SEGUNDA-FEIRA, 11/11/2024
Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia

L

Saúde

Câncer de colo de útero: 21,4% fazem rastreamento fora da idade

Exame citopatológico (Papanicolau) deve feito entre 25 e 64 anos.

Por Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Câncer de colo de útero: 21,4% fazem rastreamento fora da idade
Marcello Casal/Arquivo/Agência Brasil
O estudo Um Olhar sobre o Diagnóstico do Câncer do Colo do Útero no Brasil, feito pela Fundação do Câncer, verificou que 21,4% das mulheres que fazem o exame citopatológico (Papanicolau), usado no Brasil para rastrear o câncer do colo do útero, estão fora da faixa etária recomendada pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é entre 25 e 64 anos de idade.Câncer de colo de útero: 21,4% fazem rastreamento fora da idade - News RondôniaCâncer de colo de útero: 21,4% fazem rastreamento fora da idade - News Rondônia

O exame deve ser realizado de três em três anos por mulheres que já tenham iniciado a atividade sexual, homens trans e pessoas não binárias designadas mulher ao nascer. O levantamento foi feito com base em dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), do Ministério da Saúde, divulgada no ano passado. O estudo completo pode ser acessado no site.

Em entrevista à Agência Brasil, a consultora médica da Fundação do Câncer e colaboradora do estudo, Flávia Corrêa, explicou que a maioria dessas mulheres faz o exame Papanicolau antes dos 25 anos, “o que é muito problemático, porque antes dos 25 anos o que a gente tem é pico de prevalência de infecção por HPV”. Doutora em saúde coletiva da criança e da mulher, a médica esclareceu que ao fazer Papanicolau antes dos 25 anos, há grande possibilidade de se detectar uma infecção por HPV que, nessa faixa de idade, regride espontaneamente, na maioria das vezes. “Mas, se for diagnosticado, vai obrigar a uma investigação adicional e, se a pessoa conduzir mal o caso, pode até fazer um tratamento desnecessário”, advertiu Flávia Corrêa.

A pesquisa revela que entre as mulheres brasileiras que nunca realizaram o rastreamento da doença, 45,7% estão na faixa de 25 a 34 anos. Esse padrão se repete em todas as regiões do país. No Norte e Centro-Oeste, contudo, os índices alcançaram 51,5% e 52,9%, respectivamente. “Isso está refletido nos números de mortalidade, que são muito maiores lá do que aqui”. As mulheres que estão em dia com o preventivo (menos de 3 anos) encontram-se na faixa de 35 a 49 anos em todo o Brasil, com taxa de 43,7%. O índice para as mulheres que nunca fizeram o Papanicolau na faixa de 35 a 49 anos atingiu 29,8%, ficando em 24,5% para a faixa de 20 a 64 anos.

Organização

Flávia esclareceu que como o rastreamento pelo Papanicolau não é uma emergência, o resultado não costuma sair em cinco dias ou uma semana. “O que ocorre é que a organização da rede pública de saúde não funciona muito bem e o pessoal da atenção básica de saúde pede para a mulher retornar em 30 ou 60 dias”. Muitas vezes, essa mulher retorna nesse prazo e o exame não chegou ainda. Uma das causas para isso é que nem todas as unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) são informatizadas. “Isso facilitaria muito o encaminhamento do laudo pela internet.

Em decorrência disso, muitas mulheres, que já têm dificuldade de ir até uma unidade de saúde por questão financeira, não conseguem sair do trabalho ou não têm com quem deixar os filhos, por exemplo, acabam frustradas e insatisfeitas quando vão buscar o resultado e este não está pronto. “Isso compromete toda a linha de cuidado daí para a frente porque, se tiver uma alteração no preventivo, a mulher não buscou o resultado, a unidade de saúde não fez uma busca ativa dessa mulher e não adiantou nada ela ter feito o exame. Porque ela não fez a confirmação do diagnóstico e um eventual tratamento, se fosse o caso”, argumentou a consultora médica da Fundação do Câncer.

De acordo com a pesquisa, apenas 40% das mulheres que realizaram o exame pelo SUS receberam o resultado em até 30 dias. Na rede privada esse percentual supera 90%. Cerca de 10% das mulheres que realizaram o Papanicolau via SUS nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Norte nunca tiveram acesso aos resultados dos exames. Na rede privada de todo o país, esse número cai para 2%.

Fatores

O diretor executivo da Fundação do Câncer, cirurgião oncológico Luiz Augusto Maltoni, chamou atenção que a baixa escolaridade é uma das características entre as mulheres que não estão em dia ou que nunca fizeram o exame. Entre essas últimas, além da baixa escolaridade (56,9%), elas apresentam baixa renda (70,7%), estão no grupo das que se definem como não casadas (73,9%) e têm cor negra ou parda (62,5%). “Tem toda uma conjuntura aí: quem mais precisa é quem menos recebe”, analisou Flávia Corrêa.

As mulheres que realizaram o preventivo há mais de 3 anos possuem baixa escolaridade em todas as regiões do Brasil. Os destaques são o Norte (62,5%) e o Nordeste (68,8%), cujos percentuais superam a média brasileira (60,8%). Já entre as mulheres que nunca fizeram preventivo, a baixa escolaridade lidera em todo o país, com média de 56,9%, à exceção do Centro-Oeste, que mostra distribuição próxima entre as mulheres com ensino fundamental completo (48,4%) e ensino médio completo (43,3%).

Teste molecular

Enquanto não houver mudança de método para o rastreamento do câncer de colo de útero no Brasil, a Fundação do Câncer orienta que a população feminina brasileira atenda à recomendação da OMS e do Ministério da Saúde em relação à população-alvo e à periodicidade para realização do Papanicolau. Flávia Corrêa disse que esse modelo de rastreamento adotado no Brasil não é o mais indicado, porque é do tipo oportunístico, ou seja, quando a mulher procura um serviço de saúde de forma voluntária para realizar o exame ou quando o profissional de saúde oferece o teste ao recebê-la por outro motivo. “Por isso, muitas mulheres são rastreadas em excesso e outras sequer fizeram o exame”.

Nas últimas recomendações da OMS, publicadas em 2021 e voltadas para países de baixa e média renda, é indicado, como método preferencial, o teste molecular para detecção do HPV, conhecido como teste de DNA-HPV. A consultora médica da Fundação do Câncer afirmou que esse teste é muito mais sensível e mais objetivo, porque é feito por máquina, enquanto o exame citopatológico depende do ser humano.

O epidemiologista Alfredo Scaff, coordenador do estudo, comentou que o novo método antecipa em quase dez anos o acompanhamento e o tratamento dos casos de câncer. Entre as vantagens do teste molecular DNA-HPV, Scaff cita o aumento da idade de início de realização do exame para 30 anos, estendendo-se até 49 anos, maior periodicidade (de cinco em cinco anos), maior detecção de lesões precursoras e câncer em estágio inicial e, principalmente, menor custo do tratamento. Flávia acrescentou que vários países desenvolvidos já mudaram de método para rastreamento do câncer de colo de útero, cuja adoção ainda está em estudos pelo Ministério da Saúde.

A doutora em saúde pública comentou, por outro lado, que não adianta só mudar o método. “Enquanto a gente não garantir adesão às recomendações, tem que atualizar as diretrizes e divulgá-las nas universidades, para os profissionais de saúde, e promover a capacitação das equipes da atenção primária, que é quem colhe o material para exame”. Segundo indicou, é preciso ter um mecanismo de gestão que só aceite a priorização do teste nessas condições de periodicidade e população-alvo recomendadas. A realização fora dessas especificidades tem que ter uma justificativa. “E tem que ter um sistema que comporte tudo isso”.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ELEIÇÕES
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

OMS convoca comitê para reavaliar emergência global por mpox

OMS convoca comitê para reavaliar emergência global por mpox

Reunião está prevista para o próximo dia 22
L
Centro de Reabilitação do Estado de Rondônia é habilitado pelo Ministério da Saúde como Centro Especializado

Centro de Reabilitação do Estado de Rondônia é habilitado pelo Ministério da Saúde como Centro Especializado

O secretário da Sesau, Jefferson Rocha, enfatizou a importância da habilitação para o sistema de saúde de Rondônia.
L

Ações em saúde do adolescente são realizadas em escolas em alusão ao “Novembrinho Azul”

As ações objetivam conscientizar sobre a saúde masculina e a vacinação em jovens.
L
Prevenção contra o mosquito da dengue: saiba como evitar a infestação do Aedes aegypti

Prevenção contra o mosquito da dengue: saiba como evitar a infestação do Aedes aegypti

Semusa orienta a população sobre o papel de cada um na prevenção das doenças.
L
Sala Especializada é inaugurada no Hospital Infantil Cosme e Damião para apoio à crianças suspeitas vítimas de violência

Sala Especializada é inaugurada no Hospital Infantil Cosme e Damião para apoio à crianças suspeitas vítimas de violência

Será um ambiente seguro, que vai garantir um atendimento acolhedor e privado, permitindo que o paciente se sinta à vontade para falar.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Deputados de Rondônia ainda não assinaram a PEC que propõe o fim da jornada 6×1

A PEC 6×1, inspirada por demandas do Movimento Vida Além do Trabalho (VAT), fundado por Rick Azevedo, vereador do PSOL no Rio de Janeiro, pretende criar condições para um melhor equilíbrio entre vida pessoal e profissional.
L

Mais de 33% dos inscritos em Rondônia faltaram ao 2º Dia de Prova do Enem 2024

Os dados preliminares foram divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) e indicam que, dos 38.546 inscritos no estado, uma quantidade significativa de candidatos não realizou a etapa final do exame.
L

Rondônia ocupa a 26ª posição em ranking de Segurança Patrimonial, superando apenas o AP

Esse aumento é uma preocupação que afeta tanto a população quanto os setores empresariais e comerciais do estado.
L

#GiroNews | Entrevista Júnior Lopes – Secretário da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer

O programa Giro News recebe Júnior Lopes, Secretário da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel).
L

Semana começa com tempestades acirradas em Rondônia, Acre e Amazonas

Prepare o guarda-chuva, pois as tormentas serão de forte intensidade e acompanhadas por descargas elétricas.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Concurso Público do Tribunal de Justiça de Rondônia

Concurso Público do Tribunal de Justiça de Rondônia

Inscrições abertas até 05/12/24
L
CNU: candidato tem até hoje para contestar nota preliminar de títulos

CNU: candidato tem até hoje para contestar nota preliminar de títulos

Recurso deve ser inserido na área do candidato no site do certame
L

CNU: sai resultado da prova de títulos

Candidatos podem entrar com recursos até 5 de novembro.
L
Desemprego cai para 6,4% entre julho e setembro, diz IBGE

Desemprego cai para 6,4% entre julho e setembro, diz IBGE

Esta é a segunda menor taxa de desocupação desde 2012
L

Vaga de Emprego: Conferente

Empresa contrata profissional experiente para atuar no controle e conferência de mercadorias; oportunidade com benefícios completos!
L
Publicidade

POLÍTICA

Samuel Costa critica escala de trabalho 6x1: "É uma selvageria com os trabalhadores"

Samuel Costa critica escala de trabalho 6×1: “É uma selvageria com os trabalhadores”

Samuel Costa defende uma reforma trabalhista que priorize os direitos e a dignidade do trabalhador, alinhada aos princípios dos direitos humanos. Ele acredita que o tema deve ser amplamente discutido e regulamentado, com foco no impacto do trabalho na saúde física e mental.
L

Cristiane Lopes Reafirma Compromisso com o Fortalecimento dos Municípios de Rondônia

A Associação Rondoniense de Municípios (Arom) promoveu o Encontro de Prefeitos em Porto Velho, onde a deputada federal teve a oportunidade de fortalecer as alianças já estabelecidas além de formalizar novas.
L
Cabixi: emenda de Cláudia de Jesus paga ambulância com UTI

Cabixi: emenda de Cláudia de Jesus paga ambulância com UTI

Valor de R$ 400 mil foi repassado para a prefeitura comprar o veículo.
L

Curso gratuito reúne criadores de cordeiro em Espigão do Oeste

Programa Cordeiro de Rondônia faz parte do Cidadania Plena, iniciativa do Ifro em parceria com a deputada Sílvia Cristina.
L

Ribeiro do Sinpol destina emenda para realização da 1ª Corrida do Servidor Público

Premiação somada chegará a R$ 12.600 dividido entre as categorias e colocações de 1° ao 5° lugar.
L
Publicidade

POLÍCIA

Homem é baleado no órgão genital durante ataque no centro

Homem é baleado no órgão genital durante ataque no centro

A vítima foi socorrida para a UPA Sul.
14

Em Rondônia, PRF detém motoristas por embriaguez ao volante

As ocorrências foram registradas nos municípios de Vilhena e Cacoal
10
Passageira de moto sofre fratura em colisão na Pinheiro Machado

Passageira de moto sofre fratura em colisão na Pinheiro Machado

Testemunhas contaram que os veículos seguiam em sentidos opostos na Venezuela, quando o piloto da moto que ia em direção a Caula fez a conversão e acabou sendo atingido pelo carro.
16

Justiça de Rondônia condena madrasta pela morte de enteado de 2 anos

Condenação do Tribunal do Júri da Comarca de Cerejeiras ocorreu nesta quinta-feira, 7/11.
10
Motociclista tem cabeça atingida por caminhonete em acidente na Jorge Teixeira

Motociclista tem cabeça atingida por caminhonete em acidente na Jorge Teixeira

De acordo com testemunhas, o motociclista seguia em direção ao Trevo do Roque, quando teria batido de lado em outra moto, caiu e teve a cabeça atropelada por uma caminhonete.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento de Renovação da Licença Ambiental: CAIRU TRANPORTES LTDA

Licença de Operação L.O., n° 147168
L

Missão do Mapa na Índia garante abertura de mercado para derivados de ossos e amplia acesso de material genético bovino

País é o 14º maior destino dos produtos agropecuários brasileiros.
L
Seleção brasileira se apresenta em Belém para jogos das Eliminatórias

Seleção brasileira se apresenta em Belém para jogos das Eliminatórias

Primeiro duelo será contra Venezuela, às 18h da próxima quinta-feira
L
Petrobras e Gerdau firmam parceria no mercado livre de gás

Petrobras e Gerdau firmam parceria no mercado livre de gás

Contratos atenderão unidade gaúcha de produção de aços especiais
L
BNDES registra lucro de R$ 19 bilhões até setembro

BNDES registra lucro de R$ 19 bilhões até setembro

Houve crescimento de 31,4% em relação a igual período de 2023
L

Caixa inicia pagamento do bolsa família de Novembro nesta Quinta-feira (14)

Valores podem ser movimentados pelo aplicativo CAIXA Tem.
L

Mega da virada inicia apostas com prêmio estimado em R$ 600 milhões

Vendas começam nesta segunda-feira (11) e sorteio será no dia 31 dezembro.
L

Defesa Civil Alerta: Governo Federal expande sistema para estados do Sul e Sudeste

Novo sistema de envio de alertas da Defesa Civil Nacional deve iniciar funcionamento ainda em novembro nessas regiões. No fim do mês, será alinhada a ampliação da tecnologia para Norte, Nordeste e Centro-Oeste
L

Curso de Armamento e Tiro com Marciel Oliveira: Formação Completa para Profissionais de Segurança

Formação prática e teórica para profissionais de segurança com um dos instrutores mais experientes da região
L