SEXTA-FEIRA, 23/02/2024

L

Saúde

Serviço de Atendimento Especializado está disponível em Porto Velho

A unidade é direcionada ao bem-estar e à qualidade de vida dos pacientes que vivem com HIV, Aids e hepatites virais.

Por Taís Botelho / SMC/PMPV - 25

Publicado em 

Serviço de Atendimento Especializado está disponível em Porto Velho
SMC

Pessoas vivendo com HIV, Aids e hepatites virais possuem atendimento de referência em Porto Velho. O Serviço de Atendimento Especializado (SAE) é uma unidade assistencial direcionada ao bem-estar e à qualidade de vida dos pacientes, que visa reduzir o risco de progressão das doenças e suas complicações.

A equipe do SAE é composta por cerca de 40 profissionais, entre médicos infectologistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, odontólogos, psicólogo, ginecologista, proctologista, assistente social, técnicos de laboratório e auxiliares de farmácia. Os trabalhadores são responsáveis por oferecer uma política de assistência aos usuários ao longo do tratamento das infecções.

A enfermeira Maxiana Pereira, explica que, ao receber o diagnóstico positivo em alguma unidade de saúde do município, o paciente é encaminhado para o SAE, mas a unidade também atende a população que teve o diagnóstico confirmado fora da rede pública de saúde.

“O Serviço de Atendimento Especializado tem como prioridade atender pacientes com diagnóstico fechado, ou seja, pacientes que foram até a unidade básica de saúde e foram diagnosticados com HIV ou hepatites virais B e C. O paciente chega aqui com o resultado positivo e o encaminhamento do profissional que atendeu e que realizou o diagnóstico na unidade básica, mas isso não impede que aquele paciente que foi testado em algum lugar de Porto Velho, ou até de outro município, chegue aqui com essa informação e não seja atendido. A equipe atende, faz novos exames, confirma o diagnóstico e segue todo o protocolo de atendimento para aquele diagnóstico, seja HIV ou hepatite”.

Atualmente, cerca de 4 mil pessoas são acompanhadas mensalmente pelo SAE. O local oferece uma estrutura física completa com consultórios médicos, de enfermagem, de odontologia, psicologia e serviço social. A unidade também atende os usuários com exames laboratoriais e farmácia para a dispensação de medicamentos.

“A partir do momento que o paciente chega ao SAE, ele passa por uma equipe multidisciplinar. O acolhimento é feito pelo psicólogo, assistente social, enfermeiro ou o próprio médico, e visa entender a singularidade de cada usuário que nos procura. Essa é a base do acolhimento, entender as particularidades e atender, dentro do que o serviço oferece, respeitando as individualidades de cada um. Depois de ser acolhido, o paciente realiza os exames e, em média 15 dias depois, tem a sua primeira consulta com o profissional médico”, explicou.

EQUIPE MULTIPROFISSIONAL

Para garantir uma linha de cuidado integral aos usuários, a assistência oferecida pela unidade envolve múltiplos profissionais, cada um com sua expertise, trabalhando em conjunto para oferecer um cuidado abrangente aos pacientes, levando em consideração os aspectos físicos, emocionais e sociais. Conheça os profissionais que prestam atendimento no SAE:

Infectologista: Responsável pelo acompanhamento clínico do paciente, por administrar os medicamentos e avaliar a eficácia do tratamento. O profissional também dá suporte nas intercorrências clínicas que o usuário possa apresentar, encaminhando de forma adequada para os especialistas responsáveis.

Enfermeiro: O enfermeiro realiza desde o acolhimento, até o monitoramento da adesão do tratamento. A equipe de enfermagem, composta por enfermeiros e técnicos, também auxilia nas medidas para prevenir ou amenizar a doença, explicando ao paciente e seus familiares sobre normas de segurança.

Ginecologista: Faz acompanhamento de rotina, por meio de consultas médicas que são feitas a cada seis meses ou anualmente, de acordo com a necessidade da paciente ginecológica. É o ginecologista quem cuida da saúde reprodutiva da paciente e fornece orientações contraceptivas.

Proctologista: É comum que pacientes convivendo com HIV tenham doenças proctológicas, e essa assistência médica é prestada pelo proctologista, profissional responsável pelo tratamento dos cólons e ânus.

Pediatra: Crianças de até dois anos que foram expostas ao vírus e crianças de até 12 anos que convivem com o HIV são acompanhadas pela pediatria do SAE com tratamento e cuidado integral. O médico pediatra auxilia na redução da transmissão vertical da doença e possíveis complicações no público infantil exposto ou vivendo com HIV.

Psicólogo: Profissional que cuida da saúde mental e fornece suporte emocional ao paciente. O psicólogo faz a abordagem inicial no impacto do diagnóstico, e também realiza o acompanhamento terapêutico à medida em que o paciente precisa da assistência psicológica, e esse suporte é por tempo indeterminado.

Odontólogo: Oferece atendimento focado no cuidado com a saúde bucal, realizando procedimentos clínicos de rotina, avaliando e tratando o paciente em caso de lesões bucais e infecções que possam ocorrer.

Serviço social: O serviço social é a área que fornece acolhimento e assistência aos pacientes. O assistente social auxilia o usuário junto com o médico que o acompanha, para que ele garanta benefícios, em caso de necessidade, como auxílio doença, aposentadoria por invalidez ou benefício de prestação continuada.

Nutricionista: O acompanhamento permite que o nutricionista avalie o estado nutricional do paciente, a imunidade, os efeitos colaterais do antirretroviral, a questão metabólica, e a prevenção ou o cuidado contra doenças como diabetes e hipertensão.

Laboratório: Realiza a coleta e análise dos exames solicitados para os pacientes que estão em tratamento, como sorologia, carga viral, CD4.

Farmácia: Responsável por toda a parte de dispensação de medicamentos, tanto medicamentos como o antirretroviral para HIV e hepatite, como os medicamentos da farmácia básica. O usuário que é atendido no SAE recebe, além dos antirretrovirais, medicação para doenças como hipertensão e diabetes, além dos métodos contraceptivos como anticoncepcionais e preservativos.

Para a enfermeira Maxiane Pereira, o medo da discriminação e do preconceito impede que muitos pacientes procurem o tratamento.

“O que os pacientes mais relatam é o medo da exclusão, do preconceito, de se sentirem excluídos, seja no ambiente de trabalho ou no ambiente familiar. Isso faz com que o usuário tenha dificuldades em vir ao SAE, onde ele faz o tratamento, com o receio de ser reconhecido, de encontrar outras pessoas, e ter a sua condição de saúde exposta. O nosso maior desafio é fazer o paciente entender a importância do diagnóstico precoce, de iniciar o tratamento e tomar a medicação corretamente, para evitar maiores complicações”, destacou.

O SAE funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e está localizado na rua Duque de Caxias, nº 1960, bairro São Cristóvão.

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

MP promove reunião com SEMUSA em busca de regularizar atendimentos em Porto Velho

MP promove reunião com SEMUSA em busca de regularizar atendimentos em Porto Velho

A Promotoria de Justiça possui em andamento Procedimento Administrativo que tem por objetivo fiscalizar as providências, pela Secretaria Municipal de Saúde.
L
Formatura de novas especialistas do Programa de Residência Médica da Maternidade Municipal acontece nesta sexta-feira (23)

Formatura de novas especialistas do Programa de Residência Médica da Maternidade Municipal acontece nesta sexta-feira (23)

Programa de residência médica começou a ser executado pela Semusa em 2012.
L
Central de transplantes de Rondônia realizou cerca de 57 doações de órgãos em 2023

Central de transplantes de Rondônia realizou 61 doações de órgãos desde 2023

Em Rondônia são realizados os transplantes de córnea.
L
Câmara aprova projeto que obriga divulgação de lista de espera do SUS

Câmara aprova projeto que obriga divulgação de lista de espera do SUS

Texto retornará para análise dos senadores.
L
OMS pede resposta urgente contra sarampo para proteger crianças

OMS pede resposta urgente contra sarampo para proteger crianças

Europa registra o maior número de casos em anos.
L
Publicidade
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Chuvas intensas causam alagamentos de ruas e quintais em Rio Branco

Chuvas intensas causam alagamentos de ruas e quintais em Rio Branco

Subida do rio Acre coloca em alerta os municípios do alto Acre e Assis Brasil.
L

Programa Agenda News entrevista: Jeferson Toskin

O “Agenda News” apresentará uma entrevista com Jeferson Toskin, organizador do Toskin Rock Fest 3, conduzida por Renata Camurça.
L

Decisão obtida pelo Governo de Rondônia avança no processo de Transposição de servidores

O prazo estabelecido para que a União conclua todos os pedidos de reenquadramento é de até 90 dias
L
Com 4,1 milhões de matrículas, Brasil avança na meta para creches

Com 4,1 milhões de matrículas, Brasil avança na meta para creches

Dados apontam ainda para universalização da pré-escola no país.
L

Ponta do Abunã: pancadas de chuva na região colocam trecho em alerta

Nesta área é intensa a formação de nuvens do tipo ‘Nimbostratus’
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Vaga de Empregos

Hotel Caribe oferece vaga para Recepcionista de Hotel em Porto Velho

A vaga, publicada em 22 de fevereiro de 2024, oferece regime de tempo integral e é uma excelente oportunidade para quem busca ingressar ou se desenvolver na área hoteleira.
L
Vagas de Emprego

Hospital de Amor abre vaga para Auxiliar de Recursos Humanos em Porto Velho

A vaga, publicada em 22 de fevereiro de 2024, oferece regime de tempo integral e busca por profissionais comprometidos e habilidosos para integrarem sua equipe.
L
Indústria de alimentos do Brasil gera 70 mil vagas de emprego em 2023

Indústria de alimentos do Brasil gera 70 mil vagas de emprego em 2023

Investimentos alcançaram a cifra de R$ 35,9 bilhões.
L

Candidatos aprovados no processo seletivo de estágio do Detran-RO, são convocados

Os 60 convocados devem apresentar a documentação exigida entre os dias 22 de fevereiro e 2 de março
L
Caixa anuncia concurso público com mais de 4 mil vagas no país

Caixa anuncia concurso público com mais de 4 mil vagas no país

Carlos Vieira fez anúncio ao lado do presidente Lula.
L
Publicidade

POLÍTICA

Vereador Everaldo Fogaça busca soluções para taxas elevadas de descarte de entulhos em Porto Velho

Vereador Everaldo Fogaça busca soluções para taxas elevadas de descarte de entulhos em Porto Velho

Presidente da ASTRON Cristiano Matos, vereador Everaldo Fogaça (REPUBLICANOS e Robson Lima.
L
Vereadora Márcia Socorristas Animais se reúne com moradores do Três Marias e secretário da Semob

Vereadora Márcia Socorristas Animais se reúne com moradores do Três Marias e secretário da Semob

Devido ao intenso tráfego de veículos e constantes chuvas devido ao inverno amazônico em Porto Velho, formaram-se verdadeiras crateras nas ruas do Bairro Três Marias.
L
Governador Marcos Rocha debate na Agência Nacional de Águas impactos causados pela crise hídrica

Governador Marcos Rocha debate na Agência Nacional de Águas impactos causados pela crise hídrica

Além da reunião, Marcos Rocha teve a oportunidade de conhecer a sala de situação da ANA, onde são realizados monitoramentos em tempo real do nível dos rios.
L

Vereador Edimilson Dourado prestigia abertura do ensaio da quadrilha Flor da Primavera

Na oportunidade, também esteve atendendo o pedido de solicitação dos desportistas e amantes da cultura que utiliza a quadra da escola para seus ensaios noturnos.
L
Vereador Edimilson Dourado participa de consulta pública para criação de nomes de ruas

Vereador Edimilson Dourado participa de consulta pública para criação de nomes de vias

Parlamentar se comprometeu em apresentar o PL para instituir o Loteamento Servilha como Bairro do Município de Porto Velho.
L
Publicidade

POLÍCIA

URGENTE: Homem é morto a tiros após ser perseguido no centro de Porto Velho

Populares acionaram o Samu, que fez a constatação do óbito. A PM isolou o local e encontrou várias cápsulas de pistola calibre 9mm.
18
SEQUESTRO: Funcionário dos Correios é mantido refém e tem carro roubado em Porto Velho

Homem cai dentro de poço e morre afogado em distrito de Porto Velho

Populares chamaram uma servidora que atende no postinho de saúde local, onde foi feita a constatação do óbito.
18
SEQUESTRO: Funcionário dos Correios é mantido refém e tem carro roubado em Porto Velho

URGENTE: Neta chega em casa e encontra avô ferido a golpe de facão em Porto Velho

A vítima teria informado que sofreu um acidente doméstico ainda pela manhã e já não sentia mais a perna lesionada.
14
Após tentativa de fuga, PRF prende homem por tráfico de drogas e desobediência

Após tentativa de fuga, PRF prende homem por tráfico de drogas e desobediência

O homem também não possuía Carteira Nacional de Habilitação.
10
Em Ariquemes, PRF realiza apreensão de 77 m³ de madeiras

Em Ariquemes, PRF realiza apreensão de 77 m³ de madeiras

As cargas eras transportadas com divergência na volumetria e espécie.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Manifesto alerta para golpismo de atos contra investigação do 8/1

Manifesto alerta para golpismo de atos contra investigação do 8/1

Documento é assinado por cerca de 90 grupos da sociedade civil.
L
Em reunião com Lula, Hyundai anuncia US$ 1,1 bi em investimentos

Em reunião com Lula, Hyundai anuncia US$ 1,1 bi em investimentos

Recursos serão para o desenvolvimento de veículos no Brasil.
L
Chinesa CNOOC arrematou 500 mil barris de petróleo do pré-sal

Chinesa CNOOC arrematou 500 mil barris de petróleo do pré-sal

Pela primeira vez empresa adquire uma carga da União.
L

Recebimento da Licença Ambiental: AGROPECUARIA PAULISTA LTDA

LICENÇA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO Nº 358 SOL/DLA
L

Recebimento da Licença Ambiental: INTERMEDICAL COMERCIO DE PRODUTOS MEDICOS LTDA

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA Nº 437 SOL/DLA
L

Recebimento da Licença Ambiental: LUIZ CARLOS PINTO DE FREITAS

LICENÇA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO Nº 18 SOL/DLA
L

Fim dos tempos

Essa sacudida que está acontecendo no Planeta é prelúdio de uma nova Terra que está passando da categoria de provas e expiações para regeneração.
L

Requerimento da Licença Ambiental: L C PAPASSONI

Licença Ambiental
L
Brasil debate no G20 pandemia e produção de medicamentos

Brasil debate no G20 pandemia e produção de medicamentos

Especialistas voltam a se reunir em abril, em Brasília.
L