SEXTA-FEIRA, 17/01/2025
Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia

L

Saúde

Ministério define esta semana calendário de vacinação contra dengue

Imunização de crianças e jovens de 10 a 14 anos começa este mês.

Por Vitor Abdala - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Ministério define esta semana calendário de vacinação contra dengue
Pixabay
O Ministério da Saúde definirá esta semana o calendário de vacinação contra a dengue, segundo informou a ministra Nísia Trindade, em visita ao Rio de Janeiro, nesta segunda-feira (5). O governo já havia divulgado que a imunização, inicialmente de crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, começa neste mês nos municípios selecionados. 

Ministério define esta semana calendário de vacinação contra dengue - News RondôniaMinistério define esta semana calendário de vacinação contra dengue - News Rondônia

“Hoje, nós vamos trabalhar com a faixa de 10 a 14 anos de idade naqueles municípios que apresentaram, nos últimos anos, o quadro mais intenso de dengue e também onde circula mais o sorotipo 2, que é aquele que está muito associado a essa explosão de casos que temos visto em algumas cidades e, muitas vezes, com agravamento”, disse a ministra.

Destacou, a seguir, que a vacina é um instrumento importante na luta contra a dengue, mas que ela não terá um efeito imediato. Por isso, ressaltou, a eliminação de água parada dentro das casas, que são focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus da dengue, é fundamental para a prevenção da doença.

“Neste momento, ela [a vacina] não oferece uma resposta para a situação atual porque ela é aplicada com o intervalo de três meses, já que é uma vacina de duas doses. Ela é muito importante, mas será uma estratégia progressiva para ter um impacto que a gente espera de controlar a dengue e, no futuro, não ter mais a dengue como um problema tão importante de saúde pública”, explicou.

Imunização

Junto com a aplicação da vacina, o Ministério da Saúde fará pesquisas em alguns locais para acompanhar a efetividade da imunização.

“É uma vacina eficaz e segura. Mas ela terá que ter uma ampliação. O Ministério da Saúde lidera o esforço nacional para vermos a capacidade de ampliação com a vacina atual, já aprovada, da Takeda, com a vacina candidata, do Instituto Butantan, que recentemente publicou seus excelentes resultados de pesquisas de fase 3. Então, vai ser um esforço nacional”, afirmou a ministra.

arte dengue
Arte/Agência Brasil

Nísia Trindade disse afirmou que o governo federal está trabalhando em um plano para ampliar os locais de soltura de mosquitos Aedes aegypti infectados com a bactéria Wolbachia. A bactéria impede que os vírus causadores de doenças como dengue, zika e chikungunya se desenvolvam dentro do mosquito.

A ministra esteve no Rio de Janeiro para inaugurar o primeiro dos dez polos de atendimento para pacientes com suspeita de dengue que serão abertos até o fim desta semana na cidade.

Nos polos, os pacientes poderão fazer testes rápidos de detecção da dengue e receberão um primeiro atendimento, que inclui a hidratação com soro. Caso haja necessidade, os pacientes serão encaminhados para internação em unidades hospitalares. A cidade entrou nesta segunda-feira em situação de emergência devido ao aumento de casos da doença.

“O Rio teve 11 mil casos de dengue [em janeiro]. A gente chegou a 360 internações na cidade e isso tem um impacto importante na rede assistencial. Por isso, hoje a gente amplia nossa capacidade instalada visando atender todas as pessoas que tenham sintomas de dengue. A gente pede para qualquer pessoa que tenha dor no corpo, que tenha febre, que tenha dor de cabeça que procure uma unidade básica de saúde e também um dos nossos polos de atendimento”, disse o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Prefeitura de Porto Velho promove ações da campanha “Janeiro Roxo” contra hanseníase

O objetivo é conscientizar e informar os moradores da capital sobre a doença
L

Doenças virais estão relacionadas às mudanças climáticas e medidas de prevenção são adotadas pelo governo de RO

O governo de Rondônia está intensificando as ações de combate a possíveis propagações de doenças, reforçando a importância da adoção de medidas preventivas pela população.
L

Cemetron realiza mais de 600 mil atendimentos laboratoriais em 2024

A unidade é referência no atendimento às doenças infectocontagiosas e tropicais, tanto em nível ambulatorial quanto em internação.
L
Doe sangue, salve vidas: governo de RO reforça importância da solidariedade

Doe sangue, salve vidas: governo de RO reforça importância da solidariedade

O sangue é essencial para salvar vidas porque desempenha funções vitais no organismo e pode ser usado em diversas situações médicas.
L

Prefeitura distribui mais de 2 mil frascos de hipoclorito de sódio às famílias ribeirinhas do baixo Madeira

Ação tem o objetivo de promover a saúde e melhor qualidade de vida para os moradores
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

9º BPM desmente mensagem sobre toque de recolher na Zona Sul como Fake News

A Polícia Militar garante reforço de segurança com apoio da Polícia Civil e da Força Nacional na região.
10

Agenda News: Fim de Semana Perfeito no Grego Original Pub

Curta happy hour, música ao vivo e a tradicional feijoada em um ambiente rústico e descontraído.
L

Curupira: governo Lula escolhe o personagem como mascote da COP30

O personagem fará a divulgação do evento para todo o mundo.
L

O ataque inesperado: uma tragédia que desafia nossa fé e união – Adeus Fabinho

O ataque não terminou com Fabinho. Mais duas pessoas foram baleadas, e o choque se espalhou pela comunidade
L
Governo de Rondônia proíbe venda de combustíveis em recipientes

Governo de Rondônia proíbe venda de combustíveis em recipientes

Medida quer dificultar o acesso de criminosos a materiais inflamáveis
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Resultados de concurso dos Correios serão divulgados nesta sexta-feira

Resultados de concurso dos Correios serão divulgados nesta sexta-feira

Pouco mais de 1 milhão de candidatos concorreram a 3,5 mil vagas
L
CNU divulga resultado preliminar de avaliação de títulos

CNU divulga resultado preliminar de avaliação de títulos

Candidatos terão até amanhã para contestar notas no site da Cesgranrio
L
Governo publica regras para curso de formação de aprovados no CPNU

Governo publica regras para curso de formação de aprovados no CPNU

Convocação foi antecipada para o dia 4 de fevereiro
L
CNU: governo antecipa em uma semana divulgação do resultado final

CNU: governo antecipa em uma semana divulgação do resultado final

Lista dos aprovados sairá no dia 4 de fevereiro
L
Governo de RO disponibiliza 2.470 mil vagas de empregos formais e cursos gratuitos à população

Governo de RO disponibiliza 2.470 mil vagas de empregos formais e cursos gratuitos à população

Os cursos visam proporcionar uma formação complementar, preparando os candidatos para as exigências do mercado de trabalho.
L
Publicidade

POLÍTICA

Lula sanciona regulamentação da reforma tributária sobre consumo

Lula sanciona regulamentação da reforma tributária sobre consumo

Lei marca reestruturação do sistema de impostos, discutida há décadas
L

Deputado Edevaldo Neves cobra providências para a reconstrução de quadra e muro em escola de União Bandeirantes

A estrutura da escola foi severamente danificada pelas chuvas em setembro de 2024, comprometendo a segurança da comunidade escolar.
L

Sílvia Cristina diz que rota para Cuiabá precisa continuar, após a Azul anunciar voos para Campinas

Parlamentar defende que voos de Ji-Paraná, Cacoal e Vilhena para Cuiabá precisam ser mantidos
L

Após pedido da deputada Dra. Taissa, Guajará-Mirim recebe reforço de medicamentos para o Centro Cirúrgico

Outros materiais essenciais também foram encaminhados para garantir o atendimento à população.
L

Ieda Chaves faz apelo por água potável para atender comunidades de Machadinho d’Oeste

O distrito de Estrela Azul e a comunidade ribeirinha 02 de Novembro carecem dessas benfeitorias.
L
Publicidade

POLÍCIA

Polícia Federal combate garimpo ilegal em área indígena e no Rio Capitão Cardoso em Rondônia

Ação teve como objetivo desarticular operações ilegais de mineração e destruir equipamentos utilizados na atividade criminosa.
10
Governo de RO atua no combate à criminalidade, efetua prisões e retira armas e drogas de circulação

Governo de RO atua no combate à criminalidade, efetua prisões e retira armas e drogas de circulação

Os resultados alcançados em menos de 24 horas, com prisões e apreensões, demonstram nossa determinação em garantir a ordem e a proteção da população
L
Criminoso é baleado em confronto com a Força Tática na zona leste

Criminoso que atirou em viatura da PM morre baleado em confronto com a Força Tática

Após o confronto o criminoso baleado chegou a ser socorrido na viatura da PM ao Hospital João Paulo II, mas não resistiu e morreu.
18
Corpo em decomposição é encontrado na Estrada da Penal

Motociclista é encontrado morto perto de presídio na capital

De acordo com as primeiras informações, policiais penais que faziam patrulhamento pela localidade avistaram o corpo ao lado de uma moto e acionaram a PM.
18
Polícia Civil prende namorada de envolvido na morte de delator do PCC

Polícia Civil prende namorada de envolvido na morte de delator do PCC

Suspeito Kauê do Amaral Coelho tem mandado de prisão mas está foragido
L
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Alcance o pico da saúde: a jornada de Bruno Azevedo e conselhos para uma vida mais saudável

Transformação, dedicação e dicas práticas para melhorar sua saúde física e mental.
L
Governo de RO entrega pacote de investimentos com mais de 30 veículos e cerca de 600 equipamentos para a PM

Governo de RO entrega pacote de investimentos com mais de 30 veículos e cerca de 600 equipamentos para a PM

A entrega desse pacote de investimentos estava prevista para ocorrer no final do mês, mas foi antecipada a pedido do governador de Rondônia, Marcos Rocha.
L
CNC diz que bets causaram perdas de R$ 103 bilhões ao varejo em 2024

CNC diz que bets causaram perdas de R$ 103 bilhões ao varejo em 2024

Quase dois milhões de brasileiros passaram a dever por causa das bets
L
Israel pode avançar sobre Cisjordânia com cessar-fogo, diz professor

Israel pode avançar sobre Cisjordânia com cessar-fogo, diz professor

Salem Nasser avalia que cessar-fogo foi exigência de Trump para posse
L
Reforma tributária trará avanços no médio prazo, diz Haddad

Reforma tributária trará avanços no médio prazo, diz Haddad

Ministro destacou que Brasil tem sétimo pior sistema do mundo
L

Ações firmes do governo de RO no combate à criminalidade resultam em prisões e apreensões de armas e drogas

As ações de combate à criminalidade são reforçadas pelo governador do estado, Marcos Rocha, que manteve tratativas e solicitou ao Ministério da Justiça o envio de tropa da Força Nacional de Segurança Pública.
L
Brasil deve crescer 2,2% em 2025, aponta Banco Mundial

Brasil deve crescer 2,2% em 2025, aponta Banco Mundial

Cálculo para o crescimento em 2024 é de 3,2%
L

Melhor restaurante italiano fora da Itália é brasileiro, revela ranking

O título foi concedido pelo 50 Top Italy 2025, que é um ranking, que elege os melhores restaurantes italianos no mundo. Detalhe: o Cipriani é o único brasileiro na relação.
L

É possível apagar memórias ruins durante o sono, descobrem cientistas

No dia seguinte, as mesmas palavras foram vinculadas a imagens positivas, como crianças sorridentes e paisagens.
L

Primeira Miss Universo brasileira, Ieda Maria Vargas, comemora 80 anos em grande estilo

Fazem parte do grupo as ex-misses Brasil Nathalia Guimarães, Jakelyne Oliveira e Julia Gama.
L