QUINTA-FEIRA, 07/11/2024
Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia

Em mais um debate sem Mariana, Léo apresenta propostas importantes em último debate na TV antes do 1º turno

Candidato do PDT quis rebaixar nível ao citar família de candidato do Podemos; fato importante é nova ausência da candidata apoiada pela atual administração a 3 dias da votação.

Por Assessoria - 25

Publicado em 

Em mais um debate sem Mariana, Léo apresenta propostas importantes em último debate na TV antes do 1º turno - News Rondônia
Foto - Assessoria

A três dias da ida dos eleitores até às urnas eletrônicas em várias regiões de Porto Velho, o debate da Rede Amazônica nesta quinta-feira (03) poderia servir para debate saudável de propostas para a maior cidade de Rondônia, além de ajudar as pessoas indecisas a definirem o seu voto.

Porém, a candidata apoiada pelo atual prefeito Hildon Chaves (União Brasil), Governo do Estado e Assembleia Legislativa simplesmente não apareceu e “deu a desculpa” de que havia outros compromissos assumidos.

Contudo, o debate está marcado há meses, com uma reunião que definiu as regras com sorteios no dia 20 de setembro.

“Infelizmente, mais uma vez, a candidata Mariana foge do debate. Isso não é somente sobre a ausência. É falta de compromisso com a população, que precisa conhecer as propostas para tomar uma decisão muito importante nos próximos dias. Fugir do debate é falta de responsabilidade. Eu pergunto a todos: vocês entregariam a chave da cidade para alguém que não cumpre com suas responsabilidades? Não é à toa que construiu um grande grupão para que possam governar por ela”, observou Léo logo na abertura da transmissão ao vivo.

Saneamento básico

Ao fazer a primeira pergunta para o candidato do Solidariedade, Léo expôs seu conhecimento sobre saneamento básico e o que vai fazer nesse setor em Porto Velho se for eleito:

“A cada real investido em saneamento, economizamos 9 em saúde curativa. A realidade é que essa responsabilidade está com o Governo do Estado e nós vamos retomar para o município. E com a sessão onerosa, que está prevista em lei, que são 200 milhões de reais, nós vamos investir imediatamente na saúde. Não faz sentido a população ser penalizada com índices piores do que em todas as capitais do Brasil e comparados à países africanos”, indica ele.

Que segue: “Isso traz doenças, desinteria, problemas sanitários, doenças infectocontagiosas. Nós também não vamos aguardar o prazo final da legislação para 2033, que é o Marco do Saneamento Básico. Nós vamos construir poços para atenuar todos os problemas que a população tem enfrentado nesse dia a dia”.

O candidato do Podemos ainda explicou como irá os recursos previstos em lei para outro setor que está caótico em Porto Velho.

“É bom que se diga que esse recurso dos 200 milhões falam o que querem fazer, mas não sabem como. Nós vamos aplicar isso imediatamente na saúde, onde falta remédio, onde falta médicos especialistas. Inclusive máquinas para realizar os exames, como podemos ver que a UPA da zona Leste está sem máquina para fazer raio-x. E a UPA abarrotada de gente, sem o menor compromisso com relação à planejamento e entrega para a população que tanto precisa e tanto carece”.

Sem perder a classe

Apesar do candidato do PDT, partido que está sob o comando do ex-senador Acir Gurgacz, ter tentado desestabilizar Léo falando de sua família e de possíveis acordos escusos, o candidato do Podemos procurou falar de propostas, tanto do meio ambiente quanto de sua atuação enquanto esteve à frente do Detran como diretor-geral.

“O importante é ter centralidade neste momento e focar no que é importante, que é discutir propostas. Graças a Deus onde passei nessa trajetória política, nós fizemos a diferença. Não foi à toa que fui o mais atuante como vereador, como deputado estadual e federal. O que me trouxe experiência para fazer as mudanças que Porto Velho realmente precisa. Nós fizemos uma gestão de excelência no Detran. Fizemos uma gestão que realmente promoveu a revolução, a ponto de pela primeira vez acabar com taxas. Acabamos com mais de 30 taxas, acabamos com mais outras 20. Promovemos a desburocratização e a aceleração”.

Ele prosseguiu: “No meio ambiente vamos focar em educação ambiental nas escolas de tempo integral. Vamos discutir educação ambiental em todas as áreas da nossa cidade. Passamos por problemas de estiagem, uma seca muito grande. E a prefeitura descontinuou a brigada municipal de incêndio, bem como realizar fiscalizações, para que possamos coibir pequenas queimadas nos terrenos baldios e também em toda a área rural da nossa capital”.

Mesmo com a insistência de Célio em atacar a família de Léo, que continuou debatendo propostas para que possam melhorar a vida dos porto-velhenses.

“Nós não queremos baixar o nível, nós queremos conversar sobre propostas que possam melhorar Porto Velho de forma urgente. Infelizmente o candidato remonta a falar de família, algo baixo, que esse rapaz tem que aprender a respeitar as pessoas. Eu lhe digo, que seu padrinho político é o Acir Gurgacz. Eu fui premiado como um dos 20 melhores parlamentares do Brasil pelo Ranking dos Políticos. Uma das 150 cabeças mais importantes do Congresso Nacional. O único líder de partido na história do Congresso. Apesar da independência, levei o protagonismo de Rondônia para o resto do país. Infelizmente, o seu padrinho, aquele que você é filhote, é um dos piores do Congresso Nacional”.

Léo ainda continua: “Ele teve problemas com a justiça. Não sei se você o visitou, mas eu acho que você não pode ser um afilhado ingrato. Nós estamos aqui para discutir propostas. Poderíamos falar, por exemplo, de alagações, onde vamos construir diques, que são grandes piscinas, para conter o que realmente prejudica o povo. Poderíamos falar sobre nosso projeto da Casa do Autista, para acolhimento, tratamento precoce, para conseguir mutirão para fechamento de laudo”.

Limpeza da cidade e servidores

Léo questionou qual o plano de limpeza urbana que o candidato do Solidariedade terá para a cidade, onde ressaltou que vai valorizar os servidores do setor e de outras áreas, como saúde e educação.

“Nós teremos um realinhamento salarial para esta categoria. Aliás, diga-se de passagem, para todos os servidores públicos municipais. Nós temos uma história real. Não vamos fazer o que já foi feito. Já fizemos muito pelos servidores na área da saúde e educação, onde vamos discutir o fim do ponto eletrônico. Vamos discutir a contratação de mais profissionais. Temos nosso plano de ação previsto no nosso Plano de Governo, onde divulgamos o que faremos nos primeiros 30 dias, 3 meses, 6 meses e 1 ano”.

O candidato do Podemos reforçou o compromisso já assumido com os servidores da Educação em várias reuniões:

“Na Educação não será diferente, onde vamos acabar com o ponto eletrônico, com o assédio que acontece atualmente. Encontrei uma gari, que comentou comigo, que ficava em uma praça, e mudam ela todos os dias, em locais diferentes. Simplesmente sem conversar com a categoria. Na Educação já temos a previsão de realizar concurso público já no segundo semestre de 2025. Temos como realizar contenção de despesas, com gastos desnecessários. Com digitalização dos documentos, desburocratização, para que a cidade possa viver de forma mais harmoniosa”.

Coligação com o povo

Em suas considerações finais, Léo reforçou a coligação que tem apenas com a população de Porto Velho:

“Quero agradecer pela força que a população nos tem dado. Quero dizer a todos que estamos indo no caminho do segundo turno para mudar essa realidade. Nós temos condição de realmente tirar esse grupo político e colocar o povo no poder. Nós fizemos uma escolha: estamos coligados com a população. Por isso, eu digo a todos, como está na Bíblia: ‘Sejam fortes e corajosos. Nós vamos cruzar esse vale. Nós vamos passar por esse mar mexido. Afinal, eu nunca conheci um bom marinheiro que nunca tenha passado pela turbulência da tempestade”.

E encerrou: “Nós estamos confiantes e certos de que faremos a diferença. Quero deixar registrado: muita fake news vai começar a acontecer. Muita mentira, muita inverdade, porquê nós estaremos no 2º turno. Sou Léo Moraes, é pra já, vamos para a vitória”.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ELEIÇÕES
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

JAIME BAGATTOLI: Ao proibir a produção de bioinsumos, Brasil encarece alimentos e penaliza o pequeno produtor

Senador defende a aprovação de projetos que regulamentam a produção de bioinsumos no país.
L

Deputada Dra. Taíssa parabeniza Jaru pelos 43 anos de instalação

Parlamentar elogia a contribuição de Jaru para o estado e deseja um futuro de mais conquistas e progresso.
L

Nova União recebe incentivo ao esporte com emenda de R$ 55 Mil da deputada Dra. Taíssa

Materiais entregues visam impulsionar o esporte na região, estimulando a participação de crianças e adolescentes em atividades esportivas.
L

Deputada Gislaine Lebrinha busca solução com DER para manutenção da rodovia Mário Nonato

Parlamentar ressaltou a importância da estrada para a comunidade e os produtores rurais.
L

Deputados aprovam mais de R$ 2,5 milhões em créditos adicionais para DPE, CGE e Ipem

Recurso foi aprovado durante sessão extraordinária.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

#ComunidadeNews | Entrevista Anderson Nanan, fundador do Instituto Sanear Rondônia

Nesta quinta-feira, dia 07, às 16h, o Comunidade News receberá Anderson Nanan, fundador do Instituto Sanear Rondônia.
L

Rondônia conquista crescimento de 3,5% na abertura de empresas, com 22.936 novos negócios em 2024

Com as ações do governo de Rondônia, abrir uma empresa no estado está cada vez mais simples, ágil e vantajoso
L

Resultado do sorteio da Garrafa Térmica Sports da Morning Sun

Participe do sorteio do News Rondônia e tenha a chance de ganhar uma garrafa térmica moderna e sofisticada que mantém suas bebidas na temperatura ideal por mais tempo.
L

Na vizinha Manaus, começam os preparativos para a visita do presidente Joe Biden

A vinda à Região Norte é uma cordialidade ao presidente Lula, prometida por Biden.
L

Inmet: alertas para chuvas com grau de perigo são lançados para Rondônia

No Acre, imagens do satélite GOES-16 mostram parte do Oeste sendo atingida por muita chuva.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Concurso Público do Tribunal de Justiça de Rondônia

Concurso Público do Tribunal de Justiça de Rondônia

Inscrições abertas até 05/12/24
L
CNU: candidato tem até hoje para contestar nota preliminar de títulos

CNU: candidato tem até hoje para contestar nota preliminar de títulos

Recurso deve ser inserido na área do candidato no site do certame
L

CNU: sai resultado da prova de títulos

Candidatos podem entrar com recursos até 5 de novembro.
L
Desemprego cai para 6,4% entre julho e setembro, diz IBGE

Desemprego cai para 6,4% entre julho e setembro, diz IBGE

Esta é a segunda menor taxa de desocupação desde 2012
L

Vaga de Emprego: Conferente

Empresa contrata profissional experiente para atuar no controle e conferência de mercadorias; oportunidade com benefícios completos!
L
Publicidade

POLÍTICA

Comissão da Alero intensifica combate ao assédio e discriminação no ambiente de trabalho

Informativos buscam esclarecer conceitos e incentivar busca de ajuda.
L

Dr. Fernando Máximo consolida parceria com prefeito eleito de Porto Velho Léo Moraes

O trabalho está só começando, pois agora é com a gente e tem muita coisa boa para Porto Velho.
L
CORONEL CHRISOSTOMO

CORONEL CHRISOSTOMO: Câmara se une e aprova projeto que regulamenta emendas dos deputados ao orçamento

O texto foi aprovado na forma de substitutivo do relator, o deputado federal Elmar Nascimento (União/BA).
L

Dra. Taíssa acompanha de perto o andamento da Ponte Binacional em reunião no DNIT

Parlamentar reforça a necessidade de agilidade na execução da ponte, com impacto direto na criação de empregos e infraestrutura.
L

Alero aprova auxílio extraordinário e programa de aposentadoria incentivada para servidores do MP

Projetos de lei foram aprovados em Plenário.
L
Publicidade

POLÍCIA

Motociclista sofre grave acidente na zona leste

Motociclista sofre grave acidente na zona leste

Testemunhas contaram que o motociclista transitava pela José Amador dos Reis, e teria avançado a preferencial, sendo atingido pelo carro que ia em direção a Mamoré.
16
PF investiga golpes envolvendo investimentos em criptomoedas

PF investiga golpes envolvendo investimentos em criptomoedas

Esquema causou prejuízo de R$ 260 milhões a dez mil investidores
L
PF desarticula esquema de tráfico interestadual de drogas envolvendo policiais em RO

PF desarticula esquema de tráfico interestadual de drogas envolvendo policiais em RO

De acordo com as investigações, os policiais eram responsáveis pelo transporte de toneladas de drogas destinadas principalmente ao estado do Ceará
10
Trio é flagrado com drogas em boca de fumo no Mariana

Trio é flagrado com drogas em boca de fumo no Mariana

Na revista pessoal, foram encontradas algumas porções de cocaína, um celular e dinheiro, em seguida, os demais foram detidos assim que saíam do imóvel e tentaram fugir ao ver os policiais.
12
Trio acusado de furtar soja de embarcações é preso após troca de tiros com a PM

Trio acusado de furtar soja de embarcações é preso após troca de tiros com a PM

Alguns bandidos fugiram correndo pelo matagal, e outro em uma rabeta pelo Rio Madeira.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Brasil reduz em 12% emissões de gases do efeito estufa em 2023

Brasil reduz em 12% emissões de gases do efeito estufa em 2023

Queda do desmatamento na Amazônia foi o que mais impactou resultado
L
CMEC RO e FACER revelam as Estrelas Empreendedoras de 2024 nesta sexta-feira (08)

CMEC RO e FACER revelam as Estrelas Empreendedoras de 2024 nesta sexta-feira (08)

O Prêmio Estrelas Empreendedoras busca reconhecer e homenagear as mulheres empreendedoras que se destacaram em suas áreas de atuação no ano de 2024.
L
Sem recursos do PIS/Pasep, governo tem déficit de R$ 5,326 bilhões

Sem recursos do PIS/Pasep, governo tem déficit de R$ 5,326 bilhões

Resultado negativo supera estimativas de instituições financeiras
L

MIDR autoriza o repasse de R$ 3,2 milhões para três estados da Amazônia Legal afetados por desastres

Recursos são destinados a ações de resposta no Amazonas, Pará e Rondônia.
L

Requerimento da Licença Ambiental: CERVEJARIA PETROPOLIS DO CENTRO OESTE LTDA EM RECUPERACAO JUDICIAL

Licença Ambiental Prévia- LAP, Licença Ambiental de Instalação- LAI e Licença Ambiental de Operação- LAO
L
Justiça Rápida Itinerante atende centenas de pessoas na Zona Leste de Porto Velho

Justiça Rápida Itinerante atende centenas de pessoas na Zona Leste de Porto Velho

Renata Kaxinawá procurou a Justiça para incluir o nome indígena na documentação: “Reconhecimento de onde eu vim, da minha origem, do meu povo”.
L

Recebimento da Licença Ambiental: JOSE CARLOS DE SOUZA

Licença Ambiental por Declaração – LAD
L

Magia e encanto para toda a família a partir deste domingo (10)

A 4ª edição do evento traz uma grande novidade: uma roda gigante de 22 metros de altura
L
Cúpula do P20 debate sustentabilidade e enfrentamento de desigualdades

Cúpula do P20 debate sustentabilidade e enfrentamento de desigualdades

Presidentes da Câmara e do Senado participaram da abertura do encontro
L
Preço da passagem aérea doméstica caiu 14,7% em setembro, diz Anac

Preço da passagem aérea doméstica caiu 14,7% em setembro, diz Anac

Queda ocorreu por causa da redução no valor do querosene de avião
L