Foi aprovado nesta segunda-feira (14) durante a Sessão, o Projeto de Lei nº 142/2023, que tem como propositora a vereadora Juliana Nonato, onde institui no município de Rolim de Moura a campanha “Setembro Verde” com objetivo de conscientizar e orientar a população sobre a doação de órgãos e tecidos, passando a inserir também no calendário oficial de eventos e atividades do município, o dia 27 de setembro que tem como o dia nacional de Doação de Órgãos e Tecidos no pais.
O projeto foi um pouco polêmico para alguns, visto que para a aprovação dele, obteve seis votos a favor e dois contra, visto que um vereador se encontrava ausente.
A vereadora Juliana, destacou a importância desse projeto para muitas pessoas, além disso, cria a carteira de identificação que estabelece benefícios para a pessoa doadora de órgãos e tecidos.
“Milhares de pessoas aguardam todos os anos por um transplante de órgãos ou tecidos no país. Enquanto o país possui um dos melhores sistemas de transplantes do mundo, estamos aquém quando o assunto é doação”, ressaltou Juliana.
Segundo relatou a vereadora, que entre os motivos, destaca-se a falta de conhecimento da população sobre o processo de doação e transplante. Grande parte das famílias que não autorizam a doação o fazem por desconhecer o desejo de seu familiar falecido ou por não entender o processo de Doação e Transplante.
“Provocar a discussão sobre doação de órgãos na sociedade é garantir o direito de doar a todo indivíduo e família brasileira. Doar não é um dever, muito antes um direito ao nosso último gesto de generosidade”, finalizou a vereadora Juliana Nonato.