SEXTA-FEIRA, 14/06/2024

L

Saúde

Novo estudo demonstrou que acesso à autotestagem de COVID-19 dobra identificação de casos

A principal razão para o sucesso da intervenção foi um aumento de acesso aos autotestes. Enquanto o grupo controle não recebeu autotestes de COVID-19, o grupo intervenção teve acesso imediato a vários destes testes.

Por Wanglézio Braga/Natalia Veras - 20

Publicado em 

Novo estudo demonstrou que acesso à autotestagem de COVID-19 dobra identificação de casos
Breno Esaki/Agência Saúde DF

Estudo conduzido pelo Centro de Pesquisa em Medicina Tropical de Rondônia (CEPEM), a Fiocruz Paraná e a organização internacional sem fins lucrativos PATH, mostrou que a autotestagem em série entre indivíduos expostos a alguém com COVID-19 identificou o dobro de casos positivos em comparação ao rastreamento tradicional de contatos. A principal razão para o sucesso da intervenção foi um aumento de acesso aos autotestes. Enquanto o grupo controle não recebeu autotestes de COVID-19, o grupo intervenção teve acesso imediato a vários destes testes.

“Este estudo demonstra que quando tornamos a autotestagem amplamente acessível à população, ela é adotada com facilidade e eficácia. Nossas descobertas atestam a viabilidade da incorporação dos autotestes nos serviços de saúde pública como uma estratégia eficaz para a detecção precoce de casos e para aprimorar a saúde de toda a comunidade”, explicou Dhelio Pereira, pesquisador principal da pesquisa.

A pesquisa, financiada pela UNITAID, iniciou em 2022 e teve como objetivo avaliar a eficácia do rastreamento de contatos entre indivíduos que tiveram contato próximo com pessoas diagnosticadas com COVID-19. O estudo forneceu autotestes gratuitamente aos participantes para serem realizados diariamente em suas casas durante 10 dias.

Porto Velho e Curitiba foram as cidades escolhidas para sediar o estudo internacional devido à experiência do CEPEM com soluções de diagnóstico em COVID-19 e ao modelo de Curitiba como a primeira cidade do país a implementar o autoteste de HIV. O projeto também teve como objetivo explorar barreiras e facilitadores que poderiam afetar o acesso e a adesão ao autoteste, bem como gerar evidências e recursos que apoiem a sua implementação.

No total, 474 pessoas participaram do estudo. Dentre elas, 291 foram designadas para o grupo controle, em que os participantes foram testados uma vez com o teste profissional e deveriam apenas monitorar seus sintomas. As demais 183 pessoas foram designadas ao grupo de intervenção, em que os participantes recebiam autotestes para serem usados por 10 dias.

Resultados

Além de produzir evidências sobre a importância de garantir o acesso fácil aos autotestes nos serviços de saúde pública, o estudo também chegou a outras conclusões interessantes:

  • A maioria dos resultados positivos ocorreu nos primeiros quatro dias de acompanhamento. Com base neste achado, a oferta de pelo menos dois testes para contatos próximos em um período de 5 dias poderia maximizar a detecção de casos.
  • A maioria dos participantes nunca havia usado um autoteste antes de participar do estudo, e 97,8% deles completaram perfeitamente todas as etapas. O processo de realização do autoteste foi classificado como um pouco fácil ou muito fácil 99,6% das vezes.
  • Os participantes com resultado positivo relataram terem tomado mais precauções contra a infecção do que aqueles com resultado negativo. Os participantes relataram ter ficado em casa em 67% do tempo em que estiveram positivos. Já os participantes que saíram de casa enquanto apresentavam um ou mais sintomas relataram usar máscara pelo menos 60% do tempo.

“A região Norte, com seu clima quente e úmido, é um ambiente propício ao surgimento de certas doenças, tornando este estudo um avanço significativo na melhoria da saúde da nossa comunidade. Com a pandemia, a gente vem observando uma transformação na abordagem do cuidado, tanto em relação ao autocuidado quanto ao cuidado com o outro que está ao nosso lado”, comentou Daniele Silva de Souza, Assessora Técnica do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Velho.

Dhelio reforça que as conclusões deste estudo têm implicações significativas para as estratégias de controle de futuras epidemias e pandemias e enfatiza a importância de facilitar o acesso à autotestagem para identificar um maior número de casos positivos. “Esta abordagem pode desempenhar um papel muito relevante na contenção do vírus e na proteção da população”.

Mais informações sobre o estudo e seus resultados neste link.

Sobre a UNITAID

A Unitaid é uma agência global de saúde empenhada em encontrar soluções inovadoras para prevenir, diagnosticar e tratar doenças de forma mais rápida, barata e eficaz, em países de baixa e média renda. O trabalho da Unitaid inclui iniciativas de financiamento para abordar doenças importantes como HIV/AIDS, malária e tuberculose. A agência está agora aplicando a sua experiência para enfrentar desafios no avanço de novas terapias e diagnósticos para a pandemia de COVID-19.

Sobre a PATH

A PATH é uma organização global sem fins lucrativos dedicada à equidade na saúde. Com mais de 40 anos de experiência em parcerias multissetoriais e expertise em ciência, economia, tecnologia, advocacy e dezenas de outras especialidades, a PATH desenvolve e amplia soluções inovadoras para os desafios de saúde mais urgentes do mundo.

Sobre o Instituto Carlos Chagas – Fiocruz Paraná

O Instituto Carlos Chagas se destaca como um centro de pesquisa e desenvolvimento tecnológico de excelência, atuando nas áreas de bioquímica, biologia celular e molecular e biotecnologia. Possui grande expertise na condução de pesquisas, sendo reconhecida nacional e internacionalmente, com sede em Curitiba, cidade que tem sido reconhecida pelo pioneirismo em implementar o autoteste de HIV no Brasil.

Sobre o CEPEM

O CEPEM é um centro de pesquisa clínica em Porto Velho que serve como centro de tratamento e testagem do SARS-CoV-2 em Rondônia. Os pesquisadores do CEPEM têm trabalhado em vários fluxos de pesquisa para entender melhor as soluções de diagnóstico e tratamento do SARS-CoV-2. O CEPEM também já serviu como sede clínica para estudos da COVID-19 e é responsável pela supervisão técnica e treinamento das equipes que atuam na atenção primária do município.

Novo estudo demonstrou que acesso à autotestagem de COVID-19 dobra identificação de casos - News Rondônia

Publicidade
Publicidade
ELEIÇÕES
Publicidade
Publicidade
ELEIÇÕES

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Síndrome de Dandy-Walker: O que é e como afeta os pacientes

Essa condição rara é caracterizada por uma tríade de anomalias.
L
Atendimento para Tratamento Fora de Domicílio é realizado na Secretaria Estadual de Saúde

Atendimento para Tratamento Fora de Domicílio é realizado na Secretaria Estadual de Saúde

Segundo a coordenadora do TFD, Sandra Cardoso, o serviço funciona de forma eletiva.
L
Com PL do aborto, instituições temem mais casos de gravidez em meninas

Com PL do aborto, instituições temem mais casos de gravidez em meninas

Movimentos sociais e especialistas repudiam projeto de lei na Câmara
L
Dia Mundial do Doador de Sangue: saiba mais sobre a doação regular

Dia Mundial do Doador de Sangue: saiba mais sobre a doação regular

Regularidade nas doações dá direito a benefícios em alguns estados
L
Brasil tem 45% de cobertura em saúde bucal; meta é chegar a 70%

Brasil tem 45% de cobertura em saúde bucal; meta é chegar a 70%

Do total de crianças de 5 anos examinadas, 53% não tinham cárie
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

No Beni, FELCC e Umopar apreendem aviões e um extenso carregamento de pasta base de cocaína

A droga de origem peruana tinha como destino o Brasil.
10, L

Em Manaus, polícia monta operação para prender PMs envolvidos com o tráfico de drogas

MP-AM revela que PMs foram flagrados por câmeras carregando drogas.
10

#EntreLevels | Entrevista MC Wset

O apresentador Alisson conversará com o MC Wset sobre sua trajetória na música e muito mais.
L

#NortProTeam | Entrevista Charles Oliveira (One Punch), campeão de MMA pela SFT Combat

Na próxima sexta-feira, dia 14, às 15h, o programa Nort Pro Team! traz uma entrevista exclusiva com Charles Oliveira One Punch,
L

Emoção de Cinema: News Rondônia e Cine Araújo Revelam os Felizardos!

Aventura Cinematográfica com os Ingressos Premiados!
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Concurso TRF 1ª Região: Oportunidade de carreira no Tribunal Regional Federal

Edital Oferece Vagas Imediatas e Cadastro de Reserva para Analista e Técnico Judiciário
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L

PROCESSO SELETIVO: Inscrições para contratação imediata na Semasf encerram nesta quinta-feira (13)

Prefeitura de Porto Velho oferece 51 vagas para níveis fundamental, médio e superior
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
Aprovados em processo seletivo para serviço voluntário na Sema são convocados

Aprovados em processo seletivo para serviço voluntário na Sema são convocados

Convocados devem comparecer entre os dias 12 a 14 de junho na Sema, no horário das 8h às 12h
L
Publicidade

POLÍTICA

Vao Oliveira apresenta propostas transformadoras para Porto Velho no #ComunidadeNews

Pré-candidata a vereadora, Vao Oliveira, discute suas visões e planos em entrevista ao Comunidade News
L

Compromisso com a Comunidade: Sabiá se apresenta como pré-candidato a vereador de Porto Velho

Em entrevista ao Comunidade News, Sebastião L. de Araújo destaca propostas para infraestrutura, juventude e políticas públicas
L

Ieda Chaves solicita policiamento ostensivo e novos totens de segurança no Morar Melhor

Atuação da Sesdec deve ser ampliada na região dos residenciais Total Ville 1 e 2, na capital.
L
Deputado Ribeiro defende e vota favorável ao pagamento de R$ 12 milhões em RPVs

Deputado Ribeiro defende e vota favorável ao pagamento de R$ 12 milhões em RPVs

O projeto atende todos os servidores públicos e fomenta a economia.
L
Deputada Sílvia Cristina destinou emenda e CREAS de Machadinho do Oeste é entregue à população

Deputada Sílvia Cristina destinou emenda e CREAS de Machadinho do Oeste é entregue à população

Novo prédio atende a comunidade do bairro Bom Futuro e adjacências.
L
Publicidade

POLÍCIA

URGENTE: Pirata do Madeira suspeito de fazer arrastão em pousada é preso pelo BPTAR – Veja Vídeo

Com eles foram apreendidas diversas TVs e outros objetos provenientes do roubo.
10

URGENTE: Motociclista ferido vai embora depois de grave acidente no centro

A PM foi acionada para fazer o registro.
12
Em Rondônia, PRF participa de Operação para remoção de invasores da Terra Indígena Karipuna

Em Rondônia, PRF participa de Operação para remoção de invasores da Terra Indígena Karipuna

A ação tem como objetivo retirar os invasores, majoritariamente garimpeiros e madeireiros ilegais, para devolver o domínio da região aos povos originários.
10
Criminoso atrapalhado sofre tiro acidental após assalto na zona leste

Criminoso atrapalhado sofre tiro acidental após assalto na zona leste

Criminoso teria feito um assalto onde chegou a agredir a vítima com coronhada na cabeça, e na hora de fugir, colocou a arma na cintura, momento que houve um disparo acidental que atingiu o órgão genital do criminoso.
16
Briga de irmãos termina em facadas na zona sul de Porto Velho

Briga de irmãos termina em facadas na zona sul de Porto Velho

De acordo com as primeiras informações, durante a briga ambos foram esfaqueados, no entanto, o rapaz em estado mais grave foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros para o Hospital João Paulo II.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Médica usa embalagem de bolo e salva bebê em estado crítico

História de criatividade e resiliência viraliza
L

Projeto Cine Itinerante leva cinema para escolas municipais e IFRO

Projeto inicia na sexta-feira (21) e segue até novembro em instituições educacionais
L

Mais de 126 mil famílias em Rondônia recebem o Bolsa Família em junho

Valor médio recebido pelos beneficiários no estado é de R$ 693,67. Cronograma de pagamentos segue até o dia 28
L

Requerimento da Licença Ambiental: SERVICE BOYS LTDA

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA – LAS
L
Governo instala sala de crise para queimadas e seca no país

Governo instala sala de crise para queimadas e seca no país

No primeiro momento, foco será no Pantanal e na Amazônia
L
Porto Velho Shopping amplia acesso à vacinação com Espaço Saúde

Porto Velho Shopping amplia acesso à vacinação com Espaço Saúde

O local, que funcionará de segunda a domingo, das 10h às 22h, servirá como um ponto focal para informações sobre campanhas de saúde e vacinação, além da aplicação de diversas doses.
L
Nova presidente da Petrobras troca três dos oito diretores da estatal

Nova presidente da Petrobras troca três dos oito diretores da estatal

“Alterações são naturais do processo de gestão”, diz Magda Chambriard
L
Canjica, munguzá, pé-de-moleque: conheça a origem das comidas juninas

Canjica, munguzá, pé-de-moleque: conheça a origem das comidas juninas

Pratos típicos retratam mistura de culturas no Brasil
L
Ferroviário é campeão do Torneio feminino de voleibol adulto

Ferroviário é campeão do Torneio feminino de voleibol adulto

A competição reuniu 14 times e foi realizada pela Federação Rondoniense de Voleibol (FRV).
L