SEXTA-FEIRA, 04/07/2025

L

Saúde

Baixa adesão vacinal para poliomielite no país preocupa especialistas

Oito em dez municípios têm alto risco para reintrodução da doença.

Publicado em 

Baixa adesão vacinal para poliomielite no país preocupa especialistas - News Rondônia

Autor – Elaine Patricia Cruz

Nesta semana, o Ministério da Saúde anunciou que vai prorrogar a campanha de vacinação contra a poliomielite até o dia 30 de setembro. A medida, segundo a pasta, visa aumentar a cobertura vacinal e a adesão da população à vacinação. Até a última terça-feira (6), o ministério computava que, durante a campanha, apenas 35% das crianças na faixa etária entre 1 e 5 anos de idade haviam sido imunizadas contra a poliomielite. A meta da campanha é alcançar uma cobertura igual ou maior que 95% neste público.

Baixa adesão vacinal para poliomielite no país preocupa especialistas - News Rondônia
Tomaz Silva

A baixa cobertura vacinal observada no Brasil contra a doença nos últimos anos tem preocupado especialistas, que alertam que esse cenário pode provocar a reintrodução do vírus no país. “Aqui no país, nós temos um risco de reintrodução [do vírus] com esse cenário de baixa cobertura vacinal”, falou Caroline Gava, assessora técnica do Departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis do Programa Nacional de Imunizações.

“As últimas campanhas exclusivas [para a pólio] foram em 2018 e em 2020, onde já não alcançamos boas metas de cobertura vacinal. E hoje ela está muito aquém do que a gente desejaria”, acrescentou ela. Caroline palestrou hoje (8) em uma mesa que discutiu a situação da poliomielite no Brasil durante a XXIV Jornada Nacional de Imunizações (SBIm 2022), evento que acontece até sábado (10) no Centro de Convenções Frei Caneca, na capital paulista.

A poliomielite, que causa paralisia infantil e pode ser fatal, chegou a ser uma das doenças mais temidas no mundo. Mas, com a vacinação, o Brasil deixou de apresentar casos da doença desde 1989, tendo recebido, em 1994, um certificado de eliminação da doença. No entanto, com a baixa cobertura vacinal e problemas relacionados à vigilância epidemiológica e condições sociais, o Brasil voltou a figurar como um país de grande potencial para a volta da doença.

“Em uma avaliação de risco feito nas Américas e no Caribe pela Opas [Organização Pan-Americana de Saúde], considerando variáveis como cobertura vacinal, vigilância epidemiológica e outros determinantes de saúde, o Brasil aparece em segundo lugar, como de altíssimo risco para a reintrodução da pólio, só antecedido pelo Haiti”, disse a infectologista Luiza Helena Falleiros Arlant, que também participou da mesa, mas à distância. Luiza Helena integra o Núcleo Assessor Permanente da Sociedade Latinoamericana de Infectologia Pediátrica (Slipe).

Mapa vermelho

Durante sua palestra, Caroline apresentou um mapa do Brasil quase inteiramente pintado de vermelho. A cor vermelha indica o alto risco dos municípios do país para a reintrodução do vírus, levando em consideração não somente a cobertura vacinal, como também a vigilância epidemiológica e indicadores sociodemográficos. Nessa situação, encontravam-se 58,9% dos municípios brasileiros. O mapa, com dados referentes a 2021, apresenta três variações de cores além do vermelho: o laranja representa risco alto (situação de 25,6% dos municípios); o amarelo, risco médio (13,5%); e o verde, risco baixo (1,8%).

“Esse é um mapa que assusta. É um mapa da nossa realidade em relação ao risco para a poliomielite no país. Temos 84% dos municípios do país que registram risco alto ou risco muito alto para a reintrodução da pólio. Apenas 100 municípios, ao final de 2021, apresentaram risco baixo”, explicou Caroline.

A infectologista Luiza Helena também destacou a cor do mapa. “Nosso país está praticamente todo em vermelho, um vermelho muito intenso, com muito poucos lugares com risco médio. Não é a toa que vemos uma cobertura vacinal que, em 2021, não chegou a 70% no Brasil como um todo. O estado que se saiu melhor foi Santa Catarina, com 83%, mas longe de alcançar o proposto que é de 95% de cobertura vacinal. E há cifras de muita preocupação, como de apenas 44% no Amapá. Isso tudo é muito preocupante”, acrescentou ela.

Desde 2015, quando conseguiu obter uma cobertura vacinal de 98,3%, o Brasil não alcança mais a meta de vacinação para a doença [estabelecida em 95%]. Em 2020, ela somou apenas 76,2%. E, no ano passado, 69,9%.

Lembrando que, com o sarampo, a história não foi diferente. O Brasil chegou a receber o certificado de eliminação do sarampo em 2016. Mas em 2019, também com queda vacinal para a doença, o país perdeu esse reconhecimento após não conseguir controlar um surto, que se espalhou por diversos estados.

A poliomielite

A poliomielite ou pólio é uma doença contagiosa aguda causada por um vírus que vive no intestino, chamado poliovírus, que pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas infectadas e provocar ou não paralisia. Nos casos graves, em que acontecem as paralisias musculares, os membros inferiores são os mais atingidos. A falta de saneamento, as más condições habitacionais e a higiene pessoal precária constituem fatores que favorecem a transmissão do poliovírus.

A doença não tem cura. “A poliomielite provoca uma paralisia irreversível nos membros inferiores. E quando grave, ela pode provocar também uma paralisia dos músculos respiratórios. Temos uma taxa de letalidade, que é a morte pela doença, bastante alta”, disse Caroline, em entrevista à Agência Brasil.

A única forma de prevenção possível para a doença é a vacinação. “Os pais devem sempre deve estar olhando a caderneta de vacinação [dos filhos], que é assinalada, indicando quando ele deve retornar à unidade de saúde”, falou Caroline. “Lembrando que a vacina pode ser dada em qualquer sala [do país], não precisa ser na sua unidade de referência. Então, se eu estiver viajando, mas estiver na hora ou no dia da vacinação, com a documentação da criança eu conseguirei vaciná-la em qualquer unidade de saúde. E se eu atrasei ou se eu perdi a data, posso voltar a qualquer momento na unidade de saúde para executar essa vacinação e deixar o calendário vacinal da minha criança em dia”, disse ela.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Butantan inicia testes em humanos da 1ª vacina brasileira contra gripe aviária (H5N8)

Butantan inicia testes em humanos da 1ª vacina brasileira contra gripe aviária (H5N8)

Instituto ainda aguarda aval da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa
L
SUS disponibilizará implante contraceptivo Implanon para prevenção de gravidez e redução da mortalidade materna

SUS disponibilizará implante contraceptivo Implanon para prevenção de gravidez e redução da mortalidade materna

Previsão da pasta é que dispositivo seja liberado no 2º semestre
L

Lula anuncia ação conjunta em 45 hospitais universitários neste sábado para reduzir fila de cirurgias no SUS

Mobilização será em todas as regiões e prevê mais de sete mil atendimentos. Em entrevista, presidente enfatiza a importância do Agora Tem Especialistas e do Farmácia Popular.
L
SUS amplia vacinação contra Meningite com dose ACWY para crianças de 12 meses

SUS amplia vacinação contra Meningite com dose ACWY para crianças de 12 meses

O imunizante protege contra os sorogrupos A, C, W e Y. Até então, o reforço nessa faixa etária era feito com a meningocócica C.
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Ram anuncia novas versões esportivas da 2500 para 2026

Novas versões Warlock e Black Express chegam ao mercado com produção mexicana e preço competitivo
L

TRATON Financial Services inicia operações no país em julho

Companhia inicia operação com foco em crédito direto ao consumidor e suporte às concessionárias
L

Prefeitura de Porto Velho informa que o novo sistema de recarga por pix on-line já está operando

Vários pontos de atendimento presencial são disponibilizados para os que têm dificuldade de acessar a internet ou usar o aplicativo.
L

Giro News | Entrevista Leone Augusto Bezerra Leitão, coordenador do Office BIM do SENAI Rondônia

Nesta quinta-feira, dia 03 de julho, às 16h, o programa Giro News recebe o arquiteto Leone Augusto Bezerra Leitão, coordenador do Office BIM do SENAI Rondônia. Ele vai falar sobre os destaques do 1º Fórum BIM Rondônia – Inovação, Tecnologia e Futuro na Arquitetura e Urbanismo, realizado nos dias 27 e 28 em Porto Velho, com foco em soluções digitais para cidades inteligentes.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Concurso Nacional Unificado: simplificada isenção de taxa e alteradas opções de pagamento

Concurso Nacional Unificado: simplificada isenção de taxa e alteradas opções de pagamento

MGI publica retificações no edital do certame. Confira outras mudança
L

Inscrições para o Projeto Voluntariar da Segurança Pública seguem até o dia 22 de julho

O processo seletivo oferece 260 vagas para cadastro de reserva e está com inscrições abertas até 22 de julho
L

Feirão do Emprego e Empreendedorismo acontecerá no dia 11 de agosto, no Ginásio Cláudio Coutinho

A ação estava prevista para acontecer no dia 7 deste mês, mas para melhor atender à população será realizada em agosto
L
Inscrições para o Concurso Público Nacional Unificado 2025 começam nesta quarta-feira (02)

Inscrições para o Concurso Público Nacional Unificado 2025 começam nesta quarta-feira (02)

Prazo é válido também para quem quer isenção da taxa de inscrição
L
Rondônia abre mais de 880 novos postos formais de trabalho em maio

Rondônia abre mais de 880 novos postos formais de trabalho em maio

Nos cinco primeiros meses de 2025, Brasil já supera a criação de um milhão de novas vagas. Só em Rondônia, são 6,4 mil no ano.
L

POLÍTICA

Projeto defendido por deputada Cláudia de Jesus destina R$ 865 mil para diagnóstico de comunidades indígenas

Levantamento inédito vai mapear as condições de vida dos povos indígenas de Rondônia.
L

Presidente da Comissão de Saúde da Alero realiza visita institucional ao Laboratório Central (Lespro)

Luís do Hospital conheceu o Instituto, referência na formação continuada de servidores da saúde, em Porto Velho.
L

Deputado Coronel Chrisóstomo celebra aprovação de projeto que endurece regras para progressão de pena em crimes hediondos

Atualmente, detentos condenados por crimes hediondos precisam cumprir ao menos 40% da pena para solicitar a progressão de regime. Com a mudança, esse percentual passa a ser de 80%.
L
Câmara aprova aumento de pena para homicídio contra agentes de segurança

Câmara aprova aumento de pena para homicídio contra agentes de segurança

Medida diz respeito a crimes contra agentes de segurança pública
L
Lula critica prevalência de interesses econômicos no Congresso e defende ação judicial por decreto do IOF

Lula critica prevalência de interesses econômicos no Congresso e defende ação judicial por decreto do IOF

“Interesses de poucos prevalecem no Congresso”, afirmou presidente
L
Publicidade

POLÍCIA

Jovem de 17 anos foi socorrido com ferimentos nas costas após pedir ajuda em via pública

Adolescente sofre tentativa de homicídio a facadas na zona sul de Porto Velho

Jovem de 17 anos foi socorrido com ferimentos nas costas após pedir ajuda em via pública
12
PRF apreende drogas em táxi, em Porto Velho

PRF apreende drogas em táxi, em Porto Velho

Pacotes estavam escondidos no porta-malas do carro
10
Polícia Civil cumpre mandados contra suspeitos de integrarem facção criminosa em Rondônia

Polícia Civil cumpre mandados contra suspeitos de integrarem facção criminosa em Rondônia

Quase 40 policiais foram mobilizados para a ação, que tem como alvos indivíduos suspeitos de integrarem uma organização criminosa voltada ao tráfico de drogas na região.
14
Mulher é presa tentando entrar com droga em presídio na capital

Mulher é presa tentando entrar com droga em presídio na capital

De acordo com a Polícia Penal, a mulher entrava para visita, quando na revista pelo body scan foi visto um volume introduzido no ânus da suspeita.
12
Homem é preso por tráfico de drogas no Bairro Nova Porto Velho

Homem é preso por tráfico de drogas no Bairro Nova Porto Velho

Durante a busca pessoal, foi encontrada uma pedra de substância semelhante a crack em suas vestes.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Reservatórios residenciais garantem segurança no abastecimento durante verão amazônico

Garantir abastecimento em casa é uma responsabilidade compartilhada.
L
Prefeitura de Jaru realiza patrolamento na Linha 612

Prefeitura de Jaru realiza patrolamento na Linha 612

Serviços de melhoria na Linha 612 avançam e integram plano da Prefeitura para recuperar estradas rurais antes do período chuvoso.
L
Educação: programa Busca Ativa Escolar promove mais uma rodada de ações no sábado, 05

Educação: programa Busca Ativa Escolar promove mais uma rodada de ações no sábado, 05

O programa Busca Ativa Escolar realizará mais uma ação no próximo sábado, 05, a partir das 8h, nos centros de saúde Carlos Chagas, Setor 05, e Rute de Souza, Setor 07.
L
Evento Cidadania Empresarial incentiva formalização de empreendedores em Rondônia

Evento Cidadania Empresarial incentiva formalização de empreendedores em Rondônia

Com participação do Sebrae em Rondônia, iniciativa oferece suporte gratuito para empreendedores se regularizarem.
L
Petrobras busca aumentar escoamento de gás natural para reduzir custos à indústria

Petrobras busca aumentar escoamento de gás natural para reduzir custos à indústria

Anúncio foi feito pela presidente da estatal
L
Mesatenista Hugo Calderano é impedido de disputar torneio nos EUA por ter visitado Cuba

Mesatenista Hugo Calderano é impedido de disputar torneio nos EUA por ter visitado Cuba

Obstáculo para dispensa automática teria sido ida do atleta a Cuba
L
Gilmar Mendes convoca audiência pública no STF para debater a pejotização e relações de trabalho

Gilmar Mendes convoca audiência pública no STF para debater a pejotização e relações de trabalho

Gilmar Mendes é o relator do processo que trata da pejotização no STF
L
Proposta de reforma administrativa da Prefeitura é entregue ao Ministério Público

Proposta de reforma administrativa da Prefeitura é entregue ao Ministério Público

O novo modelo de gestão começa a ser implantado na próxima segunda-feira (7).
L

Requerimento da Licença Ambiental (LP -LI – LO): LUCIANA POSSER RAMOS

Licença Prévia (LP), Licença de Instalação (LI) e Licença de Operação (LO)
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.