A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) inicia mais uma edição da Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho (Sipat), com o tema “Abril Verde: Segurança no Trabalho”. O evento é voltado para a orientação dos profissionais com foco na promoção à segurança e saúde no trabalho.
“A Sipat tem como principal objetivo orientar e promover a prevenção de acidentes, segurança e saúde no trabalho. É uma obrigatoriedade das empresas ou do setor público, que tem uma demanda acima de 100 servidores, exercer essa prática”, explica o gerente da Divisão de Acompanhamento de Condições de Trabalho em Unidades de Saúde (Dactus) da Semusa, Breno Luigi.
A iniciativa é realizada pela Semusa, por meio da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), das unidades da rede municipal de saúde de Porto Velho, tanto na atenção básica quanto na especializada.

A realização anual do Sipat cumpre as Norma Regulamentadoras (NR) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que norteia as atribuições legais que visam o desenvolvimento de medidas de cuidado com a saúde e bem-estar dos servidores municipais.
Atividades voltadas ao bem-estar físico e mental dos profissionais são realizadas constantemente pela secretaria municipal de saúde. Oferta de atendimento médico, realização de exames, palestras sobre educação em saúde, prevenção ao suicídio e combate ao assédio moral, sexual e discriminação no ambiente de trabalho estão entre os serviços.
“A Semusa desenvolve ações de prevenção e promoção à saúde do servidor de forma rotineira. A Sipat na rede municipal de saúde é realizada desde 2022 em parceria com outras secretarias da Prefeitura. Este ano, é a primeira vez que a Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho é feita dentro das próprias unidades de saúde, conforme a necessidade e estratégia de cada localidade”, explica Breno.
UPA SUL
Segundo a Divisão de Acompanhamento de Condições de Trabalho em Unidades de Saúde, a Sipat deve ser realizada por todos os estabelecimentos da rede municipal. A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Sul organizou uma semana repleta de atividades para os mais de 230 profissionais.

Entre as principais temáticas abordadas estão: conscientização e prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais; momento lazer com dança; notificação em acidente de trabalho; comunicação efetiva; treinamento de combate a incêndios; momento com fisioterapeuta; segurança e saúde no ambiente de trabalho e promoção à saúde física e mental do trabalhador.
Máxima Helena da Silva Oliveira Linhares, atua como técnica em enfermagem na Upa Sul. A profissional ressalta a importância de desenvolver atividades com foco na saúde do trabalhador. “Trabalhamos em um pronto atendimento e vivemos sempre no piloto automático. A gente precisa tirar um tempo para voltar a atenção à nossa saúde e bem-estar, isso é muito importante para nossa qualidade de vida”, aponta.
Para Táina Lopes, que é assistente administrativa na unidade, a iniciativa colabora diretamente para a promoção da saúde dos profissionais de saúde. “Acho importante proporcionar aos servidores momentos como estes, uma vez que contribui para o bem-estar emocional, físico e mental. Pois a rotina em uma unidade como a Upa, por muitas vezes, é exaustiva”, destaca a servidora.
O principal objetivo da Sipat é conscientizar sobre melhores práticas dentro do ambiente de trabalho e estimular o cuidado com o servidor de forma contínua.
“A Sipat não deve ser considerada pelas empresas como uma obrigação, mas sim, como uma ferramenta importante de conscientização e proteção diária dos trabalhadores. Buscando contribuir de forma efetiva para a redução de acidentes no ambiente de trabalho”, finaliza o Breno, gerente da Dactus.