No mesmo dia em que o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) anunciou que as votações da casa serão realizadas a distância, por meio de aplicativo, enquanto durar a emergência de saúde pública causada pelo coronavírus, um segundo deputado testou positivo para a doença.
Após apresentar alguns sintomas, o deputado federal Daniel Freitas (PSL-SC) realizou a contraprova que detectou resultado positivo para Covid-19.
Antes dele, o paulista Cezinha de Madureira (PSD) já havia sido diagnosticado com o novo coronavírus. Além dos dois membros da Câmara, o senador Nelsinho Trad (PSD-MS) também foi diagnosticado com a doença.
O parlamentar está em Brasília, onde permanece após integrar a comitiva do presidente Jair Bolsonaro aos Estados Unidos, e teve contato com o secretário de Comunicação da presidência da República, Fábio Wajngarten, primeiro a ser diagnosticado com a Covid-19.
Segundo a assessoria de Freitas, o deputados havia realizado exame em Brasília, mesmo não apresentando nenhum sintoma, na última quinta-feira (12), obtendo resultado negativo.
Mesmo assintomático, teria se mantido em isolamento durante os últimos dias, tomando todas as precauções e monitorando os sintomas, que acabaram por se manifestar no último final de semana.
Ainda segundo a assessoria, ao acessar de forma online o resultado do novo exame pelo site do laboratório e estar a par do novo resultado, o deputado começou imediatamente o tratamento e se manterá em quarentena até seu pronto reestabelecimento, seguindo todas as recomendações médicas para sua rápida melhora, priorizando a proteção da sua família e de todas as pessoas que o cercam.
Não há previsão de retorno para o estado natal do parlamentar, Santa Catarina.