SEXTA-FEIRA, 11/07/2025
Publicidade

L

Saúde

Eliminar câncer do colo do útero é prioridade da OPAS

Cerca de 60 mil mulheres são diagnosticadas com a doença todos os anos.

Por Cristina Indio do Brasil / Agência Brasil - 25

Publicado em 

Eliminar câncer do colo do útero é prioridade da OPAS
Cristina Indio do Brasil

O diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde, da Organização Mundial de Saúde (OPAS/OMS), Jarbas Barbosa, disse a eliminação do câncer do colo de útero [também chamado de cérvico-uterino e câncer cervical] nas Américas é uma das prioridades do seu trabalho na entidade. A tarefa, no entanto, enfrenta dificuldades. Segundo ele, com a taxa de incidência da doença quase três vezes superior à meta de eliminação de quatro em cada 100 mil mulheres, a América Latina e o Caribe estão ainda longe de alcançar a eliminação.

“A eliminação do câncer de útero é uma das minhas prioridades como diretor da OPAS. Para este fim, fizemos o relançamento da iniciativa da eliminação de doenças em um esforço robusto para eliminar mais de 30 doenças, incluindo o câncer cérvico-uterino nas Américas para o ano de 2030. Esta iniciativa representa importante oportunidade estratégica e políticas para governos, sociedade civil, universidades, setor privado e comunidades trabalharem em conjunto e terem um impacto permanente em saúde”, apontou durante participação, por meio de vídeo, nesta quinta-feira (7), no encontro Vacina e prevenção do câncer: vários olhares, muitos desafios, para discutir a prevenção e os desafios da vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV), o rastreamento organizado, diagnóstico e tratamento do câncer do colo do útero.

Jarbas Barbosa informou que o câncer de útero é o terceiro mais comum entre as mulheres na região, onde cerca de 60 mil são diagnosticadas todos os anos. “Essa taxa extremamente elevada de câncer do colo de útero representa uma falha dos nossos sistemas de saúde. Temos evidências e ferramentas para prevenir o câncer do colo de útero e salvar as vidas das mulheres”, disse.

De acordo com o diretor, a pandemia da covid-19 atrasou muito a vacinação e o tratamento contra o HPV. “A pandemia de covid-19 levou a interrupções nos sistemas de saúde incluindo a imunização acelerando assim o declínio da cobertura vacinal de muitas doenças evitáveis pela vacinação, por exemplo, no ano passado nenhum país das Américas atingiu a meta de 90% de cobertura vacinal contra o HPV, portanto o desafio permanece”, apontou.

“Como podemos implantar estratégias não apenas para voltar aonde estávamos antes da pandemia, mas ir adiante, fazer melhor e conseguir cobertura vacinal adequada”, questionou.

Barbosa contou que há mais de 15 anos, as vacinas contra o HPV estão disponíveis. Além da imunização, estão à disposição das populações os testes moleculares de HPV e o tratamento ablativo, no entanto, na avaliação dele, o maior desafio tem sido garantir que essas ferramentas sejam acessíveis e disponíveis de forma equitativa para todas as mulheres e meninas, especialmente, entre as populações mais vulneráveis.

Conforme o diretor, atualmente a OPAS trabalha em estreita colaboração com os países para elaborar estratégias de melhoria de sua cobertura inclusive por meio da coordenação de campanhas de imunização, das estratégias de planejamento, das alianças da vacinação com o setor da educação para oferecer vacinas nas escolas e auxiliando na transição para esquemas de dose única, como agora recomendado pela OPAS e OMS.

Apesar do cenário de dificuldades, Barbosa destacou avanços que já surgiram no combate à doença. “Já estamos observando melhorias nos programas contra o câncer de útero em relação às vacinas contra o HP. Estas já estão introduzidas em programas nacionais de 47 países e territórios nas Américas cobrindo 92% da nossa região. 27 países realizaram vacinação também em meninos contra o HPV no ano passado, mais da metade de todos os países que já introduziram a vacina contra o HPV”, observou.

Dose única

Uma das medidas que podem agilizar o processo de cobertura vacinal contra o HPV é a aplicação de dose única, que teve declaração de apoio da OMS e é vista como uma oportunidade para alcançar uma cobertura mais elevada. “Até agora 11 países das Américas já adotaram o esquema de dose única. Dessa forma parabenizo o Ministério da Saúde [do Brasil] pelos esforços para iniciar o caminho da recuperação após impacto negativo produzido pela pandemia”, acrescentou.

Antes da pandemia, o Brasil tinha cerca de 67% de cobertura vacinal completa e no ano passado foi reportada uma cobertura de 58% de vacinas contra o HPV. “Estamos confiantes de que o Brasil se recuperará e superará as suas taxas de cobertura pré pandemia com o compromisso forte do governo federal, do Ministério da Saúde, dos governos estaduais, dos governos municipais, vai alcançar sem dúvida alguma a taxa de vacinação de 90% até 2030 que é a nossa meta”, relatou.

Mesmo com a importância da vacinação, o diretor alertou que somente ela não eliminará o câncer do colo de útero, o rastreamento e o tratamento também são essenciais. “Os programas de rastreamento baseados em citologia estão em vigor na maioria dos países há mais de 40 anos, mas deficiências nas estruturas laboratoriais, na formação de pessoal e equipamentos, bem como, desafios logísticos. As limitações desses testes têm dificultado gravemente a sua capacidade de reduzir a mortalidade por câncer do colo de útero”, afirmou.

“Pode ser um grande desafio, mas chegou a hora de mudarmos os programas tradicionais de rastreamento baseados em citologia para abordagens mais simples com testes mais eficazes de HPV e tratamento ablativo”.

De acordo com o diretor, a OPAS oferece testes de HPV e dispositivos de tratamentos ablativos por meio do seu Fundo Estratégico que apoia os países fornecendo compras em grande quantidade de produtores qualificados e a um preço acessível independentemente da compra de cada país.

“Participar dessas compras do Fundo Estratégico é uma demonstração concreta de solidariedade, porque facilita para países de pequena população poder desfrutar do mesmo preço que um país de grande população poderia obter negociando com os produtores destes testes. Continuaremos a promover a utilização desse mecanismo subutilizado para aumentar o acesso e a disponibilidade de tecnologias de rastreamento organizado e de tratamento de lesões precursoras”, assegurou.

Conforme explicou, para recolocar a região no caminho certo, a OPAS trabalha em estreita colaboração com países-membros para introduzir o teste de HPV em serviços de atenção primária em saúde.

“Três países têm programas nacionais de rastreamento baseados nos testes moleculares de HPV e vários outros estão testando essas novas tecnologias com o objetivo de expandir a sua utilização em nível nacional, mais uma vez parabenizo o Ministério da Saúde do Brasil pelo reconhecimento ao trabalho que vem sendo desenvolvido no estado de Pernambuco no projeto de introdução do teste de HPV para rastreamento organizado como política pública no país”.

Barbosa elogiou ainda o Ministério da Saúde do Brasil pelo recente lançamento da campanha de eliminação do câncer do colo de útero pela Secretaria de Saúde Indígena (Sesai), o que demonstrou preocupação da pasta em atingir as populações mais vulneráveis e acometidas por esta doença.

O desenvolvimento de um teste de HPV para o Brasil também é bem-visto por ele, porque mostra o compromisso das partes interessadas em abordar, de forma sustentável, uma estratégia de apoiar os esforços de eliminação da doença no Brasil. “Espero que muito em breve possamos ter este teste molecular de HPV produzido no Brasil sendo oferecido pelo Fundo Estratégico da OPAS para todos os países da região, o que será uma grande contribuição do país para a eliminação do câncer do colo de útero”, completou.

“Devido ao alto comprometimento das partes interessadas e à forte vontade política no Brasil, tenho certeza de que o país será capaz de atingir as metas de 90% de cobertura com, pelo menos, uma dose de vacina contra o HPV, 70% de cobertura para testes de HPV em mulheres e 90% de cobertura para tratamento. Esse é o momento de trabalharmos ainda com mais afinco a Opas e o Ministério da Saúde do Brasil, todos os componentes do Sistema Único de Saúde do país, para que possamos avançar com esse grande objetivo de eliminar o câncer cérvico-uterino no país e na região das Américas”, concluiu.

A secretária de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (SVSA/MS), Ethel Leonor Noia Maciel, que representou a ministra Nísia Trindade no encontro, reforçou que a vacinação contra o HPV e outras doenças é uma prioridade da pasta. A secretária destacou a nova metodologia lançada pelo Ministério junto com a OPAS, chamada de microplanejamento, na qual as equipes desenvolveram ações em todos os estados e no Distrito Federal, formando multiplicadores para poder entender quais são as barreiras em cada local para a execução da vacinação no território brasileiro. “Nós repassamos R$ 151 milhões para estados e municípios para que eles pudessem focalizar e trabalhar nessas barreiras específicas. Em alguns lugares essas barreiras eram muito simples, uma caixa térmica, um gerador, um barco, a contratação de pessoal. Cada local teve a oportunidade e o financiamento para que pudesse ultrapassar as barreiras e fazer com que a vacina pudesse chegar onde precisa: no braço da população brasileira”, revelou.

A secretária lembrou que a vacina contra HPV foi muito combatida e sofreu onda de informações mentirosas, como se aplicação fosse uma iniciação precoce da vida sexual. Ethel destacou ainda o grau de violência contra mulheres e crianças que são estupradas no país, muitas delas por integrantes do seu núcleo familiar. “Nós fizemos mudanças importantes no Programa Nacional de Imunizações colocando essa vacina para vítimas de violência sexual”, contou.

“Cada vez mais estamos prontos e abertos para colaborar e para que possamos transformar a saúde da nossa população porque é isso que todos nós queremos”.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Rondônia avança na prevenção e tratamento das hepatites virais

O Ministério da Saúde lançou uma plataforma inédita de monitoramento que acompanha, por estado e município, quantas pessoas foram diagnosticadas com hepatites B e C, quantas iniciaram o tratamento e qual o tempo médio de acompanhamento.
L
Redução de acidentes de trânsito em Rondônia diminui atendimentos de saúde em até 17%

Redução de acidentes de trânsito em Rondônia diminui atendimentos de saúde em até 17%

Número de ocorrências no Hospital João Paulo II caiu de 2.510 para 2.066; governo destaca integração de ações entre Detran-RO e Sesau
L
Governo de Rondônia gera empregos formais com obra de ampliação do Cemetron

Governo de Rondônia gera empregos formais com obra de ampliação do Cemetron

Investimento de R$ 15,6 milhões no Cemetron impulsiona geração de empregos formais na construção civil e fortalece rede de saúde em Rondônia
L
SUS ofertará novas opções de Tratamento Hormonal para Endometriose

SUS ofertará novas opções de Tratamento Hormonal para Endometriose

Ambos foram recentemente incorporados à rede pública, após recomendação favorável da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec).
L
Câncer de Mama: Pacientes e Femama cobram acesso imediato a tratamentos aprovados no SUS

Câncer de Mama: Pacientes e Femama cobram acesso imediato a tratamentos aprovados no SUS

O objetivo principal é garantir o acesso a tratamentos já aprovados para o câncer de mama em estágio avançado e metastático, mas que ainda não estão disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS).
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Em Brasília, Léo Moraes busca recursos do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) para obras prioritárias em Porto Velho

A capital ocupa o segundo lugar entre as cidades brasileiras em número de projetos do PAC.
L

Falaê PodCast | Entrevista Paulo Moraes

O Falaê Podcast desta quinta-feira (11), às 18h, recebe Paulo Moraes, secretário da SEMTEL (Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer) de Porto Velho.
L

Agenda News | Entrevista Lucia Oliveira, do BNI Mamoré

Nesta quinta-feira, dia 10, às 17h, o Agenda News recebe Lucia Oliveira, especialista em Marketing, Branding e Neuromarketing, além de presidente da equipe BNI Mamoré. O tema da entrevista será “Networking que impulsiona negócios”, trazendo uma visão estratégica sobre como conexões bem estruturadas podem transformar a realidade de empreendedores.
L
lua-de-veado-ou-trovao-fenomeno-visivel-no-inicio-da-noite-de-hoje-em-rondonia

Lua de Veado ou Trovão: Fenômeno visível no início da noite de hoje em Rondônia

Na capital, o céu limpo permitirá a boa observação do evento a partir das 18h15.
L
Prefeitura de Porto Velho instala dispositivo para eliminar risco de choque em praças públicas

Prefeitura de Porto Velho instala dispositivo para eliminar risco de choque em praças públicas

Medida prioriza áreas com parquinhos infantis e usa Dispositivo Diferencial Residual (DR) para garantir segurança da população
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU 2025: nova retificação altera quadro de vagas e atribuições de cargos

CNU 2025: nova retificação altera quadro de vagas e atribuições de cargos

Segunda retificação do edital do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) de 2025 muda distribuição de vagas, pesos dos eixos e remunerações, mantendo o total de 3.652 vagas.
L

Energisa oferece oportunidades de trabalho em Rondônia: Inscrições vão até 11 de Julho

A Energisa está com vagas abertas em Rondônia. As oportunidades abrangem a capital Porto Velho e as cidades de Vilhena, Costa Marques, Ji-Paraná e Ariquemes.
L
CNU 2025: Prazo Final para pedido de isenção da taxa de inscrição termina hoje

CNU 2025: Prazo Final para pedido de isenção da taxa de inscrição termina hoje

Candidatos ao Concurso Público Nacional Unificado têm até as 23h59 desta terça-feira (8) para solicitar a isenção, confira os critérios e como proceder.
L
CNU dos Professores: 1.508 Municípios e 22 Estados aderem à Prova Nacional Docente

CNU dos Professores: 1.508 Municípios e 22 Estados aderem à Prova Nacional Docente

MEC anuncia ampla adesão à iniciativa que usará a nota em seleções de professores para as redes públicas, com inscrições de 14 a 25 de julho.
L

Sine Municipal de Porto Velho divulga vagas disponíveis de emprego

Estão disponíveis 216 vagas para diversos níveis de escolaridade
L

POLÍTICA

Coronel Chrisóstomo destina R$ 1 milhão para a saúde básica de Buritis a pedido de vereadores aliados

Coronel Chrisóstomo destina R$ 1 milhão para a saúde básica de Buritis a pedido de vereadores aliados

Recurso atenderá serviços de atenção primária e foi articulado pelos vereadores Ivan da Farmácia, Juliana Cibely e Aparício
L

Cláudia de Jesus destina R$ 200 mil para a 44ª Expojipa e fortalece agropecuária em Ji-Paraná

Deputada Cláudia de Jesus garante apoio financeiro para a 44ª Expojipa, fortalecendo a agropecuária em Ji-Paraná e fomentando cultura e economia.
L

Dra. Taíssa solicita drenagem e pavimentação de avenidas em Guajará-Mirim ao DER

Deputada Dra. Taíssa reforça pedido de drenagem e pavimentação em Guajará-Mirim para melhorar mobilidade e qualidade de vida.
L

Dra. Taíssa garante Expoagum 2025 gratuita em Guajará-Mirim com show de Marília Tavares

Com emenda de R$ 858 mil, Dra. Taíssa viabiliza a Expoagum 2025 totalmente gratuita em Guajará-Mirim, reforçando cultura e economia local.
L

Dra. Taíssa visita famílias em Nova Dimensão e reforça compromisso com mandato participativo

Deputada Dra. Taíssa destaca a importância do diálogo direto em Nova Dimensão, fortalecendo ações de escuta ativa no interior de Rondônia
L
Publicidade

POLÍCIA

Motociclista embriagado é preso depois de sofrer queda na zona leste

Jovem de 20 anos foi flagrado bêbado após acidente na Rua Matrinchã, em Porto Velho, e conduzido ao Departamento de Flagrantes.
10

Homem encontra esposa morta em residência na zona leste

A Polícia Militar isolou a área até a chegada da perícia criminal e do rabecão.
18
Polícia Civil de Rondônia recupera veículos furtados de empresa da SESDEC

Polícia Civil de Rondônia recupera veículos furtados de empresa da SESDEC

Dois carros de prestadora de serviços, subtraídos de pátio em Porto Velho, são recuperados pela DERFRVA; investigações continuam para esclarecer os fatos e responsabilizar envolvidos.
10
PF combate moeda falsa na Bahia e Minas Gerais em Operação Interestadual

PF combate moeda falsa na Bahia e Minas Gerais em Operação Interestadual

Ação “Pecunia Ficta” desarticula esquema de distribuição de cédulas falsas via postal, com investigações iniciadas após prisão em flagrante em Vilhena, Rondônia.
12
Travesti detida ataca policial e repórter em Porto Velho

Travesti detida ataca policial e repórter em Porto Velho

Vitória S. O., detida por suposto furto de bicicleta e agressão, protagoniza cenas de hostilidade ao chegar ao Departamento de Flagrantes na capital rondoniense.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Café de Rondônia atinge produção recorde, conquista mercados e reforça apoio do governo

Café de Rondônia atinge produção recorde, conquista mercados e reforça apoio do governo

Produção do café de Rondônia supera 3 milhões de sacas em 2024, impulsionada por assistência técnica e políticas públicas para o robusta.
L
Governo de RO e Prefeitura de Porto Velho ampliam projeto Sentinela para reforçar combate às queimadas

Governo de RO e Prefeitura de Porto Velho ampliam projeto Sentinela para reforçar combate às queimadas

Parceria fortalece uso do projeto Sentinela, integrando tecnologia e ações conjuntas para combater queimadas em Porto Velho.
L
aprenda-a-converter-word-em-pdf-facilmente-e-otimize-seu-tempo

Aprenda a converter Word em PDF facilmente e otimize seu tempo

Transforme Word em PDF de forma simples, rápida e gratuita. Ganhe tempo, evite erros de formatação e facilite seu dia a dia com esse recurso indispensável!
L
Forró dos Bacuraus acontece neste sábado (12), em Porto Velho, com shows e ação solidária

Forró dos Bacuraus acontece neste sábado (12), em Porto Velho, com shows e ação solidária

Tradicional evento Forró dos Bacuraus será realizado no Clube Ferroviário e vai arrecadar cestas básicas para a comunidade manicoreense residente em Porto Velho
L
Congresso pede diálogo e prepara resposta a Tarifa de Trump contra o Brasil

Congresso pede diálogo e prepara resposta a Tarifa de Trump contra o Brasil

Líderes da Câmara e do Senado recomendam ação diplomática e comercial, enquanto líder do PT protocola moção de repúdio classificando a medida como “chantagem política” e “afronta à soberania brasileira”.
L
Moraes determina multa de R$ 7,3 milhões a blogueiro Allan dos Santos

Moraes determina multa de R$ 7,3 milhões a blogueiro Allan dos Santos

Ministro do STF impõe sanção por descumprimento contínuo de proibição de uso de redes sociais e desprezo pelo Judiciário brasileiro.
L
Mapa buscará novos mercados para exportações brasileiras após tarifa de Trump

Mapa buscará novos mercados para exportações brasileiras após tarifa de Trump

Ministro Carlos Fávaro anuncia que Oriente Médio, Sul Asiático e Sul Global são alternativas para produtos como carne e suco de laranja, afetados pela taxa de 50% dos EUA.
L
Governo abrirá crédito de R$ 3 bilhões para ressarcir descontos ilegais do INSS

Governo abrirá crédito de R$ 3 bilhões para ressarcir descontos ilegais do INSS

Medida Provisória será publicada para restituir valores a cerca de 3,8 milhões de aposentados e pensionistas, totalizando R$ 2,6 bilhões em descontos indevidos.
L
Brasil possui medidas de retaliação que não impactam inflação, diz Haddad

Brasil possui medidas de retaliação que não impactam inflação, diz Haddad

Ministro da Fazenda reitera que tarifaço de 50% dos EUA contra o Brasil é “irracional” e que a Lei de Reciprocidade Econômica permite ações não tarifárias, preservando a estabilidade de preços.
L
Presidência da República rebate declarações de Donald Trump e reafirma soberania nacional

Presidência da República rebate declarações de Donald Trump e reafirma soberania nacional

Governo brasileiro reage a declarações de Trump, nega déficit comercial com os EUA e reforça independência do Judiciário em processos sobre tentativa de golpe.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.