SÁBADO, 12/07/2025
Publicidade

L

Saúde

Casos de sífilis e de HIV/aids aumentam entre homens jovens

Dezembro Vermelho é mês de conscientização e prevenção das ISTs.

Por Ana Cristina Campos - Agência Brasil - 20

Publicado em 

Casos de sífilis e de HIV/aids aumentam entre homens jovens
Arquivo/Agência Brasil

Dados do Ministério da Saúde indicam que o país vem registrando queda nos casos de HIV/aids, mas não entre homens de 15 a 29 anos. Nesta faixa, o índice tem aumentado, chegando, em 2021, a 53,3% dos infectados de 25 a 29 anos. Os números da pasta também registram crescimento dos casos de sífilis em homens, mulheres e gestantes.Casos de sífilis e de HIV/aids aumentam entre homens jovens - News RondôniaCasos de sífilis e de HIV/aids aumentam entre homens jovens - News Rondônia

No mês em que se realiza a campanha Dezembro Vermelho, iniciativa de conscientização para a importância da prevenção contra o vírus HIV/aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) alerta que, se não tratadas, essas infecções podem causar lesões nos órgãos genitais, infertilidade, doenças neurológicas e cardiovasculares e até câncer como o de útero e de pênis.

Ao longo do mês de dezembro, a sociedade médica esclarece as principais dúvidas envolvendo as ISTs por meio de liveposts e vídeos em seu perfil nas redes sociais (@portaldaurologia).

Vacinação

Apesar de o SUS oferecer a vacinação contra o HPV para meninos e meninas de 9 a 14 anos, segundo o Ministério da Saúde, a cobertura da segunda dose está em 27,7% entre os meninos. Já entre as meninas, a cobertura é maior, atingindo 54,3%, mas ainda longe dos 95% recomendados.

Karin Jaeger Anzolch, diretora de Comunicação da SBU e uma das responsáveis pela campanha, disse que os urologistas têm percebido que o uso dos preservativos nas relações sexuais tem decaído muito nos últimos anos, enquanto a transmissão das ISTs segue em alta.

“Outra grande preocupação é que muitas dessas infecções estão se tornando resistentes aos tratamentos existentes, em várias partes do mundo. Por essas razões, decidimos que temos que voltar a falar mais sobre o assunto, alertar e instruir a população e os agentes de saúde, e este é o terceiro ano consecutivo que adotamos o Dezembro Vermelho, mês já tradicional de conscientização sobre a aids, como o mês dedicado à temática de todas as ISTs”, disse a médica, em nota.

Sintomas

As ISTs podem ser causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos. Entre as mais comuns estão herpes genital, sífilis, HPV, HIV/aids, cancro mole, hepatites B e C, gonorreia, clamídia, doença inflamatória pélvica, linfogranuloma venéreo e tricomoníase.

Algumas ISTs, em seu estágio inicial, são silenciosas, não apresentando sinais ou sintomas, ou os sintomas iniciais podem desaparecer espontaneamente, dando a falsa impressão de que a doença foi curada, o que pode atrasar o tratamento e agravar as complicações e as consequências, que podem ser infertilidade, câncer e até mesmo a morte.

Entre os sintomas mais comuns estão: feridas, corrimento, verrugas, dor pélvica, ardência ao urinar, lesões de pele e aumento de ínguas.

O uso do preservativo (masculino ou feminino) continua sendo a melhor forma de prevenção, além da vacinação contra ISTs como HPV e hepatite.

Estatísticas de HIV/aids

Dados do Boletim Epidemiológico de HIV/Aids 2022 do Ministério da Saúde apontam que o número de infectados vem caindo, exceto entre os homens de 15 a 29 anos. De acordo ainda com o boletim, a quantidade de infectados pelo HIV em 2021 era maior entre os homens de 25 a 29 anos (53,3%). Nas mulheres, o maior índice foi registrado entre 40 e 44 anos (18,4%).

Somente em 2021, foram contabilizadas 28.967 infecções pelo vírus em pessoas com idade entre 15 e 39 anos, sendo 22.699 entre os homens e 6.268 entre as mulheres.

Na análise do número de casos em geral, a maior quantidade nos últimos anos vem sendo registrada entre o sexo masculino.

Segundo Karin Anzolch, na época que eclodiu a aids, e por vários anos depois, muitas pessoas se assustaram e de fato passaram a adotar e a exigir o uso do preservativo, bem como começaram a ter mais cuidado na escolha de parceiros. Entretanto, com o tempo, muitas pessoas se descuidaram e passaram a banalizar os riscos de contágio, o que não só as deixaram novamente expostas ao HIV, mas a todas as outras ISTs que são altamente prevalentes.

Outro ponto importante de salientar, de acordo com a médica, é que, embora as pessoas que vivem com HIV hoje em dia disponham de tratamentos eficazes que não somente prolongam, mas também oferecem uma boa qualidade de vida, não se pode esquecer que, para isso, elas precisam tomar regular e constantemente medicações e ter uma rotina bem rígida de cuidados, exames e controles médicos, já que ainda se trata de uma doença incurável.

“Agora imagine um jovem, iniciando a sua vida, contraindo uma doença dessas e já tendo que conviver com esse ônus, influenciando todo o seu presente e futuro. E é o que está ocorrendo, infelizmente, sobretudo entre o público jovem masculino, em que se verificou um aumento na incidência da doença. Isso é resultado de uma série de razões, mas sem dúvida a exposição durante a prática de sexo desprotegido, bem como o consumo de drogas injetáveis, estão entre os principais fatores”, afirmou a médica.

Desde o início da epidemia de aids (1980) até 2021, foram notificados no Brasil 371.744 óbitos devido à doença. A maior proporção desses óbitos ocorreu no Sudeste (56,6%), seguido das regiões Sul (17,9%), Nordeste (14,5%), Norte (5,6%) e Centro-Oeste (5,4%).

Estatísticas de sífilis

Segundo o Boletim Epidemiológico Sífilis 2023, do Ministério da Saúde, de 2012 a 2022, foram notificados no país 1.237.027 casos de sífilis adquirida, 537.401 casos de sífilis em gestantes, 238.387 casos de sífilis congênita e 2.153 óbitos por sífilis congênita. Houve aumento na taxa de detecção de sífilis adquirida de 2012 a 2022, exceto em 2020, provavelmente em decorrência da pandemia de covid-19.

O boletim também indica aumento em casos e taxa de detecção de gestantes com sífilis, de 2012 a 2022. A Região Sudeste é a campeã, com 248.741 casos registrados, seguida do Nordeste, com 112.073.

“A sífilis se manifesta inicialmente como uma lesão na pele, no local onde foi feita a inoculação por contato direto com a lesão de uma pessoa infectada (sífilis primária). Mesmo sem tratamento, essa lesão inicial cicatriza espontaneamente, dando a falsa impressão de que a lesão não era ‘nada de grave’, mas a pessoa continua infectada e a doença continua evoluindo, podendo provocar a morte do paciente”, destacou Alfredo Canalini, presidente da SBU.

Na opinião do vice-presidente da SBU, Roni de Carvalho Fernandes, para combater a sífilis no Brasil, algumas medidas poderiam ser adotadas, como educação e conscientização, acesso facilitado a testes e tratamentos, melhorias no sistema de saúde, ampliação do pré-natal e fortalecimento da vigilância epidemiológica.

“É importante ressaltar que a adoção dessas medidas deve ser feita de forma integrada e contínua, visando à prevenção, detecção e tratamento adequado da sífilis para reduzir sua incidência e impacto no Brasil”, recomenda Fernandes.

Vacinação contra o HPV

O papilomavírus humano (HPV) é responsável por cerca de 50% dos cânceres, entre os quais colo de útero, ânus, vulva, vagina, orofaringe e pênis. E a vacinação contra o HPV é a forma mais eficaz de prevenir o contágio.

A SBU realiza anualmente, em setembro, a campanha #Vemprouro, de conscientização da saúde do adolescente masculino, e aproveita para chamar a atenção sobre a importância da imunização.

Segundo a médica Karin, o índice de vacinação ainda está muito aquém do ideal, especialmente entre os meninos. Além dos cânceres, o HPV também pode ocasionar verrugas genitais de demorado e difícil tratamento, que estigmatizam a pessoa e levam a consequências nos relacionamentos e risco de transmissão.

“Pessoas com imunossupressão, nas quais se incluem os transplantados e pessoas que vivem com HIV, têm riscos ainda maiores, e a faixa etária para vacinação gratuita nesse grupo e para as pessoas vítimas de violência sexual foi estendida para até 45 anos. Temos trabalhado muito a vacinação do HPV, justamente por todas essas questões, mas especialmente entre os adolescentes masculinos, um público que ainda não está sendo suficientemente motivado ou direcionado para receber esse benefício”, sinaliza Karin.

Como o HPV é uma doença na maioria das vezes assintomática e com remissão espontânea em até dois anos, muitas pessoas não descobrem ter o vírus e o transmitem a seus parceiros. Por isso a importância do incentivo à vacinação. A vacina está disponível no SUS para meninos e meninas de 9 a 14 anos (além de pessoas imunossuprimidas), mas a cobertura ainda não chega nem próxima da meta recomendada de 95%.

Entre as consequências do HPV estão os cânceres de colo de útero e de pênis. Em 2021, foram registradas mais de 6 mil mortes de mulheres devido ao câncer de colo de útero, segundo o Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde. E a estimativa é que surjam mais de 17 mil novos casos em 2023.

Com relação ao câncer de pênis, de 2007 a 2022, foram realizadas no SUS 7.790 amputações de pênis decorrentes de tumores malignos, o equivalente a uma média de 486 procedimentos por ano. Em relação ao número de mortalidade em decorrência da doença, é registrada uma média de 400 por ano.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Governo de Rondônia amplia Hospital Regional de São Francisco do Guaporé para reforçar pronto-socorro e ambulatórios

Governo de Rondônia amplia Hospital Regional de São Francisco do Guaporé para reforçar pronto-socorro e ambulatórios

Nova obra no Hospital Regional de São Francisco do Guaporé amplia estrutura de pronto-socorro e ambulatórios, garantindo mais agilidade e conforto.
L
Hospital de Guajará-Mirim amplia serviços com UTI, hemodiálise e tomografia, destaca Marcos Rocha

Hospital de Guajará-Mirim amplia serviços com UTI, hemodiálise e tomografia, destaca Marcos Rocha

Com investimento de R$ 13,9 milhões, Hospital Regional de Guajará-Mirim reforça atendimento de alta complexidade na região de fronteira.
L
Fiocruz aponta queda nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave

Fiocruz aponta queda nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave

Boletim InfoGripe, da Fiocruz, indica tendência de queda em grande parte do país, mas reforça importância da vacinação contra gripe e Covid-19.
L
Pesquisadores criam prótese com antibiótico para tratar infecções

Pesquisadores criam prótese com antibiótico para tratar infecções

Resultados preliminares de testes com uma nova prótese biodegradável com antibiótico, desenvolvida por pesquisadores paranaenses, mostram-se positivos no tratamento de infecções pós-cirúrgicas, oferecendo uma nova esperança para pacientes com articulações desgastadas.
L

Rondônia avança na prevenção e tratamento das hepatites virais

O Ministério da Saúde lançou uma plataforma inédita de monitoramento que acompanha, por estado e município, quantas pessoas foram diagnosticadas com hepatites B e C, quantas iniciaram o tratamento e qual o tempo médio de acompanhamento.
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Amazônia, Gente e Justiça | Entrevista Professor Allysson Viana

Professor Allysson Viana é o convidado do programa Amazônia, Gente e Justiça desta sexta, dia 11, às 18h.
L

Povoado Nerd | Entrevista Yarley Luam

Prepare-se para conhecer a jornada inspiradora de Yarley, desde os primeiros treinos até as conquistas no tatame. Vamos conversar sobre disciplina, rotina de treinos, desafios em competições e dicas para quem quer ingressar no mundo das artes marciais.
L

Fonte de Vida: com José Neves

Confira!
L
Governo de Rondônia destaca avanço em saúde, agricultura e infraestrutura de 7 a 11 de julho

Governo de Rondônia destaca avanço em saúde, agricultura e infraestrutura de 7 a 11 de julho

Transporte aeromédico, produção de café robusta, combate às queimadas e ampliação hospitalar marcam a semana em Rondônia
L
Prefeitura de Jaru convoca mais 48 aprovados em concurso público; maioria é da área da saúde

Prefeitura de Jaru convoca mais 48 aprovados em concurso público; maioria é da área da saúde

Convocados têm até o dia 7 de agosto para apresentar documentação por meio eletrônico
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Concurso Nacional Unificado 2025 supera meio milhão de inscritos em uma semana

Concurso Nacional Unificado 2025 supera meio milhão de inscritos em uma semana

A segunda edição do CPNU, que oferece 3.652 vagas em 32 órgãos federais, registrou mais de 500 mil inscrições nos primeiros sete dias, com prazo final em 20 de julho de 2025.
L
CNU 2025: nova retificação altera quadro de vagas e atribuições de cargos

CNU 2025: nova retificação altera quadro de vagas e atribuições de cargos

Segunda retificação do edital do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) de 2025 muda distribuição de vagas, pesos dos eixos e remunerações, mantendo o total de 3.652 vagas.
L

Energisa oferece oportunidades de trabalho em Rondônia: Inscrições vão até 11 de Julho

A Energisa está com vagas abertas em Rondônia. As oportunidades abrangem a capital Porto Velho e as cidades de Vilhena, Costa Marques, Ji-Paraná e Ariquemes.
L
CNU 2025: Prazo Final para pedido de isenção da taxa de inscrição termina hoje

CNU 2025: Prazo Final para pedido de isenção da taxa de inscrição termina hoje

Candidatos ao Concurso Público Nacional Unificado têm até as 23h59 desta terça-feira (8) para solicitar a isenção, confira os critérios e como proceder.
L
CNU dos Professores: 1.508 Municípios e 22 Estados aderem à Prova Nacional Docente

CNU dos Professores: 1.508 Municípios e 22 Estados aderem à Prova Nacional Docente

MEC anuncia ampla adesão à iniciativa que usará a nota em seleções de professores para as redes públicas, com inscrições de 14 a 25 de julho.
L

POLÍTICA

Governo edita MP com teto para subsídios e corte de “jabutis”

Medida provisória fixa limite para encargos na conta de luz, ajusta contratação de térmicas e PCHs, e muda regras do setor de gás
L
Rua Cândido Portinari, no setor 07 de Jaru, recebe nova pavimentação asfáltica

Governo de RO avança na Educação com reforma de escola no distrito de Vila Marcão em Alta Floresta

Obra integra nova etapa do Programa Asfalta Jaru e é executada com recurso de emenda parlamentar do deputado estadual Dr. Luís do Hospital
L
Deputado Edevaldo Neves lança Copa do Mundo de Várzea com premiação recorde em Rondônia

Deputado Edevaldo Neves lança Copa do Mundo de Várzea com premiação recorde em Rondônia

Copa do Mundo de Várzea de Rondônia, idealizada por Edevaldo Neves, promete R$ 57 mil em prêmios e mobiliza comunidades em todo o estado.
L
Rua Cândido Portinari, no setor 07 de Jaru, recebe nova pavimentação asfáltica

Rua Cândido Portinari, no setor 07 de Jaru, recebe nova pavimentação asfáltica

Obra integra nova etapa do Programa Asfalta Jaru e é executada com recurso de emenda parlamentar do deputado estadual Dr. Luís do Hospital
L

Comunidade Terapêutica em Presidente Médici recebe R$ 100 mil por meio de emenda da deputada Sílvia Cristina

Instituição que acolhe mulheres com dependência química é administrada pelas Irmãs da Copiosa Redenção e atua na recuperação e reintegração social.
L
Publicidade

POLÍCIA

Apenado monitorado é preso após roubo de celular na capital

Apenado monitorado é preso após roubo de celular na capital

Em consulta ao sistema, os policiais constataram que a motocicleta utilizada era roubada.
10

Em artigo divulgado em nove países, Lula discute o multilateralismo e a polêmica opção de socorrer super-ricos às custas dos cidadãos comuns

“O estrangulamento da capacidade de ação do Estado redundou no descrédito das instituições. A insatisfação tornou-se terreno fértil para as narrativas extremistas que ameaçam a democracia e fomentam o ódio como projeto político”.
L
Jovem é atacado a tiros enquanto pintava portão de residência na zona leste

Jovem é atacado a tiros enquanto pintava portão de residência na zona leste

Vítima de 22 anos foi atingida nas pernas; criminosos fugiram de bicicleta após o ataque.
12
Jovem morre afogado em balneário na capital

Jovem morre afogado em balneário na capital

Tragédia ocorreu nesta sexta-feira (11); Corpo de Bombeiros localizou o corpo após buscas na área rural da capital
18

VÍDEO: Casal é flagrado furtando moto de trabalhador perto do Shopping em Porto Velho

Um casal criminoso foi filmado nesta sexta-feira (11), furtando uma moto no bairro Flodoaldo Pontes Pinto, próximo ao Porto Velho Shopping na capital.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Nova sede da Emater em Alta Floresta d’Oeste une tecnologia e apoio direto ao produtor em Rondônia

Nova sede da Emater em Alta Floresta d’Oeste une tecnologia e apoio direto ao produtor em Rondônia

Governo de Rondônia investe em estrutura moderna para fortalecer assistência técnica, valorizar servidores e impulsionar produção rural
L
Governo de Rondônia entrega kits natalidade a gestantes de Nova Califórnia com o programa Mamãe Cheguei

Governo de Rondônia entrega kits natalidade a gestantes de Nova Califórnia com o programa Mamãe Cheguei

Ação do governo estadual leva enxovais a 20 gestantes na Ponta do Abunã e reforça proteção à primeira infância em Rondônia
L
Ação integrada combate ocupação irregular em área de preservação permanente em Porto Velho

Ação integrada combate ocupação irregular em área de preservação permanente em Porto Velho

Operação coordenada pela Sema reúne órgãos municipais e federais para proteger patrimônio ambiental na zona Sul da cidade
L
Léo Lins traz show "Enterrado Vivo" a Porto Velho em outubro; ingressos já estão à venda

Léo Lins traz show “Enterrado Vivo” a Porto Velho em outubro; ingressos já estão à venda

Apresentação será no Teatro Palácio das Artes e contará com ação social para arrecadação de alimentos destinados ao NACC.
L
Com apoio do TCE-RO, Rondônia lidera alfabetização infantil na Região Norte e alcança 6º lugar no país

Com apoio do TCE-RO, Rondônia lidera alfabetização infantil na Região Norte e alcança 6º lugar no país

Estado superou a média nacional no índice de alfabetização e consolidou-se como referência na educação básica, com destaque para atuação estratégica do Tribunal de Contas.
L
TCE-RO fiscaliza reforma na ala cardiovascular do Hospital de Base em Porto Velho

TCE-RO fiscaliza reforma na ala cardiovascular do Hospital de Base em Porto Velho

Obra esperada há mais de 20 anos vai revitalizar 15 enfermarias e 33 leitos; Tribunal de Contas acompanha execução para garantir eficiência.
L
Aposentados já podem aderir ao acordo para devolução de descontos indevidos a partir desta sexta (11)

Aposentados já podem aderir ao acordo para devolução de descontos indevidos a partir desta sexta (11)

Restituição será feita diretamente na conta do beneficiário; valores referem-se a cobranças entre março de 2020 e março de 2025
L
F.O Futsal vence Real Paraíso por 2 a 1 na estreia da Copa Jaru

F.O Futsal vence Real Paraíso por 2 a 1 na estreia da Copa Jaru

Maior competição de futsal de Rondônia reúne 79 equipes de 12 municípios e é promovida pela Prefeitura de Jaru.
L
Inscrições para Prova Nacional Docente 2025 começam na segunda-feira

Inscrições para Prova Nacional Docente 2025 começam na segunda-feira

O Ministério da Educação tem boas expectativas para a primeira edição da Prova Nacional Docente, que poderá ser utilizada em concursos e seleções para o magistério público em 2026.
L
PRF prende caminhoneiro por uso de documento falso em Rondônia

PRF prende caminhoneiro por uso de documento falso em Rondônia

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) flagrou um homem de 60 anos com um Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) falsificado durante uma fiscalização na BR-364, em Ariquemes.
10
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.