QUINTA-FEIRA, 22/02/2024

L

Saúde

Unesco: maioria de jovens com HIV aprova acolhida em serviços de saúde

Hoje, é o Dia Mundial de Luta contra a aids.

Por Léo Rodrigues - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Unesco: maioria de jovens com HIV aprova acolhida em serviços de saúde
Reuters/Direitos Reservados
Mais de 50% dos jovens que vivem com HIV no Brasil aprovam o acolhimento recebido em serviços de saúde. É o que revela uma pesquisa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), entidade vinculada à Organização das Nações Unidas (ONU). Os dados do levantamento foram divulgados nesta sexta-feira (1º), dia em que é celebrado o Dia Mundial de Luta contra a Aids. A data foi instituída em 1988 pela Assembleia Geral da ONU.Unesco: maioria de jovens com HIV aprova acolhida em serviços de saúde - News RondôniaUnesco: maioria de jovens com HIV aprova acolhida em serviços de saúde - News Rondônia

A pesquisa recebeu o título de “Nós somos a resposta: O que adolescentes e jovens que vivem com HIV/aids pensam sobre o acesso aos serviços de saúde no Brasil”. De acordo com os resultados, 64% dos respondentes de um questionário online avaliaram positivamente o acolhimento recebido. Por outro lado, 35,7% o classificaram como razoável ou ruim.

Além disso, cerca de 20% dos entrevistados afirmaram que já vivenciaram, no sistema de saúde brasileiro, situações como desrespeito ao desconforto,  privacidade, desconforto durante o atendimento ou sentimento de culpa ou vergonha por ser uma pessoa com HIV.

Ao mesmo tempo, 13% relataram que tiveram seu diagnóstico positivo revelado sem consentimento pela equipe de saúde e 20% foram orientados a não ter relações sexuais. “É lei federal que resultados de exame de HIV devem ser comunicados de forma sigilosa”, observa Luciana Phebo, chefe de saúde do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) no Brasil.

Também foram levantadas questões relacionadas ao deslocamento até o serviço de saúde: 21% afirmaram levar mais de uma hora, 53,7% entre 30 minutos e uma hora e 46,3% gastam até 30 minutos. Para Luciana Phebo, esses dados permitem entender melhor as barreiras para a adesão ao tratamento. “As dificuldades afastam os jovens”, assegura.

O HIV é um vírus que afeta o sistema imunológico. A contaminação ocorre na maioria das vezes através do contato sexual desprotegido. O compartilhamento de objetivos perfurantes e cortantes como seringas, agulhas e alicates de unha também pode levar à transmissão.

Dificuldades

Quando uma pessoa é contaminada e não realiza tratamento, seu organismo começa a ter dificuldades para responder a infecções e doenças, configurando, assim, a aids. Nos últimos anos, o avanço do conhecimento científico e o aprimoramento do uso dos antirretrovirais vêm permitindo que mais pessoas que vivem com HIV não desenvolvam a aids. Com o tratamento adequado, a maioria dos pacientes consegue reduzir a carga viral no sangue para níveis indetectáveis.

Quando isso acontece, a pessoa deixa de transmitir o HIV. Por esta razão, observa Luciana, o tratamento não apenas melhora a qualidade de vida de cada paciente como também é fundamental para interromper o ciclo de transmissão do vírus.

A Unesco chama atenção que 44,1% das 40.880 notificações de HIV em 2021 envolveram pacientes entre 15 e 29 anos. “Apesar da contínua redução de novos casos na última década, o Brasil ainda apresenta altas taxas de novas infecções”, registra o relatório da pesquisa.

Nessa quinta-feira (30), Ministério da Saúde divulgou dados referentes ao ano de 2022. O país registrou 43.403 novos casos de infecção por HIV no último ano. Ao todo, estima-se que um milhão de pessoas no Brasil vivem com vírus. Desse total, 90% (900 mil) já foram diagnosticadas, 81% (731 mil) das que têm diagnóstico estão em tratamento antirretroviral e 95% (695 mil) dos que estão em tratamento antirretroviral têm carga indetectável do vírus.

Uma recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) aos países é a busca da denominada meta 95-95-95 até 2030, para garantir que 95% das pessoas que vivem com o vírus sejam diagnosticadas. Dessas, ao menos 95% precisam ter acesso ao tratamento. E 95% dos pacientes que estão tratando devem conseguir reduzir o vírus a níveis indetectáveis.

Entre os respondentes do questionário aplicado pela Unesco, 89,4% disseram que realizaram o teste de carga viral nos últimos 12 meses e estavam indetectáveis. Além disso, 91,7% afirmaram também que a equipe de saúde conversou sobre o teste de carga viral. Para a Unesco, as altas taxas de testagem e de indetectabilidade do vírus mostram a importância do sistema público de saúde e da realização do tratamento.

Desafios

A pesquisa foi realizada com o apoio do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids) e da Rede Nacional de Adolescentes e Jovens Vivendo com HIV/Aids. Também contou com parceria técnica da empresa Oppen Social. O questionário online foi respondido por 710 pessoas entre 17 e 31 anos, sendo 488 residentes das capitais e 222 em outros municípios.

Além do levantamento de dados quantitativos, foram realizadas rodas de conversas com 70 jovens de sete capitais e entrevistas com lideranças de coletivos que atuam em diferentes locais para uma análise qualitativa. Como apontam os resultados, o estigma ainda existente em relação à doença é considerado a maior barreira para uma acolhida adequada e humanizada. O sistema de saúde é valorizado de forma geral, embora tenham sido apontados desafios em relação ao preparo dos profissionais de saúde para trabalhar com pessoas vivendo com HIV.

Falta de clareza

Entre os pontos destacados nas rodas de conversas e entrevistas, estão a escassez de informações e a falta de clareza na comunicação sobre possibilidades de tratamento e sobre o processo de marcação de exames e consultas.

Casos de fornecimento de informações conflitantes sobre o tratamento foram citados. Nessas situações, a atuação dos coletivos de jovens tem se revelado importante para a troca de experiências e acolhimento entre pares. Apesar das dificuldades mencionadas, também foram colhidos relatos de profissionais de saúde que atuaram de forma acolhedora e inclusiva.

“Uma coisa que os jovens levantaram é a importância do acompanhamento psicológico durante o tratamento. São momentos impactantes. Outra questão é a expansão dos atendimentos. O acesso ao serviço de saúde é uma barreira para os jovens se manterem no tratamento. Ter uma agilidade na marcação das consultas vai certamente ampliar o acesso ao tratamento e às medicações”, opina Luciana Phebo.

Segundo a Unesco, os dados levantados são úteis para guiar políticas públicas e outras ações capazes de transformar unidades de saúde em espaços acolhedores para adolescentes e jovens, e empoderar redes de adolescentes e jovens e conscientizá-los sobre seus direitos em relação aos serviços de saúde universais, humanizados e de qualidade.

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Algoritmo pode ajudar hospitais a otimizar internação de pacientes

Algoritmo pode ajudar hospitais a otimizar internação de pacientes

O equipamento está sendo desenvolvido pela UFF.
L
Prefeitura de Jaru realizará Dia D de vacinação contra a Gripe; ação acontece no próximo sábado,24 das 8h às 17h

Prefeitura de Jaru realizará Dia D de vacinação contra a Gripe; ação acontece no próximo sábado,24 das 8h às 17h

A ação é destinada a todos os jaruenses maiores de 6 meses.
L
Prefeitura de Jaru amplia oferta de atendimentos especializados no distrito de Tarilândia

Prefeitura de Jaru amplia oferta de atendimentos especializados no distrito de Tarilândia

De acordo com a Secretária de Saúde, Tatiane de Almeida Domingues, a ação atendeu cerca de 30 pacientes.
L
Justiça Federal garante a médicos direito de divulgar pós-graduações

Justiça Federal garante a médicos direito de divulgar pós-graduações

Médicos da Abramepo obtêm vitória que garante o direito de divulgarem especializações sem sofrer sanções do Conselho Federal de Medicina.
L
Associação alerta para uso de substâncias psicoativas por motoristas

Associação alerta para uso de substâncias psicoativas por motoristas

Certos medicamentos afetam a capacidade de conduzir veículos.
L
Publicidade
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Rondônia pontua alerta severo de chuvas intensas

Parte da Ponta do Abunã pode ser atingida por chuvas nas próximas horas.
L
Dom Roque Paloschi: Um Chamado à Solidariedade e à Corresponsabilidade Comunitária

Dom Roque Paloschi: Um chamado à solidariedade e à corresponsabilidade comunitária

Em entrevista ao Comunidade News, o Arcebispo de Porto Velho discute os pilares da Campanha da Fraternidade e sua visão pastoral
L

Promoção: Ganhe um café especial na Cafeteria Venâncio Apriatto com o News Rondônia e a LowCash Place

Saiba como concorrer a dois vouchers de R$ 50,00 para degustar as delícias do cardápio da cafeteria mais aconchegante da cidade.
L

Promoção: Quer ganhar uma bicicleta novinha? Participe do sorteio do News Rondônia e da Rodisan!

Aproveite essa oportunidade incrível de levar para casa uma bike que é a sua cara. Saiba como participar e concorrer!
L
In Foco PodCast entrevista: Dênis Carvalho

In Foco PodCast entrevista: Dênis Carvalho

Marcelo Régis vai entrevistar uma figura icônica do cenário musical do Norte do Brasil: Dênis Carvalho.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
Vaga de Empregos

Link Net Telecom busca Vendedores Externos para atuação em Porto Velho

Esta é uma oportunidade para profissionais que desejam ingressar em uma empresa dinâmica e em constante crescimento.
L

Profissionais classificados em processo seletivo são convocados pela Prefeitura de Porto Velho

Dentro de 15 dias os convocados devem apresentar toda documentação na Semad para assumir os cargos
L
Vaga de Empregos

Assumpção Assessoria Contábil anuncia vaga para Analista Fiscal

Se você possui experiência na área fiscal e está em busca de uma oportunidade para desenvolver suas habilidades, esta pode ser a chance que você estava esperando.
L
Vagas de Emprego

Boa Nova Comércio de Óculos oferece oportunidades de emprego para Vendedores Internos

Se você é apaixonado por vendas e deseja fazer parte de uma empresa dinâmica no ramo de óculos e acessórios, esta pode ser a sua chance de brilhar.
L
Publicidade

POLÍTICA

Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia determina eleições diretas para Prefeitura em Candeias do Jamari

Decisão visa estabilizar gestão municipal após frequentes mudanças de liderança
L
Câmara Municipal de Porto Velho inicia estudos para realização de Concurso Público

Câmara Municipal de Porto Velho inicia estudos para realização de Concurso Público

A comissão terá o objetivo de planejar, organizar, coordenar e controlar as atividades relacionadas à realização do concurso público para provimento de cargos efetivos no legislativo municipal da capital.
L
Lebrinha destina dois veículos para transporte de pacientes de hemodiálise e quimioterapia em Costa Marques

Lebrinha destina dois veículos para transporte de pacientes de hemodiálise e quimioterapia em Costa Marques

R$400 mil foram destinados para a aquisição de uma van e um automóvel.
L
Deputada federal Cristiane Lopes assina moção de repúdio as falas de lula contra Israel

Deputada federal Cristiane Lopes assina moção de repúdio as falas de lula contra Israel

Declarações como essas não contribuem para a resolução deste conflito, mas servem para inflamar ainda mais as tensões.
L
Dra. Taíssa discute cronograma de conclusão das pontes sobre os rios Araras e Ribeirão

Dra. Taíssa discute cronograma de conclusão das pontes sobre os rios Araras e Ribeirão

Parlamentar aproveitou o encontro para buscar informações sobre o andamento do projeto da ponte Binacional.
L
Publicidade

POLÍCIA

URGENTE: Homem é morto a tiros no bairro Mocambo

URGENTE: Homem é morto a tiros no bairro Mocambo

A PM foi acionada e fez o isolamento do local.
18
Mulher flagra cunhada na garupa de outro homem e quase leva tiro

Mulher flagra cunhada na garupa de outro homem e quase leva tiro

A jovem contou que estava indo à casa da cunhada no bairro Jardim Santana.
12
SEQUESTRO: Funcionário dos Correios é mantido refém e tem carro roubado em Porto Velho

Funcionário dos Correios é mantido refém e tem carro roubado em Porto Velho

Em seguida, os bandidos fugiram levando o carro dos Correios com cerca de 40 pacotes de encomendas.
14
PF realiza operação no Parque Nacional Serra da Cutia em Rondônia

Polícia Federal realiza operação no Parque Nacional Serra da Cutia em Rondônia

Uma pessoa foi presa em flagrante. Foram apreendidos combustível, automóvel e motores de embarcações.
L
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Empresários afetados por reoneração da folha cobram devolução de MP

Empresários afetados por reoneração da folha cobram devolução de MP

Governo deve enviar projeto de lei ao Congresso sobre o tema.
L
CCJ do Senado aprova projeto que protege crianças em ambiente virtual

CCJ do Senado aprova projeto que protege crianças em ambiente virtual

Projeto será analisado agora pela Comissão de Ciência e Tecnologia.
L
A Revolução da Fibra Óptica: Transformação Digital em Rondônia

A revolução da fibra óptica: transformação digital em Rondônia

Nos últimos anos, a evolução da fibra óptica foi impulsionada pela demanda crescente por serviços de internet mais rápidos e pela necessidade de suportar um volume cada vez maior de dados.
L
Da Sala de Aula para as Redes Sociais: A Trajetória Inspiradora de Luís Henrique

Da sala de aula para as redes sociais: A trajetória inspiradora de Luís Henrique

No Pahpowcast, o professor que virou sensação no TikTok revela os segredos por trás de seus vídeos sobre a história de Porto Velho
L
Menino de 11 anos junta dinheiro e compra carro antigo dos sonhos

Menino de 11 anos junta dinheiro e compra carro antigo dos sonhos

O menino economizou muito dinheiro e comprou um Gol, seu 1° carro.
L
Vagas de Emprego

Cervejaria Petrópolis S/A está contratando Assistente de Vendas em Porto Velho

Se você é proativo, organizado e tem experiência na área de vendas, esta pode ser a oportunidade que você estava esperando!
L
Brasil: 15 mi de hectares de imóveis rurais se sobrepõem a florestas

Brasil: 15 mi de hectares de imóveis rurais se sobrepõem a florestas

Dado faz parte de levantamento do Observatório do Código Florestal.
L
Relatório mostra desigualdades regionais no acesso a saneamento

Relatório mostra desigualdades regionais no acesso a saneamento

Documento foi preparado pela Comissão de Meio Ambiente do Senado.
L
Prefeitura de Jaru autoriza reforma e ampliação do Centro Educacional de Bom Jesus; obra é avaliada em mais de R$ 1 milhão

Prefeitura de Jaru autoriza reforma e ampliação do Centro Educacional de Bom Jesus

Além da troca de pisos, reforma do sistema de eletricidade, rede hidrosanitária, ampliação das salas de aula e banheiros já existentes.
L
Motociclista fica ferida em acidente com carro na zona norte

Motociclista fica ferida em acidente com carro na zona norte

A motociclista transitava pela Líbero Badaró e o carro na José Adelino quando houve a colisão entre os veículos que fez a vítima cair e sofre lesões pelo corpo.
14