O projeto Casa da Comunidade, uma iniciativa do Ifro Campus Ji-Paraná, iniciou novas turmas dos cursos de mecânica básica, manicure e corte e costura. A deputada federal Sílvia Cristina destinou emenda de R$ 600 mil neste ano, para atender os cursos e oficinas, que visam oferecer qualificação para pessoas vulneráveis e criar oportunidades de renda.
Entre 2024 e 2025, estão previstos 16 cursos e nove oficinas, atendendo além da população de Ji-paraná, também aos municípios de Nova União, Castanheiras, Presidente Médici e Costa Marques (distrito de São Domingos). Atualmente, estão sendo ofertados os cursos de Manicure e Pedicure, em Presidente Médici; Corte e Costura, em Ji-Paraná (parceria com o Instituto Evolução e Centro do Idoso); e Mecânica Industrial Básica I, em Ji-Paraná, em parceria com a empresa Cumas.
A diretora-geral do Campus Ji-Paraná, Letícia Pivetta, disse que o Casa da Comunidade visa oferecer qualificação profissional rápida e acessível, com a finalidade de facilitar a entrada, a reintegração, ou a promoção de profissionais no mundo de trabalho. A deputada foi representada na solenidade de abertura por Douglas Teleken
O projeto
As ações do projeto iniciaram no ano de 2022, quando a deputada federal Sílvia Cristina disponibilizou recurso para a execução de dez cursos. Em 2024, houve a ampliação de recursos e de locais de atendimento. Foram R$ 600 mil da parlamentar para apoiar esse projeto. A coordenação do projeto Casa da Comunidade fica a cargo de Leiva, Ideli e Ellen.