SEGUNDA-FEIRA, 30/06/2025
Publicidade

L

Saúde

Populações periféricas são mais vulneráveis à dengue

Avaliação é que mudanças climáticas aumentam riscos da doença

Por Luiz Claudio Ferreira e Vinicius Lisboa - Repórteres da Agência Brasil * - 20

Publicado em 

Populações periféricas são mais vulneráveis à dengue
Marcello Casal jr/Agência Brasil
“O meu homem-aranha está amuado, tristinho. É tão estranho”. A auxiliar de serviços gerais Juliana Pereira, de 28 anos de idade, está acostumada com o pequeno Vitor, de 3 anos de idade, pulando de um canto para o outro, tal como um super-herói. Ligeiro na bicicleta, correndo atrás de bola e sem parar pela casa. Mas o menino passou a semana com febre alta e dor, sem sair do colo da mãe. Tudo por causa da dengue. Populações periféricas são mais vulneráveis à dengue - News RondôniaPopulações periféricas são mais vulneráveis à dengue - News Rondônia

Eles moram em uma casa na Cidade Estrutural, região administrativa periférica do Distrito Federal, “cercada de mato, lixo, água parada e falta de estrutura”, como diz a mãe que também teve a doença em fevereiro. “Estou sem ir para o trabalho porque preciso cuidar deles”, diz Juliana. O outro morador da casa, Jeferson Muniz, de 25 anos de idade, irmão de Juliana, também não podia ir trabalhar havia 5 dias por causa dos sintomas da doença.

Vulnerabilidade

O médico infectologista José Davi Urbaez diz que as condições sociais são causas do avanço da dengue. “É claríssimo que, no caso da dengue e, habitualmente, todas as doenças infecciosas, são grandes marcadores dessa vulnerabilidade porque ela é construída”, avalia. As populações com menos condições de saneamento básico, de moradia digna, de emprego, de educação e de acesso à saúde, segundo o médico, estão mais vulneráveis à disseminação das doenças como a dengue.

Jeferson, o tio do pequeno Vitor, reclamou de, além das dores no corpo, de falta de ar e muito enjoo. Ele trabalha em um lava jato o dia inteiro e chegou a tentar trabalhar doente, mas não aguentou o ritmo. Cercado por profissionais de saúde pública e deitado em uma maca, em um dos atendimentos que recebeu, melhorou depois de ser medicado e receber hidratação venosa com soro.

Durante a semana, a família foi junta em uma tenda de atendimento instalada pelo governo do Distrito Federal junto à Unidade Básica de Saúde da região, para reforçar o atendimento diante da crise sanitária na capital do País, que tem o maior número de mortes causadas pela doença.  Na UBS, já foram confirmados 2.391 casos da doença até sexta-feira (1º). Inclusive, os dez postos com mais notificações da doença eram todos nas áreas mais vulneráveis, que contabilizavam 27.264 casos.

Capital em surto

Segundo as informações do Ministério da Saúde, até o sábado (2 de março), eram 77 óbitos confirmados no DF, o equivalente a 29,8% da quantidade de mortos no país, do total de 258, por causa da dengue até o momento. Havia outras 60 ocorrências em investigação.

Ao todo, o DF somava mais de 102.757 diagnósticos da doença, o que representava quase 10% dos casos de todo o Brasil, que superou a marca de mais de um milhão de notificações durante a semana. Os postos de atendimento nas periferias lideram as notificações da doença.

“O que mais me apavorou foi a possibilidade da dengue ficar mais grave. A gente é pobre e tem muito medo”, diz Juliana, que tem medo de todos adoecerem ao mesmo tempo. Ela viu os vizinhos ficarem mal nas últimas semanas.

O médico infectologista Hemerson Luz explica que pode acontecer de pessoas que tiveram dengue uma vez apresentarem um quadro mais grave numa segunda ocasião. “Por uma reação do sistema imunológico, pode ocorrer uma resposta inflamatória pior. O termo dengue hemorrágica não é utilizado mais”.

O médico entende que as condições sociais urbanas podem influenciar a disseminação da doença. “Sabemos que hoje realmente a dengue é uma doença que pode ser prevenida com medidas para combater o mosquito e também com a vacina que está chegando”, explica.

Responsabilidade

O especialista salienta que qualquer objeto abandonado que acumule água pode acabar sendo um criadouro do mosquito. “Lembrando que os ovos do Aedes aegypti podem ficar até 1 ano em um terreno seco, esperando cair água e acumular. Todo o combate se baseia em eliminar esses criadores, como objetos jogados, caixas d’água sem tampa, aquele vaso que tem um pratinho com água embaixo”, alerta. Hemerson Luz diz que todos esses cuidados são necessários com responsabilidade dos órgãos públicos e dos cidadãos.

A recomendação do especialista é que as pessoas devem buscar apoio de saúde a partir de sintomas como o quadro clássico que inclui dor de cabeça, febre alta, cansaço, dor atrás dos olhos. Há possibilidade de aparecimento de manchas vermelhas na pele. O médico pede especial atenção para a existência de dor abdominal, vômitos e queda da pressão.

Inclusive, foi por causa de dores abdominais que a cuidadora de idosos Joseana Rosa, de 49 anos de idade, teve que pensar em cuidar de si mesma. Ela foi também ao atendimento na Cidade Estrutural e relatou aos médicos que não dormia havia 2 dias e sentia dores pelo corpo, que teve dificuldades de explicar. “Tive muita febre e enjoo. Essa doença, para mim, foi pior do que a covid (que ela foi diagnosticada em 2022)”, comparou a paciente. Joseana também pensou em ir trabalhar e encarar uma viagem de ônibus de quase 50 minutos até o trabalho. Ela desistiu depois de dar o primeiro passo em direção à porta.

Angústia

A cerca de 20 km da Estrutural, uma família estava desesperada na Unidade de Pronto Atendimento da Ceilândia, a maior região administrativa do Distrito Federal. A fisioterapeuta Amanda Oliveira, de 33 anos de idade, estava agoniada com a situação da mãe Maria Luzemar, de 57 anos de idade, internada na sala vermelha para receber suporte intensivo de oxigênio e monitoramento dos sinais vitais.

“Minha mãe começou com muita febre e piorou pela madrugada. Ela teve sangue ao evacuar e estava delirando. Ela pediu que a gente ajudasse urgentemente”. Há uma semana, a mãe deixou de ir trabalhar como vendedora de churrasquinho no bairro em que mora. “Ela não aguentava mais”, disse Amanda.

Na porta da UPA, familiares de pacientes ficam à espera da possibilidade de receber notícias e a possibilidade de fazer visitas.

Encostado à UPA, o Hospital de Campanha da Aeronáutica, com a atuação de militares de outras regiões do país, inclui médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e de laboratório, com atividades 24 horas por dia. A aposentada Francisca Miranda, de 65 anos de idade, estava acompanhada da filha Taynah, de 28 anos de idade, porque mal conseguia se movimentar. Elas moram em Ceilândia, região em que as unidades de saúde pública são as que têm mais notificações, 25.250 até sexta-feira, representando um a cada quatro casos de dengue no Distrito Federal.

Crianças e idosos

Segundo o infectologista Hemerson Luz, qualquer pessoa pode ter a doença agravada. “Mas pode ser pior em crianças muito pequenas, ou mesmo em pessoas idosas, grávidas, pessoas que têm comorbidades. E um grande foco hoje da atenção é justamente crianças e adolescentes por onde estão começando os programas de vacinação”, explica.

Para combater a dengue, o médico Hemerson Luz defende que o sistema público de saúde pode contar com o uso de tecnologias para apontar qual rua ou bairro há mais casos. “O mosquito tem uma autonomia de voo muito pequena, cerca de 200 metros apenas. O uso de drones para procurar esses locais que podem estar acumulando lixo, pode ser usado pelo poder público para fazer essa busca. Esse é um dever de todos”.

Rio de Janeiro

No Rio de Janeiro, cidade que já passou por epidemias recentes da doença, como nos anos de 2002, 2008 e 2012, um polo de atendimento de dengue funciona na Policlínica Hélio Pellegrino, na Praça da Bandeira, na zona norte da cidade. Lá também chegam diferentes casos. A preocupação com as crianças faz parte da rotina do lugar.

A cabeleireira Jaqueline Souza, por exemplo, levou o filho Gabriel, de 6 anos de idade, depois que o garoto apresentou febre alta. “Ele começou a ficar caidinho. Aí logo vieram as dores. Ele se queixou bastante das dores nas costas, no olho e nas pernas também. Depois, as pintinhas”, detalhou. Quando avaliou que o menino estava um pouco melhor, levou para a escola. Mas ainda era cedo para voltar à rotina. Ela buscou o garoto na escola porque voltaram os sintomas.

No mesmo dia, no atendimento na policlínica, o autônomo Nelson Amado revela que teve sintomas por uma semana. “Uma dor muito forte no corpo e estava com febre. Eu não consegui mais ficar no trabalho e fui para casa”, disse. Depois do exame, verificou-se que havia infecção e passou a ficar mais preocupado com hidratação. “É o segundo dia que eu volto aqui na Policlínica”.

Mudanças climáticas

O avanço da doença nas grandes cidades é motivo de alerta para o médico Carlos Starling, vice-presidente da Sociedade Mineira de Infectologia. “O que chama a atenção é que o número de casos aumentou muito nos últimos dias, não só de dengue, mas também de covid. Então nós estamos, no momento, convivendo com duas epidemias ao mesmo tempo”, disse.

Para o especialista, ainda será necessário que o trabalho de prevenção seja mais efetivo. Para ele, o número de casos deve seguir aumentando até final de abril, quando a temperatura deve começar a cair. “Com isso, a população de mosquito também diminui e, consequentemente, a transmissão da doença também. O período sazonal da dengue tradicionalmente vai até abril”, explica. Entretanto, o especialista alerta para o fato que as mudanças climáticas podem alterar essa lógica.

O aumento da temperatura altera o regime de chuvas, e isso poderia fazer, em tese, que esse período se estenda até junho, que tradicionalmente o número de casos cai de forma drástica. “O que deve modificar muito esse perfil epidemiológico é a maior disponibilidade de vacinas nos próximos anos. Mas para esse ano, as vacinas ainda não vão ter o impacto que nós gostaríamos que tivesse”.

Confira o painel da dengue no Brasil.

Confira painel da dengue do Distrito Federal.

Os principais sintomas da dengue. Foto: Arte/EBC
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Anvisa exige retenção de receita para Canetas Emagrecedoras em Farmácias

Anvisa exige retenção de receita para Canetas Emagrecedoras em Farmácias

Categoria inclui medicamentos como Ozempic, Mounjaro e Wegovy
L

Número 192 do Samu está temporariamente fora de serviço

Empresa responsável pelo serviço de telefonia está trabalhando para normalizar os serviços
L
Governo de RO divulga fase final da reforma do Cemetron e projeta ampliação da assistência

Governo de RO divulga fase final da reforma do Cemetron e projeta ampliação da assistência

A reorganização também permitirá dobrar a capacidade da enfermaria, que passará de 15 para 20 leitos.
L
Colgate descontinua creme dental Total Prevenção Ativa Clean Mint após relatos de efeitos adversos

Colgate descontinua creme dental Total Prevenção Ativa Clean Mint após relatos de efeitos adversos

O produto é o creme dental Colgate Total Prevenção Ativa Clean Mint
L
Médicos Sem Fronteiras relatam cenário de "terra devastada" e limpeza étnica em Gaza, com 94% dos hospitais inoperantes

Médicos Sem Fronteiras relatam cenário de “terra devastada” e limpeza étnica em Gaza, com 94% dos hospitais inoperantes

Profissionais de saúde relatam destruição sem paralelo com bombardeios
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Jovem News | Entrevista Lívia & Thainara

Nesta segunda-feira (30), às 17h, o programa Jovem News recebe a dupla sertaneja Lívia & Thainara para uma conversa sobre trajetória musical, desafios e os planos que prometem agitar o futuro da carreira
L

Minalinda: vaga para Auxiliar de Serviços Gerais

Vaga disponível para profissionais responsáveis e dedicados à limpeza e conservação de ambientes
L

Elevação de supercílio: descubra como rejuvenescer o olhar sem cirurgia complexa

Com técnicas modernas e minimamente invasivas, Dr. Marcelo Almeida devolve leveza e harmonia ao olhar, com cicatrizes discretas e resultados naturais
L

Ponto & Contraponto | Entrevista Luiz Carlos Freire de Souza

Nesta segunda-feira, dia 30, às 16h, o programa Ponto & Contraponto recebe o professor Luiz Carlos Freire de Souza, coordenador do curso de Música da Faculdade Metropolitana.
L

Encerra nesta segunda-feira, 30, as inscrições para o programa CNH Social em Rondônia; prazo vai até às 23h59

Interessados em participar do programa, têm até às 23h59 desta segunda-feira (30) para se inscrever
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Rondônia terá 10 novos peritos médicos nas Agências da Previdência Social

Rondônia terá 10 novos peritos médicos nas Agências da Previdência Social

Resultado de concurso público foi divulgado nesta segunda-feira (23) pelo Ministério da Previdência Social. Ação será essencial para enfrentar a fila do INSS.
L
Taxa de desemprego no Brasil atinge 6,2% em maio, o menor índice para o período desde 2012

Taxa de desemprego no Brasil atinge 6,2% em maio, o menor índice para o período desde 2012

Número de trabalhadores com carteira atinge recorde, diz IBGE
L
Luz Energy Engenharia abre vagas para trabalho na Usina Hidrelétrica Santo Antônio, em Porto Velho

Luz Energy Engenharia abre vagas para trabalho na Usina Hidrelétrica Santo Antônio, em Porto Velho

As vagas são de Mecânico de Manutenção Especializado, Inspetor END N2-1 e Supervisor.
L
Publicidade

POLÍTICA

Diante das votações contrárias as medidas do governo Lula, internet tem manifestado indignação contra o Congresso

Congresso Inimigo do Povo, Congresso contra o Povo e Congresso contra o Brasil, são as frases mais lançadas nos perfis do presidente da Câmara e do Senado.
L

Segundo The Economist, Lula perde influência no exterior e enfrenta queda de popularidade no Brasil

Revista britânica critica alinhamento do presidente com regimes autoritários e aponta enfraquecimento da política externa e interna do governo
L
Cristiane Lopes leva internet gratuita para moradores de Extrema, em Porto Velho

Inédito: Cristiane Lopes leva internet gratuita para moradores de Extrema, em Porto Velho

Conectividade chega a distrito por meio de emenda da parlamentar, beneficiando centenas de famílias.
L

Cláudia de Jesus beneficia escola de Chupinguaia com veículo para atividades pedagógicas

Emenda parlamentar de R$ 110 mil garante aquisição do veículo.
L

Eyder Brasil destina emenda e garante participação da equipe de futsal feminino da Polícia Civil de RO em mundial nos EUA

Com um investimento, o parlamentar viabiliza a viagem do time para o World Police and Fire Games.
L
Publicidade

POLÍCIA

Três pessoas são baleadas em tentativa de homicídio em Rondônia

Três pessoas são baleadas em tentativa de homicídio em Rondônia

Ao chegarem, os policiais encontraram duas vítimas baleadas. Pouco depois, uma terceira vítima de disparo de arma de fogo deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e foi transferida para o Hospital Regional de Vilhena.
12
Caminhão tomba na RO-010 entre as linhas 140 e 144, em Rondônia

Caminhão tomba na RO-010 entre as linhas 140 e 144, em Rondônia

A Polícia Militar e equipes de saúde foram acionadas, mas, apesar do acidente, o condutor não teve ferimentos graves.
10
Ciclista é executado a tiros na Estrada do Santo Antônio

Ciclista é executado a tiros na Estrada do Santo Antônio

De acordo com testemunhas, o jovem havia acabado de sair de bicicleta para trabalhar, quando foi atacado a tiros por dois criminosos que estavam de moto, e fugiram em seguida.
18

Operação integrada em Costa Marques resulta na maior apreensão de entorpecentes da história

O destino da carga, avaliada em aproximadamente R$ 30 milhões, era o estado de São Paulo
L
PM apreende drogas e conduz quatro pessoas em operação contra o tráfico no Bairro Jorge Teixeira

PM apreende drogas e conduz quatro pessoas em operação contra o tráfico no Bairro Jorge Teixeira

A ação foi deflagrada após denúncias anônimas sobre o comércio de drogas em uma residência na Rua Criciúma. Ao chegar ao local, a guarnição observou movimentação suspeita e iniciou as averiguações.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Prefeitura de Jaru recebe 200 cadeiras de rodas e de banho

Prefeitura de Jaru recebe 200 cadeiras de rodas e de banho

Equipamentos foram adquiridos com recursos destinados pelo deputado estadual Dr. Luís do Hospital.
L
Prefeitura de Jaru concederá reajuste salarial a conselheiros tutelares, que passarão a receber R$ 4 mil

Prefeitura de Jaru concederá reajuste salarial a conselheiros tutelares, que passarão a receber R$ 4 mil

A proposta foi aprovada pela Câmara de Vereadores e agora segue para sanção do prefeito Jeverson Lima.
L
Prefeitura de Jaru conclui pavimentação em mais um trecho da Rua Francisco Pantoja no setor 06

Prefeitura de Jaru conclui pavimentação em mais um trecho da Rua Francisco Pantoja no setor 06

A execução da obra é fruto de uma parceria entre a Prefeitura e o deputado estadual Dr. Luís do Hospital.
L
Campanha de vacinação contra a Influenza em Jaru segue até 30 de julho

Campanha de vacinação contra a Influenza em Jaru segue até 30 de julho

Dia D está marcado para o próximo sábado, 5
L

Mudanças no novo Plano Safra da Agricultura Familiar irão permitir maior atuação da Conab

Diretrizes para o biênio 2025/2026 trazem importantes transformações para a retomada do fortalecimento dos estoques públicos, a valorização de produtos da sociobiodiversidade e novos produtos para o ProVB, que garante a alimentação das criações de pequenos pecuaristas
L
Projeto de alíquotas do Imposto Seletivo deve ser enviado ao Congresso no próximo semestre, diz Bernard Appy

Projeto de alíquotas do Imposto Seletivo deve ser enviado ao Congresso no próximo semestre, diz Bernard Appy

Projeto sobre Imposto Seletivo chega ao Congresso no 2º semestre
L
Rio de Janeiro terá forte esquema de segurança com 17 mil agentes e possível GLO para cúpula do Brics

Rio de Janeiro terá forte esquema de segurança com 17 mil agentes e possível GLO para cúpula do Brics

Reunião será de 2 a 9 de julho no Rio de Janeiro
L
Fluminense vence a Inter de Milão por 2 a 0 e avança às quartas do Mundial de Clubes

Fluminense vence a Inter de Milão por 2 a 0 e avança às quartas do Mundial de Clubes

Germán Cano e Hércules foram os autores dos gols que levaram o Tricolor à próxima fase.
L
Começa prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição da Prova Nacional Docente

Começa prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição da Prova Nacional Docente

Inscrições para Prova Nacional Docente começam dia 14 de julho
L
Panamá enfrenta onda de protestos e repressão por reforma da previdência e crise social

Panamá enfrenta onda de protestos e repressão por reforma da previdência e crise social

Mortos, centenas de presos e corte de internet marcam revolta no país
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.