Numa eloquente participação poucas vezes vista entre os candidatos a prefeito de Porto Velho, o candidato da coligação “Porto Velho, quem ama cuida”, Dr. Benedito Alves, mostrou a que veio na atual disputa pela Prefeitura da capital, ao participar de sabatina, na sexta-feira (13), na série organizada pela SIC TV (Record), com transmissão ao vivo pela rádio Parecis e retransmissão pelo canal da TV no YouTube.
Demonstrando amplo conhecimento dos problemas do município e apontando soluções para resolvê-los, o candidato respondeu com firmeza um a um os questionamentos feitos pelos jornalistas Everton Leoni, Beni Andrade e Sérgio Pires. Dr. Benedito Alves deixou claro que sua prioridade será a questão da falta de saneamento, tanto que elegeu o tema como primeiro ato de uma eventual gestão sob seu comando. Segundo ele, o problema da falta de água tratada será encarado como “emergência de saúde pública”.
“Não se concebe uma capital como Porto Velho ter só 30% de sua população abastecida com rede de água tratada e apenas 1,5% ter acesso a esgotamento sanitário. Vamos adotar providências imediatas e, se a Caerd não dá conta de expandir a rede, podemos até criar uma empresa municipal. O que não se pode é deixar a população exposta a uma gama de doenças infectocontagiosas, inclusive ao câncer, por falta de saneamento. O lençol freático da nossa capital está todo contaminado e as pessoas continuam cavando poços por falta de água tratada”.
“Da mesma forma a rede de esgoto. Como aceitar que uma capital tenha quase a totalidade de sua população sem esgotamento sanitário. Ultimamente, condomínios mais novos têm criado suas estações de esgoto, mas sem uma rede para escoar, não adianta nada. Fica ali contaminando o solo e não flui para lugar nenhum!”
Confira abaixo alguns tópicos abordados na sabatina:
SERVIDORES
Partindo de uma ótica de que o servidor, para ser produtivo, “tem que estar feliz, bem remunerado e capacitado”, o candidato Dr. Benedito Alves descartou o loteamento de cargos em troca de apoio político. “Não tenho compromissos com grupos políticos e econômicos, diferente de outros candidatos que se coligaram com uma penca de partidos, com a promessa de distribuição dos cargos mais relevantes. Vamos valorizar os servidores da casa, que irão ocupar as funções técnicas mais importantes.”
MELHOR CAPITAL
Para alcançar o pretendido projeto de tornar Porto Velho a melhor capital do Norte do país, um conjunto de soluções arquitetônicas e de engenharia será posto em prática para transformar a cidade num grande canteiro de obras, de forma a melhorar não só o aspecto urbano como também gerar emprego e renda.
“Porto Velho precisa ser valorizada como capital. Isso passa pela construção de um moderno Centro Político Administrativo, para acomodar bem nossas secretarias e servidores e acabar com a farra dos aluguéis. Também vamos fazer um Terminal de Integração, e revitalizar pontos históricos importantes como a orla do Rio Madeira, o centro comercial, a avenida Sete de Setembro, organizar áreas de estacionamento, inclusive com a participação da iniciativa privada que poderá construir estacionamentos verticais.”
TOMADA DE CONTAS
O candidato disse ainda que entre as primeiras ações está uma tomada de contas especial para auditar o preço que está sendo pago pela Prefeitura para recapear ruas e asfalto. “Especula-se que o preço do recapeamento seja o mesmo ou algo muito próximo do asfalto novo. Há ruas que foram recapeadas duas e até três vezes o mesmo trecho.”
ALAGAMENTOS
Para acabar de vez com os recorrentes alagamentos de avenidas em épocas de chuvas, Dr. Benedito Alves anunciou um Plano Emergencial de Canalização e Drenagens.
PEQUENOS PRODUTORES
No setor da agricultura e abastecimento, o candidato defendeu a construção de um Ceasa para valorização do pequeno agricultor e da agricultura familiar. “Hoje, 90% dos itens do café da manhã, por exemplo, vêm de fora, quando podemos produzir aqui itens para abastecer Porto Velho, Manaus e até países fronteiriços.