Dados do Painel Coronavírus, alimentado pelo Ministério da Saúde (MS), apontam que Rondônia (RO) foi o quarto estado brasileiro que mais registrou aumento de casos de Covid-19 em janeiro deste ano. Um ranking dos dez estados que aumentaram os números foi divulgado. As primeiras posições ficaram paras as unidades concentradas na região norte.
O estado de Rondônia só perdeu para o campeão Tocantins (124 casos na 1ª semana / 2.030 na 4ª semana), para Roraima (29 casos na 1ª semana / 236 na 4ª semana) e o Pará (511 casos na 1ª semana / 3.390 na 4ª semana)
Segundo os números da autarquia, foram notificados 378 casos na 1ª semana daquele mês contra 1.820 na 4ª semana em Rondônia.
Em todo o país, foram registrados 34.833 casos novos de Covid-19 e 212 mortes pela doença em janeiro deste ano. Ao todo, 38.338.153 pessoas foram infectadas pelo Coronavírus e 709.407 morreram desde o início da pandemia no país em 2020.
Na semana passada, o boletim Infogripe da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) apontou que os casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) por Covid-19 também apresentam tendência de alta em estados do Norte e Nordeste e novamente Rondônia estava na lista das unidades da federação que sentiram esse novo momento.