Foi posto para votação na Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados (CSaude), na sessão de hoje (15), um requerimento da deputada Silvia Cristina (PL) que indica ao Ministério da Saúde (MS), o deslocamento emergencial de médicos, do programa “MAIS MÉDICO”, para atuarem nos municípios atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul.
Cristina destacou que o programa tem o objetivo de suprir a carência de médicos nos municípios do interior e nas periferias das grandes cidades do Brasil. Ela levou em consideração números de vítimas e a necessidade de médicos e profissionais da saúde naquela região atingida pelas enchentes.
“Sabemos dos importantes e relevantes trabalhos prestados por todos os profissionais que fazem parte deste programa. E neste momento de calamidade pública no estado do Rio Grande do Sul, reconhecida em decreto pelo próprio Governo Federal, torna-se urgente e necessário a indicação para que, de acordo com a legislação vigente e critérios logísticos possíveis, sejam designados parte destes profissionais para atuarem no serviço de saúde pública do Rio Grande do Sul, a fim de suprir a demanda urgente e também a subsequente, pois os reflexos advindos do desastre ainda vão surgir, afetando certamente a saúde pública da toda região”, justificou.
A reunião que vai avaliar o requerimento da deputada de Rondônia bem como outras 31 propostas, foi marcada para às 9h30 (horário de Brasília).