QUINTA-FEIRA, 03/07/2025

Senador de Rondônia relata como foi viver na época do golpe de 64: ‘Não comemoro com glória’

Na época do Golpe Militar, Confúcio tinha 16 anos de idade e morava no Tocantins.

Por Wanglézio Braga - ƒ

Publicado em 

Senador de Rondônia relata como foi viver na época do golpe de 64: 'Não comemoro com glória' - News Rondônia
Crédito:ARQUIVO/ESTADÃO CONTEÚDO/AE/Codigo imagem:6025

Aos 74 anos de idade, o senador Confúcio Moura (MDB) fez um relato emocionante sobre como viveu o período do “Golpe Militar de 1964”, que resultou na deposição do presidente brasileiro João Goulart entre 31 de março a 1.º de abril daquele mesmo ano. No blog do Confúcio, de domingo (31), o senador resumiu sobre esse período: “Não tenho saudades”.

Na época do Golpe Militar, Confúcio tinha 16 anos de idade e morava no Tocantins. Aos 19 anos, se mudou para a capital de Goiás, Goiânia, quando transcorria o primeiro governo do ditador brasileiro, Castelo Branco.

“Na escola, no ensino médio, nas faculdades, nos diretórios acadêmicos, na vida, combatia-se a ditadura; havia um subterrâneo de manifestações. Eu mesmo tive vários colegas presos naquela ocasião, jovens, mulheres e homens; e assim foi feito”, descreveu.

Moura segue o relato dizendo que “Fui amadurecendo, 18, 20 anos, me graduei. Fui militar por 10 anos, sargento da Polícia Militar de Goiás, durante a efetivação da ditadura militar. Vim para Rondônia em 1976, janeiro. Enquanto isso, perdíamos todos os políticos da centro-esquerda brasileira; todos os intelectuais, professores das universidades, artistas, estudantes secundaristas e universitários. Houve muita tortura, muita violência”.

“A ditadura se especializou na tortura, se especializou nos seus sistemas de informação. Ela se especializou, justamente, na arte de toda a ignomínia política brasileira, e se esqueceu de governar. O governo militar tinha um plano de soberania nacional, um plano ultranacionalista, um plano ultradireitista, e tudo isso foi acontecendo nos seus 21 anos de exercício de exceção. Praticamente nada de bom aconteceu”, enfatizou.

Ponto alto do relato do senador ficou para a afirmativa: “Posso dizer a vocês, de cátedra e experiência pessoal, que eu vivi esse tempo, e não tenho nenhuma saudade; não tenho nenhum orgulho. Quando vejo, hoje, o povo brasileiro polarizado, exaltando princípios que foram as bases da ditadura de 64, eu fico muito triste. Talvez esse pessoal de hoje não queira ler a história, não queira ver tudo isso”.

Continuando a sua manifestação sobre o assunto, o senador fez um comparativo com os dias atuais. “Agora, estamos nós aqui, em pleno 2024, ainda amargando uma polarização brasileira, muita gente pedindo a ditadura militar. Há pouco tempo muita gente foi para a frente dos quarteis pedirem intervenção, querendo uma nova ditadura, querendo um novo. Acho que o pessoal não tem memória histórica, ou estão brincando de repetir o passado nefasto”, escreveu.

Por fim, Confúcio Moura diz que não comemora o dia 31 de março com glória. “Nós precisamos encontrar modelos para realmente combater a miséria, a desigualdade brasileira, promover o crescimento justo, equilibrado. Chamar quem está de fora para dentro do Brasil; isso é fundamental (…) Eu não comemoro este dia 31 de março com glória. Eu repugno completamente esses princípios. Eu vou convivendo, vou trabalhando, no meio termo, sem fazer críticas frontais a ninguém, mas, aqui dentro do meu coração, eu repudio veementemente, eu não concordo, de maneira nenhuma, com uma nova ditadura”, concluiu.

Rondônia ocupa a 17ª posição no ranking geral, com 92,6 pontos de maturidade. É o segundo melhor desempenho da região norte. Na nossa região, o Amapá fica na 9ª posição, com grau de maturidade de 111,5.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Projeto defendido por deputada Cláudia de Jesus destina R$ 865 mil para diagnóstico de comunidades indígenas

Levantamento inédito vai mapear as condições de vida dos povos indígenas de Rondônia.
L

Presidente da Comissão de Saúde da Alero realiza visita institucional ao Laboratório Central (Lespro)

Luís do Hospital conheceu o Instituto, referência na formação continuada de servidores da saúde, em Porto Velho.
L

Deputado Coronel Chrisóstomo celebra aprovação de projeto que endurece regras para progressão de pena em crimes hediondos

Atualmente, detentos condenados por crimes hediondos precisam cumprir ao menos 40% da pena para solicitar a progressão de regime. Com a mudança, esse percentual passa a ser de 80%.
L
Câmara aprova aumento de pena para homicídio contra agentes de segurança

Câmara aprova aumento de pena para homicídio contra agentes de segurança

Medida diz respeito a crimes contra agentes de segurança pública
L
Lula critica prevalência de interesses econômicos no Congresso e defende ação judicial por decreto do IOF

Lula critica prevalência de interesses econômicos no Congresso e defende ação judicial por decreto do IOF

“Interesses de poucos prevalecem no Congresso”, afirmou presidente
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Prefeitura de Porto Velho informa que o novo sistema de recarga por pix on-line já está operando

Vários pontos de atendimento presencial são disponibilizados para os que têm dificuldade de acessar a internet ou usar o aplicativo.
L

Giro News | Entrevista Leone Augusto Bezerra Leitão, coordenador do Office BIM do SENAI Rondônia

Nesta quinta-feira, dia 03 de julho, às 16h, o programa Giro News recebe o arquiteto Leone Augusto Bezerra Leitão, coordenador do Office BIM do SENAI Rondônia. Ele vai falar sobre os destaques do 1º Fórum BIM Rondônia – Inovação, Tecnologia e Futuro na Arquitetura e Urbanismo, realizado nos dias 27 e 28 em Porto Velho, com foco em soluções digitais para cidades inteligentes.
L

Rondônia: Julho marcará o auge da estação seca, com tempo estável

Em Rondônia e outras áreas da região Norte, espera-se um período mais seco, com redução das chuvas.
L
Agenda News: Porto Velho recebe Vinicius David no evento Networking Business sobre liderança e inteligência artificial

Agenda News: Porto Velho recebe Vinicius David no evento Networking Business sobre liderança e inteligência artificial

Autor do best-seller “IA para Líderes” compartilha estratégias práticas para aplicar a tecnologia nos negócios e liderar com inovação.
L

Coluna social Marisa Linhares: Momentos marcantes e novos veículos de luxo movimentam sociedade em Cacoal

Casais, empresários e autoridades prestigiam eventos nas concessionárias GWM, Fiat e Peugeot, além de homenagens no Sicoob e happy hour da Dimare
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Concurso Nacional Unificado: simplificada isenção de taxa e alteradas opções de pagamento

Concurso Nacional Unificado: simplificada isenção de taxa e alteradas opções de pagamento

MGI publica retificações no edital do certame. Confira outras mudança
L

Inscrições para o Projeto Voluntariar da Segurança Pública seguem até o dia 22 de julho

O processo seletivo oferece 260 vagas para cadastro de reserva e está com inscrições abertas até 22 de julho
L

Feirão do Emprego e Empreendedorismo acontecerá no dia 11 de agosto, no Ginásio Cláudio Coutinho

A ação estava prevista para acontecer no dia 7 deste mês, mas para melhor atender à população será realizada em agosto
L
Inscrições para o Concurso Público Nacional Unificado 2025 começam nesta quarta-feira (02)

Inscrições para o Concurso Público Nacional Unificado 2025 começam nesta quarta-feira (02)

Prazo é válido também para quem quer isenção da taxa de inscrição
L
Rondônia abre mais de 880 novos postos formais de trabalho em maio

Rondônia abre mais de 880 novos postos formais de trabalho em maio

Nos cinco primeiros meses de 2025, Brasil já supera a criação de um milhão de novas vagas. Só em Rondônia, são 6,4 mil no ano.
L

POLÍTICA

Lula defende reconhecimento da participação popular na independência e propõe Lei para o 2 de julho

Lula defende reconhecimento da participação popular na independência e propõe Lei para o 2 de julho

Presidente participou das celebrações dos 202 anos da Independência
L
Bolsonaro recebe alta após três semanas internado e cirurgia abdominal

Bolsonaro cancela agenda em Rondônia após diagnóstico de Esofagite e Gastrite

A decisão ocorre após uma consulta médica de urgência que diagnosticou um quadro de “esofagite intensa” e “gastrite moderada”, exigindo repouso absoluto durante todo o mês.
L
Senador convoca ministra do Meio Ambiente a esclarecer aumento dos embargos rurais no país

JAIME BAGATTOLI: Senador convoca ministra do Meio Ambiente a esclarecer aumento dos embargos rurais no país

Bagattoli estipulou quatro pontos a serem esclarecidos pela ministra após uso de imagens de satélite.
L

Deputada Cláudia de Jesus solicita execução da lei que garante ala separada para mães em luto gestacional

Deputada pede que o governo assegure atendimento humanizado.
L

Ieda Chaves recomenda a oferta de conexão wi-fi aos usuários do Hospital João Paulo II

Estratégia busca humanizar e otimizar atendimento hospitalar em Porto Velho.
L
Publicidade

POLÍCIA

PRF apreende drogas em táxi, em Porto Velho

PRF apreende drogas em táxi, em Porto Velho

Pacotes estavam escondidos no porta-malas do carro
10
Polícia Civil cumpre mandados contra suspeitos de integrarem facção criminosa em Rondônia

Polícia Civil cumpre mandados contra suspeitos de integrarem facção criminosa em Rondônia

Quase 40 policiais foram mobilizados para a ação, que tem como alvos indivíduos suspeitos de integrarem uma organização criminosa voltada ao tráfico de drogas na região.
14
Mulher é presa tentando entrar com droga em presídio na capital

Mulher é presa tentando entrar com droga em presídio na capital

De acordo com a Polícia Penal, a mulher entrava para visita, quando na revista pelo body scan foi visto um volume introduzido no ânus da suspeita.
12
Homem é preso por tráfico de drogas no Bairro Nova Porto Velho

Homem é preso por tráfico de drogas no Bairro Nova Porto Velho

Durante a busca pessoal, foi encontrada uma pedra de substância semelhante a crack em suas vestes.
10
Jovem é executado a tiros em marginal da BR-364

Jovem é executado a tiros em marginal da BR-364

O crime ocorreu por volta das 18h, nas proximidades da marginal da BR-364, nas imediações do Posto Dom Bosco, onde o rapaz estava em aulas de autoescola.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Reservatórios residenciais garantem segurança no abastecimento durante verão amazônico

Garantir abastecimento em casa é uma responsabilidade compartilhada.
L
Prefeitura de Jaru realiza patrolamento na Linha 612

Prefeitura de Jaru realiza patrolamento na Linha 612

Serviços de melhoria na Linha 612 avançam e integram plano da Prefeitura para recuperar estradas rurais antes do período chuvoso.
L
Educação: programa Busca Ativa Escolar promove mais uma rodada de ações no sábado, 05

Educação: programa Busca Ativa Escolar promove mais uma rodada de ações no sábado, 05

O programa Busca Ativa Escolar realizará mais uma ação no próximo sábado, 05, a partir das 8h, nos centros de saúde Carlos Chagas, Setor 05, e Rute de Souza, Setor 07.
L
Evento Cidadania Empresarial incentiva formalização de empreendedores em Rondônia

Evento Cidadania Empresarial incentiva formalização de empreendedores em Rondônia

Com participação do Sebrae em Rondônia, iniciativa oferece suporte gratuito para empreendedores se regularizarem.
L
Petrobras busca aumentar escoamento de gás natural para reduzir custos à indústria

Petrobras busca aumentar escoamento de gás natural para reduzir custos à indústria

Anúncio foi feito pela presidente da estatal
L
Mesatenista Hugo Calderano é impedido de disputar torneio nos EUA por ter visitado Cuba

Mesatenista Hugo Calderano é impedido de disputar torneio nos EUA por ter visitado Cuba

Obstáculo para dispensa automática teria sido ida do atleta a Cuba
L
Gilmar Mendes convoca audiência pública no STF para debater a pejotização e relações de trabalho

Gilmar Mendes convoca audiência pública no STF para debater a pejotização e relações de trabalho

Gilmar Mendes é o relator do processo que trata da pejotização no STF
L
Proposta de reforma administrativa da Prefeitura é entregue ao Ministério Público

Proposta de reforma administrativa da Prefeitura é entregue ao Ministério Público

O novo modelo de gestão começa a ser implantado na próxima segunda-feira (7).
L

Requerimento da Licença Ambiental (LP -LI – LO): LUCIANA POSSER RAMOS

Licença Prévia (LP), Licença de Instalação (LI) e Licença de Operação (LO)
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.