“A BR-319 vai sair. O entendimento de que a BR tem que sair, tem que acontecer, né? Em breve, vou me reunir oficialmente com a bancada para fazer um anúncio sobre isso.”
Essas foram as palavras do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante um encontro na terça-feira (12) com parlamentares da bancada do Amazonas. O porta-voz da declaração foi o deputado federal Saulo Viana (União), que afirmou que Lula “antecipou a informação”.
Diante dos senadores Omar Aziz (PSD) e Eduardo Braga (MDB), e do prefeito de Manaus, David Almeida, o parlamentar do União Brasil destacou outro efeito da notícia: a mudança de posicionamento da ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, que, segundo Lula, “hoje já começa a se manifestar favorável”.
As obras no trecho conhecido como “meio”, onde haviam sido embargadas, retomaram após uma decisão da Justiça Federal do Amazonas que suspendeu a licença prévia que autorizava a pavimentação da estrada que conecta Porto Velho (RO) a Manaus (AM).
Para o subsecretário de Sustentabilidade do Ministério dos Transportes, Cloves Benevides, o governo Lula espera até o final de 2024 para divulgar um projeto que detalha o cumprimento das obrigações para o asfaltamento. Esse plano foi elaborado após visitas técnicas realizadas em junho.