QUINTA-FEIRA, 16/01/2025
Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia

L

Saúde

Mudanças climáticas podem agravar quadro de doenças como dengue e zika

Alerta é de levantamento da plataforma AdaptaBrasil

Por Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Mudanças climáticas podem agravar quadro de doenças como dengue e zika
Reuters/Jayanta Dey
Os riscos apresentados pelas mudanças climáticas no Brasil podem levar à proliferação de vetores, como o mosquito Aedes aegypti e, em consequência, ao agravamento de arboviroses, como dengue, zika e chikungunya. O alerta é de levantamento na área da saúde feito pela plataforma AdaptaBrasil, vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). As projeções indicam também expansão da malária, leishmaniose tegumentar americana e leishmaniose visceral.Mudanças climáticas podem agravar quadro de doenças como dengue e zika - News RondôniaMudanças climáticas podem agravar quadro de doenças como dengue e zika - News Rondônia

O trabalho levou em conta as temperaturas máxima e mínima, a umidade relativa do ar e a precipitação acumulada para associar a ocorrência do vetor, que são os mosquitos transmissores das diferentes doenças em análise. A AdaptaBrasil avalia também a vulnerabilidade e a exposição da população a esses vetores.

“Uma temperatura maior, com uma precipitação maior, pode levar a uma maior proliferação de diferentes mosquitos, insetos que são transmissores dessas doenças, conhecidas como arboviroses”, explicou à Agência Brasil o coordenador científico da plataforma, Jean Ometto. “Normalmente, a gente tem ocorrência maior de dengue e chikungunya no verão”, observou.

Outro elemento analisado na plataforma é o quanto a população está exposta e o quão vulnerável ela é à ocorrência dessas doenças. “A gente percebe que, em determinadas regiões, pode haver um aumento da ocorrência dessas enfermidades e populações mais vulneráveis e expostas ficam mais suscetíveis a adoecerem por essas diferentes doenças”,disse Ometto, acrescentando que a identificação de que regiões poderão ser mais atingidas depende do tipo da doença.

Problema social

O coordenador científico da AdaptaBrasil esclareceu que, normalmente, essas doenças acontecem quando há uma pessoa ou outro organismo animal que possa estar infectado. Em geral, populações mais vulneráveis, que apresentem condições de saúde e habitação mais precárias, tendem a ficar mais suscetíveis a uma ocorrência maior da doença.

“Hoje já é assim. Mas a tendência é que isso se agrave. A gente vê hoje que muitas dessas doenças não são exclusivas de populações menos favorecidas. Mas a ocorrência maior é nessas populações. E isso tende a se agravar”, explicou.

Ometto alertou que se trata de um problema social “super dramático”, que precisa ser resolvido.

De acordo com Ometto, condições melhores de vida, saúde e infraestrutura ajudam e contribuem bastante para que a população fique menos exposta a essas doenças, de modo a que possam ser atacadas de forma sistêmica, a partir do planejamento territorial, de atendimento e de emergência em saúde.

O Brasil, segundo Ometto, tem uma estrutura de apoio à saúde muito importante, que é o Sistema Único de Saúde (SUS), bastante singular no mundo. “Só que a gente não está preparado para situações emergenciais. Quando ocorre um pico de doença, o país não tem estrutura física que possa atender a todos que estão doentes. Os postos de atendimento ficam sobrecarregados. Isso tende a se agravar”.

Atuação ampliada

O coordenador da AdaptaBrasil defende que essa estrutura precisa ser pensada dentro de um contexto de amplitude de atuação e de acesso, e melhorada em termos de infraestrutura, capacidade de atendimento, qualificação das pessoas que estão atendendo nesses locais, além de planos para que situações emergenciais possam ser atendidas.

“É preciso olhar para o sistema de saúde de forma sistêmica, desde a população em si até os sistemas de atendimento”.

Outra coisa importante para Ometto, é olhar de maneira preventiva todo o processo, de modo a identificar quais são os elementos em que pode atuar, seja no controle de proliferação dos insetos, seja na infraestrutura e qualidade das habitações, até a situação de atendimento às ocorrências.

“Esse olhar sistêmico para a saúde é superimportante. E o que vai acabar acontecendo com as mudanças climáticas é o agravamento. A gente está caminhando para um outro nível de impacto associado às mudanças do clima”, alertou.

O coordenador da Adapta Brasil lembra da falta de estrutura observada recentemente durante a pandemia da covid-19. “Era algo que as pessoas diziam que podia acontecer mas, quando aconteceu, não tinha infraestrutura, nem capacitação dos profissionais, dos equipamentos. Essa analogia é muito importante e muito válida”, ponderou Ometto.

Ele chama a atenção que, durante a covid-19, as populações mais impactadas e que mais sofreram foram as menos favorecidas de alguma forma, as mais carentes. “Estratos da sociedade que são mais vulneráveis realmente pelas condições sociais e econômicas”.

O pesquisador informou que a plataforma está trabalhando, no momento, dados referentes à dengue e à zika. Os resultados deverão ser divulgados no início de 2024. Já os dados da chikungunya estão previstos para lançamento ao longo do próximo ano.

Impacto

Ometto explicou que a plataforma apresenta um risco de impacto. “Ela não apresenta uma situação emergencial nem de ocorrência efetiva. Aponta as condições de infraestrutura, sociais, econômicas e ambientais em determinado município em que, em um evento associado às mudanças climáticas, a ocorrência de determinada arbovirose possa ser maior ou não”.

A AdaptaBrasil pretende ser uma ferramenta para o planejamento territorial de ações setoriais, como saúde, considerando a mudança climática como algo que já está afetando a sociedade brasileira. A plataforma permite ver o risco de que isso possa acontecer. Dentro dos elementos que compõem, na realidade, o risco de impacto, como vulnerabilidade e exposição, o gestor municipal pode identificar os indicadores que levam a um potencial agravamento da situação de ocorrência de determinada enfermidade. Também a sociedade civil pode se basear nos dados da plataforma para tomar decisões sobre ações, ou seja, tomar atitudes para reduzir o nível de risco.

A AdaptaBrasil trabalha junto com o MCTI e o Ministério do Meio Ambiente (MMA) para que a plataforma seja uma das ferramentas de apoio ao Plano Nacional de Adaptação, de planejamento de ações de adaptação, em decorrência das mudanças climáticas no país.

Expansão

Jean Ometto esclareceu que, no momento, nesse trabalho feito em parceria com a Fiocruz, o foco são as arboviroses. A ideia, porém, é ampliar a pesquisa para ondas de calor, que afetam sistemas cardiovascular e respiratório. “Estamos entrando esta semana em mais uma onda de calor e devemos passar 70 dias com temperatura acima da média para o período e que pode afetar, sem dúvida, a saúde das pessoas”.

O tema será trabalhado ao longo de 2024, anunciou Ometto.

O objetivo é trazer informação científica mais atualizada sobre a temática. A plataforma se baseia em informações científicas para que possa ter um lastro importante a fim de que as decisões sejam tomadas com base na melhor ciência existente no país.

Jean Ometto é pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), onde atua na Divisão de Impactos, Adaptações e Vulnerabilidades, que estuda a questão das mudanças climáticas em diversos setores, e um dos maiores especialistas em impacto e vulnerabilidade de adaptação atualmente no Brasil. Ele também é membro do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) nessa temática.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Doenças virais estão relacionadas às mudanças climáticas e medidas de prevenção são adotadas pelo governo de RO

O governo de Rondônia está intensificando as ações de combate a possíveis propagações de doenças, reforçando a importância da adoção de medidas preventivas pela população.
L

Cemetron realiza mais de 600 mil atendimentos laboratoriais em 2024

A unidade é referência no atendimento às doenças infectocontagiosas e tropicais, tanto em nível ambulatorial quanto em internação.
L
Doe sangue, salve vidas: governo de RO reforça importância da solidariedade

Doe sangue, salve vidas: governo de RO reforça importância da solidariedade

O sangue é essencial para salvar vidas porque desempenha funções vitais no organismo e pode ser usado em diversas situações médicas.
L

Prefeitura distribui mais de 2 mil frascos de hipoclorito de sódio às famílias ribeirinhas do baixo Madeira

Ação tem o objetivo de promover a saúde e melhor qualidade de vida para os moradores
L

Gestantes e puérperas devem ficar atentas aos cuidados específicos para infecções causadas por doenças virais

O cenário atual exige atenção redobrada, e a população deve adotar medidas preventivas e acompanhamento médico constante para evitar complicações causadas por doenças virais.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Horóscopo 2025: confira a previsão de hoje (16/1) para seu signo

Horóscopo 2025: confira a previsão de hoje (16/1) para seu signo

Confira as previsões desta quarta-feira (16/1) para o seu signo. Saiba o que os astros reservam para amor, carreira e saúde
L
Azul e Gol assinam acordo para avaliar fusão entre as aéreas

Azul e Gol assinam acordo para avaliar fusão entre as aéreas

Conversas avançarão a partir de abril, após reestruturação da Gol
L
Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira prêmio acumulado em R$ 38 milhões

Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira prêmio acumulado em R$ 38 milhões

Apostas podem ser feitas até as 19h, horário de Brasília
L
Resultados de concurso dos Correios serão divulgados nesta sexta-feira

Resultados de concurso dos Correios serão divulgados nesta sexta-feira

Pouco mais de 1 milhão de candidatos concorreram a 3,5 mil vagas
L

Coluna social Marisa Linhares: aniversário de Beatriz

A festinha que reuniu seus amiguinhos da escola, familiares e amigos aconteceu na chácara dos papais na Cidade Morena.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU divulga resultado preliminar de avaliação de títulos

CNU divulga resultado preliminar de avaliação de títulos

Candidatos terão até amanhã para contestar notas no site da Cesgranrio
L
Governo publica regras para curso de formação de aprovados no CPNU

Governo publica regras para curso de formação de aprovados no CPNU

Convocação foi antecipada para o dia 4 de fevereiro
L
CNU: governo antecipa em uma semana divulgação do resultado final

CNU: governo antecipa em uma semana divulgação do resultado final

Lista dos aprovados sairá no dia 4 de fevereiro
L
Governo de RO disponibiliza 2.470 mil vagas de empregos formais e cursos gratuitos à população

Governo de RO disponibiliza 2.470 mil vagas de empregos formais e cursos gratuitos à população

Os cursos visam proporcionar uma formação complementar, preparando os candidatos para as exigências do mercado de trabalho.
L
Conab define banca para novo concurso público

Conab define banca para novo concurso público

Certame terá 403 vagas para níveis superior e médio
L
Publicidade

POLÍTICA

Samuel Costa defende educação, emprego e renda como pilares para a paz em Porto Velho

Com esse discurso, Samuel Costa reafirma seu compromisso com uma Porto Velho mais inclusiva e segura, onde a educação, o emprego e a renda sejam os motores para o desenvolvimento social e a paz.
L
Deputada Cristiane Lopes solicita recursos e apoio do Exército para combater a violência

Deputada Cristiane Lopes solicita recursos e apoio do Exército para combater a violência

O Ministro da Justiça já enviou a Força Nacional ao estado e agora, a parlamentar busca apoio adicional para combater a crise de segurança.
L
Vereador Edimilson Dourado solicita limpeza e revitalização do Ecoparque Pirarucu

Vereador Edimilson Dourado solicita limpeza e revitalização do Ecoparque Pirarucu

A demanda surge após denúncias feitas por moradores da região e frequentadores do espaço, que relataram o excesso de mato no local.
L

Léo Moraes: prefeito classifica como lamentável ações criminosas aos ônibus escolares

Titular do Executivo protocolou um requerimento solicitando a guarda dos veículos escolares ao Exército. Desde os ataques, 13 ônibus foram incendiados.
L
Deputado Coronel Chrisóstomo envia pedido para reforçar segurança pública em Rondônia

Deputado Coronel Chrisóstomo envia pedido para reforçar segurança pública em Rondônia

O documento destaca o impacto das ações dos criminosos na capital e solicita o uso rápido e mais efetivo dos recursos já destinados à segurança pública do estado, enviados por meio de emendas parlamentares.
L
Publicidade

POLÍCIA

Criminosos morrem após confronto com a Força Tática em Porto Velho

Os suspeitos desobedeceram a ordem de parada e começaram a fazer disparos em direção as viaturas, momento que houve troca de tiros, e dois criminosos acabaram baleados, o terceiro conseguiu fugir.
18

Homem é morto com tiro na cabeça no Socialista

O rapaz tentou correr para dentro da casa, mas foi baleado na cabeça e morreu ao lado do portão.
18
Apenado monitorado é morto a tiros na frente de distribuidora na zona leste

Apenado monitorado é morto a tiros na frente de distribuidora na zona leste

De acordo com testemunhas, o rapaz estava chegando de bicicleta em uma distribuidora, quando dois criminosos de moto chegaram atirando na vítima e depois fugiram.
18
Homem morre e outros são baleados em bar na zona leste

Ataque a tiros deixa um morto e dois baleados em bar na zona leste

Após o ataque, as três pessoas foram socorridas para a UPA leste em um carro particular, onde uma das vítimas morreu, as demais transferidas ao Hospital João Paulo II.
18
Ataque a tiros deixa dois mortos e dois baleados na zona leste

Ataque a tiros deixa pedreiro morto e três baleados no Ulisses Guimarães

Testemunhas contaram que dois homens em um carro modelo Ford Ka de cor branca chegaram fazendo vários disparos em direção das vítimas e depois fugiram.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Período chuvoso: Defesa Civil Estadual monitora níveis dos rios de Rondônia e orienta medidas preventivas

Conforme planejamento do governo de Rondônia, Defesa Civil Estadual monitora e executa ações estratégicas  no período chuvoso.
L

Ações da Prefeitura de Porto Velho reduzem pontos de alagamento na cidade

Mesmo com 50 milímetros de chuva de terça para quarta-feira, pontos críticos seguem acessíveis.
L

Prefeitura de Jaru trabalha na manutenção e ampliação de drenagem na Rua Jorge Amado no setor 7

O secretário da Seminsp, Chrystian Figueiredo, explicou que, na ação, toda terra e lixo que obstruíam os tubos foram retirados.
L

Inscrições para processo seletivo seguem até a próxima terça-feira (21)

São 126 vagas em instituições de ensino superior de Porto Velho.
L
PS UNIR 2025: Cotas e Ampla Concorrência recebem inscrições até sexta, dia 17

PS UNIR 2025: Cotas e Ampla Concorrência recebem inscrições até sexta, dia 17

As inscrições gratuitas encerram amanhã. Para estudar na UNIR não há mensalidades e nem taxas, e o início das aulas para os alunos do primeiro semestre será dia 28 de fevereiro.
L

NOTA DE PESAR: do jornal Newsrondonia pelo falecimento de Fábio Mendes de Campos

Rogamos a Deus que conforte o coração de todos
L
Empreendedores têm até dia 31 de janeiro para aderir ao Simples Nacional

Empreendedores têm até dia 31 de janeiro para aderir ao Simples Nacional

Prazo vale também para os contribuintes que foram excluídos em 2024 e querem reingressar no sistema. Para aqueles que não tiveram pendências com o Fisco, a renovação é automática.
L
Cremero Informa inconsistência no sistema de emissão de taxas

Cremero Informa inconsistência no sistema de emissão de taxas

O departamento de TI do CFM e do Cremero estão trabalhando para sanar os problemas e voltar o quanto antes à normalização do serviço on-line.
L

PARABÉNS BODES DO ASFALTO – 15 ANOS

Que o lema “Vamos Fazer Poeira” continue guiando vocês nas estradas e na vida
L

Conab atualiza sistema para envio de pedido de subvenção dos produtos extrativos

O extrativista que já tiver o sistema instalado em seu computador deve desinstalá-lo e fazer o download da versão atualizada.
L