SEGUNDA-FEIRA, 07/10/2024

Campanhas eleitorais começam nesta sexta; veja o que é permitido

Atividades ocorrem até a véspera da eleição, em 6 de outubro

Por Felipe Pontes - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Campanhas eleitorais começam nesta sexta; veja o que é permitido
Marcelo Camargo/Agência Brasil

A partir desta sexta-feira (16) começa oficialmente a campanha paras as eleições municipais de outubro, sendo liberadas as propagandas e os pedidos de votos, na internet e nas ruas. A campanha ocorre até a véspera da votação, marcada para 6 de outubro.

São permitidos, por exemplo, a distribuição de santinhos, as caminhadas, carreatas, os comícios, o uso de equipamentos de som e outros tipos de manifestação política, bem como a transmissão desses eventos pelas redes sociais.

Pelas regras, os candidatos podem lançar seus sites e pedir votos em perfis de rede social e aplicativos de mensagem, embora seja proibida a contratação de disparos em massa.

Também está proibido pagar para que personalidades e influenciadores veiculem propagandas de candidatos em seus perfis na internet, ainda que essas pessoas possam manifestar voluntariamente o apoio a candidatos e fazer a veiculação gratuita de material de campanha.

O impulsionamento de propagandas na internet – isto é, o pagamento por maior alcance de pessoas – está permitido sob uma série de condicionantes, entre elas a de que a plataforma a oferecer o serviço mantenha um canal de atendimento ao eleitor, por exemplo. Essas exigências fizeram empresas como o Google deixar de participar desse mercado. A big tech anunciou que neste ano não vai permitir propagandas eleitorais em suas plataformas no Brasil.

As propagandas eleitorais que começam hoje (16) não devem ser confundidas com o horário eleitoral gratuito em rádio e TV, que será transmitido de 30 de agosto a 3 de outubro. O uso desses meios de comunicação de massa é mais restrito, sendo proibida a contratação de espaço publicitário além do tempo estipulado pela Justiça Eleitoral para cada partido.

Inteligência Artificial

Esse deve ser ainda o primeiro pleito no Brasil diretamente impactado por novas tecnologias de Inteligência Artificial (IA), aquelas capazes de produzir imagens e sons sintéticos muito próximos do real.

Diante da ausência de leis sobre IA no país, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu se adiantar e aprovar regras para regular a utilização desse tipo de tecnologia nas propagandas eleitorais. Pelas regras aprovadas, o uso de “conteúdo sintético multimídia” gerado por IA deve sempre vir acompanhado de um alerta sobre sua utilização, seja em qualquer modalidade de propaganda eleitoral.

Nas peças no rádio, por exemplo, se houver sons criados por IA isso deve ser alertado ao ouvinte antes de a propaganda ir ao ar. Imagens estáticas exigem marca d’água, enquanto material audiovisual deve fazer alerta prévio e estampar a marca d’água. Em material impresso, o aviso deve constar em cada página que contenha imagens geradas por meio de IA.

Em caso de descumprimento, qualquer propaganda pode ser tirada de circulação, seja por ordem judicial ou mesmo por iniciativa dos próprios provedores de serviços de comunicação, prevê a resolução eleitoral que trata do tema.

Além da vedação à desinformação em geral, um dos artigos dessa resolução traz a vedação explícita ao deep fake, proibindo “o uso, para prejudicar ou para favorecer candidatura, de conteúdo sintético em formato de áudio, vídeo ou combinação de ambos, que tenha sido gerado ou manipulado digitalmente, ainda que mediante autorização, para criar, substituir ou alterar imagem ou voz de pessoa viva, falecida ou fictícia”.

Nesse caso, as consequências em caso de descumprimento são mais graves, podendo acarretar a cassação do registro de candidatura ou mesmo do eventual mandato. Há ainda a abertura de investigação por crime eleitoral. Quem divulgar fatos que saiba ser inverídicos sobre partidos ou candidatos, e que sejam capazes de exercer influência sobre o eleitorado, pode estar sujeito a pena de dois meses a um ano de detenção.

Ao se tratar de desinformação, a Justiça Eleitoral tem poder de polícia, isto é, pode determinar de ofício, sem ser provocada, a remoção de material. A ordem de remoção pode ter prazo inferior a 24 horas, se o caso for grave.

Essas ordens podem ser direcionadas a plataformas de redes sociais, por exemplo, que são obrigadas a cumpri-las por meio de acesso identificado aos sistemas, que deve ser comunicado à Justiça Eleitoral.

Todos os detalhes sobre a propaganda eleitoral podem ser encontrados em resolução publicada no portal do TSE.

Regras gerais

São aplicadas às propagandas feitas com IA as mesmas regras que valem para os demais tipos de material – tudo deve sempre vir acompanhado da legenda partidária e ser produzido em português.

Uma regra já antiga é que nenhuma propaganda eleitoral pode “empregar meios publicitários destinados a criar, artificialmente, na opinião pública, estados mentais, emocionais ou passionais”. É vedado ainda o anonimato.

Além de divulgar desinformação, também é proibido: veicular preconceitos de origem, etnia, raça, sexo, cor, idade, religiosidade, orientação sexual e identidade de gênero, bem como qualquer forma de discriminação; depreciar a condição de mulher ou estimular sua discriminação; veicular conteúdo ofensivo que constitua calúnia, difamação ou injúria; entre outras.

No caso da campanha na rua, é vedado “perturbar o sossego público”, diz a norma sobre o assunto, seja “com algazarra ou abuso de instrumentos sonoros ou sinais acústicos, inclusive aqueles provocados por fogos de artifício”.

Assim como em pleitos anteriores, continuam proibidos os outdoors, o telemarketing e os showmícios, bem como a utilização de artefato que se assemelhe à urna eletrônica como veículo de propaganda eleitoral.

As caminhadas, passeatas e carreatas estão liberadas, desde que ocorram entre as 8h e as 22h e até a véspera da eleição. Esses eventos podem utilizar carro de som ou minitrio elétrico, assim como em reuniões e comícios. Não há necessidade de autorização pela polícia, mas as autoridades de segurança precisam ser avisadas com, no mínimo, 24 horas de antecedência ao ato de campanha.

As normas eleitorais detalham ainda a potência máxima que deve ter cada um desses equipamentos sonoros – 10.000W para carros de som, 20.000W para ministros e acima disso para trios elétricos, permitidos somente em comícios. Ainda assim, tais ferramentas só podem ser utilizadas no contexto de algum evento eleitoral, nunca de forma isolada.

Outra proibição antiga é a confecção ou distribuição diretamente ao eleitor de brindes como chaveiros, bonés ou canetas. Estão liberados, contudo, os adesivos e broches. As camisetas podem ser entregues somente aos cabos eleitorais.

Essas e outras autorizações e proibições sobre propaganda eleitoral podem ser vistas numa cartilha produzida pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE).

Denúncias

Qualquer pessoa que flagrar alguma irregularidade pode denunciá-la à Justiça Eleitoral por meio do aplicativo Pardal, disponível para celulares com sistema operacional Android ou iOS.

O TSE disponibiliza também o Sistema de Alertas de Desinformação Eleitoral (Siade), que pode ser acionado em casos de desinformação, ameaças e incitação à violência, perturbação ou ameaça ao Estado Democrático de Direito, irregularidades no uso de IA, comportamentos ou discursos de ódio e recebimento de mensagens irregulares.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Energisa
Publicidade
Publicidade
ELEIÇÕES

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Superando fake news e desafios, o marketing político venceu as eleições de 2024

Entre os exemplos mais emblemáticos está a reeleição de Paulo da Remap, prefeito de Machadinho D’Oeste. Paulo, um candidato sério e dedicado, nos deu liberdade para trabalhar da melhor forma.
L

Eleito com 2.447 votos, Adriano Gomes promete defender os produtores rurais

Com sua experiência e dedicação, o novo vereador promete ser uma voz ativa em defesa dos interesses da agricultura em Porto Velho, buscando melhorias e inovações para o setor.
L

Circuito de pesca em São Francisco e Costa Marques é proposto pela deputada Gislaine Lebrinha

Objetivo é fomentar o desenvolvimento e sustentabilidade em Rondônia.
L
Coligação da Mariana Carvalho elegeu todos os 23 vereadores de Porto Velho

Coligação da Mariana Carvalho elegeu todos os 23 vereadores de Porto Velho

Partidos que compõem a base de apoio da candidata à prefeita domina a eleição da Câmara Municipal.
L
Primeiro turno teve 515 prisões por crimes eleitorais

Primeiro turno teve 515 prisões por crimes eleitorais

Entre os detidos, 22 eram candidatos
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

RondônCap de domingo, dia 06, sorteou uma Toyota Hilux e mais 40 mil reais em prêmios

Foram mais de 300 mil reais em prêmios.
L

Eleição para Vereador em Porto Velho: Márcio Pacele Lidera com 4.692 Votos

Ao seu lado, outros candidatos também foram eleitos por QP e pela média de votos.
L

Professor Weliton é Eleito Prefeito de Espigão do Oeste com 69,97% dos Votos

Com 11.983 votos e 100% das seções totalizadas, Professor Weliton (PL – 22) é eleito prefeito, enquanto Célio Silveira (MDB – 15) obteve 30,03% dos votos, que foram anulados por decisão sub judice.
L

Dr. Fabiomar é Eleito Prefeito de Costa Marques com 56,33% dos Votos

Com 3.845 votos e 100% das seções totalizadas, Dr. Fabiomar (União – 44) vence as eleições, seguido por Elizeu Biazini (PP – 11) com 38,24%, Delegado Reinaldo Reis (PODE – 20) com 3,63%, e Chico Gago (PRTB – 28) com 1,80%.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Concurso dos Correios destina 30% das vagas para negros e indígenas

Concurso dos Correios destina 30% das vagas para negros e indígenas

Editais para analistas e técnicos saem na próxima quarta-feira.
L

Sine Municipal de Porto Velho divulga 47 vagas de emprego para esta semana

Os cadastros dos interessados podem ser feitos on-line ou presencialmente.
L

UNIR abre editais para contratação de professores substitutos

Veja abaixo mais detalhes sobre cada um dos processos seletivos abertos no momento.
L
Massa salarial dos trabalhadores atinge recorde em agosto, diz IBGE

Massa salarial dos trabalhadores atinge recorde em agosto, diz IBGE

Total de pessoas empregadas foi 102,5 milhões
L
Brasil gerou mais de 235 mil novos postos de trabalho em agosto

Brasil gerou mais de 235 mil novos postos de trabalho em agosto

Saldo foi positivo nos grandes setores e em 27 unidades federativas
L
Publicidade

POLÍTICA

Eleições 2024: mais de 40 Promotores Eleitorais atuam em todo o Estado neste domingo

O Procurador-Geral de Justiça, Ivanildo de Oliveira, acompanhou de perto as atividades, visitando locais de votação. Ele falou sobre a normalidade e a tranquilidade das eleições.
L
Nunes e Boulos seguem para 2º turno em São Paulo

Nunes e Boulos seguem para 2º turno em São Paulo

Disputa na capital paulista foi uma das mais acirradas do país
L
Cenário político em Rondônia: 27 prefeitos reconduzidos e renovação em 25 municípios com novos gestores

Cenário político em Rondônia: 27 prefeitos reconduzidos e renovação em 25 municípios com novos gestores

A recondução de 27 prefeitos aos seus cargos evidencia a confiança dos eleitores em suas gestões. Esses prefeitos conquistaram a aprovação da população por meio de políticas públicas eficazes, focadas em áreas como infraestrutura, saúde, educação e desenvolvimento econômico.
L
Cinquenta cidades terão segundo turno na disputa pelas prefeituras

Cinquenta cidades terão segundo turno na disputa pelas prefeituras

Presidente do TSE, Cármen Lúcia fez balanço das eleições
L

AROM parabeniza prefeitos eleitos nos municípios de Rondônia

Em Porto Velho, haverá segundo turno entre os ex-deputados federais Mariana Carvalho, que recebeu 44,48% dos votos válidos, e Léo Moraes, com 25,73% dos votos.
L
Publicidade

POLÍCIA

polícia

Apenado é morto a golpes de “chucho” em presídio na capital

As primeiras informações dão conta que o apenado estava no banho de sol, quando foi cercado e atacado com golpes de “chucho” pelo corpo por outros detentos.
18
Ação Policial resulta na prisão de dois envolvidos no tráfico de drogas

Ação Policial resulta na prisão de dois envolvidos no tráfico de drogas

Durante a tentativa de abordagem, Francisco correu para dentro da casa e arremessou um pacote pela janela.
14
Polícia Militar fecha ponto de venda de drogas no bairro JK, em Ji-Paraná

Polícia Militar fecha ponto de venda de drogas no bairro JK, em Ji-Paraná

Foram apreendidas 35 porções de cocaína e pasta base, além de R$ 1.200,00 em dinheiro, provenientes do tráfico.
10
Golpista é preso após tentar incriminar dois homens, em Ji-Paraná

Golpista é preso após tentar incriminar dois homens, em Ji-Paraná

Jeferson foi encontrado na rodoviária, comprando passagens para Goiás, momento em que confessou ter vendido a moto por R$ 3.000,00
12
Homem é preso em flagrante em ponto conhecido de tráfico de drogas, em Ji-Paraná

Homem é preso em flagrante em ponto conhecido de tráfico de drogas, em Ji-Paraná

A operação ocorreu na Rua Tarauacá, área conhecida pelas forças de segurança pela prática de crimes relacionados ao comércio de entorpecentes, em especial no ponto popularmente chamado de “Boca do Sagui”.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

TCE-RO abre inscrição para nova formação de gestores e técnicos da Educação

As inscrições devem ser feitas pelo sistema Sophos, a partir de lista indicada pela própria SEDUC ao Tribunal de Contas. 
L

Recebimento da Licença Ambiental: OCA WINE COMÉRCIO DE BEBIDAS LTDA

Licença Ambiental Simplificada – LAS nº 016.00459.002/2024-SUL
L

Recebimento da Licença Ambiental: ARAÚJO ALMEIDA LAVANDERIAS LTDA

Licenciamento Ambiental Simplificado – Processo SUL.0000020879/2024-E
L

Plantão de prerrogativas médicas do Cremero é acionado em situação de agressão ao profissional

O Cremero acionou a Polícia Militar que comprovou ainda dano ao patrimônio e levou o agressor preso para a central. Em seguida, o presidente acompanhou a médica agredida na central de polícia para o exame de lesão corporal.
L
Time rondoniense é vice-campeão em competição esportiva internacional de futebol Society

Time rondoniense é vice-campeão em competição esportiva internacional de futebol Society

A associação Desportiva Divisa Atlético Clube representou o estado de Rondônia e levou o segundo lugar na competição.
L
Força propulsora do país, agronegócio pode se beneficiar da energia solar

Força propulsora do país, agronegócio pode se beneficiar da energia solar

Com longa vida útil e pouca manutenção, painéis fotovoltaicos são opções vantajosas para áreas rurais.
L

Chuva de estrelas cadentes terá centenas de meteoros por hora esta semana

A chuva de estrelas cadentes com meteoros poderá ser vista no Brasil.
L
Motociclista fica em estado grave depois de bater em papa entulho na zona leste

Motociclista fica em estado grave depois de bater em papa entulho na zona leste

De acordo com testemunhas, o motociclista transitava pela contramão quando bateu de frente com um papa entulho que estava as margens da via, ficando inconsciente.
16
polícia

Mulher é esfaqueada pelo próprio irmão dependente químico, em Vilhena

Vítima foi levada a hospital para receber atendimento médico
16
Polícia Militar recupera motocicleta furtada dentro de loja que teve porta arrombada na região central de Vilhena

Polícia Militar recupera motocicleta furtada dentro de loja que teve porta arrombada na região central de Vilhena

Autor do furto foi identificado e deu a localização do veículo
10