SEXTA-FEIRA, 21/06/2024

L

Saúde

Julho Verde alerta para prevenção do câncer de cabeça e pescoço

Campanha quer conscientizar sobre importância do diagnóstico precoce.

Por Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Julho Verde alerta para prevenção do câncer de cabeça e pescoço
Tânia Rêgo/Agência Brasil
A Associação Brasileira de Câncer de Cabeça e Pescoço (ACBG Brasil) realiza, neste mês de julho, a 7ª Campanha Nacional de Prevenção do Câncer de Cabeça e Pescoço. Em abril do ano passado, a Lei 14.328 oficializou o período como Mês Nacional de Combate a esse tipo da doença. A campanha pretende conscientizar a população sobre a importância do autocuidado e do diagnóstico precoce, de modo a evitar o crescente número de óbitos e mutilações graves que comprometem funções vitais dos pacientes, como a fala, respiração, alimentação, visão, audição e cognição.Julho Verde alerta para prevenção do câncer de cabeça e pescoço - News RondôniaJulho Verde alerta para prevenção do câncer de cabeça e pescoço - News Rondônia

A assessora jurídica da ACBG Brasil, Ana Paula Guedes Werlang, disse à Agência Brasil que a campanha chama a atenção da população para esse câncer, que é pouco falado e, por isso, não tem abertura para as pessoas compreenderem a importância da identificação e do diagnóstico precoce”. O tema escolhido para a campanha de 2023 é “Seu corpo, suas regras”. Segundo Ana Paula, a escolha se baseou no fato de que “todo desdobramento é decorrência da nossa escolha. E, por ser um câncer 80% curável, um diagnóstico precoce significa que, se fizermos escolhas bem acertadas, com certeza não faremos parte da estatística de óbitos”.

A ACBG Brasil vai mobilizar uma rede de voluntários para que a campanha deste ano esteja presente em todos os estados do país, com ações de prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação, das quais participarão pacientes, profissionais de saúde, autoridades e integrantes da sociedade civil. Pelas redes sociais (instagram @acbgbrasil e facebook @acbgbrasil), será possível acompanhar as iniciativas e apoiar a campanha, bem como pelo site da associação.

Voluntário

Vitor Gomes operou um tumor na laringe em 2007, no Instituto Nacional de Câncer (Inca), órgão do Ministério da Saúde. “Já são 16 anos laringectomizado. Ainda continuo sendo paciente do Inca”, disse. Ele ficou dez anos aposentado e voltou a trabalhar este ano, em uma empresa que presta serviços à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Vitor atua como voluntário na ACBG Brasil e coordena o Grupo de Acolhimento ao Paciente Laringectomizado do Rio de Janeiro, também conhecido como Grupo de Acolhimento a Pacientes com Câncer de Cabeça e Pescoço (GAL RJ). “Estou superbem, reabilitado, confortável, graças a Deus”, assegurou.

Vitor Gomes lembrou que o objetivo da campanha do Julho Verde é chamar a atenção das pessoas que acham que uma rouquidão por mais de 15 dias é normal. “Não é. É preocupante, e a pessoa tem que procurar um especialista”. O mesmo ocorre em relação a uma dor na garganta que é persistente. “Também é um sintoma clássico (de câncer). Já é um sinal para você se preocupar. A mesma coisa é quando você tem dificuldade de engolir”. Gomes reiterou que o autocuidado “é saúde, é sobreviver, é saber viver com saúde. Um diagnóstico precoce evita mil danos à saúde e o sofrimento”.

Número crescente

O Inca estima para o triênio 2023/2025 o surgimento de cerca de 40 mil casos novos de cânceres de cabeça e pescoço por ano, no país. O chefe do Serviço de Cabeça e Pescoço do Inca, cirurgião oncológico Fernando Dias, observou que esses dados têm de ser considerados subavaliados, porque o Registro Nacional de Câncer não consegue listar todos os casos tratados na rede pública e privada de saúde. Isso ocorre também porque, nas regiões Norte e Nordeste e em algumas áreas do Sul, existem falhas nessa comunicação. Por isso, afirmou que as previsões publicadas pelo Inca são mais reflexo da realidade na Região Sudeste e não do Brasil como um todo. “A gente tem sempre que considerar esses números subavaliados. É bem mais do que isso, muito provavelmente”.

Segundo o médico, como grande parte dos brasileiros não tem acesso à informação, o Julho Verde visa a disseminar as formas de prevenção, os sinais e sintomas que levam à suspeita desses tumores, que vão permitir um diagnóstico precoce. Dias destacou que no final da década de 70, para a grande maioria dos diagnósticos de câncer de boca, 70% dos pacientes encaminhados para o Inca já estavam com sintomas avançados da doença. “No início do novo século, vários trabalhos que foram feitos, inclusive levantamentos com dados desses registros do Inca, da Fundação Oncocentro de São Paulo, mostraram que essa realidade não mudou”.

Segundo o especialista, existe muita falta de informação, inclusive entre os médicos generalistas que atendem nos ambulatórios gerais. “Porque, em pleno século 21, doentes com câncer de boca, que você não tem a menor dificuldade em identificar, continuam chegando, em sua grande maioria, em estado avançado”. Afirmou que tratar um doente em fase inicial da doença faz toda a diferença. “As chances de controle e de cura são muito maiores, as consequências do tratamento são muito menores”.

Sinais

O carro-chefe da especialidade no Inca é o tratamento de tumores da área chamada de trato aerodigestivo superior, que envolve boca, faringe (ou garganta) e a laringe, onde estão as cordas vocais. “Qualquer ferida na boca ou na garganta que perdura por mais de 15 dias tem que ser vista por alguém que vai avaliar e, em última análise, fazer biópsia”. Em relação à laringe, o sinal mais frequente é a rouquidão. Qualquer tipo de alteração nas cordas vocais vai alterar o padrão de voz do paciente. Em momento posterior, se o câncer estiver mais avançado, o doente vai começar a sentir falta de ar ou, se a lesão também acometer a faringe, ele pode ter dificuldade de deglutir, ou seja, dor ao deglutir e dificuldade de engolir. “Essas coisas todas chamam a atenção”.

Outro sítio comum de tumores é a pele exposta: a pele da face e do couro cabeludo, principalmente se o paciente for calvo. Tendo em vista que o Brasil é um país próximo ao trópico, onde a população vive exposta às radiações solares e muita gente anda sem proteção, qualquer tipo de ferida ou nódulo na pele que não existia tem que ser visto por um especialista, no caso um dermatologista.

Quanto ao tumor de tireoide, glândula localizada na parte anterior do pescoço, Fernando Dias destacou que nos anos recentes foi inserido no check up um exame importante para avaliar alterações nesse órgão, que é o ultrassom. Além de ser um exame de baixo custo, o ultrassom pode ser realizado em qualquer situação do paciente. Esse exame fez com que se entendesse que a doença nodular da tireoide, que é a manifestação principal do câncer da tireoide, era mais frequente do que se imaginava. O ultrassom permite que os nódulos sejam diagnosticados até antes deles serem clinicamente identificáveis.

O nódulo desse tipo de câncer cresce muito lentamente entre os 20 e os 55 anos de idade e não interfere na função da glândula. Os sinais que podem elevar a suspeita de um nódulo na tireoide é que ele apresente crescimento desproporcional em período relativamente curto ou um nódulo que metastiza para os gânglios linfáticos do pescoço, e o paciente percebe que tem também caroços nessa região.

Fatores de risco

Em todos os tipos de câncer de cabeça e pescoço, a solução indicada é a cirurgia, principalmente, disse Fernando Dias. O chefe do Serviço de Cabeça e Pescoço do Inca disse que a grande ênfase que deve ser dada à campanha do Julho Verde é o combate aos fatores de risco aos cânceres dessas regiões, que são o tabagismo e o etilismo (consumo de álcool), associados à má higiene oral, ou má conservação dos dentes, e má alimentação. Dias comentou que a boa alimentação deve privilegiar o consumo de carne branca, principalmente de peixe, a chamada carne magra, além de frutas, legumes e verduras. “Essa é uma alimentação que vai conter determinadas vitaminas e determinadas substâncias que exercem papel protetor na mucosa como um todo”.

Publicidade
Publicidade
ELEIÇÕES
Publicidade
Publicidade
ELEIÇÕES

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Em 5 anos, 85 mil brasileiros fizeram cirurgia para tratar glaucoma

Em 5 anos, 85 mil brasileiros fizeram cirurgia para tratar glaucoma

Doença é maior causa de cegueira irreversível no mundo
L
Com início do inverno, Saúde reforça importância de doses contra gripe

Com início do inverno, Saúde reforça importância de doses contra gripe

Em maio, a pasta recomendou imunizar todas as pessoas acima de 6 anos
L

Prefeitura de Porto Velho entrega grande revitalização e ampliação do Centro Especializado em Reabilitação (CER)

Um dos serviços é a construção de cinco novas salas para atendimento na unidade
L
Assistolia é crueldade, diz presidente do Conselho Federal de Medicina

Assistolia é crueldade, diz presidente do Conselho Federal de Medicina

CFM propõe indução do parto em substituição a método questionado
L

TUBERCULOSE: Capacitação em manejo clínico para profissionais da Atenção Primária à Saúde aborda diagnósticos e tratamentos

Capacitação reúne profissionais da saúde das diversos regiões do Estado
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

#EntreLevels | Entrevista Gabriel Mori de Oliveira, influencer

O programa Entre Leves traz uma entrevista exclusiva com Gabriel Mori de Oliveira, um dos influenciadores digitais mais promissores da atualidade.
L

Incêndio em casa abandonada na rua Nicarágua em Porto Velho [VÍDEO]

O medo dos residentes próximos ao local é que o fogo se espalhe para as outras casas nas proximidades.
L

Alessandro Lubiana lança o livro “A Educação Mediada por Tecnologia na Amazônia”

O jornalista rondoniense oferece um panorama completo da educação na região, destacando o papel fundamental da tecnologia como ferramenta para o desenvolvimento educacional.
L

#NortProTeam | Entrevista George Marcio, Presidente da Federação FJJ

Nesta sexta-feira, dia 21, às 15h, o programa Nort Pro Team traz uma entrevista exclusiva com George Marcio, Presidente da Federação de Jiu-Jitsu (FJJ).
L

Fim de semana de Rock e Feijoada no Grego Original Pub

Promoções, música ao vivo e boa comida em um ambiente rústico e descolado.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Minalinda: Oportunidade de Emprego: Auxiliar de Serviços Gerais / Produção

Estamos contratando profissionais dinâmicos e comprometidos para auxiliar nas atividades gerais e na linha de produção. Venha fazer parte da nossa equipe!
L

Minalinda: Oportunidade de Emprego na vaga de Motorista / Entregador

Estamos contratando um profissional responsável e ágil para conduzir veículos, realizar entregas e auxiliar na descarga de produtos. Faça parte da nossa equipe!
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
Locais de prova do CNU serão divulgados no dia 7 de agosto

Locais de prova do CNU serão divulgados no dia 7 de agosto

Provas serão aplicadas daqui dois meses, no dia 18 de agosto
L

Inscrições no concurso UNIR 2024 encerram nesta quinta-feira, dia 20

São ofertadas 74 vagas para servidores técnico-administrativos nos níveis médio e superior.
L
Publicidade

POLÍTICA

Dra. Taíssa busca informações sobre transporte fluvial da escola Monte Horeb

Segundo a Seduc há um Processo de Aquisição para obtenção de Conjunto Náutico.
L

Cláudia de Jesus requer informações sobre cirurgias ortopédicas e de traumatologia

Deputada solicitou dados sobre tempo de espera, leitos disponíveis e medidas do governo para melhorar o atendimento.
L
Cristiane Lopes indica emenda parlamentar para a reforma do Complexo Poliesportivo Deroche em Porto Velho

Cristiane Lopes indica emenda parlamentar para a reforma do Complexo Poliesportivo Deroche em Porto Velho

A deputada federal informa que o recurso é superior a 600 mil reais e foi destinado à Secretaria de Obras e Serviços Públicos (SEOSP) o que marca um significativo avanço na infraestrutura esportiva da cidade
L

Alan Queiroz realiza a entrega de plantadeira para os produtores rurais em Nova União

Plantadeira contribui com o plantio e aumenta a eficiência dos trabalhos.
L
Vereador Valtinho Canuto leva crise do Rio Madeira a Brasília e busca soluções com parlamentares de Rondônia

Vereador Valtinho Canuto leva crise do Rio Madeira a Brasília e busca soluções com parlamentares de Rondônia

Durante sua visita, Valtinho se reuniu com importantes parlamentares de Rondônia, incluindo os senadores Confúcio Moura, Jaime Bagattoli e Marcos Rogério, além da deputada federal Cristiane Lopes e o deputado federal Lebrão.
L
Publicidade

POLÍCIA

PM e Corpo de Bombeiros fazem buscas por cadáver em matagal no Morar Melhor

PM e Corpo de Bombeiros fazem buscas por cadáver em matagal no Morar Melhor

A vítima seria um homem de 27 anos que está desaparecido desde a madrugada do último dia 19. O pai do rapaz acompanha as buscas.
18
Polícia Civil prende foragido que furtava fios em prédio no centro

Polícia Civil prende foragido que furtava fios em prédio no centro

Informações obtidas pelo site dão conta que uma viatura da Polícia Civil foi informada por uma testemunha, sobre o suspeito que cometia o crime e conseguiram fazer a prisão em flagrante.
14
polícia

Motociclista que bateu em ônibus morre no Hospital em Porto Velho

Na ocasião, Thalyssa pilotava uma moto Honda Biz pela Aruba, sentido Mamoré, quando avançou a preferencial da Amador dos Reis e bateu forte na lateral de um ônibus.
18
Caminhão é destruído por incêndio na BR-364 em Porto Velho

Caminhão é destruído por incêndio na BR-364 em Porto Velho

As primeiras informações dão conta que equipes da PRF e Corpo de Bombeiros foram acionadas para o Local.
12
Carro invade preferencial e causa gravíssimo acidente com motociclista

Carro invade preferencial e causa gravíssimo acidente com motociclista

Imagens de uma câmera de segurança mostram quando o veículo cruza a via pela Rua Venezuela e a moto bate com força, fazendo a piloto cair do outro lado.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Prefeitura de Jaru convoca 19 profissionais aprovados para vários cargos no último concurso público

Prefeitura de Jaru convoca 19 profissionais aprovados para vários cargos no último concurso público

O prazo para a posse é de 30 dias, improrrogáveis.
L
Tem Lua Cheia de Morango nesta sexta; entenda o fenômeno

Tem Lua Cheia de Morango nesta sexta; entenda o fenômeno

A Lua Cheia de Morango acontece apenas uma vez por ano e sempre no mês de junho.
L
Pipoca é gostosa, faz bem e aproxima; nutricionista ensina 5 motivos para comer

Pipoca é gostosa, faz bem e aproxima; nutricionista ensina 5 motivos para comer

Neste caso, a pipoca de micro-ondas não é uma boa pedida.
L
Sebrae quer impulsionar o empreendedorismo no estado estreitando a parceria com parlamentares rondonienses

Sebrae quer impulsionar o empreendedorismo no estado estreitando a parceria com parlamentares rondonienses

Inspirado pela fala dos parlamentares da bancada federal de Rondônia, durante a 11ª Rondônia Rural Show Internacional, o diretor-superintendente do Sebrae em Rondônia.
L
SHOWS & GASTRONOMIA - Confira os eventos que vão acontecer no Mercado Cultural

SHOWS & GASTRONOMIA – Confira os eventos que vão acontecer no Mercado Cultural

“Os shows são gratuitos!”, disse o empresário Sinésio Tapajós.
L

“FNAS pelo Brasil” debate controle da aplicação dos recursos públicos durante evento, em Rondônia

Representando a Seas, Bruno Afonso destacou a importância do evento e aproximação do governo com os municípios
L

Relatório do Ministério dos Transportes não apresenta plano concreto contra impactos ambientais de obras na BR-319

As organizações enfatizam que não são contra as obras na BR-319, mas defendem um processo decisório que respeite a legislação brasileira voltada para a proteção do meio ambiente e priorize um licenciamento ambiental inclusivo
L
Deputada Sílvia Cristina entrega o Centro de Prevenção e Diagnóstico do Câncer em Vilhena

Deputada Sílvia Cristina entrega o Centro de Prevenção e Diagnóstico do Câncer em Vilhena

Parlamentar celebra mais essa conquista para a saúde rondoniense
L
MP Itinerante encerra edição deste semestre em Campo Novo de Rondônia

MP Itinerante encerra edição deste semestre em Campo Novo de Rondônia

O projeto ofereceu serviços de orientação jurídica, registro de denúncias, atualização e emissão de documentos, oficinas e palestras, dentre outros.
L