QUARTA-FEIRA, 08/05/2024

L

Saúde

Fiocruz prepara médicos para o combate a efeitos de agrotóxicos

Curso, encerrado neste domingo (28), teve duração de cinco dias.

Por Cristina Indio do Brasil - Repórter da Agência Brasil

Publicado em 

Fiocruz prepara médicos para o combate a efeitos de agrotóxicos
Foto: Giulia Miragaya / VPAAPS- Fiocruz
Um grupo de 47 médicos de várias regiões do país, que atendem em áreas rurais e assentamentos, participou durante cinco dias, na sede da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), na zona norte do Rio de Janeiro, do Curso de Saúde e Agrotóxicos para o Fortalecimento do SUS no Campo. O encontro foi organizado pela Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS) da Fiocruz, em parceria com a Rede Nacional de Médicas e Médicos Populares (RNMP), o Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST) e a Campanha Permanente contra os Agrotóxicos e Pela Vida.Fiocruz prepara médicos para o combate a efeitos de agrotóxicos - News RondôniaFiocruz prepara médicos para o combate a efeitos de agrotóxicos - News Rondônia

Para a Fiocruz, o curso, que terminou neste domingo (28), representou um “marco na busca por soluções efetivas diante dos impactos dos agrotóxicos na saúde humana”. A intenção foi abordar a problemática dos agrotóxicos, por meio de debates sobre as estratégias de controle social e vigilância popular em saúde e, com isso, fortalecer a atuação dos profissionais de saúde dentro do Sistema Único de Saúde (SUS), com o combate à subnotificação de intoxicações por agrotóxicos e ampliação da conscientização sobre essa questão.

“Foi uma formação bem consistente para sedimentar conhecimento nos campos de diagnóstico, de tratamento, de prevenção, promoção da saúde e de vigilância em saúde nos territórios, um tema muito abordado, com a possibilidade de eles se tornarem multiplicadores, isso, como um primeiro encaminhamento desses profissionais com as equipes de saúde locais”, analisou o vice-presidente de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde, Hermano Castro, em entrevista à Agência Brasil.

O vice-presidente destacou que o combate aos efeitos dos agrotóxicos não é fácil, uma vez que a quantidade de tipos desses produtos é muito grande e pode provocar diversos sintomas, inclusive com impactos na saúde mental. “Para cada tipo de cultura, tem um tipo de agrotóxico, então os sintomas são diferentes”, disse.

Hermano Castro adiantou que a Fiocruz pretende dar uma continuidade ao curso por meio de uma plataforma, que poderia atender os profissionais em diferentes regiões do país. Segundo ele, o modelo será discutido com as entidades parceiras, e a ideia é fazer a educação continuada com o grupo que participou deste curso. “Exatamente para a gente ver a constituição de uma plataforma de formação, inicialmente com esses que já começaram e depois a gente poder ampliar para outros médicos e também para outros profissionais de saúde que atuam nesses territórios rurais”, explicou.

Samuel Átila foi um dos médicos que fizeram o curso. Ele atende em Fortaleza e é integrante da Rede Nacional de Médicas e Médicos Populares (RNMP). “A gente viu este curso como uma possibilidade de aprender mais e alertar os médicos sobre os perigos do agrotóxico”, disse à Agência Brasil.

O médico destacou que, ao mesmo tempo em que ocorria o curso, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu por maioria manter a lei que proibiu a pulverização de agrotóxicos no estado do Ceará. “Coincidiu com o curso em que a gente estava justamente aprendendo sobre os riscos de câncer, depressão, suicídio. Agrotóxico mata e é um dos maiores perigos que a gente tem no Brasil”, pontuou.

De acordo com o médico, o curso mostrou também ser possível ter uma produção agroecológica, que preserva o meio ambiente. “A nossa função é tanto denunciar o uso de agrotóxicos, como propor que a agricultura agroecológica de maneira sustentável, sem uso de agrotóxicos, é possível e é o futuro de vida e não de morte. Um futuro possível”, afirmou.

Samuel considerou também relevantes as informações transmitidas sobre a identificação dos agrotóxicos, a possibilidade de apresentar denúncias de intoxicações agudas por este tipo de produto, o acompanhamento e a vigilância das águas e como os agrotóxicos são analisados e liberados para uso pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). “A gente aprendeu a levar este curso para os nossos territórios, replicar tanto para as pessoas do campo, como para as pessoas da cidade essa emergência do uso dos agrotóxicos no país”, completou.

O médico disse que ficou surpreso ao saber que a legislação brasileira, que trata desses produtos, é até considerada avançada, mas, ainda assim, os produtos perigosos são usados causando doenças nos usuários. Samuel defendeu uma revisão periódica da lista de produtos autorizados, que possam ter, atualmente, uma avaliação ultrapassada.

A união de várias entidades em parceria com a Fiocruz para a realização do curso, na visão do profissional, fortaleceu o combate ao uso indiscriminado do agrotóxico. “Esse é um momento de união. Junta a força que vem do campo com o MST, com a força mais institucional e acadêmica que dá o embasamento científico para a gente tocar o curso que é da Fiocruz, essa força das médicas e médicos que estão nos territórios e atendendo as populações intoxicadas, e a Campanha Permanente contra o Uso de Agrotóxicos, que é a junção dessas forças. A gente precisa juntar mais entidades que estejam sensíveis à causa”, apontou.

Qualidade da água

O médico Antônio Marcos de Almeida, mora há 12 anos no assentamento 16 de Março, no Pontão, no norte do Rio Grande do Sul. Segundo ele, uma das recomendações feitas no curso, de verificar a qualidade da água usada na produção dos alimentos, vai ser muito útil na região em que vive. “Nós temos a questão do agrotóxico na água que em Passo Fundo, próximo onde a gente mora e [onde] foram detectados 16 tipos de agrotóxico na água de consumo humano, sendo deles oito reconhecidamente cancerígenos. E, no assentamento, a gente não tem esse levantamento da água de consumo humano. São desafios que a gente vai ter neste período para ver e testar se está tendo resíduos na água consumida pela população”, relatou à reportagem.

Antônio Marcos revelou que, embora não tenha ainda uma correlação causal, o fato é que nos últimos anos aumentaram os casos de câncer de intestino, de mama e de pele, além da incidência de pessoas com o espectro autista. “É difícil estabelecer um nexo causal, mas que pode ter influência. A gente quer ver como consegue cientificizar isso que é a alta incidência de quadros do transtorno do espectro autista que a gente está tendo na comunidade”, comentou.

Outra preocupação, conforme o médico, são os casos de doenças neurodegenerativas, também sem se conseguir estabelecer qualquer nexo causal. “Como esclerose lateral amiotrófica, como algumas neuropatias de origem inexplicável sem uma doença de base. São desafios que a gente acaba levando para o território com muito mais trabalho a ser feito e colocado em cada diversidade brasileira. A situação do Norte não é a mesma do Sul, a do Nordeste não é a mesma do Centro-Oeste. É conseguir levar isso para a realidade local e interagir com os atores e forças locais”, concluiu.

Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Astrazeneca para de fabricar vacina contra covid por razões comerciais

Astrazeneca para de fabricar vacina contra covid por razões comerciais

Com baixa procura, farmacêutica não atualizará imunizantes
L
SUS abre cadastro e convoca voluntários para ajudar nas enchentes do RS

SUS abre cadastro e convoca voluntários para ajudar nas enchentes do RS

Serão enviadas equipes volantes, serviços médicos em helicópteros e atendimento nos hospitais de campanha.
L
Saúde ocular, serviços disponíveis e medidas preventivas é orientado pela Sesau no dia do Oftalmologista

Saúde ocular, serviços disponíveis e medidas preventivas é orientado pela Sesau no dia do Oftalmologista

O oftalmologista Marcelo Barreto enfatiza sobre a importância da prevenção e a rotina do cuidado ocular.
L
Cremero e entidades médicas se reune com secretário de saúde para a entrega da pauta de reivindicações da classe

Cremero e entidades médicas se reune com secretário de saúde para a entrega da pauta de reivindicações da classe

Desta vez, o encontro aconteceu na Secretaria de Saúde do Estado, quando as entidades médicas foram recebidas pelo então secretário de saúde, Jeferson Rocha. 
L
Campanha incentiva doação de leite materno para recém-nascidos

Campanha incentiva doação de leite materno para recém-nascidos

Meta é ampliar em 5% a oferta desse leite a bebês internados
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

SOS Rio Grande do Sul: Campanha Solidária une municípios de Rondônia para auxiliar vítimas de enchentes

Em coletiva de imprensa, o prefeito Hildon Chaves enfatizou a importância da união e da solidariedade neste momento crítico.
L

Parlamentares aprovam mais de R$ 333 milhões em créditos adicionais para o Governo do Estado

Votações aconteceram durante sessão extraordinária, na quarta-feira, 7.
L

Giro News entrevista: Júnior Cavalcante

O programa Giro News recebe André Henrico para uma entrevista com o pré-candidato a vereador de Porto Velho, Júnior Cavalcante.
L
Chega a 100 o número de mortes confirmadas no Rio Grande do Sul

Chega a 100 o número de mortes confirmadas no Rio Grande do Sul

Chuvas deixam mais de 163 mil desabrigados e 63,7 mil desalojados
L

Governador Marcos Rocha dá início à construção da cerca operacional no aeroporto de Guajará-Mirim

O investimento de R$ 1.412.560,94 (um milhão, quatrocentos e doze mil, quinhentos e sessenta reais e noventa e quatro centavos) visa fortalecer as operações aéreas e promover o desenvolvimento regional.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
Concurso Unificado terá banco de candidatos para futuras convocações

Concurso Unificado terá banco de candidatos para futuras convocações

Previsão é de preenchimento imediato de 6.640 vagas efetivas
L
Publicidade

POLÍTICA

Alex Redano parabeniza prefeituras por participação na campanha “Declare seu Amor

Premiação é destinada a incentivar a destinação de recursos para fundos da infância e do idoso por meio do imposto de renda.
L
Deputado Edevaldo Neves solicita reforço policial nos residenciais Orgulho do Madeira e Morar Melhor em Porto Velho

Deputado Edevaldo Neves solicita reforço policial nos residenciais Orgulho do Madeira e Morar Melhor em Porto Velho

A iniciativa do deputado surge em resposta às demandas da comunidade residente nesses locais, que têm expressado preocupação com a segurança pública.
L
Produtores rurais compram trator com emenda de Cláudia de Jesus

Produtores rurais compram trator com emenda de Cláudia de Jesus

Associação APROVIC recebeu R$ 243 mil para aquisição dos equipamentos agrícolas.
L
Ieda Chaves faz parte da ação "S.O.S Rio Grande do Sul" que mobiliza doações em Rondônia

Ieda Chaves faz parte da ação “S.O.S Rio Grande do Sul” que mobiliza doações em Rondônia

Proposta é reunir o maior volume possível de suprimentos para ajudar os gaúchos.
L
Produtores do distrito do Iata, em Guajará-Mirim, recebem trator de pneus adquirido com emenda da deputada Sílvia Cristina

Produtores do distrito do Iata, em Guajará-Mirim, recebem trator de pneus adquirido com emenda da deputada Sílvia Cristina

Parlamentar destinou R$ 300 mil para a compra do veículo, entregue para a Associação Ampadi.
L
Publicidade

POLÍCIA

PF extradita rondoniense preso em Portugal

PF extradita rondoniense preso em Portugal

O homem estava foragido desde 2022 e constava na lista de Difusão Vermelha da Interpol.
10
PF RO deflagra operação para capturar foragido condenado por estupro de vulnerável

PF RO deflagra operação para capturar foragido condenado por estupro de vulnerável

Foi cumprido um mandado de prisão em Ji-Paraná.
10
Idoso é morto a golpes de pé-de-cabra pelo vizinho enquanto dormia na rede

Idoso é morto a golpes de pé-de-cabra pelo vizinho enquanto dormia na rede

Equipes da perícia e rabecão foram acionadas para os trabalhos de praxes e remoção do corpo ao IML.
18
PF RO realiza prisão de condenado por abuso sexual de vulnerável

PF RO realiza prisão de condenado por abuso sexual de vulnerável

O crime foi praticado em 2007, quando a vítima tinha oito anos.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ciclone extratropical deve atingir parte sul do Rio Grande do Sul

Ciclone extratropical deve atingir parte sul do Rio Grande do Sul

Defesa Civil orienta as pessoas buscarem abrigos longe de árvores
L
Gastos federais com ajuda ao RS serão identificados no Orçamento

Gastos federais com ajuda ao RS serão identificados no Orçamento

Ministério do Planejamento diz que medida aumentará transparência
L
Thiago Monteiro bate francês Monfils na estreia do Masters Mil de Roma

Thiago Monteiro bate francês Monfils na estreia do Masters Mil de Roma

Brasileiro volta à quadra na sexta contra o britânico Jordan Thompson
L
Governo federal envia ao Rio Grande do Sul 220 purificadores de água

Governo federal envia ao Rio Grande do Sul 220 purificadores de água

Equipamentos foram comprados com doações e levados num avião da FAB
L
Cascão “entra na água” em campanha para ajudar população do RS

Cascão “entra na água” em campanha para ajudar população do RS

Nos comentários, muita gente se emocionou com a publicação. 
L
Após 10 anos sem voz, cantor grava nova música com ajuda de IA

Após 10 anos sem voz, cantor grava nova música com ajuda de IA

Quando sofreu o derrame, os médicos deram a Randy 2% de chance de sobreviver.
L
Ambev anuncia pausa na fabricação de cerveja para produzir água ao RS

Ambev anuncia pausa na fabricação de cerveja para produzir água ao RS

A onda de boa ação para ajudar as vítimas das fortes chuvas que atingiram o Sul desde a última segunda-feira, segue aquecendo nossos corações.
L
Desmatamento na Amazônia tem queda de 21,8% e no Pantanal, de 9,2%

Desmatamento na Amazônia tem queda de 21,8% e no Pantanal, de 9,2%

Dados referem-se ao período de agosto de 2022 a julho de 2023
L
Famílias são beneficiadas com entrega de lâmpadas que ajudam na economia de energia

Famílias são beneficiadas com entrega de lâmpadas que ajudam na economia de energia

Além de trocar as lâmpadas, a equipe do PEE está cadastrando famílias para a substituição de geladeiras antigas por modelos novos.
L
Base de Canoas recebe voos comerciais programados para Porto Alegre

Base de Canoas recebe voos comerciais programados para Porto Alegre

Avião da Azul leva mantimentos doados e é o primeiro a pousar
L