O Governo de Rondônia cumpriu a missão de concluir a obra do Hospital Regional de Guajará-Mirim, considerada uma das mais aguardadas pela população da região da Pérola do Mamoré e fundamental para fortalecer a rede de saúde do Estado. A cerimônia de inauguração será realizada no próximo sábado (8), com a presença do governador Marcos Rocha.
“Vencemos todos os obstáculos para atender o clamor da população da região de Guajará-Mirim e vamos entregar um hospital moderno e especializado, garantindo qualidade para que todos sejam atendidos com dignidade e mais perto de suas casas, sem precisar enfrentar longas distâncias para receber atendimento. É uma demonstração de que o Governo de Rondônia tem trabalhado para fortalecer a rede pública de saúde em todas as regiões do Estado, honrando nosso compromisso com a descentralização da Saúde Pública”, afirma Marcos Rocha.
Estrutura
O hospital conta com 72 leitos, destinados a adultos, pediatria, lactantes e emergências. A unidade oferecerá suporte especializado à população por meio de uma equipe de 411 profissionais, incluindo médicos, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, assistentes sociais, fisioterapeutas, farmacêuticos, biomédicos, fonoaudiólogos, motoristas e equipe administrativa e técnica.
O fluxo de atendimento previsto é de aproximadamente 900 procedimentos diários, abrangendo exames, consultas, urgências e emergências, procedimentos cirúrgicos e internações. Além disso, o hospital prevê a realização de mais de 16 mil exames laboratoriais mensais, fortalecendo o diagnóstico e tratamento de diversas patologias na região.
Atendimento aos indígenas
A unidade também terá um diferencial, considerando que está localizada em uma região com uma significativa população indígena. Para garantir um atendimento mais inclusivo e respeitoso às tradições locais, o hospital contará com uma área de apoio dedicada aos acompanhantes indígenas, com espaço coberto, banheiros, redário e uma horta com plantas medicinais, proporcionando acesso a práticas de cuidado tradicionais de forma segura e sem a necessidade de trazer insumos de fora do hospital.
O secretário de Saúde, Jefferson Rocha, enfatiza que o Governo de Rondônia reforça seu compromisso com a ampliação e qualificação da rede pública de saúde.
“Estamos garantindo um atendimento mais acessível e humanizado à população de Guajará-Mirim e região, além de respeitar a cultura e identidade do nosso Estado”, conclui.