Por Wanglézio Braga
Da Redação do News Rondônia
Após a confirmação dos três casos positivos para o novo Coronavírus (Covid-19) em Rio Branco (AC), o Departamento de Pando na Bolívia vem seguindo rígido protocolo elaborado pelo Comitê de Enfrentamento e Proteção à Doença. Além do fechamento parcial das pontes – da Amizade e Internacional -, o Comitê colocou dois pontos fixos, para fazer exames prévios e verificar a temperatura corporal de todos os transeudes que atravessam para a Bolívia.
A ordem é não deixar ninguém passar sem aferir a temperatura e responder um questionário. O comitê colocou à disposição profissionais de saúde e representantes da Vigilância Sanitária Boliviana e da Guarda Nacional da Bolívia. A medida, por enquanto ocorre somente em Cobija, a capital daquele departamento. A Vila Evo que faz fronteira com o Acre, via município de Plácido de Castro, não há inspeção. O mesmo ocorre na fronteira coma cidade de Capixaba.
Sobre a Vila Evo, antiga Montevídeo, os cidadãos bolivianos passam obrigatoriamente por uma espécie de triagem. Eles são submetidos a exames e recebem orientações sobre coronavírus, formas de contágio e sintomas da doença. A região é considerada, zona distrital, e muita gente ainda não tem acesso à informação por conta da falta de estrutura como energia elétrica e internet.
O Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus conta com a participação do Governo Federal da Bolívia, de Pando e a Prefeitura de Cobija. Em todo o departamento, entidades públicas ficam abertas nos horários de 8hs até 16hs. A população deve seguir em quarentena, dentro dos seus domicílios. O transporte público foi reduzido. Aulas estão suspensas. Eventos desportivos, culturais e religiosos com público acima de 100 pessoas estão, por enquanto, vedados.