A Justiça Eleitoral já recebeu um total de 701 denúncias relacionadas às “Eleições 2024” em Rondônia, todas enviadas por meio do aplicativo Pardal Móvel, criado para o registro de irregularidades eleitorais.
Segundo dados divulgados na manhã desta terça-feira (03) pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), conferidos pelo News Rondônia, a cidade de Cacoal lidera o ranking com 219 denúncias, seguida por Ji-Paraná com 123 e Porto Velho com 108.
As denúncias envolvem diferentes cargos e entidades ligadas às eleições. Foram registradas 416 denúncias relacionadas a candidaturas para vereador(a), 160 a candidaturas de prefeito(a), seis de vice-prefeito(a) e 119 envolvendo coligações, federações ou partidos políticos.
Os tipos de irregularidades mais denunciadas incluem o uso de bem público, como prédios governamentais para fins eleitorais, bem como o uso indevido de banners, cartazes e faixas em locais proibidos, além de infrações relacionadas a bens particulares, adesivos e campanhas na internet.
O aplicativo Pardal tem sido uma ferramenta importante para que os eleitores possam denunciar de forma rápida e eficiente possíveis violações da legislação eleitoral, colaborando com a lisura do processo democrático. As denúncias são encaminhadas para análise das autoridades competentes, que investigam os casos e tomam as medidas necessárias.
Com as eleições se aproximando, o TSE reforça a importância da participação ativa dos cidadãos na fiscalização do processo, utilizando o Pardal para garantir uma campanha limpa e justa. Vale lembrar que as eleições ocorrem no domingo (06).