A deputada federal de Rondônia, Cristiane Lopes (UB), se juntou a um grupo de parlamentares para pedir o impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, após acusação de que ele teria usado órgão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) fora do rito regular para investigar aliados de Jair Bolsonaro (PL).
Uma reportagem publicada ontem (13) pelo jornal “Folha de S. Paulo” afirma que o gabinete do ministro teria usado mensagens, de forma não oficial, para ordenar que a Justiça Eleitoral produzisse relatórios que embasassem decisões do ministro no inquérito das fake news no STF.
A reportagem contendo a denúncia repercutiu no Congresso Nacional. Deputados e senadores, principalmente os de partidos de direita, pediram explicações do STF sobre o caso. Alguns adiantaram e solicitaram o impedimento do ministro,
“Juntos, estamos unindo forças para apresentar um pedido de impeachment contra o Ministro Alexandre de Moraes, diante da denúncia publicada pela Folha de S. Paulo de que o TSE foi utilizado extraoficialmente para investigar “bolsonaristas”. Vamos intensificar essa campanha até o dia 7 de setembro, buscando o maior número de assinaturas possíveis”, comentou Cristiane Lopes.
A deputada participa na tarde de hoje (14) de uma coletiva à imprensa, nas dependências da Câmara dos Deputados, para anunciar os ritos do pedido de impeachment. “Esse ato marca um passo decisivo na luta pela justiça e pelo respeito à nossa democracia”, completou.