O presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou nesta segunda-feira, 7 de julho de 2025, que a ameaça de Donald Trump de taxar em 10% os países que se alinharem ao Brics não gerou preocupação durante a cúpula do bloco. O encontro de líderes, que reuniu 11 países-membros e dez nações parceiras no Rio de Janeiro, foi encerrado hoje.
“Na reunião do Brics ninguém tocou nesse assunto, ou seja, como se não tivesse ninguém falado. Não demos nenhuma importância a isso”, disse Lula em entrevista ao fim da cúpula. O presidente avaliou a declaração de Trump, feita em uma rede social, como irresponsável.
“Sinceramente, eu nem acho que eu deveria comentar, porque eu não acho uma coisa muito responsável e séria o presidente da república de um país do tamanho dos Estados Unidos ficar ameaçando o mundo através da internet”, acrescentou Lula.
Defesa da Soberania Nacional
Lula ressaltou que os países são soberanos e que, caso os Estados Unidos imponham tarifas, outras nações têm o direito de adotar a mesma medida. “Existe a lei da reciprocidade”, destacou. “Respeito é muito bom. A gente gosta de dar e gosta de receber. E é preciso que as pessoas leiam o significado da palavra soberania. Cada país é dono do seu nariz”.
O presidente também comentou as declarações de Trump sobre o ex-presidente Jair Bolsonaro, a quem Trump defendeu como vítima de uma “caça às bruxas” e que deveria ser “deixado em paz”. Lula rebateu: “Esse país [o Brasil] tem leis. Esse país tem regra. Esse país tem um dono chamado povo brasileiro. Portanto, deem palpite na sua vida e não na nossa”, finalizou.