QUINTA-FEIRA, 07/12/2023

L

Saúde

Previdência prepara mutirão para reduzir fila da perícia médica

Ação deve ter início em março pelo Nordeste.

Publicado em 

Previdência prepara mutirão para reduzir fila da perícia médica - News Rondônia

Por Elaine Patricia Cruz

O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, disse hoje (17), em São Paulo, que o governo está preparando um mutirão para reduzir a fila de espera por perícia médica no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Previdência prepara mutirão para reduzir fila da perícia médica - News Rondônia
Imagem José Cruz

“Essa hoje é a minha maior fila. São mais de 500 mil que estão aguardando uma perícia. Esse mutirão começa em março e é para diminuir parte da fila”, disse.

Em evento na sede da União Geral dos Trabalhadores (UGT), o ministro disse que o mutirão deve ser iniciado com prioridade em três estados do Nordeste, que concentram as maiores filas de benefícios que dependem de perícia médica. “Vai começar pelo tamanho da demanda, por onde está a maior fila. Sei que isso ocorre no Nordeste, na Bahia, Ceará e Pernambuco, os três estados mais graves, principalmente no interior, onde a perícia não está chegando por escassez de peritos”, disse o ministro.

A expectativa do governo é que, até dezembro, o tempo médio de espera por uma perícia médica caia para 45 dias. “Quero enquadrar [a fila] até dezembro para ficar 45 dias como prazo máximo de fila. Até 40 dias, nem é considerado fila. Mas eu quero que até dezembro não tenha ninguém fora do prazo máximo”, disse.

Cartão de benefícios

Na visita à UGT, o ministro disse que o governo pretende lançar, em março, o cartão de benefícios para o aposentado. A ideia é que esse cartão tenha validade em todo o país e concentre benefícios e direitos dos aposentados como passagens gratuitas no transporte público.

“Quero criar um cartão, um QRCode, que vai ter lá, para você poder mostrar em qualquer lugar. Ele poderá estar no celular. Estamos trabalhando para que o Banco do Brasil e a Caixa Econômica emitam para quem é cliente deles. Neles [cartões] vai ter toda a unificação dos benefícios por lei alcançados pelos beneficiários da Previdência. Por exemplo, estacionamento no shopping, entrada de cinema, ônibus, metrô. Quero conseguir desconto em passagem de avião. O Banco do Brasil e a Caixa deverão me outorgar também algumas farmácias conveniadas para desconto no medicamento. E aí vamos ampliar para todo tipo de vantagens. O cartão do beneficiário vai ser uma espécie de milhagem para beneficiar o beneficiário da previdência”, explicou o ministro.

Segundo Lupi, o Banco do Brasil e a Caixa concentram, juntos, cerca de 12 milhões de um total de 37 milhões de beneficiários. Por isso, a ideia é iniciar o projeto com esses dois bancos públicos, mas não deixar de buscar parceiros privados. “O Banco do Brasil e a Caixa serão os primeiros parceiros a aderirem. Mas eu quero tentar fazer com que os outros bancos também façam”, disse.

Revisão da vida toda

O ministro também disse que pretende fazer um acordo com o Supremo Tribunal Federal (STF) para que o INSS pague a revisão da vida toda nas agências, da mesma forma como foi feito com a revisão do Artigo 29, devida aos segurados dos benefícios por incapacidade entre 2002 e 2009 e que foi paga em lotes.

"Para quem já está cadastrado, eu quero encontrar uma forma para que, conforme o valor, a gente faça uma programação para colocar na conta. Em vez de ficar recorrendo, quero encontrar uma saída", disse o ministro a sindicalistas, adiantando que a proposta será discutida com os sindicatos.

“Conversei ontem com a AGU [Advocacia-Geral da União], e isso já está em fase de decisão tomada, só esperando a publicação do acórdão. E ela sugeriu, e eu estou conversando agora com o pessoal do INSS, aos moldes [do artigo 29]. Se o cara já está lá cadastrado e o INSS vai ter que pagar, por que não estabelecer um acordo para fazer isso na conta do cidadão, [de acordo] com as nossas possibilidades, para garantir que ele não fique recorrendo por mais 5 ou 6 anos? Em 10 dias devo ter uma proposta para levar para ele para depois irmos ao Supremo”.

Em dezembro, o STF reconheceu a revisão da vida toda. Por 6 votos a 5, os segurados ganharam o direito de recalcular os benefícios com base nas contribuições de toda a vida.

Em tese, a revisão pode ser pedida por aposentados e pensionistas que começaram a contribuir para o INSS antes de julho de 1994, mês de criação do Plano Real, e que se aposentaram entre 1999, quando o governo alterou as regras de cálculo dos benefícios após fazer uma reforma da Previdência no ano anterior, e a reforma da Previdência de 2019.

Reivindicações

Durante a reunião com o ministro, o presidente da UGT, Ricardo Patah, disse ter entregado uma lista de reivindicações. Um dos assuntos que a central pretende aprofundar com o ministro é a questão envolvendo os motoristas de aplicativos como Uber e 99. “Levamos quatro ou cinco demandas que ele [ministro] ponderou e vai nos responder brevemente”, disse o sindicalista.

Após o encontro na sede da União Geral dos Trabalhadores, o ministro visitou o Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos, também na capital paulista.

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Agrotóxicos: 25% dos alimentos de origem vegetal no país têm resíduos

Agrotóxicos: 25% dos alimentos de origem vegetal no país têm resíduos

Programa da Anvisa rastreou 1,7 mil amostras coletadas em todo o país.
L

Vacinas estarão disponíveis nas unidades de saúde até às 20h30, a partir de segunda-feira (11)

Ação vai acontecer de 11 a 15 de dezembro e serão ofertadas todas as vacinas do calendário para adultos e crianças, inclusive a da gripe
L

Congresso Rondoniense de Assistência Farmacêutica acontece nos dias 7 e 8 de dezembro, na Capital

O evento tem como objetivo promover uma discussão abrangente sobre os desafios, tendências e possibilidades da Assistência Farmacêutica
L
Plano de saúde tem que cobrir cirurgia de mudança de sexo, decide STJ

Plano de saúde tem que cobrir cirurgia de mudança de sexo, decide STJ

Votos na Terceira Turma foram unânimes.
L
Publicidade
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Desenrola Brasil: Porto Velho é a 15ª cidade que mais registrou renegociações no programa

São Paulo e Rio de Janeiro foram os estados e capitais que mais fizeram uso do benefício, segundo o documento.
L

Sérgio institui, via lei, Programa de Aposentadoria Incentivada para servidores do MP-RO

O prazo para quem quiser aderir ao programa é até 31 de dezembro e vai valer aos candidatos que não estiverem respondendo a processo disciplinar e não estiver respondendo a processo criminal ou improbidade administrativa.
L

Em Rondônia, Lei veda extinção de escolas cívico-militares e consideram necessárias e permanentes

A fala ocorreu depois que o governo federal anunciou o fim do programa que tinha como objetivo transformar escolas públicas em unidades cívico-militares.
L
Governo vai prorrogar Programa Desenrola por mais três meses

Governo vai prorrogar Programa Desenrola por mais três meses

Medida Provisória deverá ser enviada ao Congresso na próxima semana.
L

Bagattoli sobre Dino: ‘Esse cidadão não tem postura na condição do Supremo Tribunal Federal’

Jaime aproveitou sua participação nas redes sociais para convidar a população de Rondônia a apoiar uma manifestação nacional em protesto a indicação do ministro.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Nutricionistas aprovados em processo seletivo são convocados para assinatura de contrato

Os profissionais selecionados devem providenciar o envio da documentação até o dia 11 de dezembro, para a assinatura de contrato temporário e início imediato das atividades nas escolas.
L

Primeira convocação de estudantes selecionados em processo seletivo de estágio é realizada pelo Detran

Os estudantes do ensino médio selecionados vão receber orientações quanto ao envio da documentação e a assinatura do Termo de Compromisso de Estágio do IEL/RO
L

DNIT Lança edital de concurso com 100 vagas de nível superior e salários de até R$12 mil

Oportunidades em diversas áreas com inscrições abertas até dezembro; Tem vagas para Rondônia.
L

Divulgado resultado preliminar do processo seletivo para contratação de estagiários do Detran

As informações sobre o processo seletivo de estagiários do Detran/RO serão prestadas pelo IEL/RO
L
Mais de 2.400 vagas de emprego são ofertadas pelo “Geração Emprego” nesta semana, em Rondônia

Mais de 2.400 vagas de emprego são ofertadas pelo “Geração Emprego” nesta semana, em Rondônia

Além das vagas de trabalho disponíveis, ainda é possível ter acesso a orientações como elaborar um currículo atrativo e participar de capacitações gratuitas
L
Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia

POLÍTICA

Primavera de Rondônia: Deputada Lebrinha investe em projetos sociais voltados às famílias carentes

Parceria entre a parlamentar e o vereador Cristóvão Lourenço fortalece a assistência social no município.
L

Ieda Chaves mobiliza e divulga campanha do Laço Branco nas dependências da Alero

Deputados e servidores receberam laços e marca-páginas como símbolos.
L

Parceria viabilizada pela Dra. Taíssa proporciona atendimentos de orientações jurídicas em Guajará-Mirim

Cerca de 300 pessoas foram beneficiadas. Serviços foram em parceria com o deputado federal Maurício Carvalho e a Defensoria Pública da União.
L
Auxílio a pescador atingido por seca no Norte começa a ser pago hoje

Auxílio a pescador atingido por seca no Norte começa a ser pago hoje

Valor será depositado em parcela única de R$ 2.640.
L
Vereadora Márcia Socorristas busca melhoria para moradores do Bairro Planalto

Vereadora Márcia Socorristas busca melhoria para moradores do Bairro Planalto

Os munícipes buscam mais qualidade para transitar pelo bairro diariamente.
L
Publicidade

POLÍCIA

NO BAR: Vulgo “Chimba” é preso com armas após atirar em várias pessoas

No tiroteio duas pessoas acabaram sendo alvejadas. Além deste crime, o criminoso também é apontado como autor de vários outros na região.
12
URGENTE: Criminosos envolvidos em roubo de drogas na Politec são presos em Operação da Patrimônios

URGENTE: Criminosos envolvidos em roubo de drogas na Politec são presos em Operação da Patrimônios

Após a identificação dos envolvidos, a justiça expediu cinco mandados de prisão e nove de busca e apreensão que estão sendo cumpridos em Porto Velho.
10
Jovem é atacado a tiros por ocupantes de carro na zona leste

Vulgo “Menor” é atacado a tiros por ocupantes de carro em Porto Velho

Moradores próximos disseram que Aramis é suspeito de fazer roubos e furtos na localidade, e que a motivação do crime poderia ser um possível acerto de contas.
14
Esposa e cunhado de pastor morto com facada no peito são presos

Esposa e cunhado de pastor morto com facada no peito são presos

Segundo a PM, o irmão da acusada teria tentado retirar em uma moto a mulher do local, e durante o trajeto foram presos.
12

URGENTE: Homem é esfaqueado na cabeça pela esposa durante briga

Vizinhos acionaram o Samu, que prestou os primeiros socorros e encaminhou a vítima para a Policlínica Ana Adelaide.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mateus Serrate: de desafios infantis a pecuarista e empresário de sucesso

Em entrevista exclusiva no NewsTv.tv.br, Mateus Serrate compartilha sua trajetória de superação e empreendedorismo no mundo da pecuária.
L

Marcuce Antônio Miranda dos Santos revela os impactos sociais da Associação Beradeiro em entrevista exclusiva

Liderando iniciativas de saúde e empreendedorismo feminino, o presidente da Associação discute os desafios e sucessos em comunidades de PVH.
L

Michael Storchi Revela os Bastidores do Jornalismo em Entrevista Exclusiva ao Conexão RH

Com uma carreira destacada em Porto Velho, o jornalista compartilha insights sobre sua jornada profissional e a evolução do jornalismo na era digital.
L

Capitania Fluvial de Porto Velho revoga Portaria de proibição da navegação noturna

A nova determinação, autorizada pela Portaria nº102/CFPV-MB, considerou a permanência do nível do Rio Madeira acima dos 4 metros, conforme registros nas réguas da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).
L
Povo Deni supera a estiagem no Amazonas e alcança recorde na pesca de pirarucu

Povo Deni supera a estiagem no Amazonas e alcança recorde na pesca de pirarucu

Vencendo os desafios da seca, povo Deni conseguiu pescar 150 peixes, o melhor resultado alcançado em seis anos de atividade.
L
Voo para resgatar mais brasileiros em Gaza decola na quinta

Voo para resgatar mais brasileiros em Gaza decola na quinta

Segundo o Itaramaty, 102 pessoas estão na lista de repatriação.
L
Cedae conclui com antecedência manutenção do Sistema Guandu

Cedae conclui com antecedência manutenção do Sistema Guandu

Serviço foi adiado por três vezes.
L
Dieese: cesta básica fica mais cara em nove capitais em novembro

Dieese: cesta básica fica mais cara em nove capitais em novembro

Maior alta registrada no mês ocorreu em Brasília.
L
Brasil quita dívidas de R$ 3,8 bilhões com organismos internacionais

Brasil quita dívidas de R$ 3,8 bilhões com organismos internacionais

Anúncio foi feito na 63ª Reunião Ordinária do Conselho do Mercosul.
L
Prefeitura de Jaru de Jaru inicia instalação de mais duas mil lâmpadas de LED e amplia projeto de expansão de iluminação pública no município

Prefeitura de Jaru inicia instalação de mais duas mil lâmpadas de LED e amplia projeto de expansão de iluminação pública no município

O vice-prefeito Jeverson Lima, destacou que o compromisso da gestão é completar no próximo ano a instalação de 100% de lâmpadas de LED.
L