SEGUNDA-FEIRA, 04/03/2024
Publicidade

L

Saúde

Rondônia lança campanha 'Julho Amarelo' no baixo Madeira e em comunidade de quilombola do Vale do Guaporé

A coordenadora enfatiza que a Hepatite B, não tem cura, mas tem tratamento.

Publicado em 

Rondônia lança campanha 'Julho Amarelo' no baixo Madeira e em comunidade de quilombola do Vale do Guaporé - News Rondônia

O Governo de Rondônia, por meio da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) intensificou nos meses de fevereiro e julho deste ano ações de prevenção com palestras e distribuição de preservativos masculinos e femininos, testagem rápida, vacinação e capacitação de profissionais de saúde para diagnóstico do cenário das hepatites virais, nos municípios e em áreas de difícil acesso do Estado.

Rondônia lança campanha 'Julho Amarelo' no baixo Madeira e em comunidade de quilombola do Vale do Guaporé - News Rondônia

As ações dão continuidade no próximo mês, com o lançamento oficial, no dia 7 de agosto, da campanha “Julho Amarelo” para distribuição de preservativos e vacinação realizada pela Agevisa no distrito de São Carlos, região do baixo Madeira. As atividades contam com o apoio da Associação dos Portadores de Hepatites Virais de Rondônia (Aphro), destacando a atuação em Porto Velho, e da Associação Beradeiro no entorno das microrregiões ribeirinhas.

A campanha levará também atendimento, no dia 21 de agosto, à região do Médio-Guaporé, município de São Miguel do Guaporé, às comunidades quilombolas e outros povos da floresta da macrorregião.

“JULHO AMARELO”

De acordo com o Ministério da Saúde (MS), cerca de 3 milhões de brasileiros estão infestados pela hepatite “C”. Mas por não se testarem desconhecem que são portadores da doença. Estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS) em 2019 mostram que 3% da população mundial seja portadora de hepatite “C”.

Divulgar mais informações e conhecimento sobre a doença às pessoas é a principal meta da parceria do MS com os estados e municípios com o objetivo de que todo adulto, a partir de 45 anos, vá a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para fazer o teste rápido. Caso o resultado seja positivo, o tratamento disponível na rede pública de saúde, deve ser iniciado de imediato.

O mês de julho, adotado pelo Ministério da Saúde e pela Coordenação Estadual das Hepatites Virais como período de luta e prevenção contra à doença, é a época definida para maior divulgação do trabalho realizado todos os dias pelos agentes de saúde em parceria com os municípios e entidades parceiras não-governamentais com o tema “Julho Amarelo”.

Em 2019 foi realizado o I Simpósio de Hepatites Virais no Estado, com a parceria do MS, quando foi lançado em Rondônia o protocolo de eliminação da hepatite “C” no Brasil. Por meio de oficinas coordenadas pela equipe da Fiocruz 300 profissionais da área de saúde foram capacitados a fazer a leitura correta dos marcadores sorológicos para que se melhore a assistência aos portadores de hepatites virais no Estado.

Ano passado (2020) também foi realizado um simpósio on-line em parceria com a Fiocruz, com a participação de médicos da Unidade de Referência em Hepatites sob a coordenação do cientista e infectologista,  Juan Miguel Villalobos.

Este mês, todas as unidades de serviços do Serviço de Assistência Especializada (SAE), que já atendem portadores do vírus da AIDS, também acompanharão os pacientes de hepatite em Porto Velho e nos demais municípios do Estado.

Francilene Miranda destaca como fundamental a atuação do SAE, pois já vêm realizando ao longo de todo o mês de julho o trabalho de orientação, prevenção, distribuição dos preservativos e desenvolvendo ações locais de prevenção e diagnóstico.

DESCENTRALIZAÇÃO

Outro avanço no tratamento das hepatites virais é a nova modalidade de entrega de medicamentos aos portadores da doença que moram nos municípios do interior e tinham que viajar até à Capital para receber os remédios na Farmácia Central.

O projeto, para que esses pacientes possam receber os medicamentos junto ao SAE, nas cidades em que moram, foi elaborado por técnicos do Ministério da Saúde em parceria com a Organização Para a Saúde (OPAS) e uma Faculdade de Santa Catarina. Assim que foi consultado sobre o interesse no projeto, o Governo de Rondônia concordou e seguiu todas as recomendações técnicas para adequar e dar agilidade à entrega dos medicamentos a partir de 2021.

A coordenadora enfatiza que a Hepatite B, não tem cura, mas tem tratamento. E esse tratamento o Governo de Rondônia está se esforçando para deixar o mais próximo possível do paciente.

PREVENÇÃO E VIGILÂNCIA

A vacina é, sem dúvida, uma ferramenta importante que se tem para prevenção contra a hepatite. As duas cidades do Estado com maior incidência–média 1999 a 2020 – são:  Porto Velho, por causa do maior número populacional, e Ji-Paraná na região Central de Rondônia. Esse trabalho de vigilância é desenvolvido pela Agevisa para que se possa traçar as ações de prevenção e tratamento com a oferta de preservativos masculinos e femininos, testes rápidos e investimentos em capacitação dos profissionais.

DIAGNÓSTICO

A região Norte é considerada área endêmica da hepatite B. Por isso, há cerca de dois anos, Rondônia intensificou o trabalho de testes rápidos para que se possa fazer um diagnóstico completo. A coordenadora afirmou que, aonde as equipes levam o teste rápido, também se levam as vacinas contra a hepatite B. O alerta do Ministério da Saúde é para que a prevenção se torne um hábito, principalmente para evitar que a doença evolua.

DEFINIÇÕES

Hepatite viral – é uma infecção causada no fígado por vírus que têm uma preferência pelas células hepáticas. As hepatites do tipo “A” e “E” costuma-se dizer que a transmissão delas é oral e fecal. Então onde não há saneamento básico e a higiene for precária, há uma chance maior de transmissão e veiculação desse vírus.

Hepatite “B” e “C” – já são outras formas de transmissão, que seriam as formas sexual e sanguínea. Hepatite “B”- pode ser transmitida também de mãe para filho, durante a gestação se essa mulher não tiver sob acompanhamento e tratamento. No caso específico da hepatite B predomina a transmissão pela prática de sexo sem proteção. Por isso que ela entra no rol das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Já a hepatite “C”, se a pessoa é usuária de droga não deve estar compartilhando seringa, estúdio de tatuagem e manicure.

É necessário ter certeza de que os utensílios estão bem esterilizados. “Se não você corre o risco de pegar hepatite B ou hepatite C”, explica a coordenadora.

Francilene comenta ainda um fato entre casais, que por ser muito íntimo, achar que pode compartilhar a escova de dente. O portador de hepatite “B” ou “C” pode no ato da escovação ferir a gengiva e ao compartilhar a escova, após o sangramento gengival transmitir a doença. As formas de transmissão das hepatite virais são tão preocupantes quanto às do HIV.

SEM VACINA

A hepatite “C” não tem vacina, mas tem tratamento e bons avanços a partir de 2019. “Se consegue até acima de 95 % de cura. Então se a gente cuida desse paciente logo e consegue trata-lo, e o tratamento dura três ou quatro meses e o paciente chega à cura”, enfatiza, Francilene.

Há, no entanto, pessoas que circulam por aí sem nenhum sintoma. Por isso são oferecidos os testes rápidos, campanhas em cima de campanhas. Houve campanhas em fevereiro, agora em julho a campanha de hepatite “B”.

Não se oferecem apenas testes para hepatite “B”, mas também “C”, “D”, sífilis e HIV. “A gente já aproveita e oferece os quatro testes”, garante Francilene Miranda, após explicar que essa testagem é por meio de uma furadinha na ponta do dedo para coleta de uma gota de sangue. Em 10 minutos o resultado fica pronto, é preciso e não tem erro.

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Dia de conscientização destaca importância da vacinação contra o HPV

Dia de conscientização destaca importância da vacinação contra o HPV

Especialista garante que imunização é segura e protege contra o câncer.
L
Dengue: 14,7% das vacinas distribuídas aos municípios foram aplicadas

Dengue: 14,7% das vacinas distribuídas aos municípios foram aplicadas

Distrito Federal avalia ampliar público-alvo para não perder doses
L

Alerta sobre importância da prevenção ao câncer do colo do útero reforça a Campanha Março Lilás

A POC atende a população de todo o Estado, oferecendo serviços e exames na especialidade
L
Prefeitura convoca servidores do âmbito da saúde

Prefeitura convoca servidores do âmbito da saúde

Convocados devem comparecer para entrega de documentação.
L
Pais não podem desperdiçar chance de vacinar contra dengue, diz Nísia

Pais não podem desperdiçar chance de vacinar contra dengue, diz Nísia

Ministra da Saúde participou do Dia D de combate à doença
L
Publicidade
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Transformação pela Fé: a jornada de superação do Pastor Sávio

De desafios a triunfos: como a fé moldou o líder da Igreja Pentecostal Nova Esperança
L
no acre, mariana silva e waldez góes percorrem regiões atingidas pela enchente

No Acre, Mariana Silva e Waldez Góes percorrem regiões atingidas pela enchente

Rio Acre atinge a segunda medida histórica em um cenário que coloca o governo local como mero expectador.
L
JUS PUNIENDI: FICCO/RO deflagra operação contra tortura e organização criminosa na capital

JUS PUNIENDI: FICCO/RO deflagra operação contra tortura e organização criminosa na capital

Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão.
10

Agenda News: Porto Velho Shopping recebe a Carreta do Amor com exames gratuitos para mulheres

Mamografia e Papanicolau são oferecidos por ordem de chegada até o dia 15 de março no acesso D.
L
POLÍGONOS: PF RO deflagra operação para combater extração ilegal de minério

POLÍGONOS: PF RO deflagra operação para combater extração ilegal de minério

Foram inutilizados maquinários e motores, com o auxílio de uma aeronave tática e duas embarcações.
10
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Vaga de Empregos

Vaga de Emprego: Copeira na Pousada Surya

Se você possui habilidades culinárias, experiência na área e proatividade, essa oportunidade pode ser para você!
L

Inscrições para seleção do MP para estágio em Direito serão abertas na próxima sexta-feira

O processo seletivo busca a formação de cadastro de reserva em Porto Velho e em outras 22 comarcas.
L

Prefeitura divulga homologação dos inscritos para serviço voluntário

Os candidatos selecionados prestarão serviço diário, com duração de quatro horas por dia, de segunda a sexta-feira
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Empresa Abre Vagas para Auxiliar de Escritório para Pessoas com Deficiência (PCD) em Porto Velho

Se você possui habilidades administrativas, está em busca de oportunidades de trabalho e deseja fazer parte de uma empresa que valoriza a inclusão, esta pode ser a chance que você esperava!
L
Publicidade

POLÍTICA

Governo Lula apresenta projeto de lei para regulamentar trabalho por aplicativos

Governo Lula apresenta projeto de lei para regulamentar trabalho por aplicativos

PL prevê pagamento de piso por hora e contribuição ao INSS, mas deixa entregadores de fora.
L
Deputado Edevaldo Neves agradece prefeito pela parceria desde a época de vereador

Deputado Edevaldo Neves agradece prefeito pela parceria desde a época de vereador

Parceria entre Edevaldo Neves e Prefeito Hildon Chaves resulta em melhorias para a região norte de Porto Velho.
L

Lei de cota racial criada por Cláudia de Jesus para concursos começa ser aplicada

Legislação estabelece 20% de vagas em concursos para pessoas negras
L

Projeto de Lei da Deputada Federal Cristiane Lopes busca atender necessidades de pacientes com doenças raras

Com total comprometimento com a causa, em 2023 protocolou o Projeto de Lei nº 2684, que propõe a instituição da Política de Atenção Integral à Saúde das Pessoas com Doenças Raras.
L

Dra Taíssa propõe distribuição gratuita de uniforme para alunos da rede estadual que possuem Cadastro Único

Proposta visa garantir o acesso à educação e reduzir o índice de evasão escolar.
L
Publicidade

POLÍCIA

URGENTE: Caminhão invade preferencial e causa grave acidente com casal em moto na zona leste

URGENTE: Caminhão invade preferencial e causa grave acidente com casal em moto na zona leste de Porto Velho

A PM isolou o local e acionou o resgate para atender a vítima.
16
FUGA ALUCINADA: Ladrão de residência é preso após perseguição em Porto Velho

FUGA ALUCINADA: Ladrão de residência é preso após perseguição em Porto Velho

Após a abordagem, apenas um dos suspeitos foi localizado.
12
Motoboy vítima de mal súbito morre no hospital em Porto Velho

Motoboy vítima de mal súbito morre no hospital em Porto Velho

Tiago que trabalhava seguia pela Amazonas sentido bairro, quando acabou passando mal ao parar no semáforo.
18
Em Rondônia, PRF promove aula de defesa pessoal em comemoração ao mês da mulher

Em Rondônia, PRF promove aula de defesa pessoal em comemoração ao mês da mulher

O evento aconteceu em Porto Velho/RO e reuniu cerca de 22 mulheres.
L
PRF recupera veículo adulterado em Ariquemes

PRF recupera veículo adulterado em Ariquemes

O veículo foi interceptado na BR 364.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental: CLIMATIZACAO NUNES LTDA

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA
L

Recebimento da Licença Ambiental: M R COMERCIO DE PEÇAS E SERVIÇOS PARA MOTOS

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA Nº 44 SOL/DLA
L

Requerimento da Licença Ambiental: S. C. ARRUDA DE BARROS

Licença Ambiental por Declaração – (Modo Simplificado)
Uber pede ao STF suspensão de processos sobre vínculo trabalhista

Uber pede ao STF suspensão de processos sobre vínculo trabalhista

Para advogados, é preciso esperar posicionamento final da Corte
L
Terceiro ano faz trote com tema Minions e viraliza na internet

Terceiro ano faz trote com tema Minions e viraliza na internet

Outro aluno ainda aparece fantasiado como “Vector”, o vilão trapalhão da animação.
L
Inadimplência do consumidor aumenta em janeiro, após 2 meses de queda

Inadimplência do consumidor aumenta em janeiro, após 2 meses de queda

Número de inadimplentes chegou a 72,07 milhões, segundo a Serasa.
L
Surfe: Brasil domina ISA Games e vai com força máxima para Paris 2024

Surfe: Brasil domina ISA Games e vai com força máxima para Paris 2024

Título de Medina e 2º lugar de Tati Weston Webb garantem mais 2 vagas
L

Erro Judicial: Idosa de 77 Anos detida por engano no Maranhão

Uma falha judiciária em Rondônia leva à prisão indevida de uma senhora no Maranhão, desencadeando uma onda de indignação e pedidos de justiça.
L
Barroso diz que risco à democracia era maior do que se pensava

Barroso diz que risco à democracia era maior do que se pensava

Ministro do STF ressalta que estabilidade institucional foi rompida.
L