O partido NOVO que mantém chapa rumo à Prefeitura de Porto Velho escolheu o médico Dr. Valdemar para substituir o empresário Youssef Jamil Zaglout como candidato a vice-prefeito. Jamil renunciou a candidatura há pelo menos seis dias, conforme consultado por nossa redação junto ao sistema de Divulgação de Candidatura e Contas das Eleições 2024 (DivulgaCand) do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Valdemar Katayama tem 50 anos, casado e natural de Ilha Solteira (SP). É a segunda candidatura dele numa eleição. A primeira ocorreu para o cargo de deputado federal em 2018. Em 2024 estava concorrendo como candidato a vereador, mas com a renúncia do milionário Jamil, ele foi escolhido para compor a chapa encabeçada por Ricardo Frota (NOVO) na condição de vice-prefeito.
À justiça eleitoral, Valdemar declarou R$ 817 mil reais em bens. Na lista, informou que possui veículo, depósito em conta bancária, apartamento e outras participações societárias.
No sistema do TSE, Valdemar teve a candidatura deferida, ou seja, regular, com dados e documentação completos, que atendeu aos requisitos para concorrer e cujo pedido já foi julgado pela Justiça Eleitoral.