SÁBADO, 08/02/2025

L

Saúde

Vacinas estarão disponíveis nas unidades de saúde até às 20h30, a partir de segunda-feira (11)

Ação vai acontecer de 11 a 15 de dezembro e serão ofertadas todas as vacinas do calendário para adultos e crianças, inclusive a da gripe

Por João Muniz/SMC/PMPV - 010

Publicado em 

Vacinas estarão disponíveis nas unidades de saúde até às 20h30, a partir de segunda-feira (11) - News Rondônia
Foto: Leandro Morais

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realiza a partir da próxima segunda-feira (11), a “Semana D de Vacinação”. Serão cinco dias em que as unidades de saúde do município terão o horário de funcionamento estendido até às 20h30, para oferecer todas as vacinas do calendário de rotina e também campanha, como a gripe.

Em Porto Velho, as unidades abrirão às 7h e o atendimento de rotina funcionará até às 19h, cronograma que já é utilizado diariamente. A partir desse horário, apenas as salas de vacinas continuarão atendendo, com exceção das USFs Santo Antônio, Vila Princesa e Areal da Floresta, que funcionarão em seu horário normal.

VACINAÇÃO NO PARQUE DA CIDADE

Além das unidades de saúde, o Parque da Cidade também será um ponto de vacinação. No local, todas as vacinas presentes no Plano Nacional de Imunização serão disponibilizadas. A aplicação das vacinas será feita no stand da RedeTV! Rondônia das 17h às 20h.

A Semana D acontece duas semanas após o prefeito Hildon Chaves anunciar a liberação do imunizante, que combate o vírus da influenza, para toda a população.

Segundo a coordenadora da Divisão de Imunização da Semusa, Elizeth Gomes, o objetivo da estratégia é elevar os índices de vacinação na capital.

“Nós ainda estamos com os números de vacinação contra a influenza muito baixos, então precisamos que as pessoas se imunizem. Vamos realizar essa atividade durante a semana com o objetivo de facilitar o acesso à vacina”, explicou Elizeth.

COBERTURA VACINAL

Dados da plataforma Localiza SUS, apontam que apenas 11.143 pessoas foram vacinadas contra a gripe em Porto Velho até o momento, ou seja, 4,34% de cobertura vacinal. Número que está bem abaixo da meta recomendada pelo Ministério da Saúde, que é de 90%.

Além da vacinação contra a gripe, dentro da “Semana D” a Semusa também disponibilizará todas as outras vacinas presentes no Plano Nacional de Imunização.

“O nosso objetivo é vacinar a população contra a gripe, mas também já ofertar outros imunizantes disponíveis nas nossas unidades. A melhor forma de se prevenir contra as doenças é a vacinação e a Prefeitura de Porto Velho tem investido muito nisso, pois acreditamos que a saúde é vida”, enfatizou a Secretária da Semusa, Eliana Pasini.

NOVA CAMPANHA

A campanha de vacinação contra a influenza foi iniciada na capital, e em toda a região Norte, no último dia 13 de novembro e seguirá até o dia 15 de dezembro deste ano. Esta é a primeira vez que a estratégia acontece nesse período do ano.

A medida, adotada de forma inédita pelo Ministério da Saúde, busca atender às particularidades climáticas da região, que, nesta época do ano, tem o “inverno amazônico”, período de maior circulação viral e de transmissão da gripe. Antes, a campanha era realizada entre os meses de abril e maio do ano seguinte, em todo o país.

QUEM PODE SE VACINAR?

Em Porto Velho, a vacinação foi direcionada inicialmente para grupos prioritários, a exemplo de crianças menores de 6 anos, trabalhadores da saúde, gestantes, professores, entre outros.

No entanto, para ampliar a oferta do imunizante, a Prefeitura de Porto Velho utilizou a estratégia de liberar a vacinação para pessoas acima de 06 meses de idade, desde o dia 24 de novembro. Para se vacinar, é necessário que o cidadão esteja com o cartão do SUS ou CPF.

NOVA DOSE

Ainda segundo a coordenadora da Divisão de Imunização da Semusa, mesmo quem já tomou a vacina contra a gripe neste ano, deve receber a nova dose.

“A nossa campanha foi antecipada, então, mesmo se o paciente já tomou a vacina contra a gripe no início do ano ou até mesmo no mês passado, deve tomar a nova dose, mas claro, respeitando o prazo de 30 dias entre uma dose e outra”, disse Elizeth.

!-- NEWSTV-->
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

A Prefeitura de Porto Velho amplia o atendimento em unidades básicas de saúde com horário noturno

Osvaldo Piana e Hamilton Gondim vão atender pacientes de baixa urgência até meia-noite para desafogar as UPA’s
L
Brasil está na contramão da meta da OMS para extinção da tuberculose

Brasil está na contramão da meta da OMS para extinção da tuberculose

Estudo mostra que tendência do país é ter aumento de casos
L
Conselho Estadual de Políticas Públicas Sobre Drogas realiza reunião para definir metas para 2025

Conselho Estadual de Políticas Públicas Sobre Drogas realiza reunião para definir metas para 2025

A atualização do regimento tem como objetivo dar maior clareza e eficiência à gestão, eliminando a burocracia e sobreposições de funções.
L
Adoção de medidas de saúde assegura a proteção dos estudantes contra doenças infecciosas no retorno às aulas em Rondônia

Adoção de medidas de saúde assegura a proteção dos estudantes contra doenças infecciosas no retorno às aulas em Rondônia

A vacinação é uma ferramenta fundamental na prevenção de doenças virais, tanto para recém-nascidos, crianças, adolescentes e adultos.
L

Prefeitura de Porto Velho registra redução nos casos de Covid-19, mas destaca a importância da vacinação e de outras medidas preventivas

A vacina, somada às ações de saúde pública, são as principais formas de prevenir casos mais graves
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Ordem do Mérito Cultural: envolvidos em atividades culturais e ativismo em Rondônia podem ser indicados

Para indicar sua personalidade ou entidade preferida, basta acessar o formulário e escrever o nome completo do indicado.
L

Rondônia em alerta para chuvas severas de nível 3

Essas chuvas estão dentro do que o sistema meteorológico chama de “acumulados”, ou seja, torrentes que podem cair abruptamente em um pequeno intervalo de tempo.
L

Passageira enfrenta pesadelo em Porto Velho: Motorista de aplicativo bêbado coloca sua vida em risco

Viagem rotineira se transforma em situação de extremo perigo e gera alerta para usuários de apps de transporte
10

Governo de Rondônia e Prefeitura de Porto Velho avançam na regularização fundiária no Empreendimento Candelária I

Nesta segunda-feira (10), terá início a atualização cadastral e o levantamento socioeconômico para a conclusão dos procedimentos de regularização dos imóveis do Empreendimento Candelária I, no bairro Triângulo.
L

Confira aos pontos de venda para o show Menos é Mais!

Ingressos promocionais e pontos de venda
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU: após desistências, 170 serão convocados para cursos de formação

CNU: após desistências, 170 serão convocados para cursos de formação

Segunda chamada será feita no dia 11 de fevereiro
L
Ministra da Gestão defende bancas de heteroidentificação do CNU

Ministra da Gestão defende bancas de heteroidentificação do CNU

Esther frisou que comissões são avanço na política de cotas raciais
L
Novo CNU: edital deve sair nas próximas semanas, diz ministra

Novo CNU: edital deve sair nas próximas semanas, diz ministra

Provas podem ser em agosto deste ano
L

Novas oportunidades de trabalho estão abertas no Sine de Porto Velho

São oportunidades em diversas áreas de trabalho
L
Um terço dos aprovados no CNU são pessoas negras, indígenas e PCD

Um terço dos aprovados no CNU são pessoas negras, indígenas e PCD

Homens ficaram com 63% das vagas disponibilizadas
L
Publicidade

POLÍTICA

Vereador Everaldo Fogaça participa da Ordem de Serviço para construção de quadra de grama sintética no Campo do Uirapuru

Vereador Everaldo Fogaça participa da Ordem de Serviço para construção de quadra de grama sintética no Campo do Uirapuru

A construção da quadra era uma demanda antiga da comunidade local, que aguardava um espaço adequado para a prática esportiva e atividades recreativas.
L

Com o “Corujão da Saúde”, Léo Moraes espera desafogar o excesso de atendimentos nas UPAs 24h

Com o “Corujão da Saúde”, as unidades Osvaldo Piana e Hamilton Gondin passam a atender em horário corrido, das 19h à meia-noite.
L

Dr. Fernando Máximo anuncia R$ 40 milhões para a saúde de Porto Velho e reafirma aliança com Léo Moraes

Na opinião do congressista, a nova gestão, recém-empossada, tem transformado a administração pública da principal cidade de Rondônia em várias áreas e em pouco tempo de trabalho.
L

Prefeitos de Rondônia se preparam para evento estratégico em Brasília

A proposta é que os prefeitos vivenciem esses desafios de forma prática, promovendo soluções inovadoras e eficientes para serem implementadas em suas cidades.
L
Deputada Lebrinha garante novos recursos para diversos municípios de Rondônia

Deputada Lebrinha garante novos recursos para diversos municípios de Rondônia

Anúncio foi de recursos para educação, saúde e infraestrutura.
L
Publicidade

POLÍCIA

Foragida do Pará é presa em apartamento invadido pela facção no Porto Madero

Fuga de criminosos perigosos é registrada no presídio 603

Equipes da Polícia Penal fazem buscas pelos criminosos, mas nenhum foi localizado ainda.
12

Ford Ka atropela casal de moto na Sete de Setembro

Duas ambulâncias do Samu foram acionadas e socorreram as vítimas para unidades de saúde próximas.
12

Colisão entre carro e moto deixa mulher ferida na Avenida Rio Madeira

O motorista do Civic permaneceu no local aguardando a chegada da Polícia Militar.
12

Carro atropela moto com casal e duas crianças na zona leste

Com o impacto da colisão, um bebê de dois meses foi arremessado em um monte de areia e não sofreu ferimentos.
14
PM é acionada para ocorrência de agressão e encontra arma de fogo

PM é acionada para ocorrência de agressão e encontra arma de fogo

Rapidamente, uma guarnição foi enviada ao local, mas ao chegar, os policiais constataram que o suspeito já havia fugido, temendo a abordagem e uma possível prisão.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Previsões do Horóscopo para este sábado (8/2): descubra o que os astros reservam para você

Previsões do Horóscopo para este sábado (8/2): descubra o que os astros reservam para você

Confira as previsões desta sabádo (8/2) para o seu signo. Saiba o que os astros reservam para amor, carreira e saúde.
L
Biblioteca Comunitária Diversidade Amazônica promove roda de leitura neste domingo, em Vilhena

Biblioteca Comunitária Diversidade Amazônica promove roda de leitura neste domingo, em Vilhena

Encontro literário promove o compartilhamento de saberes e fortalece a identidade cultural em Vilhena.
L
Saiba como atua o Conselho de Direitos Humanos da ONU

Saiba como atua o Conselho de Direitos Humanos da ONU

Atualmente, órgão está sendo rejeitado por EUA e Israel
L
Investimentos do governo do estado consolida Rondônia, referência nacional na Segurança Pública

Investimentos do governo do estado consolida Rondônia, referência nacional na Segurança Pública

Esses avanços são frutos de investimentos estratégicos do governo estadual, que tem priorizado a estruturação e valorização dos profissionais da área.
L
Cantinho dos Saberes: Projeto que incentiva a leitura é lançado em Vilhena

Cantinho dos Saberes: Projeto que incentiva a leitura é lançado em Vilhena

Entre os presentes, o escritor vilhenense Nill Cruz declamou poesias e refletiu sobre sua prática literária, provocando diálogos profundos sobre a palavra como resistência e afeto.
L
Ordem de serviço é assinada para construção da segunda quadra de grama sintética no bairro Aeroclube

Ordem de serviço é assinada para construção da segunda quadra de grama sintética no bairro Aeroclube

Bairro teve a ordem de serviço da primeira quadra assinada na quarta-feira (5)
L
Forte chuva causa alagações e geram transtornos para moradores e motoristas, em Porto Velho

Forte chuva causa alagações e geram transtornos para moradores e motoristas, em Porto Velho

A chuva, que se prolonga até o momento, tem afetado diversos bairros da cidade. 
L
Trump assina decreto para cortar financiamento à África do Sul

Trump assina decreto para cortar financiamento à África do Sul

Presidente sul-africano disse que seus país “não será intimidado”
L
Moraes desbloqueia redes sociais do influenciador Monark

Moraes desbloqueia redes sociais do influenciador Monark

Ministro determinou multa de R$ 20 mil em caso de novas fake news
L