SEGUNDA-FEIRA, 04/11/2024
Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia

L

Saúde

SBG lança cartilha para detecção precoce do glaucoma infantil

Doença é responsável por 5% dos casos de cegueira em crianças no mundo.

Por Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

SBG lança cartilha para detecção precoce do glaucoma infantil
Sociedade Brasileira de Glaucoma
No próximo dia 17, a Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG) lança em live, no seu canal no You Tube, um novo aliado de pais e pediatras para a detecção precoce do glaucoma infantil. Trata-se da cartilha Glaucoma infantil: diagnóstico precoce é a melhor opção, cujos três personagens (Íris, Glauco e Pio) protagonizam a campanha de prevenção ao glaucoma pediátrico que será lançada pela SBG. Embora a doença não tenha cura, ela tem tratamento. Entre adultos, o glaucoma é considerado a principal causa de cegueira irreversível no mundo.SBG lança cartilha para detecção precoce do glaucoma infantil - News RondôniaSBG lança cartilha para detecção precoce do glaucoma infantil - News Rondônia

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o glaucoma é responsável por 5% dos casos de cegueira em crianças em todo o globo. Isso significa que de 1,5 milhão de crianças de 0 a 7 anos de idade, 75 mil ficaram cegas devido à doença.

“A população, os pediatras, são nosso público-alvo da live, porque são as primeiras pessoas que têm contato com a criança com suspeita de glaucoma infantil que dá sintomas”, disse nesta terça-feira (15) à Agência Brasil a oftalmologista Hévila Rolim, professora de oftalmologia da Universidade Federal de Rondônia (Unir) e coordenadora do setor de Glaucoma Pediátrico da SBG. Hévila é uma das autoras da cartilha, ao lado de Ana Flávia Belfort e Regina Cele Silveira Seixas, também coordenadoras do setor de Glaucoma Pediátrico da entidade.

Tipos

O tipo mais comum da doença é o glaucoma congênito. “A criança nasce já com sinais, ou desenvolve nos dois primeiros anos de vida. Pais e pediatras que têm o primeiro contato precisam reconhecer os sinais para que um especialista seja procurado”, indicou Hévila. Na criança, o glaucoma não costuma ser silencioso, como ocorre com o adulto.

No principal subtipo, que é o glaucoma congênito primário, o aumento da pressão do olho leva, na criança em desenvolvimento, ao crescimento do tamanho do olho. “A córnea fica opaca, a criança fica com o olho grande, às vezes o olho cresce de um tamanho diferente do outro, a criança tem lacrimejamento, sensibilidade à luz muito importante. É um olho diferente do olho de um bebê ou de uma criança de 2 anos normal”, informou a oftalmologista.

Há outros tipos de glaucoma infantil, como o congênito secundário, que pode surgir em decorrência de cirurgia de catarata congênita, do uso de corticoides por longos períodos, de trauma ocular e de outras malformações do olho. Hévila Rolim esclareceu que até os 4 anos de idade, o olho da criança está mais maleável, em crescimento. “Esse olho se distende com o aumento da pressão ocular e muda o formato. Por isso, surgem alterações, como o olho ficar grande, a córnea ficar opaca”. Depois dessa faixa etária, o glaucoma pode vir a ser silencioso. Daí, ser importante a consulta regular com um oftalmologista para que a doença possa ser identificada.

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) recomenda que a criança sem nenhum fator de risco realize, em primeiro lugar, o Teste do Olhinho ainda na maternidade e, depois, a primeira consulta com um oftalmologista entre 6 meses e um ano de vida. “Mas toda criança deve passar por uma consulta de rotina com oftalmologista entre 3 anos e 5 anos”, insistiu a especialista.

Tratamento

Para o principal tipo do glaucoma infantil, que é o glaucoma congênito primário, o tratamento é essencialmente cirúrgico, diferente do adulto, em que o tratamento principal começa com colírio. Na criança, ele pode ser usado até a cirurgia ou como um adjunto ao tratamento cirúrgico. Como a doença é causada por uma má formação, o olho produz diariamente um líquido que todo dia é escoado, no sistema de drenagem do olho. “No glaucoma congênito, esse sistema de drenagem é mal formado e isso leva ao aumento da pressão ocular”. No glaucoma congênito, o objetivo da cirurgia é restaurar o escoamento desse líquido, para restaurar a pressão intraocular”. “É esse glaucoma que assombra a gente, porque ele cega”.

Hévila esclareceu que mesmo com a cirurgia, os médicos podem normalizar a pressão, mas não conseguem fazer o olho reduzir de tamanho, ou seja, não conseguem restaurar a anatomia do olho. “Essa é a preocupação da gente, porque isso leva ao glaucoma infantil que é a principal causa de cegueira entre crianças”. Advertiu que mesmo fazendo a cirurgia, muitas crianças vão apresentar alguma deficiência porque, na maior parte das vezes, o paciente não chega aos especialistas em estágio inicial. “Já chega com glaucoma avançado”. Por isso, a SBG está lançado a cartilha para que o diagnóstico seja feito o mais precocemente possível, para que a criança possa ser referenciada a um oftalmologista capacitado a operá-la e normalizar a pressão intraocular. O diagnóstico tem que ser precoce para evitar a deficiência visual, reiterou. Nos outros tipos da doença, o tratamento pode ser cirúrgico ou clínico.

As três personagens da cartilha visam sensibilizar e aproximar as pessoas, falando sobre quais são as funções de cada parte do olho, como o olho funciona, quais são os sinais e sintomas do glaucoma infantil, como é feito o diagnóstico, como é o tratamento, quais são as recomendações de exames para uma criança saudável. “Está um material acessível para a população”.

Rede de referências

A SBG está participando, em conjunto com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) e a Sociedade Brasileira de Oftalmopediatria (SBOP), do processo de criação de uma rede de referenciamento no Sistema Único de Saúde (SUS) das principais doenças infantis que levam à cegueira. A ideia é que o glaucoma infantil seja incluído nessa rede, para que os pacientes cheguem mais cedo nos médicos, e a cirurgia e o tratamento possam ser realizados, evitando-se a evolução do quadro para deficiência visual ou para cegueira. “É para minimizar as consequências dessa doença e preservar a visão. E, também reabilitar, porque a cirurgia não resolve e aquela criança vai ser acompanhada a vida inteira. Então, essa criança precisa estar em um centro de excelência”, destacou Hévila Rolim.

Até o momento, mais de 45 locais já foram mapeados para atendimento ao glaucoma infantil, mas nem todos estão totalmente estruturados, com profissionais especializados, materiais, centros cirúrgicos inclusive para fazer exames com sedação, reabilitação, suporte psicológico para os pais. Na avaliação da coordenadora do setor de Glaucoma Pediátrico da SBG, é preciso que toda essa rede seja estruturada, para dar o devido suporte às crianças com glaucoma.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ELEIÇÕES
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Campanha de Vacinação Contra a Gripe é prorrogada em Porto Velho

Com baixa adesão, Semusa estende a vacinação até 31 de janeiro de 2025 e oferece imunização em unidades de saúde e no Porto Velho Shopping
L
Jaru terá campanha de doação de sangue nos dias 08 e 09 de novembro; coleta acontecerá no Centro de Saúde da Mulher

Jaru terá campanha de doação de sangue nos dias 08 e 09 de novembro

a coleta acontecerá no Centro de Saúde da Mulher.
L

Rondônia lidera na redução da mortalidade materna e avanços na saúde das gestantes

Rondônia atingiu a menor taxa de mortalidade materna da Região Norte em 2024, reflexo do impacto das políticas públicas de saúde.
L
InfoGripe indica manutenção de queda de casos de covid-19

InfoGripe indica manutenção de queda de casos de covid-19

Incidência da doença apresenta maior impacto em crianças e idosos
L

Governo de RO reabre processo seletivo para contratação de médicos que atuarão na Sesau

As inscrições podem ser realizadas entre os dias 4 e 10 de novembro, exclusivamente pela internet.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Guajajara emite resolução sobre violência contra povos indígenas com foco em Rondônia e outros estados

Em Rondônia, os conflitos agrários e a falta de demarcação de terras indígenas são fontes constantes de insegurança para essas comunidades.
L
Auxílio Extraordinário

Auxílio Extraordinário de R$ 2.824 reais para pescadores de Rondônia começa a ser pago

No total, a iniciativa representa um investimento de mais de R$ 418 milhões.
L

Rondônia ocupa 18ª posição nacional em taxa de investimentos e é 4º colocado do Norte

Segundo a publicação da CLP, o indicador de investimento público deve ser analisado no contexto da solidez fiscal.
L

AC e RO realizam seminário online sobre sociedade, meio ambiente e descontrole climático

Com apoio de diversos órgãos e instituições, o evento visa abordar questões urgentes como degradação climática, descontrole hídrico e seca, que afetam diretamente a região amazônica.
L

Insegurança viária: Rondônia ocupa 3º lugar no ranking nacional de excesso de velocidade

A gravidade dos incidentes coloca Rondônia entre os estados com os maiores desafios de segurança no trânsito.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU: sai resultado da prova de títulos

Candidatos podem entrar com recursos até 5 de novembro.
L
Desemprego cai para 6,4% entre julho e setembro, diz IBGE

Desemprego cai para 6,4% entre julho e setembro, diz IBGE

Esta é a segunda menor taxa de desocupação desde 2012
L

Vaga de Emprego: Conferente

Empresa contrata profissional experiente para atuar no controle e conferência de mercadorias; oportunidade com benefícios completos!
L

Vaga Aberta: Auxiliar de Estoque

Empresa busca profissional organizado e proativo para apoiar na gestão de estoque; candidate-se e faça parte da nossa equipe!
L

Oportunidade de Emprego: Vendedor Online

Buscamos profissionais dinâmicos para atuar em vendas digitais; candidate-se e amplie sua carreira no comércio online!
L
Publicidade

POLÍTICA

JAIME BAGATTOLI: Aumento na importação de fertilizantes sinaliza risco para a produção de alimentos no Brasil

Senador sugeriu ao ministro da Agricultura a criação de um grupo em favor da indústria nacional de fertilizantes
L
Deputado Coronel Chrisóstomo entrega Van de R$ 300 mil para a assistência social de Guajará-mirim

Deputado Coronel Chrisóstomo entrega Van de R$ 300 mil para a assistência social de Guajará-mirim

O veículo vai atender parte da população local da cidade.
L
Deputada Lebrinha

Deputada Lebrinha – DER atende solicitação da Lebrinha e anuncia manutenção da Linha 95 em São Francisco

A deputada ressaltou a relevância da Linha 95 tanto para o desenvolvimento agrícola da região quanto para o turismo local.
L
Novo Horizonte recebe R$ 240 mil para manilhas nas entradas de propriedades rurais

Deputada Lebrinha: Novo Horizonte recebe R$ 240 mil para manilhas nas entradas de propriedades rurais

O recurso foi destinado à aquisição de manilhas que serão instaladas em 50 pontos, facilitando o acesso às entradas de carreadores em propriedades rurais.
L

Dra. Taíssa participa da etapa final do Circuito de Pesca Esportiva e enaltece Guajará-Mirim como destino turístico

Deputada agradeceu ao Governo de Rondônia pelo evento e reafirmou seu compromisso em fortalecer o turismo esportivo na região
L
Publicidade

POLÍCIA

Caminhão guincho avança cruzamento e causa acidente com capotamento no centro

Caminhão guincho avança cruzamento e causa acidente com capotamento no centro

O acidente ocorrido no cruzamento das Ruas Padre Chiquinho com Getúlio Vargas.
polícia

Entregador da Shopee é assaltado por dupla armada na zona sul

Um entregador da empresa Shopee foi alvo de bandidos armados nesta segunda-feira (04), na Rua Sete Barras, bairro Cidade nova em Porto Velho.
10
Bandido pede água e depois atira em vigilante para roubar arma na zona leste

VÍDEO: Bandido pede água e depois atira em vigilante para roubar arma na zona leste de Porto Velho

Um vigilante de 38 anos foi baleado pelo criminoso.
10

Vigilante de escola é baleado por criminoso durante tentativa de roubo na zona leste

Em seguida, o suspeito fugiu com o apoio de um comparsa.
12

Ex-presidiário espanca a mãe idosa na zona leste da capital

Alterado, o suspeito desferiu socos na mãe e fugiu furtando um triturador elétrico.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Apoio da Prefeitura de Porto Velho fortalece agricultura familiar

Semagric ampliou as políticas de atendimento ao homem do campo para o fornecimento de insumos, mudas, transporte da produção, entre outros benefícios
L

Prefeitura realiza ações de prevenção ao trabalho infantil no final de semana

Abordagens aconteceram durante o feriado de finados e em feira livre na capital
L

Porto Velho avança e de cada 100 crianças no 3º ano, 95 estão alfabetizadas na idade certa

Rede de ensino municipal registra melhoria nos índices educacionais
L

Prefeitura de Porto Velho segue com mutirões de limpeza e outras ações em diversos pontos da cidade

Equipes da Semusb atuam em várias frentes de serviço na capital
L

Fomentar a entrada de novas empresas e negócios em Porto Velho tem sido a prioridade da Agência de Desenvolvimento

Cadernos setoriais foram criados pela ADPVH com análises sobre os segmentos e atividades econômicas promissoras em Porto Velho
L

Edital de convocação para Assembléia de Fundação do Instituto Sanear Rondônia

A Assembléia vai acontecer na rua Tamborim 2033, Bairro Castanheira – Porto Velho/RO.
L

No Acre, Bombeiros fazem megaoperação para resgatar boi novo que caiu em fossa

A ocorrência foi registrada pelo Centro de Operações do Corpo de Bombeiros (COBOM), que rapidamente mobilizou a guarnição local, que está atualmente atuando na Operação Fogo Controlado.
L

Requerimento da Licença Ambiental: CLC COMERCIO E LOCACAO DE MAQUINAS LTDA

LICENÇA PRÉVIA, INSTALÇÃO E OPERAÇÃO
L

Prefeitura conclui recapeamento na Rua Pernambuco entre João Batista e Dom Pedro I no setor 04

Segundo o secretário da Seminsp, Ademilton Dória, toda ação foi realizada com recursos, maquinários e equipe própria da Prefeitura.
L