SEXTA-FEIRA, 06/12/2024

L

Saúde

Projeto vai mapear situação do atendimento ao câncer infantojuvenil

Resultados poderão subsidiar novas políticas públicas

Por Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Projeto vai mapear situação do atendimento ao câncer infantojuvenil
Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
O câncer é a segunda causa de morte entre pessoas de 1 a 19 anos no Brasil. Segundo estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca), para cada ano do triênio 2023/2025 surgirão no Brasil 7.930 novos casos entre crianças e adolescentes. Diante desse quadro, a Confederação Nacional de Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer (Coniacc) e a Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (Sobope) desenvolvem projeto para mapear da situação do atendimento do câncer infantojuvenil em todo o país.Projeto vai mapear situação do atendimento ao câncer infantojuvenil - News RondôniaProjeto vai mapear situação do atendimento ao câncer infantojuvenil - News Rondônia

De acordo com as duas entidades, os resultados poderão subsidiar novas políticas públicas. Chamado de Mapeamento Nacional das Instituições de Assistência às Crianças e aos Adolescentes com Câncer, o projeto tem o apoio do Ministério da Saúde e de instituições que trabalham com câncer infantojuvenil, como o Childhood Cancer International (CCI), a Sociedade Latinoamericana de Oncologia Pediátrica (SLAOP) e a Keira Grace Foundation, que também oferece suporte financeiro. Em agosto deste ano, foi realizada uma fase piloto. Em abril de 2024, as equipes devem voltar a campo.

Em entrevista à Agência Brasil, a médica oncologista pediátrica e coordenadora do ‘Molecular Tumor Board’, vinculado ao Comitê de Medicina de Precisão da Sobope, Carolina Camargo Vince, explicou que a previsão é mapear todas as instituições que tratam crianças e adolescentes de câncer no país. Serão consideradas tanto as que estão habilitadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) como as que não estão.

“O primeiro foco vai ser olhar para todas as instituições, habilitadas e não habilitadas, até para entender porque a ela não é habilitada mas trata o câncer infantil”, ressaltou a especialista, lembrando que algumas delas são localizadas em regiões carentes de serviços nas regiões Norte e Nordeste. “Simplesmente deixar de atender criança com câncer nessas áreas não é o caminho”. A previsão é visitar mais de 100 instituições.

Detalhamento

O câncer infantil representa cerca de 2% de todos os tipos da doença. Existem atualmente no Brasil 76 centros de tratamento habilitados pelo SUS e mais 14 não habilitados, além de 48 instituições de apoio associadas à Coniacc e 62 não vinculadas. Elas deverão receber um questionário do projeto. De posse das respostas, as equipes realizarão visitas a esses locais. Nessas incursões, serão identificados pontos de maior fragilidade e necessidade de gerar um relatório.

Segundo Carolina, as equipes vão levantar dados de maior sensibilidade. No caso das instituições não habilitadas, como muitas delas realizam número pequeno de atendimentos por ano, a visita poderá ser substituída por uma reunião online.

Em relação às instituições de apoio, a meta é identificar as características, o tipo e a qualidade do trabalho. Também será uma preocupação compreender de que forma a Coniacc e a Sobope podem ajudar. “A ideia desse mapeamento é amplo, para que a gente possa entender qual é nosso o local de atuação principal e como se pode ajudar. Esse mapeamento é um diagnóstico inicial do que ocorre hoje no Brasil no que se refere ao câncer infantil”.

A ideia do projeto surgiu na Sociedade Internacional de Oncologia Pediátrica, dentro de um movimento global, na tentativa de melhorar a taxa de cura do câncer infantil no mundo. Segundo Carolina Vince, os números existentes hoje são muito discrepantes. Para países de alta renda, o paciente infantil diagnosticado com câncer tem mais de 85% de chances de sobreviver, independentemente do diagnóstico. Para países de baixa renda, sobretudo na África, esse índice chega próximo de 20%. “A desigualdade é muito grande”.

Diante desse cenário, um movimento internacional vem buscando melhorar a condição do tratamento nos países de média e baixa renda. “Para isso, a gente precisa entender o que está acontecendo”, diz Carolina Vince. Por isso, várias sociedades de oncologia pediátrica ao redor do mundo deram início ao mapeamento, a partir de um questionário simples. No Brasil, o projeto elevou o grau de detalhamento, planejando visitas de forma pioneira.

“Em nenhum lugar do mundo foi feito assim. A ideia é identificar as necessidades e poder atuar de forma efetiva do lado do governo, em uma ação tripartite”. A expectativa é de que o resultado do mapeamento possa ser divulgado no segundo semestre do ano que vem.

Diagnóstico precoce

Somente em 2021 foram registradas no Brasil 2.425 mortes entre pessoas de 1 a 19 anos, decorrentes de neoplasias como leucemia, linfoma, neuroblastoma, retinoblastoma e tumores do sistema nervoso central. Carolina Camargo Vince explicou, contudo, que a chance de cura de câncer em crianças e jovens é maior do que entre adultos.

Por outro lado, o diagnóstico precoce, considerando fundamental, é muitas vezes um desafio. Boa parte dos casos de câncer em adultos está associada a fatores de risco, que podem ser rastreados por meio de exames. “No câncer infantil, a gente não tem como rastrear, porque são doenças que aparecem e são raras”, observa Carolina.

Ela explica que os sintomas podem ser semelhantes aos de outras enfermidades próprias da infância. Dessa forma, os médicos precisam sempre levar em conta a possibilidade de câncer. Carolina também chama a atenção para o fato de que, entre as crianças, há maior probabilidade de uma doença mais agressiva. Em contrapartida, esse câncer tende a responder bem ao tratamento com quimioterapia convencional. A chance de cura se aproxima de 85%, atingindo, em alguns casos mais de 90%.

Em 2019, foi sancionada a Lei Federal 13.869, que assegura a realização de exames diagnósticos do câncer em até 30 dias aos pacientes do SUS. Ela complementa a Lei Federal 12.732/2012, que estipula o início do tratamento na saúde pública em no máximo 60 dias. “Como o câncer infantojuvenil é distinto do câncer em adultos, ele precisa do diagnóstico o mais breve possível, o que nem sempre acontece”, reiterou o presidente da Sobope, Neviçolino Pereira de Carvalho Filho, médico oncologista pediátrico do Hospital Santa Marcelina, em São Paulo.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Prefeitura capacita fiscais da vigilância para garantir segurança em farmácias de manipulação e gases medicinais em Porto Velho

Treinamento aprofunda normas da Anvisa para farmácias de manipulação e envasadoras de gases medicinais
L
Novo plano para combater câncer de colo tem foco em rastreio e vacina

Novo plano para combater câncer de colo tem foco em rastreio e vacina

Doença é a quarta maior causa de morte no país
L
OMS soma mais de 1,2 mil ataques contra serviços de saúde em 2024

OMS soma mais de 1,2 mil ataques contra serviços de saúde em 2024

Guerras aniquilam hospitais e clínicas
L
Pessoas com deficiência associada ao Zika terão pensão vitalícia

Pessoas com deficiência associada ao Zika terão pensão vitalícia

Projeto de lei aprovado na Câmara vai à sanção presidencial
L
Infogripe aponta tendência de queda da SRAG na maior parte do país

Infogripe aponta tendência de queda da SRAG na maior parte do país

Apenas em Roraima e São Paulo há sinal de crescimento
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Rondônia ocupa 9ª posição no ranking de solvência fiscal do Brasil: Entenda

Com 13,58% no índice, Rondônia se posiciona entre os estados mais equilibrados financeiramente, indicando um cenário de responsabilidade fiscal que permite maior segurança no gerenciamento de dívidas.
L

[AO VIVO] Sextou com muita magia no Natal Porto Luz 2024!

E para quem não pode comparecer, a boa notícia é que a transmissão ao vivo traz todos os detalhes dessa noite mágica.
L

#EntreLevels | Entrevista Adolfo Jaudy – Biomédico

O Entre Levels Podcast trará uma entrevista especial com o biomédico Adolfo Jaudy.
L

Ipam abre segundo chamamento público para segurados pensionistas que não fizeram o Censo Previdenciário 2024

Quem não realizar o recadastramento dentro do prazo, terá os proventos suspensos
L

Promoção imperdível NewsRondônia & Cine Araújo!

É super fácil! Basta preencher o formulário em anexo e pronto, você já estará concorrendo. 
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Concurso Público para o Tribunal de Justiça do estado de Rondônia tem Inscrições Prorrogadas até 12/12

As provas objetivas e discursivas serão realizadas no dia 02/02/25.
L
CNU: prazo para reintegrados enviarem títulos termina nesta quinta

CNU: prazo para reintegrados enviarem títulos termina nesta quinta

Após decisão judicial, cerca de 32 mil candidatos voltaram a concorrer
L
Hora trabalhada de pessoa branca vale 67,7% mais que a de negros

Hora trabalhada de pessoa branca vale 67,7% mais que a de negros

Disparidade está presente em todas as escolaridades
L
Trainee Transportes Bertolini abre processo seletivo para Porto Velho

Trainee Transportes Bertolini abre processo seletivo para Porto Velho

As inscrições podem ser feitas até o dia 08 de dezembro de 2024.
L

Caixa abre processo seletivo para estágio no banco

Inscrições podem ser realizadas até 13 de dezembro no site da empresa Super Estágios
L
Publicidade

POLÍTICA

Contagem regressiva: Faltam quatro dias para inauguração do Natal de Portas Abertas da Alero

Solenidade de abertura será na noite de segunda-feira (9).
L

Em solenidade no TCE, Alero recebe certificação do Selo Diamante de Transparência Pública

Poder Legislativo foi representado pelo secretário-geral.
L

Deputada Cláudia de Jesus solicita reforma do necrotério de Guajará-Mirim

Estrutura deteriorada impede funcionamento adequado e prejudica famílias e profissionais.
L

Ieda Chaves defende a transformação da educação brasileira durante a Conferência da Unale

O evento, realizado no Rio de Janeiro, reuniu um público estimado em 1500 pessoas.
L

Coronel Chrisóstomo: maior órgão de regulação brasileira, TCU libera exército brasileiro para comprar dos israelenses

O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, até pensou na possibilidade de vetar a empresa israelense da licitação agora em outubro, por isso, fez uma consulta ao tribunal de contas sobre o assunto.
L
Publicidade

POLÍCIA

FICCO/RO cumpre mandados de prisão em razão do crime de tentativa de homicídio

Foram cumpridos dois mandados de prisão no distrito de Jaci-Paraná/RO e seis mandados de prisão na cidade de Porto Velho/RO
12
PF quer compartilhar inquérito do golpe com caso da Abin Paralela

PF quer compartilhar inquérito do golpe com caso da Abin Paralela

Provas colhidas ajudariam a apurar uso ilegal da agência, diz delegado
L
Câmera flagra moto aplicativo na contramão sendo atropelado por carro no centro

Câmera flagra moto aplicativo na contramão sendo atropelado por carro no centro

Motorista explicou que olhava o fluxo de veículos pela esquerda, e não viu a moto que seguia na contramão, por isso ocorreu o acidente.
14
Grave acidente entre carro e moto na T-23 é registrado, em Ji-Paraná

Grave acidente entre carro e moto na T-23 é registrado, em Ji-Paraná

A colisão foi tão forte que o condutor da moto foi arremessado para o outro lado do veículo.
16
PRF registra acidente envolvendo moto e caçamba, em Ji-Paraná

PRF registra acidente envolvendo moto e caçamba, em Ji-Paraná

O acidente aconteceu no segundo distrito, próximo ao viaduto, e apesar do susto, o motociclista envolvido saiu ileso.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Tudo pronto para a realização da 5ª Conferência Intermunicipal de Meio Ambiente

Evento terá abertura oficial na segunda-feira (9) e terá debates nos dias 10 e 11, no auditório do TRE
L
Judô encerra 2024 neste fim de semana no Grand Slam de Tóquio

Judô encerra 2024 neste fim de semana no Grand Slam de Tóquio

Brasil conta com 9 atletas, três deles medalhistas nos Jogos de Paris
L
Acordo Mercosul–UE prolonga eliminação de tarifas de setor automotivo

Acordo Mercosul–UE prolonga eliminação de tarifas de setor automotivo

Texto final cria mecanismo de salvaguarda de investimentos
L

Requerimento de Renovação da Licença Ambiental: F.C.O RESTAURANTE LTDA

Licença Ambiental Simplificada de Nº 476 SOL/DLA
L
Acordo entre Mercosul e UE não cria livre comércio, diz ex-negociador

Acordo entre Mercosul e UE não cria livre comércio, diz ex-negociador

Graça Lima vê pouca ambição em alguns mecanismos da parceria
L
Acordo Mercosul–UE exclui saúde pública de compras governamentais

Acordo Mercosul–UE exclui saúde pública de compras governamentais

Brasil não pode comprar de outros países itens destinados ao SUS
L

Nova rodoviária de Porto Velho acabará com os transtornos da antiga estrutura

Prefeitura vai inaugurar o novo terminal no próximo dia 20 de dezembro
L

Biblioteca Municipal Francisco Meirelles promove atividades do projeto “De olho na Inclusão 2024”

Em parceria da Associação dos Deficientes Visuais do Estado de Rondônia (Asdevron), desenvolvem inúmeras ações para o público-alvo da sala braille
L

Município celebra Termo de Fomento com Associação de Pais e Amigos do Autista do Estado de Rondônia

Repasse de recursos é de R$ 300 mil para ampliação e melhorias no serviço
L
VoltaPorCima

Próximos acontecimentos em Volta por Cima prometem mistérios e reviravoltas

Madalena enfrenta intrigas, Cida dá passos importantes, e segredos começam a ser revelados no episódio desta sexta-feira
L