A empresa Medicando, que é responsável pelo pronto-socorro e obstetrícia/ginecologia do Hospital Regional de Vilhena (HRV), realizou um treinamento com as equipes de médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem no prédio da UPA 24h. A ação teve como principal objetivo alinhar os procedimentos para atendimentos de emergência com os equipamentos disponíveis.
"Foi um dia de treinamento para as equipes médicas nos atendimentos do paciente que chega em emergência. O curso foi um dia inteiro, passando por várias simulações, procedimentos como intubação, parada cardio respiratórias, trabalho com materiais da UPA, ventilador mecânico, ensinar a utilizar os principais modos ventilatórios, usar o desfibrilador, entre outros", conta o médico, Maxuwendell Batista.
Segundo Siclinda Raasch, secretária municipal de saúde, os treinamentos e capacitações fazem parte de um pedido feito ainda na contratação da empresa. Uma das exigências era que a empresa trouxesse para um serviço diferenciado, cada vez melhor e, dentro das necessidades de melhoria. A Secretaria Municipal de Saúde pediu que a empresa mantivesse uma capacitação constante dos servidores.
O treinamento e a repetição do mesmo no setor fazem com que as equipe se mantenham entrosadas para as diversas demandas que surgem no dia, além de que os responsáveis pela capacitação confirmaram que irão ocorrer mais treinamentos nos próximos meses para fazer um alinhamento do fluxo de atendimento e elaboração de protocolos específicos em detalhes.