 de junho de 2024. “Já estão em curso esforços, em todos os níveis, para montar uma resposta a esse surto”, destacou a entidade.

Na semana passada, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse que vai enviar mais de 1 milhão de doses contra a pólio para a Faixa de Gaza. As vacinas devem ser administradas em cerca de 600 mil crianças de até 8 anos ao longo das próximas semanas.

Em seu perfil na rede social X (antigo Twitter), Tedros informou que a OMS – em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina no Próximo Oriente (UNRWA, na sigla em inglês) – planeja executar duas rodadas de campanha de vacinação contra a pólio na região.

“Precisamos de absoluta liberdade de circulação de profissionais de saúde e do equipamento médico para realizar essas operações complexas com segurança e eficácia”, informou. Segundo Tedros, a detecção do vírus da pólio em amostras de esgoto colhidas na Faixa de Gaza é um sinal claro de que a doença tem circulado na região, colocando em risco crianças não vacinadas.

“Um cessar-fogo ou, pelo menos, dias de tranquilidade durante a preparação e a execução das campanhas de vacinação são necessários para proteger as crianças em Gaza contra a pólio”, completou o diretor-geral da OMS.

Para a entidade, crianças com menos de 5 anos correm maior risco de contrair pólio em Gaza – sobretudo bebês de até 2 anos, uma vez que as campanhas de vacinação de rotina foram interrompidas em razão de quase dez meses de conflito na região.

Além da pólio, a OMS relatou aumento generalizado de casos de hepatite A, diarréia e gastroenterite, à medida em que as condições sanitárias se deterioram em Gaza, com o esgoto sendo derramado em ruas próximas a acampamentos destinados a pessoas deslocadas.

A doença

Transmitido principalmente por via fecal-oral, o vírus da pólio é classificado como altamente infeccioso, capaz de invadir o sistema nervoso central e causar paralisia. A estimativa é que uma em cada duzentas infecções leve à paralisia irreversível, geralmente das pernas. Entre os acometidos, 5% a 10% morrem por paralisia dos músculos respiratórios.

Os casos da doença em todo o mundo diminuíram 99% desde 1988, passando de 350 mil para seis casos reportados em 2021, em razão de campanhas de vacinação em massa. Esforços ainda são necessários para erradicar o vírus por completo do planeta.

A pólio figura atualmente como a única emergência em saúde pública de importância internacional mantida pela OMS. Na semana passada, entretanto, a entidade convocou o comitê de emergência para avaliar o cenário de surto de mpox na África e o risco de disseminação internacional da doença.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Energisa
Publicidade
Publicidade
ELEIÇÕES

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Ministério prestará assistência a infectados por HIV após transplantes

Ministério prestará assistência a infectados por HIV após transplantes

Laboratório responsável pelos testes foi interditado
L
Campanha Outubro Rosa reforça a importância do exame clínico e cuidados necessários

Campanha Outubro Rosa reforça a importância do exame clínico e cuidados necessários

A cirurgiã-geral e mastologista, Mariana Góis, enfatiza que o exame clínico é indicado para mulheres a partir dos 40 anos.
L
Covid-19 aumenta entre idosos nas regiões Norte e Nordeste

Covid-19 aumenta entre idosos nas regiões Norte e Nordeste

Na região Centro-Sul, tendência é de diminuição de casos
L
Dia Mundial da Visão: governo de Rondônia alerta a população quanto à importância da saúde ocular

Dia Mundial da Visão: governo de Rondônia alerta a população quanto à importância da saúde ocular

A oftalmologista também destacou as recomendações da Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica sobre o uso de telas por crianças.
L
Quase 5 mil mulheres do Norte devem receber o diagnóstico de câncer de mama no biênio 2024/2025

Quase 5 mil mulheres do Norte devem receber o diagnóstico de câncer de mama no biênio 2024/2025

Em alusão ao Outubro Rosa, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO) reforça a importância da adoção de um estilo de vida saudável e outras medidas preventivas.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Problema no trem de pouso é corrigido e aeronave do Prefeito Hildon Chaves pousa em segurança

Estavam no avião o prefeito Hildon Chaves, seu irmão, um sobrinho e o piloto.
L

Curso de Extensão: Circo na Praça – Desenvolva habilidades circenses em um ambiente público e colaborativo

Destinado a jovens e adultos a partir de 16 anos, o curso não exige experiência prévia, tornando-se uma oportunidade ideal tanto para iniciantes quanto para aqueles que desejam aprimorar suas habilidades.
L

#EntreLevels | Entrevista Gui Garii – influenciador

O Entre Levels Podcast recebe Guilherme Andrade, mais conhecido como Gui Garii, um influenciador que vem conquistando seguidores com seu carisma e conteúdo autêntico.
L

Rondônia na 21ª posição no ranking de pessoas economicamente ativas com ensino superior

Este indicador específico do ranking considera o percentual de pessoas com 14 anos ou mais, inseridas na força de trabalho, que possuem ensino superior completo.
L
Anatel divulga lista com 2.027 páginas de bets a serem bloqueadas

Anatel divulga lista com 2.027 páginas de bets a serem bloqueadas

Prazo para apostador retirar recursos terminou na quinta-feira
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Concurso unificado: prazo para envio de títulos termina hoje

Concurso unificado: prazo para envio de títulos termina hoje

Candidatos devem enviar documentação somente pelo site do certame
L

UNIR abre concurso para contratação de 37 docentes efetivos do Magistério Superior

O edital na íntegra, com todas as orientações e cronograma, pode ser acessado no portal da UNIR (www.unir.br) e no portal de processos seletivos da instituição
L
Vaga de Empregos

Vaga de Emprego: Copeira na Pousada Surya

Se você possui habilidades culinárias, experiência na área e proatividade, essa oportunidade pode ser para você!
L

Instituições públicas de Rolim de Moura abrem vagas para concursos

onforme o edital, as inscrições poderão ser feitas entre 16/10/2024 e 18/11/2024, com taxas de R$ 96,00 para os cargos de Ensino Médio e R$ 120,00 para os de Ensino Superior.
L
CNU: prazo para entrega de títulos é prorrogado para sexta-feira (11)

CNU: prazo para entrega de títulos é prorrogado para sexta-feira (11)

Candidatos de todos os blocos têm até 23h59 para enviar documentação
L
Publicidade

POLÍTICA

Léo Moraes e Mariana debaterão saneamento básico com trabalhadores do saneamento em datas diferentes

Após as perguntas dos cinco inscritos, que serão feitas em um único bloco, será concedido 10 minutos para o candidato e a candidata responderem aos questionamentos e já fazerem suas considerações finais.
L

Rondônia teve a menor taxa de prefeitos reeleitos na Região Norte

Em primeiro lugar aparece Roraima, com 100% dos prefeitos reeleitos.
L

Ieda Chaves apresenta requerimentos para investigar a emissão de carteiras de identidade

Abrangência por regiões/faixas etárias e falhas na emissão do documento serão avaliadas.
L
Eleições: cota de gênero foi descumprida em 700 municípios

Eleições: cota de gênero foi descumprida em 700 municípios

Sistema destina 30% das candidaturas para mulheres
L
Propaganda eleitoral no rádio e na TV retorna nesta sexta-feira

Propaganda eleitoral no rádio e na TV retorna nesta sexta-feira

Programação vai até 25 de outubro em 52 cidades
Publicidade

POLÍCIA

Homem sai para trabalhar e flagra esposa com amigo no Mercado Cultural

Quando chegou, flagrou a companheira com o melhor amigo, momento em que perdeu o controle e partiu para a agressão.
12

Carro faz conversão e causa acidente com mototaxista no bairro Lagoa

Uma equipe do Samu realizou os primeiros socorros e encaminhou o trabalhador ferido para a UPA Sul.
10
Motociclista vítima de grave acidente no centro, morre no hospital em Porto Velho

Motociclista vítima de grave acidente no centro, morre no hospital em Porto Velho

Na ocasião, Fernando transitava de moto, quando bateu na traseira de uma caminhonete, e depois foi atingido por outro veículo ao cair do veículo.
18
PF prende dois homens pelo crime de homicídio em Porto Velho

PF prende dois homens pelo crime de homicídio em Porto Velho

Na ação, foram cumpridos dois mandados de prisão
10
Identificadas vítimas que morreram no acidente da BR-364

Identificadas vítimas que morreram no acidente da BR-364

Além dos óbitos, dez pessoas foram socorridas ao hospital.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Com taxação de ricos, faixa de isenção do IR pode passar de R$ 5 mil

Com taxação de ricos, faixa de isenção do IR pode passar de R$ 5 mil

De acordo com o presidente Lula, novo valor é compromisso de justiça
L

Resultado do Chamamento Público: Indesp

Resultado Preliminar do Certame
L
Lazio e Atlético de Madrid são punidos por atos racistas de torcedores

Lazio e Atlético de Madrid são punidos por atos racistas de torcedores

Além de multas acima de R$ 180 mil, estádios terão fechamento parcial
L
Lula promete mais qualidade no Minha Casa, Minha Vida

Lula promete mais qualidade no Minha Casa, Minha Vida

Presidente quer incluir piscinas nas áreas de lazer do programa
L
Líbano é a nova Faixa de Gaza, diz Confederação Líbano-Brasileira

Líbano é a nova Faixa de Gaza, diz Confederação Líbano-Brasileira

“Toneladas de bomba caem no sul do Líbano”, diz presidente da entidade
L
Brasil deve formar e requalificar 14 milhões de profissionais até 2027

Brasil deve formar e requalificar 14 milhões de profissionais até 2027

CNI considera expansão da economia e do mercado de trabalho
L
Porto de Porto Velho divulga edital para arrendamento transitório de áreas operacionais

Porto de Porto Velho divulga edital para arrendamento transitório de áreas operacionais

Também tem o escopo de fortalecer a cadeia logística e contribuir para o desenvolvimento econômico de Rondônia.
L

FAPERON sedia reunião da Comissão de Regularização Fundiária de Rondônia para debater as principais restrições legais ao crédito rural

A proposta é considerada um passo essencial para remover restrições ambientais e fundiárias das propriedades rurais que buscam financiamentos junto aos agentes financeiros.
L

Requerimento da Licença Ambiental: NEXUS COMERCIO E DISTRIBUIDORA LTDA

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA (LAS)
L
Lula sanciona programa que oferece crédito para pequenos negócios

Lula sanciona programa que oferece crédito para pequenos negócios

Governo será fiador das microempresas nos bancos
L