TERÇA-FEIRA, 08/10/2024

Eleições: garantir vagas em creches está nos planos do seu candidato?

Cabe às prefeituras elaborar políticas públicas para a educação básica

Por Rafael Cardoso – Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Eleições: garantir vagas em creches está nos planos do seu candidato?
Tânia Rêgo/Agência Brasil

As novas gestões municipais terão a tarefa de garantir que todas as crianças frequentem as escolas. Quando o assunto é a universalização do ensino, o Brasil não apenas não avançou como recuou nos últimos anos, especialmente na educação infantil – etapa cuja administração cabe aos municípios. E não é apenas na pré-escola que o país precisa avançar, mas na oferta de vagas nas creches, que têm filas de espera em diversas cidades do país.

A educação é um direito da população e, para especialistas, o tema deve ser observado com atenção por aqueles que vão escolher representantes pelos próximos quatro anos nas eleições municipais de outubro deste ano.

Demandas não faltam. “Famílias ficam com as crianças em uma fila de espera e não conseguem ter o seu direito garantido. A gente tem esse cenário, muitas vezes também os municípios não conseguindo priorizar o acesso à creche para as crianças que estão em situações de vulnerabilidade, por muitas vezes ainda não ter organizado critérios de priorização no caso de não ser possível atender a toda demanda. A gente tem ainda o cenário de famílias que desconhecem o direito do acesso à creche ou que também não vão atrás de uma vaga por saber da dificuldade no seu contexto de conseguir uma vaga para criança próximo à residência ou próximo ao local de trabalho”, ressalta a gerente de Políticas Públicas da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal (FMCSV), Karina Fasson. A fundação é uma organização da sociedade civil voltada para a primeira infância.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), entre 2019 e 2022, o Brasil não avançou na meta de universalizar a educação infantil. A frequência escolar das crianças com 4 e 5 anos de idade – início da obrigatoriedade da educação básica – recuou 1,2 ponto percentual no período, passando de 92,7% para 91,5%.

No Brasil, todas as crianças e adolescentes de 4 a 17 anos devem estar matriculados na escola, conforme a Emenda Constitucional 59/09. Os municípios devem atuar prioritariamente no ensino fundamental e na educação infantil, que abrange creches (para bebês e crianças até 3 anos) e pré-escolas (4 e 5 anos).

A creche não é uma etapa obrigatória, e as famílias podem optar por matricular as crianças, mas é dever do poder público oferecer as vagas que são demandadas. Isso ficou ainda mais claro em 2022, após a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de ampliar a obrigatoriedade da oferta de ensino também para creches. Até então, os municípios podiam negar a matrícula alegando falta de vagas. As eleições de 2024 serão as primeiras desde que a decisão entrou em vigor.

Ainda segundo o IBGE, em todo o país, cerca de 2,3 milhões de crianças de 0 a 3 anos não estão em creches por alguma dificuldade em acessar o serviço: seja por falta de escola, inexistência de vaga ou porque a instituição de ensino não aceitou o aluno em função da idade.

“A gente tem um desafio da garantia da educação infantil com qualidade. Não basta oferecer uma vaga. Essa educação tem que ser uma educação de qualidade, que esteja alinhada com os documentos nacionais vigentes”, diz Fasson, que acrescenta:

“A importância de uma proposta pedagógica centrada na criança, nos seus interesses, na maneira como ela se desenvolve, que considere o lúdico, que considere a exploração dos diferentes ambientes, das diferentes linguagens.”

Educação no centro do debate

Segundo a professora do Departamento de Ciência Sociais da Universidade Federal Fluminense em Campos (ESR/UFF), Mariele Troiano, que atua na área de Ciência Política, embora haja um certo consenso sobre a importância da educação, o tema não ocupa espaço central nas campanhas eleitorais.

“Os municípios são responsáveis pela maior porcentagem da educação básica em nosso país e conforme o Artigo 211 da Constituição Federal, espera-se dos municípios protagonismo no ensino fundamental e na educação infantil. Então, o tema deveria estar entre prioridades absolutas dos candidatos. Na minha concepção, ainda podemos avançar mais”, diz Mariele.

Para ela, o debate em torno da educação precisa ser melhor qualificado. “Na minha percepção, afirmar em campanhas eleitorais que precisamos ‘de mais escolas, mais creches’ não sustenta mais os discursos. É preciso apresentar propostas que considerem a educação em sua completude: desde o transporte escolar, a merenda, o material escolar, a capacitação do corpo docente, o salário e carreiras dos funcionários. O ensino que seja de qualidade, mas também inclusivo. Poucos candidatos estão falando de educação inclusiva, por exemplo”.

Diante da decisão do STF, a professora esperava que as creches ocupassem um espaço mais central durante a campanha, o que não tem acontecido. “O Supremo ratifica a responsabilidade do município com a educação desde a creche, passando pela pré-escola e pelo ensino fundamental. Embora a aposta como tema quente, muitos candidatos ainda não o consideram relevante. Acho que isso reforça ainda mais a importância da decisão de 2022, como revela ser um ponto crucial para a escolha eleitoral”.

Cabe, então, ao eleitorado cobrar isso dos candidatos. “O eleitorado é atravessado diretamente pelo tema, no seu dia a dia. Não só é a criança que precisa da escola, da creche enquanto os pais trabalham, mas porque a escola significa também saúde, alimentação, transporte, segurança. Além disso, a educação em nosso país é sinônimo de transformação social, possibilidade de melhores condições de vida. Estar atento ao tema nas eleições já sinaliza a consciência do exercício do direito e dever estruturado e fomentado pelo viés educacional”, defende.

Direitos das crianças

Oferecer uma educação infantil de qualidade e acreditar nas crianças como possibilidade de mudança do mundo foi o que motivou Simone Serafim do Nascimento a seguir a carreira do magistério. Ela é professora articuladora (coordenadora pedagógica) no Espaço de Desenvolvimento Infantil Claudio Cavalcanti, em Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro. A creche pública atende de forma integral 140 crianças de 2 e 3 anos de idade.

“A gente acredita muito nessa potência da educação infantil, como uma etapa da educação básica que valoriza as crianças e que dá esse protagonismo para elas, enquanto cidadãos que já são”, diz.

“O professor atua como um mediador, aproveita as brincadeiras das crianças, tem uma escuta e uma observação muito atenta para, a partir dessas brincadeiras das crianças, criar situações de aprendizagem”, explica.

Na escola, tudo vira aprendizado. Ela conta que um dos projetos desenvolvidos veio de uma lanterna que uma das crianças trouxe de casa. A partir das brincadeiras, foi incentivada uma investigação com luz e sombra e, consequentemente, com fotografia. Os estudantes entraram em contato com fotografias de diferentes culturas. As crianças puderam depois tirar as próprias fotos, que viraram exposição na escola.

“As crianças recém-chegadas ao mundo, são pesquisadoras natas. E nós, professores de educação infantil, nos aguçamos para pesquisar a pesquisa das crianças”, diz a professora.

Segundo Simone, a experiência que desenvolvem na creche deveria ser oferecida para toda a população que precisa desse serviço. “O que eu vejo hoje nesse mundo moderno, até como mulher, como profissional, é que todos precisam da creche, porque é esse espaço das crianças, para que as crianças fiquem em segurança, fiquem se desenvolvendo, para que a família tenha suas escolhas de vida, profissional ou não. Mas a creche é realmente um direito da criança”.

Para Simone, nas eleições de 2024, o tema da educação será um diferencial. “Escolher candidatos que pensam a educação como uma forma de transformar e de mudar a sociedade, de reduzir a desigualdade, valorizar a educação pensando numa perspectiva de mudança e de mobilidade social, de redução de desigualdades sociais, é algo importante”, diz.

“Também que [os candidatos] tenham nas suas pautas a valorização do professor e a valorização da educação de forma integral. Valorização dos profissionais, qualificar as formações, valorizar as formações, valorizar a instituição enquanto prédio, favorecer melhores condições de acesso e de continuidade nas escolas”.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Energisa
Publicidade
Publicidade
ELEIÇÕES

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Fernando Máximo destina R$ 600 mil reais para a saúde de Buritis

Fernando Máximo destina R$ 600 mil reais para a saúde de Buritis

O município de Buritis é administrado pelo prefeito Roni Irmãozinho (PDT), principal responsável por promover as políticas públicas no município.
L
Sete cidades elegeram prefeitos indígenas

Sete cidades elegeram prefeitos indígenas

Dados do TSE indicam 214 vereadores eleitos de várias etnias
L

ELEIÇÕES 2024: “Neidinha Suruí” enxerga nos apoiadores uma semente para o futuro

No entanto, nenhum dos eleitos apresentou um compromisso claro com a preservação ambiental, uma questão que o cenário atual deixa evidente como crucial para a sobrevivência futura da capital.
L

Pastor Bruno Luciano é eleito vereador com 2.523 votos

Bruno Luciano, que há décadas atua na vida espiritual e social da cidade, agora terá a oportunidade de expandir sua missão, levando os princípios do Evangelho para a Câmara de Vereadores de Porto Velho.
L

Apenas duas mulheres conseguiram se eleger para a Câmara de Porto Velho: Ellis e Sofia

No pleito do domingo, Ellis obteve 4.034 votos e conquistou a reeleição, por Quociente Partidário (QP). Já Sofia recebeu 3.359 votos, sendo eleita por média.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Vacina de gotinha contra a poliomielite será substituída por dose injetável, anuncia Ministério da Saúde

Vacina de gotinha contra a poliomielite será substituída por dose injetável, anuncia Ministério da Saúde

A mudança busca aumentar a segurança no combate à polio, seguindo orientações internacionais.
L
Prefeito Hildon Chaves assina ordem de serviço para a construção da Calçada Criativa no Centro Histórico de Porto Velho

Prefeito Hildon Chaves assina ordem de serviço para a construção da Calçada Criativa no Centro Histórico de Porto Velho

Local terá pinturas indígenas retratando as etnias de Rondônia, apresentações artísticas, gastronomia e paisagismo diferenciado
L

#ConexãoRH

Apresentação: Mariana Goedert.
L

Em Porto Velho, três candidatos tiraram menos do que cinco votos

Neste ano, 441 pessoas solicitaram junto à justiça eleitoral candidatura para o cargo de vereador na cidade.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU: notas podem ser consultadas nesta terça-feira a partir das 10h

CNU: notas podem ser consultadas nesta terça-feira a partir das 10h

Resultados das provas do bloco 4 estão suspensos pela Justiça
L

TCE-RO abre inscrição para nova formação de gestores e técnicos da Educação

As inscrições devem ser feitas pelo sistema Sophos, a partir de lista indicada pela própria SEDUC ao Tribunal de Contas. 
L
Concurso dos Correios destina 30% das vagas para negros e indígenas

Concurso dos Correios destina 30% das vagas para negros e indígenas

Editais para analistas e técnicos saem na próxima quarta-feira.
L

Sine Municipal de Porto Velho divulga 47 vagas de emprego para esta semana

Os cadastros dos interessados podem ser feitos on-line ou presencialmente.
L

UNIR abre editais para contratação de professores substitutos

Veja abaixo mais detalhes sobre cada um dos processos seletivos abertos no momento.
L
Publicidade

POLÍTICA

PL, partido de Bolsonaro, fez 112 candidatos em Rondônia e ganha a liderança entre as agremiações

O PL também fez vice-prefeitos: Ariquemes, Colorado do Oeste, Corumbiara, Governador Jorge Teixeira, Ji-Paraná, Ouro Preto do Oeste, Santa Luzia, São Miguel do Guaporé e Vilhena.
L

Paulo da Remap é reeleito prefeito de Machadinho D’Oeste com 59,39% dos votos

Edson Welten (União Brasil) conquistou 7,02% dos votos, totalizando 1.201 eleitores. Marinho (PV), que teve sua candidatura anulada sub judice, ficou com 3,10%, contabilizando 530 votos.
L

João Becker é reeleito prefeito de Cujubim com 54,70% dos voto

Durante a campanha eleitoral, João Becker e seu vice Andriw, adotaram uma postura voltada para apresentar os resultados do trabalho realizado, destacando as ações que têm permitido o progresso do município.
L

HISTÓRICO: Fernando Silva promete honrar cada voto recebido nas eleições de Porto Velho

Mesmo antes de se candidatar, ele já realizava ações voltadas ao bem-estar da comunidade, trabalhando ativamente em projetos sociais que buscam inclusão e apoio a quem mais precisa.
L

Balanço indica 26 pessoas trans eleitas para câmaras municipais

Levantamento é da Associação Nacional de Travestis e Transexuais
L
Publicidade

POLÍCIA

Força Tática prende foragido e comparsa após roubo de iPhones

Força Tática prende foragido e comparsa após roubo de iPhones

A guarnição em patrulhamento avistou a dupla em fuga e depois de abordar, descobriu que eram os autores do roubo. Os suspeitos foram reconhecidos pelas vítimas.
12
Batida entre motos deixa duas mulheres gravemente feridas na zona leste

Batida entre motos deixa duas mulheres gravemente feridas na zona leste

Com a batida uma das vítimas teve fratura na perna e a outra sangramento na boca, ambas foram socorridas pelo Corpo de Bombeiros ao Hospital João Paulo II.
16
Carreta derruba fiação e causa acidente com motociclista

Carreta derruba fiação e causa acidente com motociclista

O rapaz ficou com uma lesão no pescoço e foi socorrido por uma equipe médica do Samu.
14

Casal foge após atropelar mãe e filha na BR-364 em Porto Velho

Segundo testemunhas, as vítimas transitavam de moto, sentido Candeias, quando foram atingidas por trás por um carro e arremessadas para o canteiro central.
14

Hilux invade cruzamento e deixa motociclista com fratura na zona leste

De acordo com testemunhas, a motociclista seguia pela Matrinchã, sentido Rio de Janeiro, quando a Hilux invadiu a preferencial pela Tucunaré e causou a colisão.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Quase 5 mil mulheres do Norte devem receber o diagnóstico de câncer de mama no biênio 2024/2025

Quase 5 mil mulheres do Norte devem receber o diagnóstico de câncer de mama no biênio 2024/2025

Em alusão ao Outubro Rosa, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO) reforça a importância da adoção de um estilo de vida saudável e outras medidas preventivas.
L
Ações de conscientização e cuidados à saúde são destacadas em abertura da Campanha Outubro Rosa

Ações de conscientização e cuidados à saúde são destacadas em abertura da Campanha Outubro Rosa

Campanha conta com uma programação diversificada, que incluiu a abertura oficial nesta terça-feira (8).
L
Crise Hídrica: produtores rurais são orientados pela Emater à preservação e restauração de nascentes

Crise Hídrica: produtores rurais são orientados pela Emater à preservação e restauração de nascentes

Encontrada pelo produtor rural, a nascente tem uma vazão de 2,7 litros por minuto.
L

Avanços no atendimento à saúde são reconhecidos em avaliação no Hospital João Paulo II

Reconhecimento é resultado das ações do governo de Rondônia para otimizar os atendimentos na unidade de emergência, com foco na melhoria do atendimento à população.
L
Terça-feira tem almoço especial em homenagem ao Dia do Nordestino no Mercado Cultural

Terça-feira tem almoço especial em homenagem ao Dia do Nordestino no Mercado Cultural

R$ 15,00 é o valor do PF de dobradinha, língua de boi com batata cozida, sarapatel ou frango frito, que pode ser misto.
L
Em Porto Velho, atendimento via telemedicina facilita acesso da população aos serviços especializados; saiba como ser atendido

Em Porto Velho, atendimento via telemedicina facilita acesso da população aos serviços especializados; saiba como ser atendido

Desde o início da execução do serviço, em 2022, quase 5 mil atendimentos foram realizados
L
SESI Saúde possui serviço para indústrias com foco em saúde e bem-estar

SESI Saúde possui serviço para indústrias com foco em saúde e bem-estar

Este serviço também poderá ser realizado de forma presencial caso a empresa tenha interesse nesse formato.
L

Pedido de renovação da Licença Municipal de Operação: Auto Posto Patrão Comércio de Combustíveis Ltda

Licença Municipal de Operação do processo nº 1801/00608/2014
L
Rondônia tem 24 ações judiciais por dia devido a cancelamentos de voo, aponta levantamento inédito

Rondônia tem 24 ações judiciais por dia devido a cancelamentos de voo, aponta levantamento inédito

Volume entre janeiro e julho desse ano no estado foi de 4.982 processos novos; no Brasil, acumulado chega a 94 mil casos de consumidores com problemas junto às empresas aéreas
L
Aulas Práticas do curso de Fruticultura Transformam Propriedades de Agricultores Familiares

Aulas Práticas do curso de Fruticultura Transformam Propriedades de Agricultores Familiares

Parte do Programa Bioeconomia na Amazônia Legal, o curso integra ações voltadas para qualificar trabalhadores nas cadeias produtivas da bioeconomia, com foco em tecnologias sustentáveis e de baixo impacto ambiental.
L