Na última sexta-feira (9), o Teatro Guaporé, em Porto Velho, foi cenário de um momento histórico, para centenas de famílias rondonienses, a entrega dos títulos definitivos de propriedade rural, resultado de um Termo de Cooperação Técnica entre o governo de Rondônia e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), marcou a realização de um sonho esperado por mais de 30 anos por mais de 200 famílias chacareiras do setor Militão (lote 2).
Durante o evento, Cristiane Lopes destacou a importância desse momento para os trabalhadores rurais, enfatizando que a entrega dos títulos não é apenas um ato burocrático, mas uma questão de dignidade e justiça.
“A entrega de títulos é dignidade e justiça, mais do que merecida para esses trabalhadores. Um dia histórico! Mais de 200 famílias chacareiras do setor Militão de Porto Velho receberam os títulos definitivos de suas propriedades rurais, garantindo o reconhecimento legal que tanto merecem”, informou.
A concretização dessa entrega é fruto de um esforço coletivo, no qual o papel de Cristiane Lopes foi fundamental. A deputada destinou 4 milhões de reais em emendas parlamentares para apoiar a regularização fundiária na região. Esse investimento foi essencial para transformar o sonho de muitos agricultores em realidade, proporcionando a segurança jurídica que essas famílias aguardavam há décadas.
O Secretário de Estado de Patrimônio e Regularização Fundiária (Sepat), David Inácio, agradeceu o apoio da deputada e destacou o impacto desse avanço para o estado. “O governo está investindo na regularização fundiária, e hoje estamos comemorando mais um resultado positivo, com todas essas pessoas tornando-se legalmente proprietárias de seus imóveis. São pessoas que esperavam por essa conquista há mais de 30 anos, e hoje, com a contribuição do governo e da nossa deputada federal Cristiane Lopes, o sonho foi realizado. Um benefício para as famílias que fomenta a economia do estado”.
O superintendente do INCRA em Rondônia, Luís Flávio Ribeiro, ressaltou a importância da parceria entre o governo estadual e o INCRA, que, com o apoio da deputada, tem rendido frutos significativos para a população rural do estado. “O governo, por meio da Sepat, acreditou na parceria e deu todo o apoio necessário para prosseguirmos, e assim fez a diferença”.
A entrega dos títulos de propriedade representa mais do que a posse legal das terras, reforça o compromisso da deputada com o progresso social e econômico de Rondônia. “Cada título entregue é um passo adiante na construção de uma Rondônia mais justa e próspera, onde o direito à terra é uma realidade para todos”, concluiu.