SEGUNDA-FEIRA, 04/03/2024
Publicidade

L

Saúde

Aliança Nacional busca reduzir mortalidade materna e neonatal

Iniciativa é de cerca de 50 entidades e organizações de saúde

Publicado em 

Aliança Nacional busca reduzir mortalidade materna e neonatal - News Rondônia

Em defesa do atendimento adequado às gestantes e aos neonatos, que reduza a mortalidade materna no Brasil, cerca de 50 entidades e organizações de saúde criaram a Aliança Nacional para o Parto Seguro e Respeitoso. A iniciativa atende à orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS), que escolheu "Cuidado materno e neonatal seguro” como tema do Dia Mundial da Segurança do Paciente 2021, comemorado hoje (17). Uma carta-compromisso, a ser divulgada nos próximos dias, busca o engajamento de autoridades nessa luta.

Aliança Nacional busca reduzir mortalidade materna e neonatal - News Rondônia

Nesta sexta-feira, diversos monumentos espalhados pelo país vão ser iluminados na cor laranja para lembrar a data. Entre eles estão o Cristo Redentor, o Maracanã, os Arcos da Lapa e o Castelo Mourisco, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro; o Palácio de Karnac e o prédio do Conselho Regional de Enfermagem do Piauí, em Teresina, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em Natal, o Palácio dos Leões, em São Luís, o Hospital Regional Wenceslau Lopes, em Piancó, e o Hospital Regional de Cajazeiras, ambos no sertão da Paraíba, o Hemocentro da Universidade de Campinas, em Campinas, e o Elevador Lacerda, em Salvador.

Carta-compromisso

No dia 22 deste mês, a Aliança vai lançar uma carta-compromisso com medidas de redução da mortalidade materna e neonatal. A intenção é que o documento seja assinado como um compromisso por autoridades dos poderes Executivo e Legislativo, nos âmbitos nacional e estaduais, para que as medidas sejam postas em prática.

Embora a meta fixada pelo Brasil na OMS seja de 30 óbitos maternos por 100 mil nascidos vivos até 2030, o número de óbitos de mães no país, em 2018, atingiu 59,1 por 100 mil nascidos vivos.

“A mortalidade materna, em particular, é um gravíssimo problema de saúde pública”, ressaltou, em entrevista à Agência Brasil, Victor Grabois, presidente da Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente (Sobrasp), uma das entidades que coordenam a iniciativa. Para ele, esse é um problema importante no mundo, mas a maior parte dos entraves está nos chamados países em desenvolvimento e de baixa renda.

No mundo, todos os dias, 830 mulheres morrem por causas evitáveis relacionadas à gravidez e ao parto e, anualmente, 2,5 milhões de bebês morrem logo após nascer. Os dados são da OMS. Victor Grabois afirmou que boa parte dessas mortes é evitável. “Porque elas são mortes por eclâmpsia, por pressão elevada, por infecção, por hemorragia pós-parto, que são preveníveis. Toda morte materna é um evento sentinela, demanda uma investigação específica e, o que é mais grave, uma boa parte, de fato, é evitável”, afirmou. De acordo com a OMS, essas complicações respondem por mais de 70% das mortes maternas.

Covid-19

O quadro ficou mais crítico agora, em decorrência da pandemia do novo coronavírus. “É esperado para 2020 e 2021 que a gente tenha uma elevação da razão de mortalidade materna (RMM). Se a gente comparar 2021 com 2020, em relação às mortes maternas por covid-19, que incluem as gestantes e as puérperas, tivemos uma elevação de quase quatro vezes o número de óbitos maternos em cada semana epidemiológica”.

Se em 2020 a média foi de dez mortes maternas por covid-19 por 100 mil nascidos vivos em cada semana epidemiológica, em 2021 o número chegou a 38 mortes maternas por semana epidemiológica. O levantamento foi feito pelo Observatório Obstétrico Brasileiro (OOB). “Quase quadruplicando esse número”, comentou Grabois. Ainda segundo o observatório, uma em cada cinco mortes maternas pela doença ocorreu fora de uma unidade de terapia intensiva.

Os especialistas asseguram que essa situação dramática pode ser evitada com atendimento adequado às gestantes e aos neonatos. A ideia é unir forças para potencializar os resultados, disse o presidente da Sobrasp. Ele lembrou que, com alguma melhoria na qualidade da atenção ao pré-natal, ao parto e ao puerpério, o Brasil conseguiu reduzir a RMM em 8,4% em um ano, de 2017 para 2018. Mas é preciso avançar mais nesse campo, recomendou.

Campanha

A campanha, difundida ao longo do mês de setembro pelas entidades que participam da Aliança Nacional para o Parto Seguro e Respeitoso, tem como tema “Aja agora para um parto seguro e respeitoso”, que é o slogan da OMS traduzido para o português. As diretrizes gerais da ação foram elaboradas por um conselho científico e reúnem informações e orientações das diferentes entidades participantes para a segurança de mulheres e bebês.

As principais diretrizes envolvem os temas da equidade, respeito, redes de atenção, parto adequado, prevenção à mortalidade materna, prevenção da prematuridade, letramento, empoderamento e engajamento e participação da família.

Segundo o Ministério da Saúde, 65% dos óbitos maternos ocorridos em 2018 foram de mulheres negras ou pardas. A campanha da Aliança envolve o enfrentamento de desigualdades e do racismo, questões que tornam a ação urgente, na opinião do presidente da Sobrasp. Grabois indicou a necessidade de enfrentar, em todos os níveis do sistema de saúde, as barreiras que limitam o acesso a serviços de qualidade, entre as quais a pobreza, a falta de informação e de acesso a serviços de saúde adequados, que impedem que as mulheres recebam cuidados devidos durante a gestação e o parto.

Problemas

O Brasil ocupa a décima posição no ranking mundial da prematuridade, com 300 mil nascimentos prematuros registrados em 2019, de acordo com informação do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, de 2020. Dados do Ministério da Saúde e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) revelam que 11,7% dos partos no Brasil ocorrem antes das 37 semanas de gestação.

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Dengue: 14,7% das vacinas distribuídas aos municípios foram aplicadas

Dengue: 14,7% das vacinas distribuídas aos municípios foram aplicadas

Distrito Federal avalia ampliar público-alvo para não perder doses
L

Alerta sobre importância da prevenção ao câncer do colo do útero reforça a Campanha Março Lilás

A POC atende a população de todo o Estado, oferecendo serviços e exames na especialidade
L
Prefeitura convoca servidores do âmbito da saúde

Prefeitura convoca servidores do âmbito da saúde

Convocados devem comparecer para entrega de documentação.
L
Pais não podem desperdiçar chance de vacinar contra dengue, diz Nísia

Pais não podem desperdiçar chance de vacinar contra dengue, diz Nísia

Ministra da Saúde participou do Dia D de combate à doença
L
Estudo da Fiocruz indica que BCG é ineficaz quando aplicada em adultos

Estudo da Fiocruz indica que BCG é ineficaz quando aplicada em adultos

Vacina deve ser aplicada apenas em crianças até 5 anos
L
Publicidade
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Agenda News: Porto Velho Shopping recebe a Carreta do Amor com exames gratuitos para mulheres

Mamografia e Papanicolau são oferecidos por ordem de chegada até o dia 15 de março no acesso D.
L
POLÍGONOS: PF RO deflagra operação para combater extração ilegal de minério

POLÍGONOS: PF RO deflagra operação para combater extração ilegal de minério

Foram inutilizados maquinários e motores, com o auxílio de uma aeronave tática e duas embarcações.
10

Inscrições para seleção do MP para estágio em Direito serão abertas na próxima sexta-feira

O processo seletivo busca a formação de cadastro de reserva em Porto Velho e em outras 22 comarcas.
L

Defesa tenta, mas o TRE-RO manteve a condenação de empresário que prometeu ‘churrasco e folga’, caso Bolsonaro vencesse as eleições

A investigação revelou que o homem ameaçava os funcionários de demissão, se eles não votassem no ex-presidente.
L
no acre, barco com prefeito de cruzeiro do sul naufraga

No Acre, barco com prefeito de Cruzeiro do Sul naufraga

Diante da situação, o titular da pasta reconhece o momento como ‘condições vividas diariamente pelos moradores’.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Vaga de Empregos

Vaga de Emprego: Copeira na Pousada Surya

Se você possui habilidades culinárias, experiência na área e proatividade, essa oportunidade pode ser para você!
L

Prefeitura divulga homologação dos inscritos para serviço voluntário

Os candidatos selecionados prestarão serviço diário, com duração de quatro horas por dia, de segunda a sexta-feira
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Empresa Abre Vagas para Auxiliar de Escritório para Pessoas com Deficiência (PCD) em Porto Velho

Se você possui habilidades administrativas, está em busca de oportunidades de trabalho e deseja fazer parte de uma empresa que valoriza a inclusão, esta pode ser a chance que você esperava!
L
Vaga de Empregos

Empresa Privada Abre Vaga para Auxiliar de Escritório em Porto Velho

Se você possui habilidades administrativas, gosta de trabalhar em equipe e está em busca de novos desafios, esta pode ser a oportunidade que você estava esperando!
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputado Edevaldo Neves agradece prefeito pela parceria desde a época de vereador

Deputado Edevaldo Neves agradece prefeito pela parceria desde a época de vereador

Parceria entre Edevaldo Neves e Prefeito Hildon Chaves resulta em melhorias para a região norte de Porto Velho.
L

Lei de cota racial criada por Cláudia de Jesus para concursos começa ser aplicada

Legislação estabelece 20% de vagas em concursos para pessoas negras
L

Projeto de Lei da Deputada Federal Cristiane Lopes busca atender necessidades de pacientes com doenças raras

Com total comprometimento com a causa, em 2023 protocolou o Projeto de Lei nº 2684, que propõe a instituição da Política de Atenção Integral à Saúde das Pessoas com Doenças Raras.
L

Dra Taíssa propõe distribuição gratuita de uniforme para alunos da rede estadual que possuem Cadastro Único

Proposta visa garantir o acesso à educação e reduzir o índice de evasão escolar.
L

Dra Taíssa prestigia Casamento Comunitário em Guajará-Mirim

Ao todo 28 casais oficializaram o matrimônio civil, numa cerimônia que reuniu familiares, amigos e autoridades.
L
Publicidade

POLÍCIA

Em Rondônia, PRF promove aula de defesa pessoal em comemoração ao mês da mulher

Em Rondônia, PRF promove aula de defesa pessoal em comemoração ao mês da mulher

O evento aconteceu em Porto Velho/RO e reuniu cerca de 22 mulheres.
L
PRF recupera veículo adulterado em Ariquemes

PRF recupera veículo adulterado em Ariquemes

O veículo foi interceptado na BR 364.
10
Bombeiros salvam motoboy vítima de infarto na Avenida Amazonas

Bombeiros salvam motoboy vítima de infarto na Avenida Amazonas

De acordo com testemunhas, o motoboy estaria seguindo pela Amazonas, quando parou no semáforo, em seguida, caiu do veículo e ficando desacordado.
L
URGENTE: Homem é encontrado morto em residencial na zona sul

URGENTE: Homem é encontrado morto em residencial na zona sul

As primeiras informações dão conta que a vítima foi encontrada pela esposa que acionou a PM e o Samu, onde a equipe médica fez a constatação do óbito.
18
Polícia Militar prende dois suspeitos de homicídio em Vilhena

Polícia Militar prende dois suspeitos de homicídio em Vilhena

Além de moto roubada, pistola foi apreendida com os dois suspeitos.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Erro Judicial: Idosa de 77 Anos detida por engano no Maranhão

Uma falha judiciária em Rondônia leva à prisão indevida de uma senhora no Maranhão, desencadeando uma onda de indignação e pedidos de justiça.
L
Barroso diz que risco à democracia era maior do que se pensava

Barroso diz que risco à democracia era maior do que se pensava

Ministro do STF ressalta que estabilidade institucional foi rompida.
L
Novela Elas por Elas: Conflitos e Resgates

Reviravoltas e Confrontos em ” Elas por elas “

Intrigas e revelações abalam as relações familiares
L

Sobrevivência Inacreditável: deslizamento destrói caminhões no Peru sem deixar feridos

Milagrosamente, passageiros sobrevivem a catastrófico deslizamento de terra
L
Tramas e Desconfianças em Renascer

Conflitos e Confrontos em “Renascer”

Intrigas familiares e amores em disputa
L
Preparada para a temporada de chuvas, Energisa moderniza Sistema Elétrico e destaca Plano de Contingência

Preparada para a temporada de chuvas, Energisa moderniza Sistema Elétrico e destaca Plano de Contingência

No ano passado, Rondônia enfrentou temporais, granizo, rajadas de ventos de até 100 km/h.
L
MP Itinerante garante acesso à emissão de documentos e fiscaliza setores da educação no 1º dia de projeto

MP Itinerante garante acesso à emissão de documentos e fiscaliza setores da educação no 1º dia de projeto

Durante a tarde foi a vez de servidores do Município ouvirem sobre as questões práticas da nova Lei de Licitações voltadas à realidade municipal.
L

Requerimento da Licença Ambiental: I. M. S. Construtora LTDA

Licença de Operação – (LO)
L
Empresário deixa empresa de herança para os 700 funcionários

Empresário deixa empresa de herança para os 700 funcionários

Em 2010 ele recebeu propostas de grandes conglomerados internacionais para vender a marca, mas prontamente recusou.
L

Requerimento da Licença Ambiental: CONDOMINÍO MARQUES

Licenças Ambientais de Instalação e Operação (LAO e LAI)
L