Os nomes foram retirados do Sistema de Divulgação de Candidaturas e Contas (DivulgCand 2024) do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Até o momento, foram cadastradas 4.798 candidaturas de norte a sul do estado. Porto Velho, o maior colégio eleitoral de Rondônia, tem a maioria: 444.
Vale lembrar que escolher apelidos, características e profissões dos postulantes, ou ainda usar nomes de personagens, de locais de trabalhos e de regiões, sempre foram permitidos nas eleições. O uso de nomes pitorescos não passa de estratégia para chamar a atenção dos eleitores e conseguir votos. Alguns até conseguem. Outros viram ‘memes’ na internet.
No primeiro grupo encontramos o Bolota (PP) e o Afobadinho (PL), ambos de Itapuã do Oeste. De Guajará-Mirim vem Marcio Ossada (PP) e Com Sanchez de Ser Feliz (PT). A cidade vizinha, Nova Mamoré, também tem os seus representantes: Coquinho (Republicanos), Giripoca (PP), Pinto dos Teclados (PT), Prego da Fanfarra (PV) e Chapéu de Jacinópolis (AGIR).
Candidatos de Alto Paraíso abrem o segundo grupo: Sapecado (UB), Iracema Esposa do Batatão (Republicanos) e Formigão (UB). Grilo do Ônibus (UB) e Cabelo Rufato (PT) são candidatos em Candeias do Jamari. Vem de Costa Marques o candidato Gol da Rádio (PRD) e o Burro Preto (PL) de Campo Novo de Rondônia.
Em Cacaulândia chama atenção a alcunha de Cota do Cunha (PP). Em Buritis tem o Mané Colchão (UB). Boi da Chácara (PRTB) é de Ariquemes, enquanto que o Coro Grosso (PODE) é candidato em Alvorada do Oeste. Em Alto Alegre dos Parecis o destaque vai para Galinho (UB). Em Machadinho D’Oeste os candidatos Topa Tudo (PSDB) e Bigode de Ouro (UB) são os mais inusitados.
O quarto grupo pesquisado pelo News Rondônia é encabeçado por Maxixi da Diogo Pesca (PSD) de Monte Negro, Peralta da PC (PP) de Nova Brasilândia D’Oeste, Abençoado da Refrigeração (PRTB) de Ouro Preto do Oeste e o Grampola da 204 (PL) de Rolim de Moura. Já em São Felipe D’Oeste destaque para Zé Cutia (PSD) e Bicudo (PL).
Fechando os seletos grupos citamos Batata do Fio (MDB) de Theobroma, Aécio Filho do Lulu (UB) de Urupá, Romário Filho da Quitéria (CD) do Vale do Anari, Zé Bota Branca (UB) de Urupá, Periquito Cabeleireiro (UB) de Mirante da Serra, Zoião (UB), Reginaldo Galo Velho (PRD) e o Badeco da Oficina (PL) de Cujubim, e Sukata da Gaita (PL) de Ariquemes.