QUINTA-FEIRA, 22/02/2024

L

Saúde

Casos de sífilis e de HIV/aids aumentam entre homens jovens

Dezembro Vermelho é mês de conscientização e prevenção das ISTs.

Por Ana Cristina Campos - Agência Brasil - 20

Publicado em 

Casos de sífilis e de HIV/aids aumentam entre homens jovens
Arquivo/Agência Brasil

Dados do Ministério da Saúde indicam que o país vem registrando queda nos casos de HIV/aids, mas não entre homens de 15 a 29 anos. Nesta faixa, o índice tem aumentado, chegando, em 2021, a 53,3% dos infectados de 25 a 29 anos. Os números da pasta também registram crescimento dos casos de sífilis em homens, mulheres e gestantes.Casos de sífilis e de HIV/aids aumentam entre homens jovens - News RondôniaCasos de sífilis e de HIV/aids aumentam entre homens jovens - News Rondônia

No mês em que se realiza a campanha Dezembro Vermelho, iniciativa de conscientização para a importância da prevenção contra o vírus HIV/aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) alerta que, se não tratadas, essas infecções podem causar lesões nos órgãos genitais, infertilidade, doenças neurológicas e cardiovasculares e até câncer como o de útero e de pênis.

Ao longo do mês de dezembro, a sociedade médica esclarece as principais dúvidas envolvendo as ISTs por meio de liveposts e vídeos em seu perfil nas redes sociais (@portaldaurologia).

Vacinação

Apesar de o SUS oferecer a vacinação contra o HPV para meninos e meninas de 9 a 14 anos, segundo o Ministério da Saúde, a cobertura da segunda dose está em 27,7% entre os meninos. Já entre as meninas, a cobertura é maior, atingindo 54,3%, mas ainda longe dos 95% recomendados.

Karin Jaeger Anzolch, diretora de Comunicação da SBU e uma das responsáveis pela campanha, disse que os urologistas têm percebido que o uso dos preservativos nas relações sexuais tem decaído muito nos últimos anos, enquanto a transmissão das ISTs segue em alta.

“Outra grande preocupação é que muitas dessas infecções estão se tornando resistentes aos tratamentos existentes, em várias partes do mundo. Por essas razões, decidimos que temos que voltar a falar mais sobre o assunto, alertar e instruir a população e os agentes de saúde, e este é o terceiro ano consecutivo que adotamos o Dezembro Vermelho, mês já tradicional de conscientização sobre a aids, como o mês dedicado à temática de todas as ISTs”, disse a médica, em nota.

Sintomas

As ISTs podem ser causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos. Entre as mais comuns estão herpes genital, sífilis, HPV, HIV/aids, cancro mole, hepatites B e C, gonorreia, clamídia, doença inflamatória pélvica, linfogranuloma venéreo e tricomoníase.

Algumas ISTs, em seu estágio inicial, são silenciosas, não apresentando sinais ou sintomas, ou os sintomas iniciais podem desaparecer espontaneamente, dando a falsa impressão de que a doença foi curada, o que pode atrasar o tratamento e agravar as complicações e as consequências, que podem ser infertilidade, câncer e até mesmo a morte.

Entre os sintomas mais comuns estão: feridas, corrimento, verrugas, dor pélvica, ardência ao urinar, lesões de pele e aumento de ínguas.

O uso do preservativo (masculino ou feminino) continua sendo a melhor forma de prevenção, além da vacinação contra ISTs como HPV e hepatite.

Estatísticas de HIV/aids

Dados do Boletim Epidemiológico de HIV/Aids 2022 do Ministério da Saúde apontam que o número de infectados vem caindo, exceto entre os homens de 15 a 29 anos. De acordo ainda com o boletim, a quantidade de infectados pelo HIV em 2021 era maior entre os homens de 25 a 29 anos (53,3%). Nas mulheres, o maior índice foi registrado entre 40 e 44 anos (18,4%).

Somente em 2021, foram contabilizadas 28.967 infecções pelo vírus em pessoas com idade entre 15 e 39 anos, sendo 22.699 entre os homens e 6.268 entre as mulheres.

Na análise do número de casos em geral, a maior quantidade nos últimos anos vem sendo registrada entre o sexo masculino.

Segundo Karin Anzolch, na época que eclodiu a aids, e por vários anos depois, muitas pessoas se assustaram e de fato passaram a adotar e a exigir o uso do preservativo, bem como começaram a ter mais cuidado na escolha de parceiros. Entretanto, com o tempo, muitas pessoas se descuidaram e passaram a banalizar os riscos de contágio, o que não só as deixaram novamente expostas ao HIV, mas a todas as outras ISTs que são altamente prevalentes.

Outro ponto importante de salientar, de acordo com a médica, é que, embora as pessoas que vivem com HIV hoje em dia disponham de tratamentos eficazes que não somente prolongam, mas também oferecem uma boa qualidade de vida, não se pode esquecer que, para isso, elas precisam tomar regular e constantemente medicações e ter uma rotina bem rígida de cuidados, exames e controles médicos, já que ainda se trata de uma doença incurável.

“Agora imagine um jovem, iniciando a sua vida, contraindo uma doença dessas e já tendo que conviver com esse ônus, influenciando todo o seu presente e futuro. E é o que está ocorrendo, infelizmente, sobretudo entre o público jovem masculino, em que se verificou um aumento na incidência da doença. Isso é resultado de uma série de razões, mas sem dúvida a exposição durante a prática de sexo desprotegido, bem como o consumo de drogas injetáveis, estão entre os principais fatores”, afirmou a médica.

Desde o início da epidemia de aids (1980) até 2021, foram notificados no Brasil 371.744 óbitos devido à doença. A maior proporção desses óbitos ocorreu no Sudeste (56,6%), seguido das regiões Sul (17,9%), Nordeste (14,5%), Norte (5,6%) e Centro-Oeste (5,4%).

Estatísticas de sífilis

Segundo o Boletim Epidemiológico Sífilis 2023, do Ministério da Saúde, de 2012 a 2022, foram notificados no país 1.237.027 casos de sífilis adquirida, 537.401 casos de sífilis em gestantes, 238.387 casos de sífilis congênita e 2.153 óbitos por sífilis congênita. Houve aumento na taxa de detecção de sífilis adquirida de 2012 a 2022, exceto em 2020, provavelmente em decorrência da pandemia de covid-19.

O boletim também indica aumento em casos e taxa de detecção de gestantes com sífilis, de 2012 a 2022. A Região Sudeste é a campeã, com 248.741 casos registrados, seguida do Nordeste, com 112.073.

“A sífilis se manifesta inicialmente como uma lesão na pele, no local onde foi feita a inoculação por contato direto com a lesão de uma pessoa infectada (sífilis primária). Mesmo sem tratamento, essa lesão inicial cicatriza espontaneamente, dando a falsa impressão de que a lesão não era ‘nada de grave’, mas a pessoa continua infectada e a doença continua evoluindo, podendo provocar a morte do paciente”, destacou Alfredo Canalini, presidente da SBU.

Na opinião do vice-presidente da SBU, Roni de Carvalho Fernandes, para combater a sífilis no Brasil, algumas medidas poderiam ser adotadas, como educação e conscientização, acesso facilitado a testes e tratamentos, melhorias no sistema de saúde, ampliação do pré-natal e fortalecimento da vigilância epidemiológica.

“É importante ressaltar que a adoção dessas medidas deve ser feita de forma integrada e contínua, visando à prevenção, detecção e tratamento adequado da sífilis para reduzir sua incidência e impacto no Brasil”, recomenda Fernandes.

Vacinação contra o HPV

O papilomavírus humano (HPV) é responsável por cerca de 50% dos cânceres, entre os quais colo de útero, ânus, vulva, vagina, orofaringe e pênis. E a vacinação contra o HPV é a forma mais eficaz de prevenir o contágio.

A SBU realiza anualmente, em setembro, a campanha #Vemprouro, de conscientização da saúde do adolescente masculino, e aproveita para chamar a atenção sobre a importância da imunização.

Segundo a médica Karin, o índice de vacinação ainda está muito aquém do ideal, especialmente entre os meninos. Além dos cânceres, o HPV também pode ocasionar verrugas genitais de demorado e difícil tratamento, que estigmatizam a pessoa e levam a consequências nos relacionamentos e risco de transmissão.

“Pessoas com imunossupressão, nas quais se incluem os transplantados e pessoas que vivem com HIV, têm riscos ainda maiores, e a faixa etária para vacinação gratuita nesse grupo e para as pessoas vítimas de violência sexual foi estendida para até 45 anos. Temos trabalhado muito a vacinação do HPV, justamente por todas essas questões, mas especialmente entre os adolescentes masculinos, um público que ainda não está sendo suficientemente motivado ou direcionado para receber esse benefício”, sinaliza Karin.

Como o HPV é uma doença na maioria das vezes assintomática e com remissão espontânea em até dois anos, muitas pessoas não descobrem ter o vírus e o transmitem a seus parceiros. Por isso a importância do incentivo à vacinação. A vacina está disponível no SUS para meninos e meninas de 9 a 14 anos (além de pessoas imunossuprimidas), mas a cobertura ainda não chega nem próxima da meta recomendada de 95%.

Entre as consequências do HPV estão os cânceres de colo de útero e de pênis. Em 2021, foram registradas mais de 6 mil mortes de mulheres devido ao câncer de colo de útero, segundo o Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde. E a estimativa é que surjam mais de 17 mil novos casos em 2023.

Com relação ao câncer de pênis, de 2007 a 2022, foram realizadas no SUS 7.790 amputações de pênis decorrentes de tumores malignos, o equivalente a uma média de 486 procedimentos por ano. Em relação ao número de mortalidade em decorrência da doença, é registrada uma média de 400 por ano.

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Governo corrige repasse para remuneração de agentes de saúde

Governo corrige repasse para remuneração de agentes de saúde

Fixado em em R$ 2,82 mil, valor é retroativo ao mês de janeiro.
L
Algoritmo pode ajudar hospitais a otimizar internação de pacientes

Algoritmo pode ajudar hospitais a otimizar internação de pacientes

O equipamento está sendo desenvolvido pela UFF.
L
Prefeitura de Jaru realizará Dia D de vacinação contra a Gripe; ação acontece no próximo sábado,24 das 8h às 17h

Prefeitura de Jaru realizará Dia D de vacinação contra a Gripe; ação acontece no próximo sábado,24 das 8h às 17h

A ação é destinada a todos os jaruenses maiores de 6 meses.
L
Prefeitura de Jaru amplia oferta de atendimentos especializados no distrito de Tarilândia

Prefeitura de Jaru amplia oferta de atendimentos especializados no distrito de Tarilândia

De acordo com a Secretária de Saúde, Tatiane de Almeida Domingues, a ação atendeu cerca de 30 pacientes.
L
Justiça Federal garante a médicos direito de divulgar pós-graduações

Justiça Federal garante a médicos direito de divulgar pós-graduações

Médicos da Abramepo obtêm vitória que garante o direito de divulgarem especializações sem sofrer sanções do Conselho Federal de Medicina.
L
Publicidade
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Rondônia pontua alerta severo de chuvas intensas

Parte da Ponta do Abunã pode ser atingida por chuvas nas próximas horas.
L
Dom Roque Paloschi: Um Chamado à Solidariedade e à Corresponsabilidade Comunitária

Dom Roque Paloschi: Um chamado à solidariedade e à corresponsabilidade comunitária

Em entrevista ao Comunidade News, o Arcebispo de Porto Velho discute os pilares da Campanha da Fraternidade e sua visão pastoral
L

Promoção: Ganhe um café especial na Cafeteria Venâncio Apriatto com o News Rondônia e a LowCash Place

Saiba como concorrer a dois vouchers de R$ 50,00 para degustar as delícias do cardápio da cafeteria mais aconchegante da cidade.
L

Promoção: Quer ganhar uma bicicleta novinha? Participe do sorteio do News Rondônia e da Rodisan!

Aproveite essa oportunidade incrível de levar para casa uma bike que é a sua cara. Saiba como participar e concorrer!
L
In Foco PodCast entrevista: Dênis Carvalho

In Foco PodCast entrevista: Dênis Carvalho

Marcelo Régis vai entrevistar uma figura icônica do cenário musical do Norte do Brasil: Dênis Carvalho.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
Vaga de Empregos

Link Net Telecom busca Vendedores Externos para atuação em Porto Velho

Esta é uma oportunidade para profissionais que desejam ingressar em uma empresa dinâmica e em constante crescimento.
L

Profissionais classificados em processo seletivo são convocados pela Prefeitura de Porto Velho

Dentro de 15 dias os convocados devem apresentar toda documentação na Semad para assumir os cargos
L
Vaga de Empregos

Assumpção Assessoria Contábil anuncia vaga para Analista Fiscal

Se você possui experiência na área fiscal e está em busca de uma oportunidade para desenvolver suas habilidades, esta pode ser a chance que você estava esperando.
L
Vagas de Emprego

Boa Nova Comércio de Óculos oferece oportunidades de emprego para Vendedores Internos

Se você é apaixonado por vendas e deseja fazer parte de uma empresa dinâmica no ramo de óculos e acessórios, esta pode ser a sua chance de brilhar.
L
Publicidade

POLÍTICA

Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia determina eleições diretas para Prefeitura em Candeias do Jamari

Decisão visa estabilizar gestão municipal após frequentes mudanças de liderança
L
Câmara Municipal de Porto Velho inicia estudos para realização de Concurso Público

Câmara Municipal de Porto Velho inicia estudos para realização de Concurso Público

A comissão terá o objetivo de planejar, organizar, coordenar e controlar as atividades relacionadas à realização do concurso público para provimento de cargos efetivos no legislativo municipal da capital.
L
Lebrinha destina dois veículos para transporte de pacientes de hemodiálise e quimioterapia em Costa Marques

Lebrinha destina dois veículos para transporte de pacientes de hemodiálise e quimioterapia em Costa Marques

R$400 mil foram destinados para a aquisição de uma van e um automóvel.
L
Deputada federal Cristiane Lopes assina moção de repúdio as falas de lula contra Israel

Deputada federal Cristiane Lopes assina moção de repúdio as falas de lula contra Israel

Declarações como essas não contribuem para a resolução deste conflito, mas servem para inflamar ainda mais as tensões.
L
Dra. Taíssa discute cronograma de conclusão das pontes sobre os rios Araras e Ribeirão

Dra. Taíssa discute cronograma de conclusão das pontes sobre os rios Araras e Ribeirão

Parlamentar aproveitou o encontro para buscar informações sobre o andamento do projeto da ponte Binacional.
L
Publicidade

POLÍCIA

URGENTE: Homem é morto a tiros no bairro Mocambo

URGENTE: Homem é morto a tiros no bairro Mocambo

A PM foi acionada e fez o isolamento do local.
18
Mulher flagra cunhada na garupa de outro homem e quase leva tiro

Mulher flagra cunhada na garupa de outro homem e quase leva tiro

A jovem contou que estava indo à casa da cunhada no bairro Jardim Santana.
12
SEQUESTRO: Funcionário dos Correios é mantido refém e tem carro roubado em Porto Velho

Funcionário dos Correios é mantido refém e tem carro roubado em Porto Velho

Em seguida, os bandidos fugiram levando o carro dos Correios com cerca de 40 pacotes de encomendas.
14
PF realiza operação no Parque Nacional Serra da Cutia em Rondônia

Polícia Federal realiza operação no Parque Nacional Serra da Cutia em Rondônia

Uma pessoa foi presa em flagrante. Foram apreendidos combustível, automóvel e motores de embarcações.
L
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Empresários afetados por reoneração da folha cobram devolução de MP

Empresários afetados por reoneração da folha cobram devolução de MP

Governo deve enviar projeto de lei ao Congresso sobre o tema.
L
CCJ do Senado aprova projeto que protege crianças em ambiente virtual

CCJ do Senado aprova projeto que protege crianças em ambiente virtual

Projeto será analisado agora pela Comissão de Ciência e Tecnologia.
L
A Revolução da Fibra Óptica: Transformação Digital em Rondônia

A revolução da fibra óptica: transformação digital em Rondônia

Nos últimos anos, a evolução da fibra óptica foi impulsionada pela demanda crescente por serviços de internet mais rápidos e pela necessidade de suportar um volume cada vez maior de dados.
L
Da Sala de Aula para as Redes Sociais: A Trajetória Inspiradora de Luís Henrique

Da sala de aula para as redes sociais: A trajetória inspiradora de Luís Henrique

No Pahpowcast, o professor que virou sensação no TikTok revela os segredos por trás de seus vídeos sobre a história de Porto Velho
L
Menino de 11 anos junta dinheiro e compra carro antigo dos sonhos

Menino de 11 anos junta dinheiro e compra carro antigo dos sonhos

O menino economizou muito dinheiro e comprou um Gol, seu 1° carro.
L
Vagas de Emprego

Cervejaria Petrópolis S/A está contratando Assistente de Vendas em Porto Velho

Se você é proativo, organizado e tem experiência na área de vendas, esta pode ser a oportunidade que você estava esperando!
L
Brasil: 15 mi de hectares de imóveis rurais se sobrepõem a florestas

Brasil: 15 mi de hectares de imóveis rurais se sobrepõem a florestas

Dado faz parte de levantamento do Observatório do Código Florestal.
L
Relatório mostra desigualdades regionais no acesso a saneamento

Relatório mostra desigualdades regionais no acesso a saneamento

Documento foi preparado pela Comissão de Meio Ambiente do Senado.
L
Prefeitura de Jaru autoriza reforma e ampliação do Centro Educacional de Bom Jesus; obra é avaliada em mais de R$ 1 milhão

Prefeitura de Jaru autoriza reforma e ampliação do Centro Educacional de Bom Jesus

Além da troca de pisos, reforma do sistema de eletricidade, rede hidrosanitária, ampliação das salas de aula e banheiros já existentes.
L
Motociclista fica ferida em acidente com carro na zona norte

Motociclista fica ferida em acidente com carro na zona norte

A motociclista transitava pela Líbero Badaró e o carro na José Adelino quando houve a colisão entre os veículos que fez a vítima cair e sofre lesões pelo corpo.
14